Santana do Acaraú

Santana do Acaraú-CE
banner

Bem-vindo a Santana do Acaraú!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santana do Acaraú, informações e fotos da maravilhosa Santana do Acaraú. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santana do Acaraú, recomendadas por internautas.

Informações de Santana do Acaraú

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao início do Século XVII e estão divididas em três fases distintas. A primeira relaciona-se com o que se poderia classificar de acidente de percurso, considerando o seu caráter de acidentalidade. A segunda, registrada pouco mais de um século após, vincula-se à primeira excepcionalidade na formação do reduto. E a terceira, já em pleno estado de funcionalidade, registra o agregamento de fazendeiros, colocando em atividade a segunda fase e formando a povoação que só teoricamente existia. Depois de chamar-se  Olho d’água deu-se a elevação do povoado à categoria de Vila com a denominação de Curral Velho. Houve como instrumento de apoio a Lei Provincial nº 1.012, de 3 de novembro de 1862, ocorrendo sua instalação a 27 de junho de 1863, oportunidade em que se instalaram, também Câmara e Senado. Constam dessa primeira legislatura: 1) Luis Henrique de Oliveira Magalhães – Presidente; 2) Antônio Ferreira Gomes – Vereador; 3) Antônio Carneiro de Araújo – Vereador; 4) Raimundo Xavier Nogueira – Vereador; 5) Joaquim Gomes Carneiro – Juíz de órfãos; 6) João Adeodato Ferreira – Juíz de órfãos; 7) Vicente Casimiro Cavalcante – Procurador.
A elevação do Distrito à categoria de Município provém de Lei nº 1.740, de 30 de agosto de 1876, com a denominação de Santana. As primeiras manifestações de apoio eclesial estão consignadas na prometida e edificada capela de Frei Cristóvão de Lisboa, tendo como executante o padre Antônio dos Santos Silveira. (1773/59). Pertencia inicialmente ao Curato da Caiçara, mesmo após a divisão deste com a Freguesia de Amontada, então vinculada ao Curato do Acaraú. Tornou-se Freguesia, segundo Lei Provincial nº 465, de 29 de agosto de 1848, sendo seu primeiro vigário o padre-encomendado Miguel Francisco da Frota e a ter como vigário-colado o padre Barreto, vigário do Crato. Na impossibilidade de assumir, Barreto deu procuração ao seu colega Francisco de Paula Menezes, vindo por morte do seu constituinte a transformar-se em vigário-colado, pelo menos até que o cargo fosse levado a concurso e se sagrasse vencedor o padre Francisco Xavier Nogueira. 

Significado do Nome:

Homenagem à padroeira Nossa Senhora de Santana. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

santanense

População:

29.977 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um pedaço do paraíso no Ceará. Venha saborear aquele peixe frito à beira do rio acaraú e à noite, passear pelas praças da cidade, é muito bom!

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte – Morrinhos; Sul – Sobral; Leste – Itapipoca; Oeste – Massapê 

Acesso Rodoviário:

CE-178, BR-403, BR-222 

Distâncias:

Da Capital:

191 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro ou Março

- Carnaval, Tradicional Desfile das Putas.

 Abril

- Paixao de Cristo Encenado por grupos de teatro.

 Maio

01 - dia do Trabalhador.

 Junho

- Festa Junina na sede e no Interior

 Julho

- 16 a 26 - Festejos da Padroeira Senhora Sant'anna.

 Novembro

01 a 03 - FEMUSA - Feira Municipal de Santana do Acarau

02 - Tradicional Desfile Rainha Femusa

03 - Emancipacao Politica.

 Dezembro

- Natal e Ano Novo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ

E-mail:

Telefones: (88) 3644-1137

Sites: http://www.pmsa.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL:

E-mail:

Telefones: (88) 9954-4334

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Santana do Acaraú

sou filho de santana adoro minha cidade espero que cada vez ela cresça e se destaque nascionalmente um abraço a todos os santanenses especialmente para meus pais alzira e seu sibem
Por: espedito

tenho vontade de conhecer Santana,e mais agora sabendo que tenho amigos morando aí devido uma obra da Inepar fem.Só não sei a localização dessa empresa!!!!abraços
Por: rejanne gordo

este lugar e um pedaço do paraiso no ceará é que eu gosto muito
Por: jose maria de brito

Sou filho de Santanense, quando jovem ia passar as férias todos os anos em Santana do Acaraú, cidade que eu amo de paixão. Boa sorte a todos Santanense e a cidade.
Por: Carlos A Araujo

Sou de Santana , estou a mais de 15 anos sem visitá-la, mais é para mim a cidade mais linda do Ceará.Olhando estas fotos fico morrendo de saudades!!!Que vontade tenho de está aí.
Por: Maria Darcy Vasconcelos

Já tive familiares em Santana, poriso passava férias lá e gostava muito de comer aquele peixe frito na beira do rio acaraú e anoite passear nas praças é muito bom, estou com saudades.
Por: erica

adoro santana do acaraú mais Oq eu gosto mesmo é aquelas muilheres maravilhosas qui te m lá
Por: kaka fodinha

Recentimente estive passando minhas férias nesta cidade maravilhosa Santana do Acaraú, foram minhas melhores férias, pois já visitei muitos estados, mas santana arrazou!!! Amei aquele parque de exposição onde foram realizadas as festas, o espaço é ótimo, grande, foi um sucesso!!! Se Deus quiser pretento voltar no próximo ano. Parabéns aos Organizadores !!!
Por: Aninha

Sou filha de Santana do Acaraú, sinto muitas saudades de lá, da tranquilidadade, de pessoaa legais simples. Um lugar muito bom para quem gosta de se divertir " Desejo que esse lugar seja sempre assim pois quantos outro lugares estão maracados pela violencia, e lá e um lugar super calamo, onde podemos nó divertir sem medo, Santana estrá sewmpre em meu coração onde quer que eu vá... eternamente"
Por: Ana Xavier

è Uma cidade muito linda e acolhedora,pasei minha infância correndo atraz do carro da merenda da prefetura.
Por: Jose Amadeus Souza

Já andei por muitos lugares igual a minha SANTANA não tem.Banhada pelo rio acarau de aguas limpas e banho agradavel conheça santana nuca vai esquecer
Por: PAULO CESAR ARAUJO SIRINO

qdo estive ai,achei a festa q se comemora no més de julho muito boa,alem do rio,e a paissagem
Por: wanderley do vale rodrigues

essa é uma otima cidade , estou com muita vontade de voltar a mora em santana , pois tenho boas recordaçoes , um abraço a todos.
Por: renato rodrigues

cidade linda de se ver , de morar nen se fala, mais mim considero cidadao santanence, saudades
Por: allexandre alves

Olá galera do portal férias! sou filho de santana do acaraú , adoro esta cidade maravilhosa ,estiva aí em dezembro, adorei rever minha cidade natal. e vcs estão de parabéns por este portal, isso nos dar a chance de poder expressar o amor e carinho que temos por nossa cidade. sou santanense com muito orgulho. valeu mesmo de coração , nunca mais vou ficar tanto tempo sem visitar a minha linda e maravilhosa santana do acaraú. abraços!!!
Por: manoel edvando rocha

minha mae nasceu em satana do acarau, sempre vou para la,é muito lindo gosto das festas e do povo,conhece o amor da minha vida lá.
Por: camila

minha cidade que eu amo tanto,maravilhosa.
Por: Renata Marques

minha cidade maravilhosa é um lugar calmo,pacato,cheio de artistas,uma terra que dá muitos frutos.
Por: Renata Marques

sou santanense, irmão de Valneide Araujo, ex radialista da rádio tupinambá de Sobral. Adoro a cidade, sou amigo do João Ananias a quem tenho muita estima. Gosto muito do Dr. Helder casado com minha prima Ana Célia.
Por: FRANCISCO JACINTO DE ARAUJO

tennho muita vontade de conhecer santana do acaraú, pois minha familia é natural da daí... sou da familia fontele....
Por: ana fontele

Moro em Brasília e sou filho desta terra maravilhosa, que nem mesmo após 34 anos distantes a gente não esquece de suas maravilhas e a cada ano que vou de férias passo a gostar mais. Abraço a todo santanense
Por: Expedito Carneiro

Nasci em santana,mas moro em são paulo a 18 anos. sinto muitas saudades da minha cidade,estive aì emoutubro de 2009 e vi como minha cidade evoluiu. beijos a todos.
Por: socorro costa

Quero parabenizar pelo site maravilhoso da minha cidade. Só assim, mato minha saudade; PARABÉNS.
Por: Altenir Silva

Este portal é maravilhoso. Gostei muito, porque matei minhas saudades desta maravilhosa cidade,sou natural daí, conheço muitam gente boa, neste lugar.
Por: Altenir Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santana do Acaraú

Envie seu comentário sobre Santana do Acaraú

banner