Barra do Cunhaú

Barra do Cunhaú -RN
banner

Bem-vindo a Barra do Cunhaú !

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Barra do Cunhaú e muitas outras opções de hospedagem na cidade Barra do Cunhaú . Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Barra do Cunhaú .

Informações de Barra do Cunhaú

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Barra de Cunhaú fica no município de Canguaretama no litoral sul do Rio Grande do Norte. 
Localizada no município de Canguaretama, Barra do Cunhaú possui lindas paisagens com coqueiros e rios de águas verdes e límpidas. Na praia, os recifes formam piscinas naturais para banho entre a foz dos rios Catú e Curimataú além das dunas. Um cenário perfeito para o descanso. Este ambiente hospeda a rica vida dos manguezais e dos criadouros de camarão em abundância no local.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Feche os olhos e imagine um rio desaguando numa praia. A imagem que veio à sua cabeça foi paradisíaca e maravilhosa? Sua mente estava certa, essa é Barra do Cunhaú. De acordo com a Revista Veja, a primeira impressão de quem chega aqui é de estar diante de uma enorme lagoa de água doce, em vez do Oceano Atlântico. As praias daqui que são calmas e a extensa faixa de areia quase deserta te fazem sentir num dos mais bonitos cenários do nordeste das novelas brasileiras.

Clima: 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.  

Temperatura Média

Média: 25,6 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Sul.

Limites

Norte –  Tibau do Sul e Goianinha
Sul    –   Estado da Paraíba, Pedro Velho e Baía Formosa
Leste –   Baía Formosa, Oceano Atlântico e Vila Flôr
Oeste–   Espírito Santo e Pedro Velho

Acesso Rodoviário 

DE CARRO, VINDO DE NATAL 

Para chegar em Barra do Cunhaú vindo de Natal são 72 quilômetros de estrada em direção ao sul. O acesso é feito pela BR-101, com entrada à esquerda no município de Canguaretama. Em Canguaretama, siga cerca de 13km pela RN-269 até o litoral.
Pela beira-mar, são 60 km de um percurso que alterna praias e estradas de terra do litoral sul do Rio Grande do Norte. A vista é o ponto alto deste roteiro que pode ser feito com veículo 4x4 ou buggy. Ao chegar na Lagoa de Guaraíras, atravesse nas balsas até Tibau do Sul e siga pela estrada até Pipa, na altura do Hotel Village Natureza. Nesse ponto, uma placa indica Sibaúma à direita e Pipa à esquerda. Tome a estrada para Sibaúma, onde você terá que tomar uma outra balsa para cruzar o Rio Catú. Do outro lado do rio fica Barra do Cunhaú. 

DE CARRO VINDO DE JOÃO PESSOA

Pela BR-101, Barra de Cunhaú fica a 95 quilômetros ao norte de João Pessoa. Ao chegar na cidade de Canguaretama, entre à direita e siga pela estrada (RN-269) até o litoral. Ir para Cunhaú é uma esticada obrigatória para quem está em Barra de Camaratuba. Basta percorrer mais 30 quilômetros pela BR-101 na direção de Natal.  

Distâncias:

Da Capital:

75 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A localidade apresenta uma boa infraestrutura para turismo, com pousadas e ótimos restaurantes. A gastronomia no local é abastecida em sua maioria por frutos do mar, como os deliciosos e suculentos camarões, lagosta, entre outros. As opções são tantas, que você pode escolher um tranqüilo banho de rio nas águas do Curimataú ou o surf no Pontal da boca da barra. O kitesurf e o windsurf encontram também o lugar ideal para a prática, tanto no rio quanto na praia. E se você quer passar mais tempo e conhecer o estilo de vida pacato da cidade, é possível alugar uma casa modesta e passar o verão como fazem muitos potiguares, paraibanos e pernambucanos.

Principais Pontos Turísticos:

PASSEIOS DE BARCO E PESCA

PRAIA DO BRAÇO DE MAR (OU DO RIO CUNHAÚ) 

Logo na entrada de Barra do Cunhaú, você pode ver uma larga faixa de água que adentra a Mata Atlântica de um lado e forma um mangue, riquíssimo em sua fauna, do outro. Muitos se confundem dizendo que aquele é o rio Cunhaú, porém, a verdade é que é um braço de mar, onde o rio Cunhaú deságua, fazendo trio com os rios Guaratuba e Curimataú, que também tem ali sua foz.
Esse braço de mar avança terra adentro por mais de 3 Km, quando encontra os três rios, sendo o Cunhaú o maior deles, formando, nessa mistura da água salgada com a doce, o manguezal. Neste ecossistema, os turistas se deleitam quando os caiçaras retiram enormes caranguejos. O banho de lama do mangue também é uma tradição, pois é fato que os microorganismos ali depositados têm ação cosmética sobre a pele.
No lado oposto desta praia, água salgada e mansa, onde banhistas se deixam levar pela calma e de onde partem passeios de barco, lancha, jet-ski e caiaque, além, é claro, do kitesurf, o esporte da moda, que invade essa praia nos dias em que os ventos estão mais fortes.
A pesca esportiva também é uma opção, já que este braço de mar abriga centenas de espécies de peixe, como sardinhas, tainhas, robalos e xaréus, entre outros.  

PRAIA DA RESTINGA

Os passeios de barco por esse braço de mar, adentrando o manguezal, terminam na Praia da Restinga, também conhecida como Praia do Outro Lado. É o lugar preferido pelos kitesurfistas e pelos que buscam animação, pois é uma das praias mais movimentadas de Cunhaú – na verdade, o local pertence ao município de Baía Formosa, onde se chega, percorrendo a orla, depois de cerca de 20 Km, mas somente com carros traçados ou de bugue.
Quando os barcos aportam, anda-se alguns metros em meio às dunas, que forma mais um ecossistema deste lugar mágico que é o litoral Sul do RN. Logo se avistam as barracas de praia, que servem peixes, camarões, lagostas e ostras frescos, e drinques e sucos adoçados com o sabor das frutas regionais.
Além do kitesurf, o body-board é uma opção para os menos radicais. Com ondas mansas, forma uma grande piscina natural. É só caminhar um pouco para o lado oposto ao de Baía Formosa e pronto, a grande piscina está lá, propícia para mergulhos com snorkel. Massagens à beira-mar são uma excelente pedida para quem quer só relaxar. A areia branca forma uma daquelas paisagens de filme, em que as crianças sentam para fazer castelinhos e onde se encontram milhares de conchinhas. À praia da Restinga, também se pode chegar com a balsa, que leva automóveis e passageiros até a outra margem do braço de mar, partindo da Boca da Barra.

PRAIA DA BOCA DA BARRA

A Praia da Boca da Barra, além de radical e opção contumaz para os kitesurfistas, é o local de onde saem barcos menores e a balsa que leva turistas para a praia da Restinga. Antes, no braço de mar, águas calmas e limpas, preferidas por turistas da região. Depois, ventos fortes, grandes ondas, mar aberto. A caminhada, pela larga faixa de areia que cobre toda essa extensão, é obrigatória para quem ama contemplar a paisagem, que muda de cores, aromas e sensações a cada passo. Nessa caminhada, você chega à praia do Pontal, a maior de todas.

PRAIA DO PONTAL

Há quem relate que Cunhaú tem uma só praia. Ledo engano, pois são várias e diferenciadas pelos detalhes grandiosos, os quais só a mãe-natureza pode explicar ou é capaz de fazer. Assim, nos deparamos com a Praia do Pontal, que se estende por 5 Km, tendo início na Boca da Barra e terminando na Barrinha, onde deságua o rio Catú, nos limites com Sibaúma, vilarejo pertencente ao município de Tibau do Sul. Nela, grandes piscinas naturais, que apontam na maré baixa e fazem a alegria de turistas e suas famílias. Banhos, mergulhos com ou sem snorkel, pesca de cima dos paredões rochosos que se erguem em frente ao mar bravio, protegendo a orla e transformando cada onda num espetáculo único. A Praia do Pontal é, também, a praia onde está localizada a maioria das barracas de praia, dos restaurantes, dos hotéis, pousadas e casas de veraneio, além dos laboratórios para aprimoramento genético do camarão de cativeiro. Um verdadeiro show de sabor, tranqüilidade e conforto é o que você vai encontrar na Praia do Pontal.

PRAIA DA BARRINHA

O final da orla de Barra do Cunhaú é a Praia da Barrinha, onde o rio Catú se encontra com o mar. Do outro lado, Sibaúma, vila originada de um quilombo. Na maré baixa, a ponta de areia fica à mostra, proporcionando banhos de sol em largas esteiras, saboreando frutos do mar e drinques exóticos, servidos pelas barracas locais. Aprofundando-se no rio Catú, um manguezal se forma em suas escuras águas, para a manutenção e continuidade da vida de animais e plantas existentes naquele habitat. O visual desse pedacinho abençoado é algo de tirar o fôlego, principalmente nos extremos do sol; quando amanhece ou ao iniciar o crepúsculo, a magia invade o local e o barulho das ondas adentrando as águas do Catú parecem uma sinfonia composta por Vivaldi.

KITESURF E ESPORTES DE VENTO

 

O vento constante de Barra do Cunhaú, torna a cidade um ótimo lugar para a prática do Kitesurf e do Windsurf. O velejo pode ser feito na praia ou dentro do rio, com ventos alísios de sudeste, que são mais fortes entre julho e janeiro.
Ótimo destino para treino de kitesurf, sendo uma barra de rio, onde o velejo pode ser feito totalmente no liso. Para os windsurfistas, o local também apresenta ótimas condições, como o velejo fora da barra do rio, na praia, com mar mais agitado.
Os esportes de vento, principalmente o kitesurf, estão mudando a cara da cidade com suas pipas coloridas e chamativas. É comum ver nos dias de vento e fins de semana, dezenas de pipas sobrevoando os céus de Barra do Cunhaú.
Mais e mais kitesurfistas de todo o Brasil e do mundo, têm buscado Barra do Cunhaú, como lugar para a prática do esporte, mudando assim a economia do local.
Confira abaixo um trecho do depoimento na Revista Trip, de Guilly Brandão, campeão mundial da categoria wave, :
"Onde são os melhores lugares para praticar kitesurf no Brasil? De João Pessoa para cima temos condições ideais. Existe um lugar a 15 minutos da Praia da Pipa [ Rio Grande do Norte ], chamado Barra do Cunhaú. A água é lisa e o vento é perfeito. Um dos melhores lugares."

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANGUARETAMA - BARRA DO CUNHAÚ

E-mail:

Telefones: (84) 9141-6495

Sites: http://www.canguaretamarn.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal

Telefone: (84) 3232-7310 / 7311 / 7312

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.barradocunhau.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (84) 3241-2280   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Barra do Cunhaú

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra do Cunhaú

Envie seu comentário sobre Barra do Cunhaú