Penedo

Penedo-AL

Bem-vindo a Penedo!

Confira aqui as melhores pousadas em Penedo, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Penedo. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Penedo para programar a sua viagem.

A cidade de Penedo, localizada no estado de Alagoas (AL), foi fundada no ano de 1636. A localidade está em uma altitude de 27m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.862 habitantes. A área total de Penedo é de 690,8km², e sua densidade demográfica é de 80,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Penedo-AL é 57200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O município de Penedo fica na região sul do estado do Alagoas e a sua fundação data do século XVI (não se sabe ao certo o ano), por isso, a cidade é considerada a “cidade histórica das Alagoas”, e com toda a razão! Penedo preserva seu patrimônio histórico e é palco de grandes eventos, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes e o Penedo Moto Fest. Vamos ver o que essa cidade tem para os seus turistas!

• Museu Paço Imperial

O museu funciona hoje em um sobrado que serviu de hospedagem para o imperador D. Pedro II, quando ele esteve nessa cidade no ano de 1859. Além da arquitetura de época preservada, dentro do museu existem peças do século XIX, que dizem muito sobre essa visita histórica do imperador, além de revelarem um pouco dos modos de vida daquele século.

• Memorial Raimundo Marinho

Também conta a história do Brasil na época do império, com um acervo bem conservado que pertenceu a Raimundo Marinho. O conjunto inclui jornais, revistas, livros, fotografias, fitas VHS e muito mais, portanto, é um passeio imperdível para quem visita essa cidade histórica.

• Praia do Pontal do Peba

Nem só de história vive Penedo, mas também de belezas naturais! O mar que banha essa praia é extremamente calmo e propício para pescaria, inclusive, com grande quantidade de peixes o ano todo. A faixa de areia é bem larga e quase totalmente plana, o que possibilita uma boa caminhada. Mas tome um pouco de cuidado: é comum veículos circularem pela orla.

• Convento Nossa Senhora dos Anjos

A estrutura abriga um convento e uma igreja, cuja arquitetura é típica do período colonial brasileiro. Tanto a construção quanto as obras que podem ser observadas em seu interior têm características barrocas. Os afrescos enchem os olhos de qualquer um. É o tipo de lugar que atrai os turistas independente da religião, apenas pela beleza do empreendimento em si.

• Teatro Sete de Setembro

É outro ponto turístico importante de Penedo, projetado por um arquiteto italiano no século XIX. Em seu palco já se apresentaram grandes companhias nacionais e internacionais. A sofisticação do espaço impressiona.

Comentários de Penedo

Srs. Em minha concepçao,a me trópole de Penedo,constitú i-se uma bênção de Deus, aos Alagôanos, e não pre- ciso ser prolíxo para tecer, os presentes comentários! Também, não é pelo fato de ter sido criado aí e de, ter estudados minhas pri- meiras lições no Colégio I maculada Conceição --,ho je um Faculdade!mas pelo fato de ser uma cidade bo nita mesmo. Destarte, pô- sto isto, diante de tôdo o expôsto, e nêstes têrmos, Att, Viatalino Silva. Admirador de Penedo.
Por: José Vitalino Da Silva Filho. [Zezinho].

EU SOU fà DE PENEDO, JA ESTIVE AI EM 1992 FOI O LUGAR MAIS LINDO QUE JA CONHECI NA MINHA VIDA TENHO MUITAS LENBRANÇAS DESTE LUGAR,TIVE MEU PRIMEIRO AMOR AI UM DIA VOLTAREI PARA VELO SE POSSIVEL MANDE PARA MIM FTOS DAQUELES MOTORISTAS DE ONIBUNS DO FINAL POR FAVOR E MAIS FOTOS DA CIDADE TENHO MUITAS SAUDADES DESTE POVO A FAMILIA DO MEU PAI E DE PENEDO MAS PERDI O CONTATO BEIJOS PARA VC QUE LEU ESTAS PALAVRAS DE SAUDADES ME MANDE NOTICIAS
Por: MARILU BATISTA

Existe varios restaurantes em Penedo e com deliciosos pratos tipicos , como ensopado de jacaré, pirão de pitú, escabeche de piranha e peixada entre outros, que chamam a atenção de qualquer turista que chega nesta cidade encantadora. ps.: sou moradora de PENEDO-AL
Por: karlinne cordeiro

Sou casado com uma alagoana de Arapiraca. Conheço razoavelmente o Estado de Alagoas por onde já "naveguei" muito de carro. Escolhi Penedo como a mais bela cidade alagoana. Penedo tem duas faces. uma moderna e a outra antiga. Essa última, composta de casario em estilo colonial, todas muito bem cuidadas aparentemente pintadas ontem. Tudo muito bem cuidado. Nada daquelas casas velhas e mal cuidadas em lugares tombados. A parte moderna, nada tem a dever às cidades novas de outras partes do Brasil. É uma cidade nova crescendo ao lado de outra que, preservadíssima, deve ter sido a habitação de milhonários de antigamente. Suponho. Nada sei sobre sua história. Finalizo dizendo que lamentavelmente não há iniciativa oficial de divulgação dessa riqueza escondida no interior de Alagoas. Quem puder visite-a. Terá uma agradável surpresa.
Por: IVO NOLASCO

Realmente uma bela ciadde histórica penedo é gostei muito de fazer uma viagem até auele lugar com sua arquiteturas barrocas lindas e muito mais pra- fala em história Brigado.
Por: aldo thaffarel cilva NUnes santos

Olá, boa tarde, gostaria de registrar aqui minha alegria e satisfação em conhecer essa cidade muito bonita e hospitaleira. Faz tempo que não volto lá, mas com certeza ela esta em primeirolugar no meu roteiro de ferias. Sou de Salvador e Penedo nos remota e muito a salvador, eu digo que é uma replica do centro historico de Salvador melhor conservada.
Por: Luciano

penedo e uma cidade maravilhosa e o meu lugar onde nasçie bjs janaina com carinho
Por: janaina cristine dos santos

Penedo além de ser um lugar de gente alegre e hospitaleira, suas ladeiras nos remontam a história da colonização onde seu casario e igrejas seculares demonstram a importância que esta cidade teve como porto fluvial de exportação canavieira e estratérgico para as primeiras incursões ao sertão. Tendo sida registrada até nas pinturas de Franz Post da comitiva Nassoviana. Sendo hoje o exemplo preservado de nossa riqueza cultural. Por isso devemos nos orgulhar, conhecer e ajudar a preservar esta cidade.
Por: Alexandre Barros

achei muito lindo e rico em historis de seculos passados um lugar que marcou meu coraçao para sempre visitem e viagem no tempo...
Por: lunna

achei muito lindo e rico em historis de seculos passados um lugar que marcou meu coraçao para sempre visitem e viagem no tempo...
Por: lunna

oi adorei ver as foto da cidade gostei muito qualquer dia desse eu vou ate ai um abraco a todos de penedo parabens
Por: joaocarlos amaral pedroso

CHEGAMOS EM PENEDO EM 1997 PARA FAZER OBRAS DE CAPITAÇÃO DE AGUA DO VELHO CHICO PARA IRRIGAÇÃO ONDE CONHECEMOS PESSOAS MARAVILHOSAS COMO WILSON DA MADEREIRA CARAJAS DENTRE OUTROS SEM FALAR NOS FUNCIONARIOS DA OBRA QUE FIZEMOS NA SUBESTAÇÃO CECI CUNHA LÁ NA TAPERA POVO MARAVILHOSO QUE TENHO MUITAS SAUDADES E UM DIA QUERO VOLTAR PARA DAR UM ABRAÇO CALOROSO NESSE POVO E TAMBEM A COMIDA MARAVILHOSA DO RESTAURANTE CAPESPE E DO QUIOSQUE DA MARLI E O AMBIENTS DA DONA NENE E CARIOCA VO VOLTAR SE POSSIVEL MANDE UM ABRAÇO PARA O WILSON DA CARAJAS
Por: VALDIR - CHAVI E COPABO CONSTRUTORA

morei ai q saudadess dessas aguas quentessss.. breve voltarei pra uma visita linda cidade..
Por: marcela

quando eu larissa fui para a cidade Penedo com a minha escola O PATINHO FEIO eu gostei muito,muito mesmo dessa cidade.Eu moro em Alagoas mas não em penedo em Maceió,quem é de penedo deve amar essa cidade como eu amei.A cidade Penedo sempre vai marca no meu coração até quando eu tive com 80 anos eu vou me lembrar dessa cidade que sempre vai ta aqui ♥ com migo!
Por: larissa sampaio

Penedo tem muitas maravilhas, ex: a Igreja das correntes pq nela tem um espaço onde os escravos fugiam pra sobreviver e saim na rocheira. é muito linda msm, só q nem toda a população sabe da valor a essa blz.
Por: joelma

O meu sonho é conhecer a cidade onde nasci,pois sai daí muito pequena viemos para Minas Gerais, hoje estou tendo oportunidade de conhecer atraves desse site, mas se Deus Quiser em breve irei conhecer
Por: Suelene Fernades Ferreira

Penedo - AL é uma cidade historica e cheia de charme, um povo hospitaleiro. Adoro Penedo !!! É uma cidade as margens do rio são francisco e com um acervo cultural excelente para voce conhecer.
Por: Nivaldo Almeida Galvão

Nasci nesta cidade, saí dela aos 14 anos. Sinto muita saudade, fui até Maceióem 08 e não deu para chegar até aí. Sentí muito. E as fotos das escolas colégio, Rua da Praia, Cajueiro Grande, Praça da Alegria, Rua dos Pescadores etc. Aquele abraço para minha querida cidade. Por que não fazem excursões para Penedo?
Por: Deusdete

Fui a Penedo já faz muitos anos, é uma aula de história viva, o povo muito acolhedor. Mas o mais importante foi a penedense que escolhi para ser minha companheira, muito em breve voltaremos para comemoração das festas de Nossa Senhora do Rosario.
Por: Sergio Lopes

nasci ai mais to a 27 anos longe,hoje moro em indaiatuba-sp mais dia 02/04/2011 estarei ai de novo para rever meu povo e matar a saudade de minha cidade natal bjs.
Por: Francileide Ferreira

Já morei em penedo e essa cidade é mesmo maravilhosa morro de saudades dai
Por: ana carlavieira de faria

essa é minha cidade maravilhosa! eu chamo de minha penedo! é uma cidade inesquecivel.
Por: Mara Nunes

Informações de Penedo

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Foz do Velho Chico

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Existem duas versões para a origem do município de Penedo. A primeira, de que a criação do povoado está relacionado a Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da capitania de Pernambuco, que se aventurou em viagens de exploração do rio São Francisco. A segunda, mais divulgada, credita essa responsabilidade a seu filho, Duarte Coelho de Albuquerque, que herdou a capitania. De acordo com o historiador Craveiro Costa, a conquista de Alagoas e, particularmente, de Penedo, começou em 1560, quando Albuquerque organizou duas bandeiras: uma com destino ao norte de Olinda e outra para o sul.
A que se dirigiu ao sul atingiu o rio São Francisco entre 1560 e 1565. A primeira sesmaria registrada na região data de 1596, mas acredita-se que o povoado só foi oficialmente fundado a partir de 1613, com o recebimento de uma sesmaria por Cristóvão da Rocha. Em 1636, foi elevada à Vila de São Francisco e no final do século XVII passou a ser chamada de Penedo do Rio São Francisco. Em 1842, foi elevada à categoria de cidade.
Erguendo-se imponente sobre um rochedo às margens do rio São Francisco, a cidade de Penedo é um relicário vivo, que conserva um patrimônio artístico-cultural de grande valor, tendo sido palco dos acontecimentos mais importantes do Brasil Colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de conventos e igrejas. 

Significado do Nome:

Para alguns historiadores, o nome primitivo do Penedo, deveria ter sido “SÃO FRANCISCO”. O nome desse notável rio, no linguajar indígena (Caetés), os primitivos habitantes da zona sanfranciscana, foi “OPARA” (Rio do Mar), ou “PARÁ”. O Rio São Francisco foi descoberto em 1501 por Américo Vespúcio e batizado com o nome do Santo de Assis. Já no mapa geográfico do Brasil, feito pelo Cantino em 1502, aparece o nome do Rio São Francisco. Com o tempo, o povoado teve o seu nome consagrado de “PENEDO”. Pelo foral de D. João III, em 1534, foram criadas as Capitanias Hereditárias no Brasil Colônia, sendo a de Pernambuco, entregue aos cuidados de Duarte Coelho Pereira. Já de posse do seu domínio, programou duas bandeiras; uma iria para o norte, até a Paraíba e outra para o sul, até a Foz do Rio São Francisco. Chegando à sua Foz, resolveu subir, parando em uma localidade de nome “PENEDO”, já ocupada pelos franceses na cata do pau-brasil. Lá deixou uns poucos colonos, retornando à sede de seu governo. Essa viagem, tudo indica que foi em 1545. Com a sua morte, a Capitania de Pernambuco passou a ser administrada por sua esposa Dona Brites, até que foi nomeado o segundo Donatário, o seu filho Duarte Coelho Pereira de Albuquerque. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Penedense

População:

60.389 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade do Penedo foi incluída como um dos sete destinos turísticos pelo fórum mundial de turismo de 2005 do Movimento Brasil de Turismo e Cultura (MBTC). O MBTC, é uma iniciativa de ação contínua, que tem como missão estimular o desenvolvimento local sustentável através do turismo e da valorização da cultura. As ações e iniciativas do forum são identificadas pela marca destinations. E como dito a cidade do Penedo foi lançada como um destes destinos turísticos.

Clima:

Tropical úmido  

Temperatura Média:

27° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Microrregião de Penedo 

Limites:

Coruripe, Igreja Nova, Piaçabuçú, Feliz Deserto e Rio São Francisco 

Acesso Rodoviário:

AL-101 Sul, BR-101 Sul, BR-110 e 225 

Distâncias:

Da Capital:

157 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Fundação Casa do Penedo

Fundada em 1992, tem por objetivo a preservação da memória da cidade, em especial do seu patrimônio artístico e cultural. A Fundação Casa do Penedo, em sua sede própria - na rua João Pessoa 126 -, tem uma biblioteca e hemeroteca especializadas, um arquivo iconográfico e documental informatizados. 

Patrimônio histórico

A cidade também tem parte de seu patrimônio histórico preservado, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, tombada pelo IPHAN e considerada uma das mais belas do país, com detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, e decorada com azulejos portugueses do Império e piso de cerâmica inglês. Ao lado, encontra-se o Paço Imperial, hospedagem de Dom Pedro II em 1859, onde estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil. O ilustre visitante, segundo conta o imaginário popular, teria dito que "o local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da Província".

Igreja e o Convento de Nossa Senhora dos Anjos

Datadas no século XVIII, com detalhes barrocos; e a Igreja de São Gonçalo Garcia. A cultura ribeirinha, expressa pela localização da cidade às margens do Rio São Francisco, também é encontrada nos casarios e ruas de Penedo. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES

DATA: 1ª semana de janeiro

Festa tradicional católica, onde o preparo e o religioso se misturam. É nesse período que ocorre a maior procissão fluvial do Baixo São Francisco, com um cortejo de uma
média de 100 embarcações nas águas do Velho Chico.

FESTIVAL DE TRADIÇÕES POPULARES

Festa onde todas as tradições populares são expostas sob a forma das mais diversas manifestações. Durante duas semanas, acontecem várias apresentações folclóricas, concurso de poesia falada, apresentações de peças teatrais, exposições de pintura e escultura, show de música erudita, mostra de vídeo e discussões sobre assuntos de âmbito cultural.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Durante as comemorações festivas do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, e realizado competições de: nado livre, corrida de canoas e travessia do rio São Francisco.

CARNAVAL

DATA: Móvel

Em Penedo, o movimento carnavalesco é muito forte. Festa que nos resgata todas as tradições da cidade, que conta com desfiles de blocos e boneco gigantes, além de batucadas.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

DATA: 12 de abril

FESTIVAL DE JIPEIROS

DATA: 1ª quinzena de junho

Festival que reúne os amantes do esporte radical e da natureza, durante 72 horas, para participarem de duas provas: prova de trilha e prova conometrada.

FESTAS JUNINAS

DATA: 22 à 29 de junho

Festa tradicional, onde a população incorpora o espírito junino, seja ornamentando as ruas, distribuindo comidas típicas ou participando de quadrilhas e brincadeiras referente às festas juninas.

VAQUEJADA

DATA: 2ª quinzena de setembro

Encontro de vaqueiros de toda região Nordeste, onde ocorre as provas tradicionais. São 04 dias de festa, shows de forró e fortes emoções.

FESTA DE NOSSA SENHORA

DO ROSÁRIO

DATA: 7 de outubro

Festa religiosa tradicional, quando toda comunidade reverencia com fervor a sua Padroeira. Marcado de ritos da Igreja Católica, inicia-se com novenário, seguido de apresentações folclóricas, quermesses, parque de diversão, leilão de gado, culminando com a procissão da Padroeira, que passa por um grande número de ruas da cidade.

GINCANA DE PESCA DE ARREMESSO

DATA: novembro

Festa organizada pelo Clube de Pesca de Penedo (CAPESPE), que reúne pescadores de todo país, constituindo uma das maiores adesões do litoral nordestino. A gincana de pesca já faz parte do calendário tradicional das festas da cidade. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PENEDO

E-mail: gapre@penedo.al.gov.br

Telefones: (82) 3551-5295

Sites: http://www.penedo.al.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário
 
Av. Duque de Caxias, Centro Histórico
Telefone: (82) 3551-2602

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Real Alagoas - (82) 3551-2602
1 – Penedo / Maceió (diário)
Executivo – 5:30h e 16:30h
Pinga – 5:30h, 5:40h, 9h, 11:30h, 14:30h, 16:30h.

2 – Penedo / Arapiraca (diário)
de hora em hora.

3 – Penedo / Igreja Nova (diário)
6h e 19h.

Senhor do Bonfim – (82) 3551-2602
1 – Penedo / Aracaju (diário)
6h.

2 – Penedo / Salvador (diário)
6h.

Empresa São Geraldo – (82) 3551-6112
1 – Penedo / São Paulo (diário)

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (82) 3551-2532

Sites: http://www.guiamais.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

BANCOS:

1 – Banco Brasileiro de Descontos
Av. Duque de Caxias, 71 – Centro
Fone: (82) 3551-2627
Serviço: 24 horas

2 – Caixa Econômica Federal
Av. Floriano Peixoto, 09 – Centro
Fone: (82) 3551-2263
Serviço: 24 horas.

3 – Banco do Nordeste
Av. Floriano Peixoto, 09 – Centro
Fone: (82) 3551-2621

4 – Banco do Brasil
Av. Duque de Caxias, 137 – Centro
Fone: (82) 3551-2244
Serviço: 24 horas.
 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.maisalagoas.uol.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Barão de Penedo (1815-1906) - O Barão de Penedo, que, da Inglaterra, atendeu a pedido de auxílio da Filarmônica de sua cidade natal, distinguiu-se também diplomaticamente junto à Santa Sé (1873) na "Questão Religiosa". Salientou-se sobretudo como presidente da Comissão Brasileira na Exposição Universal de Paris, contribuindo com seus escritos para o realce do país, sendo condecorado pelos seus esforços com o título de Barão.
- Manoel Joaquim Fernandes - Nascido em 17 de março do 1802. Também exerceu cargos relevantes no Governo, e foi Deputado. Autoridade em Ciências Físicas, com renome internacional. Morreu em 1840, na Bahia, deixando uma lacuna irreparável.
- Frei José da Santa Engrácia - Da Ordem Franciscana. Erudito, pregador eloqüente, músico e autor de muitas peças desta arte. Foi professor do Convento de São Francisco. Faleceu no ano de 1828.
- Dom Jonas de Araújo Batinga - Nascido em 24 de marco de 1865. Ordenou-­se sacerdote em Fortaleza. Foi reitor do Seminário de Maceió. Elevado a dignidade de bispo de Penedo, Diocese do rio São Francisco, por Bento XV em 1918.
- Dr. José Maurício Fernandes Pereira de Barros - Nascido no dia 17 de março de 1802. Fez o seu curso superior de medicina na Europa. Regressando ao Brasil foi eleito deputado a assembléia geral em 1834/1838 por Alagoas. Foi depois eleito Presidente da Província do Espírito Santo.
- Ernani Otacílio Méro - Nascido em 15 de fevereiro de 1925. Recebeu lições de patriotismo, civismo, dignidade e humanismo. Professor pesquisador e Historiador gráfico, desde o ano de 1974 vinha escrevendo sobre a História Oparina, contribuindo dessa forma para o conhecimento do nossa terra. Faleceu em Maceió, em 24 de janeiro de 1997.
- Eduardo Pinheiro Lobo - Nasceu em dezembro de 1876. É considerado o "Pai das Relações Públicas no Brasil", por ter sido o pioneiro dessa atividade profissional em nosso país, implantando na direção do 1° Departamento de Relações Públicas de que se tem conhecimento, diretrizes fundamentais que sobrevivem até hoje, ao lado de novas técnicas. É formado em Engenharia na Inglaterra e veio a falecer em 15 de fevereiro do 1933.
- Antônio de Freitas Cavalcanti - Nascido no dia 17 de dezembro do 1908. Formado pela Faculdade de Direito do Recife. Antes de colar grau fez parte de uma Embaixada Universitária em Buenos Aires. Depois de formado residiu em Belo Horizonte, onde cursou Jornalismo Político. Em Maceió, Dirigiu o jornal "Diário do Povo" e exerceu várias funções na administração do estado. Foi diretor da Imprensa Oficial. Nomeado professor de Teoria Geral do Estado, pela Faculdade de Direito de Alagoas, exerceu sempre a profissão de advogado com brilho e relevo notavelmente no foco criminal. Iniciou sua carreira política em 1935, sendo eleito Deputado Estadual.
- Comendador José da Silva Peixoto - Pessoa de suma importância para a cidade de Penedo, tanto que há um busto seu na praça Jácome Calheiros, o edifício "José da Silva Peixoto" que é sede do BNB e o maior colégio estadual da cidade para sua homenangem, além de um conjunto residencial em Maceió, no Jacintinho. Nasceu em 1899. Industrial de sucesso em Neópolis-SE, investia o mais que podia em sua querida terra Natal. Em 1928 doou sua quadra particular de tênis para fundar o hoje octagenério Penedo Tênis Clube. Junto com seu filho - Roberto Peixoto, trouxe energia elétrica gerada por Paulo Afonso à Penedo, atravessando o Rio São Francisco. Penedo foi a primeira cidade do interior de Alagoas com energia initerrupta gerada em Paulo Afonso. Em 1956 iniciou a construção do então melhor Hotel de Alagoas, o Hotel São Francisco inaugurado em 1962. Ainda é a melhor hospedagem em Penedo até os dias de hoje. Junto com ele, o cine-teatro São Francisco que foi palco do Festival de Cinema Brasileiro de Penedo, que contou com presenças ilustres como as de Cacá Diegues, Lima Duarte, Milton Gonçalves, Glória Menezes, Vera Fischer,dentre outros e onde houve grandes apresentações de artistas de renome como: Roberto Carlos, Djavan, Fagner, dentre outros. Faleceu em 1977, trazendo muita tristeza para a cidade que ele tanto ajudou.

- Outros filhos ilustres: Elísio de Carvalho (1880 - 1925); Sabino Romariz (1873 - 1913); Inácio Joaquim Passos Júnior (1811 - 1868 ); Inácio de Barros Leite; Fulgino da Silva Lessa (1825 - 1908 ); José Vicente de Araújo Batinga (1850-1883); Ulisses Batinga (1886 - 1918); Machado de Lemos (1838 -1910), Dr. Jairo Leite, Ernani Mero, Dr. Raimundo Marinho, Dr. Alcides Andrade,Tales Cristenes de Oliveira Milo, nascido em 1976 em Penedo-Al ; escritor de pensamentos de reflexão e filho da senhora ilustre professora Geonias de Oliveira Milo. 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Penedo
Fundação:
1636
Altitude:
27m
População:
55.862 habitantes
Área:
690,8km²
Densidade Demográfica:
80,87hab/km²
CEP:
57200-000

Envie seu comentário sobre Penedo