Silvanópolis

Silvanópolis-TO
banner

Bem-vindo a Silvanópolis!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Silvanópolis, fotos, informações, os principais hotéis de Silvanópolis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Silvanópolis, localizada no estado de Tocantins (TO), foi fundada no ano de 1980. A localidade está em uma altitude de 269m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.516 habitantes. A área total de Silvanópolis é de 1.305,0km², e sua densidade demográfica é de 3,46hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Silvanópolis-TO é 77580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Silvanópolis

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem da cidade de Silvanópolis foi com o povoado denominado de "Extrema", nas proximidades do Ribeirão do mesmo nome, em terras da fazenda Landi, no Município de Porto Nacional, de propriedade do Sr. Januário da Silva Guimarães e demais familiares da Família Silva Guimarães. Iniciada com a tradição de simples reza do terço, realizada todos os anos à Nossa Senhora de Sant'Ana, na sede da Fazenda do Sr. João Guimarães, irmão do Sr. Januário da Silva Guimarães, na década de 1903, celebrou-se a primeira Missa, por Frei Reginaldo, de Porto Nacional, organizador dos festejos. Em 1931, originou-se a primeira capela, construída de adobes, coberta de telhas, pelos pedreiros Tertuliano Rodrigues Campos e Vicente de Carvalho Oliveira. Com a construção da capela, sobreveio a idéia da criação de uma Escola isolada, de pau-a-pique, coberta de palha, tendo como primeiro professor, Arcino da Silva Guimarães, conhecido por Sulino, filho do Sr. João da Silva Guimarães. Mais tarde, o Sr. Januário da Silva Guimarães, doou à Santa Nossa Senhora Sant'Ana, cinquenta e sete (57) alqueires de terra. Os moradores da região começaram a povoar a localidade, construindo as primeiras moradias todas em ranchos de palhas, com a finalidade de propiciar educação escolar aos filhos e participar da festa que se tornara tradicional em toda a região e que ainda se comemora todo ano, no dia 22 de julho, sendo Padroeira da cidade, a Nossa Senhora Sant'Ana. Em 1933, com a morte do Sr. Januário da Silva Guimarães, com procedimento do inventário, verificou-se que essas terras não haviam sido registradas como patrimônio da Santa (paroquial), ficando de posse dos respectivos herdeiros. Para evitar que o nascente povoado em desenvolvimento sofresse esse impacto, o Sr. Eloy da Silva Guimarães, filho do Sr. Januário da Silva Guimarães, promovendo mais festas, e com a rentabilidade adquirida, comprou novamente os cinquenta e sete alqueires de terra de sua irmão, Sra. Elvira da Silva Guimarães. Vinte (20) alqueires porém foram vendidos ficando, como patrimônio da Santa, trinta e sete (37) alqueires, devidamente escriturados. Pela Resolução nº 04/63, foi elevada à categoria do Distrito de Porto Nacional, com o topônimo de Silvanópolis.

Significado do Nome

O nome Silvanópolis é em homenagem a família Silva Guimarães (Patriarca: senhor Januário da Silva Guimarães. 

Aniversário da Cidade

10 de Junho

Gentílico:

Silvanopolense

População: 

5.098 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima: 

Tropical-úmido 

Temperatura Média:

 28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Oriental do Tocantins

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 BR 010

Distâncias:

Da Capital:

108 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos:

 Rio das Mortes

Considerado um dos rios menos poluído do mundo.

Cachoeira da Ilha do Coco; Ponte de Pedra, dezenas de ilhas localizadas no Rio das Mortes, Serra do Roncador.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- São Sebastião, aniversário da cidade e Dança dos Congos. 

Julho

22 - Nossa Senhora de Santana - padroeira da cidade.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVANÓPOLIS.

E-mail:

Telefones: (63) 3542-1365

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Silvanópolis

Nossa, fiquei encantada com os belos pontos turísticos, cachoeiras, sem falar, da iluminação e da pavimentação, que à modéstia parte, é um luxo!! Parabéns, Silvanópolis!! Quisera eu, ser Silvanopolina!!
Por: Maria do Livramento

tenho orgulho de ser dessa cidade maravilhosa. A cidade esta linda, e o as pessoas sao bem educadas. . . Parabens. Silvanopolis
Por: lucelia correia gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Silvanópolis
Fundação:
1980
Altitude:
269m
População:
4.516 habitantes
Área:
1.305,0km²
Densidade Demográfica:
3,46hab/km²
CEP:
77580-000

Envie seu comentário sobre Silvanópolis