Santo Antônio do Salto

Santo Antônio do Salto-MG
banner

Bem-vindo a Santo Antônio do Salto!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santo Antônio do Salto, informações e fotos da maravilhosa Santo Antônio do Salto. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santo Antônio do Salto, recomendadas por internautas.

Informações de Santo Antônio do Salto

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Caminhos Reais

Circuito Turístico do Ouro 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Santo Antônio do Salto, é o distrito mais novo de Ouro Preto.
A formação da localidade de Santo Antônio do Salto provavelmente remete ao final do século XVIII, sendo mais uma das inúmeras povoações propiciadas pela exploração aurífera. A ocupação da região, que hoje compõem o distrito, se desenvolveu ao pé da Serra das Lavras Novas, entre as margens do Rio Maynarte e de seu afluente Ribeirão dos Prazeres. Como em quase todas as povoações iniciadas em função do ouro, a localidade do Salto começou sua expansão territorial junto aos primeiros achados minerais. Por sua vez, o distrito não tem uma fundação oficial, ou seja, ao contrário de Ouro Preto, o início de sua história não possui grandes nomes, fatos e datas.
Iniciada no ribeirão, dentro dos domínios da antiga Fazenda do Salto, a exploração aurífera ocorreu apenas na margem esquerda do rio, na parte mais baixa da Serra do Itacolomi, provavelmente devido à falha geológica ocorrente na encosta da montanha. Assim, os primeiros desbravadores priorizaram a parte mais plana da tortuosa região, não só por causa dos primeiros achados minerais, mas também por causa da topografia disforme. Segundo a tradição oral, a toponímia do distrito esta ligada ao rio que corta seus domínios, sendo este o último ponto para se saltar a torrente em acesso à Fazenda Bandeiras, assim como, aos arraiais de Piranga e de Catas Altas. Sua nomenclatura também pode se referir à altura de sua principal cachoeira, que contém um grande salto.
Situado a 800 metros de altitude, o distrito de Santo Antônio do Salto está fixado em um rebaixamento de serras. O lugarejo é de difícil acesso por causa das montanhas que cerceiam a região. Devido ao seu isolamento, o povoado se caracterizou basicamente pela subsistência, exercendo como atividades produtivas a mineração, a agricultura e a pecuária. Neste contexto, a Fazenda Caboclo aparece como umas das mais importantes do distrito, abrangendo grande parte de seus arredores, delimitando fronteira com a região de Chapada. Entre os principais produtos agrícolas produzidos na localidade está a banana, um dos poucos itens concebidos para a comercialização.
 

Significado do Nome:

A toponímia do distrito esta ligada ao rio que corta seus domínios, sendo este o último ponto para se saltar a torrente em acesso à Fazenda Bandeiras.

Aniversário da Cidade:

Gentílico:

População: 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A beleza da paisagem impressiona: um extenso e profundo vale leva à pequena comunidade. Lá embaixo passa um formoso rio, que se encontra com inúmeros cursos d'água, formando várias corredeiras e pequenas quedas. Lá em cima é possível ver a grande Cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda. Na parte alta desta cachoeira está o distrito de Lavras Novas. Local com pouca infra-estrutura, mas com grande potencial turístico. Ideal para passeios ecológicos. Venha conferir!

Clima:

Tropical de altitude, úmido.

Temperatura Média

17,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia BR-381

Localização:

Distrito da região de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais.

Limites:

Sul: Catas Altas da Noruega, Itaverava, Ouro Branco e Congonhas
Oeste: Belo Vale e Moeda
Leste: Mariana
Norte: Itabirito e Santa Bárbara

Distâncias

-Brasília/DF - 852 km

-Belo Horizonte/MG - 127 km

-Rio de Janeiro/RJ - 413 km

-São Paulo/SP - 630 km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Capelinha

  -Com graciosa capelinha ainda existente. Esta paragem situava-se às margens de um antigo caminho de abastecimento, rota secular de tropeiros que negociavam nas fazendas e vendas da região.
Confina o atual distrito com o município de Mariana em cujas terras, do outro lado da imponente serra, na Fazenda Fundão do Itacolomi, nasceu o poeta inconfidente Dr. Cláudio Manuel da Costa. Corre interessante lenda local que o menino Cláudio teria sido batizado na capelinha do Fundão da Cintra. A verdade é que um caminho tortuoso e íngreme ligava as fazendas marianenses ao Salto, não sendo improvável visitas freqüentes da ilustre família Costa.
O arruamento antigo do distrito se concretizou em torno da pequenina Capela de Santo Antônio (hoje destruída). Outras vertentes da expansão urbana se insinuaram timidamente às margens de velhos caminhos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO - DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DO SALTO

E-mail:

Telefones: (31) 3559-3200

Sites: http://www.ouropreto.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Ouro Preto-MG

Telefone: (31) 3551-5552

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º SUBDISTRITO:

E-mail:

Telefones: (31) 3551-6104

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (31) 3551-1133

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (31) 3551-3222

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-Colaboração = José Antônio Bernardo

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Santo Antônio do Salto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio do Salto

Envie seu comentário sobre Santo Antônio do Salto

banner