Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia-GO
banner

Bem-vindo a Aparecida de Goiânia!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Aparecida de Goiânia e muitas outras opções de hospedagem na cidade Aparecida de Goiânia. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Aparecida de Goiânia.

Informações de Aparecida de Goiânia

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Aparecida de Goiânia foi inicialmente uma doação de terras feita por um grupo de fazendeiros da região à Igreja Católica e pertencia ao Município de Pouso Alto (atual Piracanjuba), logo depois em 1958 passou a integrar-se ao Município de Grimpas (atual Hidrolândia), tornando-se distrito. Em seguida, no ano de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia , passando a se chamar Aparecida de Goiânia. Aparecida de Goiânia passou então a ser o alvo de inúmeros assentamentos promovidos principalmente pelo governo do estado, o que a impulsionou na classificação de um dos maiores índices de crescimento populacional do Brasil.
O Município de Aparecida de Goiânia se chamou, ainda como povoado, Aparecida, nome derivado da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida. Em 1958, a Lei Municipal nº 1295 alterou-lhe o nome para Vila Aparecida de Goiás, e restaurou a condição de Distrito, sendo a derivação implícita. Ainda em 1958, a Lei Municipal nº 1.406, de 26 de dezembro, fixou-lhe o nome de Goialândia, formado de Goia de Goiânia e Lândia de Hidrolândia, o que indica Vila situada entre os municípios de Goiânia e Hidrolândia. O nome "Goialândia" porém não foi aceito por parte dos seus moradores, permanecendo o anterior.
A Lei Estadual n. 4.927, de 14 de novembro de 1963 eleva à categoria de Município o Distrito, modificando-lhe o nome para Aparecida de Goiânia, já com foros de cidade, que pode ser dada como cidade que nasceu de Goiânia. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida. Local onde os moradores de então praticavam o culto religioso àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar.
Habitavam naquelas paragens os fazendeiros José Cândido de Queirós, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso suas mulheres e filhos que, juntando-se a mais outros, formavam o núcleo populacional que marcou o início da sua história.
As freqüentes desobrigas levadas a efeito pelos padres sediados em Campinas acabaram por incutir nos primeiros habitantes o sentimento religioso da Igreja Católica Apostólica Romana. Os sacerdotes se transportavam para o pequeno lugarejo em animais a fim de cumprirem missão de fé, acentuando indelevelmente a agregação religiosa, incrementando, conseqüentemente, a afluência de residentes em função do culto.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade


Gentílico:

aparecidense

População:

442.978 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em seus aspectos econômicos, a pecuária, com a criação de gado bovi­no com a finalidade de corte e leite é uma das atividades na sua pequena extensão rural. No município onde predomina a indústria extrativa de areia para construções, pedras, barro comum para fabricação de tijolos, a agricul­tura não é expressiva, tendo-se em vista que são atividades conflitantes, den­tro de uma pequena área territorial rural, visto que 70% do seu território encontra-se hoje ocupado por grande proliferação imobiliária, cujos lotes e áreas diversas estão ocupadas por moradias e setores industriais.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Centro Goiano

Limites:

Goiania, Senador Canedo, Hidrolândia e Aragoiânia.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

11 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA

E-mail:

Telefones: (62) 3545-5802

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Aparecida de Goiânia

aparecidadegoiania cidade bonita de povo hospileiro ah! se eu pudesse... mas ... so saudades. BEIJOS minhas maninhas.
Por: Raimunda pacheco

amei essa cid..., so não estou ainda satisfeito porque não estou ai ainda, mas espero uma oportunidade que em breve eu vou ai e com certeza morar nessa bela cidade
Por: ezequiel Ribeiro de Souza

conheci aparecida de goiania e amei quero voltar mais vezes povo sivilizado e muito amorosos amo goias......
Por: cristiane lima de souza

gostaria de saber porque quase naõ tem assunto sobre o solo de aparecida,
Por: MARIA TELMA

moro em aparecida de goiania ha 32 anos e amo minha cidade, e so pç as autoridades que façam nossa aparecida evoluir cd vez mais, hj estou morando em paris, frança, mais nao vejo a hora de voltar para minha cidade, abraços
Por: arnaldo andrade de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aparecida de Goiânia

Envie seu comentário sobre Aparecida de Goiânia

banner