Cariré

Cariré-CE
banner

Bem-vindo a Cariré!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Cariré, fotos, informações, os principais hotéis de Cariré, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Cariré, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 158m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.439 habitantes. A área total de Cariré é de 711,2km², e sua densidade demográfica é de 25,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cariré-CE é 62184-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cariré

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O arraial formou-se nos idos crepusculares do Século XIX, tendo por estímulo a construção da Ferrovia Sobral-Cratéus. A elevação do povoado à categoria de Vila e Município, respectivamente, deu-se conforme Lei nº 2.704, de 16 de setembro de 1929, agregando  em sua jurisdição os Distritos de Barra do Macaco, Riacho Guimarães e Taquara. Suprimido conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio  de 1932 e restaurado segundo Lei nº 157, de 23 de setembro de 1935, com exclusão dos Distritos antes agregados. Com o advento do Dec-Lei nº 169, de 31 de março de 1938, teve por retorno o Distrito de Riacho Guimarães. O Decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, atribuiu-lhe o título de Cidade, modificando-lhe a base territorial. Excluiu o Distrito de Entre Rios (Barra do Macaco). Na divisão Territorial de 1939, foram –lhe acrescidos ou ratificados jurisdicionalmente os Distritos de Arariús e Riacho Guimarães. Os seus implementos de apoio eclesial datam do final do Século XIX, época em que se iniciaram as obras de construção da primitiva capela, dedicando-se o padroado em honra a Santo   Antônio de Pádua. Os atos inaugurais dessa capela ocorreram a 19 de março de 1938, tendo como oficiante Monsenhor Diogo de Sousa Lima, vigário da Diocese de Sobral. A ampliação e transformação da capela em Igreja-Matriz constam como tendo ocorrido em 1939, sob a direção do padre Domingos de Araújo. A criação da Freguesia, desmembrada da Paróquia de Sobral, ocorreu a 24 de fevereiro de 1944, tendo como  seu primeiro vigário o padre Tibúrcio Cavalcante de Paula.  

Significado do Nome:

Peixe diferente  

Aniversário da Cidade:

16 de Setembro

Gentílico:

carireense

População:

18.348 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pequena cidade, de um povo humilde e trabalhador e também muito hospitaleiro. Pacata e tranquila, mas sua natureza é linda com rios e balneários, bom para férias.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Noroeste Cearense

Limites:

Varjota, Groaíras, Mucambo, Reriutaba, Sobral, Santa Quitéria, Pacujá 

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

268 km 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Culturais:

-Igreja Matriz

  -Em homenagem ao Padroeiro da cidade, Santo Antonio de Pádua.

Atrativos Naturais:

Rios Acaraú, Jaibaras e Riachão, Serrote, Matias e Serrote da Onça, Açude Chuí.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-2º Final de semana de cada mês

  -Feira de Caprinos e Ovinos

-Semana Santa

   -Encenação da Paixão de Cristo

-Janeiro

  -Festa de Reis (Reisado)
 
-Junho

  -Festival de Quadrilhas Arroz Doce
  -Dia 13 - Festa do padroeiro, Santo Antônio de Pádua

-Setembro

  -Semana do Município: Aniversário de Cariré (dia 16), Vaquejada e Expocariré

-Outubro

  -Festa de São francisco

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRÉ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.carire.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (88) 3646-1268

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (88) 3646-1161

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: 190

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org/

-http://www.citybrazil.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-A vegetação predominante é a caatinga.

 

 

 

 

 

 

Comentários de Cariré

e uma cidade boa e muito bom de passar as ferias ou as festas que tem as vaquejadas o carnaval
Por: weslley araujo azevedo

melhor cidade do interior do estado. boa gente.hospitaleiro e muita simpatia. eu estive la ano pasado e fiquei deslubrado com balnearios e as margem do rio acaraú muito bom mesmo......
Por: marcos

Cidade maravilhosa, tranquila e cade dia estar mudificando parabens.
Por: Antonia de maria

carire muito bom tem feira e so o o prefeito cuidar mais da cidade
Por: thiago marques

Cidade de um povo humilde e trabalhador terra pacata e tranquila. Que se desenvolva essa querida terra.
Por: romulo ponte

Claro!..conhesso muito,ótima cidade,um povo extremamente ospitaleiro.com pontos turísticos extremamente naturais,alguns até hoje nunca sofreram alterações humanas,a cidade é linda,aconselho a ir.
Por: Jadson Bruno

Olá, sou filho do Zé Adolfo, aquele que concerta TV e sobra peça pra montar outra. rs.. amooooooooo esta cidade.
Por: Rildo

Meu nome é Nasaré, nasci em Cariré sou filha do Luiz Ciriaco e Tereza. Meus avós maternos são Sr Antonio e Maria egidio, eles moravam depois da linha de ferro indo para a fazenda do Sr Eriberto, tomei muito banho no açude velho com minha tia Celia.Meus avós ainda são vivos e moram em Maricá no Rio de Janeiro, eu sou casada e moro em Aparecida de Goiania / Go. ainda tenho tio e primos que moram aí tenho muita saudade do tempo que eu ia passar as férias na casa da minha vó, ah tinha uma pessoa maravilhosa que eu amava demais ele se chamava João Silveira e eu o chamava de vô.para todos de Cariré o meu abraço cheio de saudades da cidade que nasci. Nasaré.
Por: maria de nasaré vieeira egidio

Conheço a cidade tenho parentes nela e so tenho a a acrescentar em quem quiser tirar suas ferias la pois e uma cidade pequena que tem tudo o que o Ceara pode oferecer de uma cidade eu conheço e conheça vc tambem !!!!
Por: Etelvina Laureano Brandão de Oliveira

uma bela cidade. As margem do rio acaraú. muito bom mesmo. eu adorei...
Por: marcos rodrigues

É uma cidade calma e pacata pra quem quer realmente descançar, realmente vai encontrar um lugar bem tranquilo, é tudo de bom, e o lazer também ñ falta a noite tem prça, de dia tem os banhos, rio e açudes, é ótimo...
Por: ateles

adoro a cidade de carire que e uma cidade tranquila e pequena
Por: marcella

sou natural de cariré ,cidade que tanto amo.atualmente moro em recife-pe, mas tenho alguns amigos em cariré um deles é vertin filho de seu vilemar e dona maria, um casal muito especial, que sempre me tratou como um filho. cariré é uma ciadade especial por vários motivos, primeiro porque nasci e morei em cariré e por tudo de bom que tem no município como: açudes, igrejas,vaquejadas,rio acaraú,a história em si, entre muitas outras culturas. ABRAÇOS A TODO POVO CARIRÉENSE 14/09/2009 DE SEU FILHO EDMO
Por: edmo

sou filho desta bonita e pacata cidade sempre que conversos com amigos me reve-me que ali nasci,adoro ver as ruas da cidade são largas e planejadas. sou zé costa tenho mãe e irmãos . acompanho pela internete as noticias. abraços
Por: jose costa

Cariré cidade maravilhosa!! Cariré terra querida
Por: Raysla Lima

sou suspeito pra falar, mas cariré é a 8ª MARAVILHA DO MUNDO. QUE VOSSA EXCELENCIA AÍ MANTENHA ISSO FOI ELEITO PRA ISSO.
Por: beto aragão

gostei muito de carire. é uma cidade muita bonita. gostei muito
Por: antonio sergio

Esta Cidade me lembra muitas coisa, Fui muito brincalhão juntos com meus amigos que eram Alexandre, Mamá, Sergio, Reginaldo, meu saudoso amigo José Antônio, Paulo e outros mais. Tenho muita saudades. Hoje moro ha mais de 21 anos no Rio e sempre que posso vejos fotos da Cidade Pela Internet. Eu sou o Bibi filho do Alcides. Abraços carinosos para todos os meus conterâneo
Por: Antonio Regis farias

Que saudade daquela linda praça onde ficávamos centados após a aula no Ginásio Coronel Quirino Rodrigues aguardando o transporte que nos locomovia para nossas casas.
Por: Luzia Alves Teles

apesar de ser de cariré nunca tinha ido la mas no final do ano passado fui lá e muito bom tudo diferente opessoal e muito cinpatico
Por: francisco felipe do nascimento rocha

Já visitei essa cidade maravilhosa,conheci muita gente dessa inesquecível e acolhedora cidade, e tive o prazer de viver nela por uma década e meia.Foram dias felizes junto de tanta gente boa.
Por: Abilio Araújo Costa

ola me chamo caetano sou, nacido e criado nesta nesta, cidade maravilhosa sou filho de dona rita piaba atulmente moro no rio de janeiro , sempre que posso eu vou da , uma passeada nessa cidade maravilhosa ,um abraço para, todos.
Por: caetano

kra õ cidade massa visite cariré vc numca irá esdqueser
Por: arthur

sou filho do municipio mais hà muito tempo não vou a essa cidade ;a não sei ném do que acontece por ai! um abraço...
Por: antonio(lucas)

CIDADESIZHA QUE EU AMOO NUM DEIXOO ESSA CIDADE NUMQUINHA ;. MUITO ESPECIAL ..
Por: Rayane Melo Azevedo

A cidade de Cariré é um lugar tranquilo, bonito e bom de se viver. Visite-nos!
Por: Fernando Araujo

Sou estudante de logistica em Santa Isabel sp ,e sua cidade foi escolhida por nós para simular um processo de exportação para Irlanda e assim que concluirmos e apresentarmos estarei enviando esse trabalho e quem sabe vocês poderiam estar explorando esse potencial local,e gostaria depois de saber a opinião sobre nossa estratégica de exportação. Que Deus abençõe à todos em nome de Jesus . Fernando Zanchetta
Por: fernando zanchetta

Eu amo Carire, eu morava la ,mas faz dois anos q vim morar em Itapoipoca. Lá e muito bom,ha pessoas maravilhosas. Sinto muitas saudades .
Por: Idarlana

e um cidade muito boa eu recomendo todos a visita-la pois não vão se arrepende.
Por: josino

nao ha lugar melhor o mundo se naofor carire carire nosa terraquerida e amada eu amo carire e destritos mukas
Por: mariana

carire sempre esteve e sempre vai estar em meu coraçao lembro da turma do ginasio quirino rodrigues da pracinha das festas, nossa que saudade!foi nesta maravilhosa cidade que vivi uma das mais belas fases da minha vida:adolescencia. um abraço a todos com certeza ainda volto para fazer uma visita
Por: maria do carmo pereira da silva

Vi comentários de pessoas que vejo ha muito tempo. Eu também tenho muita saudade. Lembro de todas as brincadeiras que fazia junto com todos.
Por: Antonio Regis (Bibi)

sou carireence com muito orgulho adoro as aguas rio acarau pricipalmente rio mulungu passagens molhada de alto feliz pena que moro em fortaleza nao posso curti no momento mas sou muito feliz por ser de alto feliz carire
Por: macelo nascimento

TEM MUITA DIVESÃO E MULHER BONITA TEM GENTE AMIGA HOSPITALHERA ÓTIMOS PROFESSORES E
Por: CARLOS GAMA DA SILVA

Eu amo essa maravilhosa, onde nasci e me criei e moro ate hoje com muito orgulho. Cidade pacata e recomendo a todos a visita-la, pois nao se arrependeram. Venha conhecer Carire. Tenho certeza que irao gostar... Carlos galan.
Por: Carlos galan

no momento estou em cabo frio rio de janeiro mas não esqueço nunca meu cariré qualquer hora estarei de vouta um abraço a todos os meus comterrano|
Por: josé de lima Alvez feitosa

gostei muito vaqueijada passada gostaria de saber quando vai ser a proscima. gostaria esta presente.ok
Por: antonio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cariré
Fundação:
1935
Altitude:
158m
População:
18.439 habitantes
Área:
711,2km²
Densidade Demográfica:
25,93hab/km²
CEP:
62184-000

Envie seu comentário sobre Cariré

banner