Vitória

Vitória-ES

Bem-vindo a Vitória!

Inúmeras opções de hotéis em Vitória e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Vitória.

A cidade de Vitória, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1823. A localidade está em uma altitude de 3m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 270.626 habitantes. A área total de Vitória é de 89km², e sua densidade demográfica é de 3.040,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vitória-ES é 29000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Vitória é a capital do Espírito Santo, fica na região sudeste do país. A capital é cercada pela Baía de Vitória, uma ilha fluviomarinho que possui mais outras 34 ilhas, além dessa principal. Ela está no 4º lugar, entre as melhores no quesito IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tem também uma excelente infraestrutura nos portos, entre eles o Porto de Tubarão e o Porto de Vitória.

A cidade tem belas praias como, por exemplo, a Praia de Camburi, a maior praia de Vitória, sendo uma das preferidas pelos visitantes. Ela contém quiosques para melhor atender ao público que frequenta a praia.

Existem outras praias maravilhosas tanto quanto, como a Praia da Castanheira, Praia do Canto, Curva de Jurema, e muito mais!

Há ainda restaurantes nos locais boêmios da cidade como Bento Ferreira, Enseada de Suá, Jardim Camburi, Mata da Praia e muito mais. Para quem gosta de viajar e curtir os shoppings locais, a cidade conta com Shopping Vitória, um dos maiores e que possui um complexo cinemático. Tem ainda o Shopping Norte Sul, Shopping Centro da Praia e etc.

A cidade possui um aeroporto com capacidade de atender aos voos de médio e grande porte, com excelente infraestrutura, segura e que cada vez mais investe para receber os visitantes da cidade com o intuito de passar comodidade desde a chegada em Vitória.

Para os apreciadores da cultura, existem belos teatros como Teatro Carlos Gomes que foi construido em 1927, a decoração do espaço é inspirada no teatro Scala da Itália, que possui estilo totalmente neo-renascentista. Há ainda o Teatro SESI, fundado em 2000, ele é palco dos grandes espetáculos da cidade e nacional.

Quem não quer gastar muito, tem os espetaculos ao ar livre na cidade, entre eles os realizados na Praça do Papa, uma das áreas preferidas de lazer dos visitantes e da população local.

Para os amantes do Carnaval, Vitória faz questão de mostrar que não fica pra trás das demais regiões. A cidade oferece desfiles de escolas de samba, realizados na passarela Sambão do Povo, sendo que a data é uma semana antes do carnaval carioca.

Há outros pontos turisticos como Forte de São João, Penedo de Vitória, Ilhas de Caieiras, Palácio de Anchieta, atraçãos é o que não falta.

Outro local de importância para o turismo da cidade é o Molhe de Iemanjá, ela está localizada na Praia de Camburi.

Também tem a famosa Avenida Dante Micheline, localizada no bairro de Mata da Praia. Muito conhecido pelos belos restaurantes e prédios modernos que traz a cidade para a modernidade.

Para os mais religiosos, ou simplesmente adoradores de igrejas, existe a Capela de Santa Luzia e Santuario de Santo Antônio, espaços arquitetônicos com maravilhosas decorações renascentistas.

A noite de Vitória é mais agitada na Praia do Canto, além deste ser um dos bairros mais charmosos da cidade, ele contém os melhores bares, boates, hotéis e atrações culturais.

Aproveite as dicas e venha conhecer Vitória!

Comentários de Vitória

morei durante 1ano em vitória( jardim camburi )próximo (à praia) há alguns anos atrás, a cidade é maravilhosa,tem um clima gostoso.sinto saudade d tudo, da culinária capixaba q é uma delícia,a muqueca hum hum!!! como eu gostaria d estar agora ai com a minha família passeando na praia d camburi,quem sab o prefeito ou a galera do turismo realizem o meu sonho.Conheça vc também VITÓRIA-ES,tenho certeza q vc vai se encantar com a cidade assim como eu.Eu sou Kátia morais d Belém-Pará
Por: katia morais

MORO EM VITÓRIA DESDE 1986, ESSA CIDADE É A MAIS MARAVILHOSA DE TODAS, PRETENDO NUNCA SAIR DAQUI, VC QUE NÃO CONHECE TEM QUE CONHECER PARA SABER O QUE ESTOU FALANDO. VENHA PRA CÁ.
Por: Fredson Lavra

Quem conhece Vitória faz da cidade amor de primeira vista. Vitória é famosa por ser cidade presépio, pois acolhe a todos com o mais devotado carinho de quem cuida bem de seus filhos. A parte baixa da cidade era antigo berço da nobreza. A parte alta e o presépio que acolhe os menos nobres com o mais lindo horizonte que alguem possa vislumbrar. Hoje a nobreza de Vitória mudou da parte baixa central para a região norte, onde os encantos da cidade são contemplados pela terceira ponte, Shoping Vitória, ilhas do Boi e Frade, praia do Canto e Mata da praia. Vitória é terra de muitos encantos, que cuida bem da vida de seus filhos naturais e que ampara com ardor todos aqueles que de fininho a fazem como a mais perfeita mãe adotiva. É por tudo isto e muito mais que isto que Vitória me adotou e eu a tenho como terra mãe!
Por: Emílio Soares da Costa

é maneiroooooo! eu amoo vitoriaaaaaA!!! essa cidade é showwwwwW de bola !!!! + eu prefiro a praiacurva da juremaaaaa!!!!!!
Por: asdf maiko de souza lima

conheci vitoria e uma cidade muita linda espero voutar em breve.
Por: marta maria

Vitoria alem de ser uma cidade muito bonita, é tambem, muito organizada e limpa. Belezas naturais e qualidade de vida são os principais pontos a serem destacados. Visite, vale a pena!
Por: LUIZ CARLOS PINHEIRO

Não conheço ES pessoalmente, mas só pelas fotos, da pra ter uma noção, é muita linda. Parabéns!
Por: Denise

vitoria e muito boa eu ja fui na praia e vou no final do ano eu vou ver aquela praia de novo
Por: otaviofernandesmascarenhasjunior

falar de vitoria, nao adianta tem que visitar pra ver e apreciar a beleza que a natureza nos deu vai ver quantas coisas extraordinaras que o aquarda de bracos abertos quem vai a primeira vez pode ter certeza voltara na proxima opotunidade e muito bom e bonita vai sim voce vai si empolgar abraco e beijo aos meus queridos capixabas e vitorinos.
Por: silvanir alfredo vieira

GOSTARIA DE CONHECER AS PRAIAS DO ES.SOU DO PIAUI,EVANGÈLICO,CASADO,PAI DE 04 FILHOS, UMA FILHA È OU MORA NO MARAHÃOE EU,MORO NO MATO GROSSO,NA CIDADE DE CLAUDIA QUE FICA ÀQUASE 3.000.00 KM DO PIAUI(TERESINA).
Por: FRANCISCO HOLANDA

ja morei em vitoria e amei a cidade, gostaria de voltar a morar la se pudesse é uma cidade divina!
Por: edna raymundo ferreira machado

adarei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e muito linda a cidade
Por: amandinha

amo esta cidade,morei ai e foram grandes momentos..atualemnte moro em portugal.mas esta cidade sempre vou amar!linda vitoria!
Por: sara telles

cidade simplesmente linda! Suelen - Santa Catarina
Por: Suelen

Moro aqui há 35 anos, e a cada passeio pela cidade tenho um novo olhar; um olhar de orgulho por poder desfrutar da nossa maravilhosa Ilha do Mel; Doce Cidade!!!!!
Por: arlete lazaro

O bom de Vitoria não é a cidade é o povo maravilhoso...
Por: yukio nakai

Vitória é simplesmente linda, não é a toa que todos conhecem como ilha do mel, seus cantos e recantos são obras de arte da natureza, amo minha capital.......... é simplesmente dmais
Por: Suzi Nunes

Acho que o a cidade de Vitória é muito bonita, tem belas praias, belas paisagens, mas acho que ainda tem muito para crescer. Desejo a cidade de Vitória tudo de bom.
Por: Millena

Informações de Vitória

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Rota do Mar e das Montanhas - Natureza e Agroturismo com Cenários Inesquecíveis

"Ilha do Mel"Cidade Sol"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história de Vitória está intimamente ligada à colonização do Brasil.  Em 1534 o Rei de Portugal Dom João III dividiu as terras do Brasil em Capitanias Hereditárias cabendo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho a Capitania do Espírito Santo. A Capitania foi assim batizada em homenagem a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Vitória a bela capital do Espírito Santo é a terceira mais antiga do país logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549).  Foi fundada em 8 de setembro de 1551 após a vitória dos portugueses sobre os índios botocudos e goitacazes que habitavam a ilha. A conquista atribuída a proteção de Nossa Senhora da Vitória teve seu nome dado a esta nova cidade. Pelas ruas da cidade portuária navega-se na secular história contada por igrejas forte escadarias e construções ecléticas do início do século XX harmonizando o passado com o futuro compondo suas paisagens com arrojadas construções e prédios antiquíssimos. A baía de Vitória e seus portos um dos complexos portuários mais importantes do país produzem imagens inusitadas da integração mar e terra. A avenida Beira Mar que margeia o centro da cidade e o mar da baía colocam carros e navios lado a lado como se dividissem uma mesma pista. Dos seis portos do Espírito Santo dois estão na Capital inclusive o mais antigo deles o Porto de Vitória às margens da área central da cidade. A paisagem natural também surpreende pela variedade. Da luminosidade e do calor do mar ao aconchego verde das montanhas percorre-se a distância com um olhar. Em aproximadamente 105 km² de área a cidade reúne ilhas praias reservas naturais da Mata Atlântica e um belíssimo manguezal. Os parques as belas praias os passeios de escuna os esportes náuticos a pesca oceânica a excelente gastronomia bares e casas noturnas são algumas das atrações que a cidade oferece aos moradores e visitantes. 

Aniversário da Cidade:

08 de Setembro

Gentílico:

vitoriense

População:

348.265 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo. É uma ilha que os antigos habitantes do lugar, os índios goitacazes, chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos. Hoje é carinhosamente chamada de Cidade Presépio do Brasil.
A cidade nasceu nos morros, basicamente onde é hoje a Cidade Alta. São muitas as escadarias, embelezando a cidade, especialmente no centro.
Vitória é a terceira mais antiga capital do Brasil, construída logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549).
A Cidade Sol possui casarões coloniais, escadarias – pontes entre a cidade baixa e a cidade alta – monumentos arquitetônicos e históricos, que contam um pouco do seu passado.
A piscosidade de seu mar fazem-na ser considerada o maior pesqueiro de marlins do mundo.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belo Horizonte: BR-262 Trem pela ferrovia da Companhia Vale do Rio Doce
Partindo de Rio de Janeiro: BR-101
Partindo de Salvador: BR-324, fazendo o prolongamento com a BR-101

Localização

Central Espírito-santense

Limites

Serra, Vila Velha, Cariacica e Oceano Atlântico

Distâncias:

-Águas de Lindóia/SP - 964 km

-Aracaju/SE - 1.360 km

-Belo Horizonte/MG - 522 km

-Brasília/DF - 1.251 km

-Campinas/SP - 933 km

-Cotia/SP - 912 km

-Cuiabá/MT - 2.092 km

-Curitiba/PR - 1.284 km

-Fortaleza/CE - 2.171 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.910 km

-Guarulhos/SP - 859 km

-Guarujá/SP - 941 km

-Itu/SP - 968 km

-Maceió/AL - 1.618 km

-Manaus/AM - 4.396 km

-Mangaratiba/SP - 614 km

-Mata de São João/BA - 1.158 km

-Mogi das Cruzes/SP - 852 km

-Natal/RN - 2.127 km

-Porto Alegre/RS - 2.010 km

-Porto Feliz/SP - 985 km

-Porto Seguro/BA - 582 km

-Praia do Forte/BA - 1.200 km

-Recife/PE - 1.844 - km

-Ribeirão Preto/SP - 1.033 km

-Rio de Janeiro/RJ - 519 km

-Salvador/BA - 1.045 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 605 km

-Santos/SP - 946 km

-São Paulo/SP - 873 km

-Sete Lagoas/MG - 582 km

-Sorocaba/SP - 966 km

-Teresópolis/RJ - 456 km

-Vespasiano/MG - 538 km

-Viamão/RS - 2.001 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Praça Costa Pereira

  -A Praça Costa Pereira é considerada o coração da cidade. Antigamente essa área era banhada pelo mar e chamada de Prainha.  De aterro em aterro o mar foi sendo afastado. A antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição construída no século XVIII e o casario baixo deram lugar aos sobrados e edifícios. O Largo Costa Pereira arborizado e ajardinado em 1922 foi transformado na Praça da Independência sendo conhecido por este nome até a década de 60 quando voltou a sua denominação anterior. Como chegar: Acesso pela principal avenida do Centro Av Jerônimo Monteiro.

-Teatro Carlos Gomes

  -O Teatro Carlos Gomes na Praça Costa Pereira foi construído em 1927. Sua arquitetura foi inspirada no Teatro Scala de Milão projetado pelo arquiteto italiano André Carloni. A cúpula no entanto é de autoria do artista plástico Homero Massena. Em sua arquitetura predomina o estilo neo-renascentista italiano.
Como chegar: Praça Costa Pereira Centro. Horário de funcionamento: Visitas agendadas pelo telefone 31328396

-Catedral Metropolitana

  -Edificada quase no mesmo local onde se erguia a antiga matriz de Vitória a Catedral teve sua construção iniciada na década de vinte e somente concluída nos anos setenta. Possui belíssimo trabalho de vitrais doados por famílias importantes da ilha e em seu subsolo uma capela onde estão enterrados os mais antigos bispos do Espírito Santo. De estilo neogótico com nave capela-mor coro sacristia transepto cripta a Catedral possui relevante interesse arquitetônico principalmente pelo seu estilo único na capital. Como chegar: Pça D. Luiz Scortegagna Cidade Alta - Centro.
Horário de funcionamento: Aberta de Segunda a Sexta de 8 às 11h e de 14 às 19h. Sábados e domingos de 8 às 11h e de 17 às 19 h.
Telefone: 3223-0590

-Casarios antigos

  -Subindo a escadaria São Diogo em frente a Praça Costa Pereira uma das muitas que fazem a ligação entre a parte baixa e alta da cidade pode se encontrar vários casarios antigos entre eles as duas casas na rua José Marcelino que são os últimos sobrados remanescentes do período colonial que ainda guardam as principais características da época: construídos sem afastamento da rua com paredes de pau-a-pique telhado em duas águas com telhas de barro e janelas e portas de madeira.
Chegando a parte alta da cidade seguindo pela rua José Marcelino é possível encontrar outros dois exemplos de casarios antigos do século XIX a Escola Municipal São Vicente de Paulo e a  Loja Maçônica União e Progresso. Como chegar: Acesso pela Escadaria São Diogo em frente a Praça Costa Pereira.  Não é permitida visita interna nos casarios

-Capela de Santa Luzia

  -Construída em pedra e cal de ostra e coberta com telhas de barro a Capela de Santa Luzia é edificação mais antiga da cidade datada do século XVI. Erguida sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples a Capela pertencia a fazenda de  Duarte Lemos na sesmaria doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito santo Vasco Fernandes Coutinho. Apresenta as mesmas características das outras igrejas do Espírito Santo: nave retangular mais longa e mais alta do que a capela-mor. Como chegar: Rua José Marcelino s/n Cidade Alta - Centro 
Horário de funcionamento: Segunda à sexta 08:00 às 18:00h Tel: 3222-3219

-Igreja São Gonçalo

  -De estilo colonial a igreja teria sido erguida entre 1707 a 1715. Tornou-se a igreja matriz da ilha no período de demolição da Igreja de São Tiago e a conclusão das obras da Catedral Metropolitana. Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1948 possui imagens de Santo Inácio de Loyola e São Franscico Xavier que pertenciam à igreja jesuítica do Colégio de São Tiago. Como chegar: Rua São Gonçalo Cidade Alta - Centro 
Horário de funcionamento: Segunda à sexta 08:00 as 11:00 e 13:00 as 18:00h para simples visitação.
Telefone: 3233-2856

-Palácio Anchieta

  -Do século XVI o Palácio Anchieta foi construído pelos padres jesuítas e até 1760 abrigou o Colégio de São Tiago. Situado na Cidade Alta de frente para Baía de Vitória guarda o túmulo simbólico do padre José de Anchieta que costumava percorrer a pé o trecho de aproximadamente 100km de Vitória até o município de Anchieta no sul do Estado. O Palácio é utilizado como sede do Governo do Estado do Espírito Santo desde do século XVIII sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Como chegar:  Acesso pela escadaria Bárbara Lindemberg na Av. Jerônimo Monteiro   em frente ao Porto de Vitória ou pela Rua Pedro Palácios na Cidade Alta - Centro.
Horário de funcionamento: Terça a domingo 12 às 17h.
Telefone: 3321-3500

-Palácio Domingos Martins

  -Antiga sede do Poder Legislativo Estadual a obra em estilo eclético foi construído em 1606 e remodelado e reinaugurado em 1912. Com a mudança da Assembléia Legislativa para a Enseada do Suá no início do ano 2000 o Palácio foi reformado para abrigar a Casa do Cidadão.  Como chegar:  Praça João Clímaco ao lado do Palácio Anchieta  
Cidade Alta - Centro. Não está aberto a visitação.

-Arquivo Público Estadual

  -Inaugurado em 1920 possui um dos acervos mais completos referentes ao Espírito Santo com documentos do Poder Executivo livros jornais revistas e fotografias. De estilo eclético é de interesse arquitetônico sobretudo por compor o conjunto dos prédios públicos do início do século. Foi tombado como patrimônio histórico e artístico estadual pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983. Como chegar: Rua Pedro Palácios nº 76 . Tel: 3223-2952
Horário de funcionamento: Segunda à sexta 12 ás 17:30h.

-Convento de São Francisco

  -Construído pelos padres franciscanos a pedido do 1º donatário da capitania do Espírito Santo Vasco Fernandes Coutinho foi o 1º convento franciscano contruído ao sul do Brasil colônia. Hoje funciona como sede da Arquidiocese de Vitória. Como chegar: Rua Abílio dos Santos nº 47  Tel. 3223-6711
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta das 08 as 11:30 e de 13h as 17h.

-Igreja do Rosário

  -Edificada em 1765 por ordem do bispado da Bahia por meio de solicitação da Irmandade dos Homens Pretos. A construção é tombada pelo Patrimônio Histórico e é de onde sai todos os anos a procissão de São Benedito a mais importante e tradicional da ilha de Vitória. A igreja conta com precioso acervo de arte sacra. Como chegar: Rua do Rosário – Centro Tel: 3222-0387
Horário de funcionamento: Terça à sexta de 8 às 17h.

-Santuário e Basílica de Santo Antônio

  -Caracterizado pela simetria de suas formas trata-se de uma fiel imitação da igreja bramantesca de Nossa Senhora da Consolação um templo do século XVI da cidade de Todi na Itália. Construído pelos padres pavonianos com ajuda dos moradores da região na década de 60. O Santuário está localizado no Bairro de Santo Antônio padroeiro da cidade a 2km do Centro de Vitória. Como chegar: Seguindo em direção a Vila Velha -Cariacica pela 2ª ponte Av. Santo Antônio Bairro Santo Antônio.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta de 13 às 20h sábados de 14 às 17 e domingos de 7 às 10 e de 14 às 20h.
Telefone: 3323-3323 - Nos seus 81 quilômetros quadrados de área Vitória oferece muitas opções de museus   praças e passeios culturais para os seus visitantes.

-Cais do Hidroavião

  -Construído em 1939 constituía uma das primeiras ligações aéreas de Vitória com outras capitais do País. Hoje totalmente recuperado e remodelado de acordo com o projeto arquitetônico original possui um restaurante de comida capixaba loja de artesanato loja de produtos de papel reciclado e posto de Informações Turísticas. Como chegar: Seguindo em direção ao Bairro Santo Antônio Av. Dario Lourenço de Souza Bairro Mário Cipreste.
Telefone do restaurante: 3223-0252

-Escola de Arte FAFI

  -Projetada em estilo neo clássico pelo tchecoslovaco Joseph Pitilick   juntamente com o edifício que abriga o Museu de Artes do Espírito Santo a FAFI abrigou no passado o antigo o Colégio Estadual e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Inaugurada em 1927 hoje abriga a Escola Livre de Arte e Atividades Culturais do Centro de Vitória onde acontecem exposições e espetáculos culturais apresentados pelos próprios alunos das oficinas  e também por artistas locais. Como chegar:: Avenida Jerônimo Monteiro 656 Centro. Tel. 3381-2924
Horário de funcionamento: Horário de visitação: segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e sábados domingos e feriados das 9 às 22 horas

-Museu de Artes do Espírito Santo

  -Primeiro imóvel inaugurado na administração Florentino Avidos. Abrigou as oficinas da Imprensa Oficial e depois   a sede da Secretaria Estadual da Administração. Hoje é sede do Museu de Artes do Espírito Santo que possui o maior acervo de arte moderna e contemporânea do Estado.  Dispõe de videoteca e auditório para 40 pessoas onde acontecem amostras de vídeos e curtas metragem. Como chegar: Avenida Jerônimo Monteiro 631 Centro 
Tel: 3132-8393
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 8 às 17h

-Museu Solar Monjardim

  -Antiga residência do Barão de Monjardim erguida no final do século XVIII é considerado um dos melhores e mais bem conservados exemplares da arquitetura rural da região Sudeste além de ser a principal construção histórica fora do centro da cidade. Como chegar: Av. Paulino Muller s/n   Bairro Jucutuquara Tel: 3223-0606
Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 12 às 17:30h e sábados domingos e feriados das 13 às 17 h.

-Praça dos Namorados

  -Localizada na Praia do Canto onde acontece a feira de artesanato e comidas típicas aos sábados e domingos a partir das 17 h. Com várias barraquinhas armadas com objetos de decoração bijuterias peças bordadas roupas e calçados é uma  boa  opção de compra e gastronomia nos fins de semanas. Como chegar: Na Praia do Canto pela Av. Nossa Senhora dos Navegantes.

-Praça dos Desejos

  -Anexa a Praça dos Namorados possui bares lanchonetes pistas de patinação e skate quadras esportivas e ciclovia. Ideal para a pratica de esportes ou simplesmente caminhar  observando o entardecer de Vitória. Como chegar: Na Praia do Canto pela Av. Nossa Senhora dos Navegantes.

-Praça da Ciência

  -Um belo espaço de lazer educativo à beira-mar com brinquedos coloridos instigantes e interessantes que incentivam as crianças ao aprendizado das ciências... brincando. Lá estão os instrutores para monitorarem as visitas apresentando os brinquedos às crianças e aos pais de forma a compreenderem mais facilmente o universo e as leis da física. A Praça da Ciência fica aberta de 3ª a domingo  para visitas agendadas com antecedência  pelo tel: 3345-0882. Como chegar: Na Praia do Canto pela Av. Nossa Senhora dos Navegantes.

-Escadaria Bárbara Lindemberg

  -Construída em 1883 com 6 ordens de degraus e 6 planos calçados localizada em frente ao Palácio Anchieta, que foi construída pelo francês Justin Nobert. Mais de 20 anos depois a escadaria tomou a forma atual, com 4 estátuas de mármore, representando as estações do ano. Uma outra estátua localizada no centro da fonte artificial, representa um adolescente sentado sobre um delfim estilizado.

-Planetário de Vitória

  -Localizado no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo o Planetário oferece a possibilidade de observar as imagens do Sistema Solar e das constelações numa cúpula de 10 metros de diâmetro e de 180 graus. Com capacidade para 80 pessoas apresenta diferentes sessões de simulação do espaço celeste com duração aproximada de 40 minutos. Como chegar: Av. Fernando Ferrari dentro da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.
Telefone: 3335-2489
Horário de funcionamento: Sessões abertas ao público nas sextas às 19h sábados domingos e feriados às 17 e 19h.
Escola de Arte FAFI - Nossas praias são muitas variando da menor e mais bucólica enseada para as praias com completa infra-estrutura apropriadas para a pratica de esportes de areia e náuticos.

-Praia de Camburi

  -A única praia da Ilha que fica na área continental é Camburi. Ela está localizada ao norte da cidade e seus 6 km de extensão são completamente urbanizados. A praia conta com postos de orientação para exercícios físicos calçadão em toda a sua orla para a prática de cooper áreas para prática de diversos esportes ao ar livre 46 quiosques que oferecem diversificada culinária e petiscos variados com sanitários e chuveiros para atendimento dos freqüentadores iluminação feérica e ao final um belo monumento à Iemanjá. Como chegar: No sentido Norte da cidade percorre-se as principais avenidas até chegar à Av. Dante Michelini.

-Praia do Canto

  -Localizada no bairro de mesmo nome ao lado do Iate Clube do Espírito Santo é a moldura perfeita da Praça dos Namorados.
Situa-se entre o Iate Clube do Espírito Santo onde saem as lanchas que disputam todos os anos o campeonato internacional de pesca oceânica e a Ponte Desembargador Paes Barreto que dá acesso a Ilha do Frade. De águas calmas é propícia à pratica de jet-ski e outros esportes náuticos. Como chegar:  Chegando pela Praça dos Namorados ou  Praça dos Desejos pela Av. Nossa Senhora dos Navegantes.

-Curva da Jurema

  -A badalada praia Curva da Jurema localizada na parte leste da Ilha entre a Praça dos Desejos e a Ilha do Boi tem águas tranqüilas e uma bela vista para as Ilhas do Boi e do Frade. O visitante pode admirar a paisagem confortavelmente instalado em uma das muitas barracas com área coberta que servem deliciosos petiscos da culinária capixaba. Para que gosta de ação o lugar é muito procurado por praticantes de jet-ski lanchas e barcos a vela. À noite a Curva da Jurema se transforma em ponto de agito com uma programação diferente para cada dia da semana. A Curva da Jurema é uma praia urbanizada com quiosques escola de vela calçado e ciclovia. Como chegar: Percorrendo a Av. Nossa Senhora dos Navegantes com sinalização turística chegando pela terceira ponte segue-se no sentido Norte até chegar à praia.

-Praia da Castanheira

  -A Ilha do Frade possui pequenas praias indicadas para quem quer sossego e calmaria. A mais famosa é a Praia das Castanheira de águas límpidas e calmas ótima para crianças e para mergulho. O acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas. Situada em uma ilha ocupada com luxuosas residências proporciona o contraste entre o natural e o urbano. Como chegar: Av. Desembargador Santos Neves trevo de acesso com sinalização local.

-Praia da Direita e da Esquerda

  -Localizadas na Ilha do Boi anexada a Ilha de Vitória por aterros as duas pequenas praias detém o maior número de banhistas por metro quadrado da ilha. Por serem pequenas e de águas claras protegidas por rochas em suas extremidades são locais de rara beleza. As praias são  ponto de encontro dos jovens da cidade de fácil acesso e com um visual belíssimo. Encanta pela simplicidade de sua beleza associada à estrutura e urbanismo moderno encontrado na Ilha do Boi. Como chegar: Acesso  pela Rua Renato Nascimento Daher Carneiro atrás do Shopping Vitória. Como nos grandes centros Vitória possui intensa vida noturna. A noite começa com um happy hour  e vai até de madrugada.

-Triângulo das Bermudas

  -O Triângulo das Bermudas compreende o trecho entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz na Praia do Canto e recebeu este nome a mais de 20 anos pelos boêmios da cidade que se perdiam entre os bares do local. São mais de 15 bares e restaurantes  onde se concentra todo tipo de público de jovens estudantes a executivos. A movimentação acontece principalmente nas noites de sexta e sábado como ponto de encontro de amigos antes de seguirem para outro rock nas boates. Como chegar: Na Praia do Canto Rua João da Cruz e Joaquim Lírio.

-Pedra do Penedo

  -Possui 135 metros de altura e emoldura a baía de Vitória, no centro da cidade. Pertence a Vila Velha, mas é Vitória que se beneficia de sua beleza.

-Rua da Lama

  -Outro grande movimento nas noites capixabas é a Rua da Lama no bairro de Jardim da Penha. A Lama  é ponto de encontro do público jovem que reúne universitários músicos jornalistas cantores e artistas nos bares que costumam ficar abertos até de madrugada. Como chegar: A Rua da Lama é a Av. Anísio Fernandes Coelho em Jardim da Penha   próxima a Universidade Federal do Espírito Santo.

-Clube Saldanha da Gama

  -Foi inaugurado sobre o antigo Forte de São João, construído em 1592, às pressas, logo após a invasão de Vitória pelo corsário inglês Thomas Cavendish. Do local, tem-se uma vista linda da baía de Vitória. Possui ainda os velhos canhões que guarneciam o forte.

-Orla de Camburi

  -A Orla de Camburi com mais de 20 quiosques oferece petiscos e bebidas variadas além de uma bela vista da maior praia de Vitória. Freqüentada por pessoas de todas as idades: adeptos das caminha-das freqüentadores dos quiosques e noctívagos que movimentam a Orla. Na Praia de Camburi estão localizados os maiores hotéis da capital além de bares e restaurantes que servem a moqueca capixaba.Como chegar: Em Jardim da Penha Av. Dante Michelini

-Curva da Jurema

  -Também com quiosques a praia da Curva da Jurema possui uma programação diferente a cada dia da semana. Nas Segundas- feiras os amantes do  jazz se encontram para apreciar shows de jazz com músicos locais. Já nas terças é a noite do Movimento na Curva com agito garantido pelos shows de bandas capixabas de reggae. Na quarta-feira pagode e forró para quem gosta de dançar. Já na quinta é para os fãs de música brasileira pois é a noite do chorinho e da MPB e na sexta-feira a noite fica por conta da bossa-nova. Em todos os quiosques é possível degustar petiscos saborosos e bebidas variadas. Como chegar: Ao lado do Shopping Vitória Rua Renato Nascimento Daher Carneiro.

-Gruta da Onça

  -Com vegetação remanescente de Mata Pluvial de Encosta e introdução de espécies nativas, o Parque Municipal da Gruta da Onça, localiza-se na Rua Barão de Monjardim na Esplanada Capixaba. Possui área de 73.330 m2 e sua criação permitiu a preservação de inúmeras espécies vegetais, três nascentes e uma formação rochosa que lhe serviu de nome: a Gruta da Onça. O enriquecimento da flora local com espécies nobres, ocorreu após sua criação e se desenvolveu em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce - CVRD.
A recuperação de suas nascentes faz parte do projeto Fontes e Bicas da SEMMAM, pois a água desses pequenos manaciais é utilizada pelos moradores da região.
Dentro do Parque Municipal da Gruta da Onça, o visitante conta com praças, chafariz, trilhas e mirantes, além do Orquidário Municipal.
Totalmente reformado e entregue à população em 05 de junho de 1996, o Parque dispõe também de sede administrativa e pequeno templo ecumênico.
A reforma foi viabilizada em parceria coma Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST, com a qual foi assinado um convênio para a manutenção do Parque, que está permanentemente aberto do público.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Escola de Tetro e Dança- FAFI

  -Desfile das Escolas de Samba

-Fevereiro

  -Carnaval

  -Regatas na Baia de Vitória

  -Festa da Penha - Data: 8º dia após o Domingo de Páscoa

-Junho

  -29 - Procissão Maritima de S. Pedro

-Agosto

  -14 - Procissão de Nossa Senhora da Boa Morte

  -15 - Procissão de Nossa Senhora da Assunção

-Setembro

  -08 - Festa da Cidade

-Novembro

  - Vitória Cine Vídeo

-Novembro/Dezembro

  -Torneio Costa Brasil de Pesca Oceânica

-Dezembro

  -27 - Festa de São Benedito

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA

E-mail:

Telefones: (27) 3132-7058

Sites: www.vitoria.es.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartoriocastello@hotmail.com

Telefones: (27) 3345-8555

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://www.citybrazil.com.br

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Elisa Lucinda - Poetisa, jornalista, cantora, e atriz.

-Nara Leão -  Foi uma das maiores cantoras do país.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vitória
Fundação:
1823
Altitude:
3m
População:
270.626 habitantes
Área:
89km²
Densidade Demográfica:
3.040,74hab/km²
CEP:
29000-000

Envie seu comentário sobre Vitória