Monte do Carmo

Monte do Carmo-TO
banner

Bem-vindo a Monte do Carmo!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Monte do Carmo, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Monte do Carmo

Roteiros do Brasil

Região Serras eLagos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Monte do Carmo começa a partir do descobrimento das minas de ouro, na primeira metade do século XVIII. Prossegue em 1741 com a fundação do Arraial de Nossa Senhora do Carmo. Foi fundado pelo Bandeirante Manoel de Souza Ferreira, na confluência dos ribeirões: Matança hoje é córrego Água Suja (devido à lavagem do ouro), até o córrego Sucuri que abastece a cidade. Em 1836 deram-lhe o nome de arraial de Nossa Senhora do Carmo, 1911 foi denominado Carmo, em 1943 resolveram mudar para Tairusú (palavra indígena), mas, não durou muito, passou a se chamar Monte do Carmo em 1953.
O ouro que abundava em profusão nas minas do Carmo, atraia os aventureiros lusitanos e mamelucos, que enfrentavam as tribos bravias que habitavam os sertões desconhecidos.
Em 1780 a Coroa Portuguesa entusiasmada com os lucros que daqui lhe chegavam, tratou logo de mandar um representante direto, e a estratégia era a igreja. Dona Maria nomeou, o Padre José Faustino da Gama (Padre Gama) a serviços religiosos e o controle fiscalizatório. O mesmo administrou com muito sucesso, contando com aproximadamente 1.000 (mil) escravos: na lavoura e nas minas.
Os Índios Xerentes nativos das margens do Alto Tocantins, não se conformavam com a invasão de seus territórios, atacavam constantemente o arraial do Carmo e Pombal, massacrando quase toda a população.
A emancipação política de Monte do Carmo aconteceu pela Lei Estadual nº 4.708, de 23 de outubro do ano de 1963 do Estado de Goiás. Seu idealizador foi o então Vereador de Porto Nacional Durval Silva. O Município foi solenemente instalado no dia 1º de janeiro de 1964 e teve como primeiro chefe do executivo a Prefeita Raimunda Aires da Silva (Dona Dica).

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

23 de Outubro 

Gentílico:

carmelitano

População:

6.387 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical úmido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Oriental do Tocantins  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

70 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

É uma construção de 1801 que está arraigada à própria história da cidade e tem ao seu arredor casas antigas enriquecendo ainda mais a história.

Igreja de São Gonçalo

Que ficava no pé da serra do Carmo, era a igreja dos negros escravos, que ainda resiste ao longo do tempo testemunhando por suas ruínas.
Morro das Figuras

Um de seus principais pontos turísticos.

A ação do vento e da chuva formou colunas de rocha que se assemelham a figuras humanas.

A cachoeira do Fueiro

Com duas quedas d’água de 10 metros de altura também enche os olhos dos visitantes.

Gruta histórica Morro do Salão

Com escritos pré-históricos e que abrigou os moradores que fugiram dos revoltosos da Coluna Prestes.

Usina Hidrelétrica Isamu Ikeda no Rio Balsas

Na divisa dos municípios de Monte do Carmo e Ponte Alta do Tocantins.

Mata Fria

Que conta com duas onças artificiais jorrando água natural e fria pela boca, propício para matar a sede e banho, no local existe também a imagem de Nossa Senhora do Carmo que protege os viajantes que passa por ali.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

As datas de maior relevância são: Festa do Divino Espírito Santo (Foliões e Imperador); Nossa Senhora do Carmo (Padroeira da Cidade); Nossa Senhora do Rosário (Rei e Rainha) e São Sebastião (Vaqueiros). Essas festas são tidas como uma das mais tradicionais do Estado. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE DO CARMO

E-mail:

Telefones:  (63) 3540-1276

Sites: http://www.to.gov.br/

http://www.montedocarmo.to.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone:  (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Comentários de Monte do Carmo

O PROXIMO PREFEITO TEM QUE FAZER MAIS POR NOSSA CIDADE,POIS NASCI E CRESCI VENDO ESTÁ CIDADE DO MESMO JEITO.VEJO TANTA CIDADEZINHA ARRUMANDA SÓ MONTE DO CARMO QUE NÃO SAI DA MESMICE.TEMOS QUE MUDAR AGORA. AMO MINHA CIDADE E QUERO VER ELA COMO DEVERIA SER.LINDAAAAA.
Por: EURIDES

ficou uma maravilha estas fotos uma cidade linda prometo que sempre estarei olhando essas fotos de minha querida cidade que eu amo de coração beijos pra todos os filhos de monte do carmo....
Por: fabiane ferreira de carvalho

já sou dai de monte do carmo morei ai quando era pequena sou da família ferreira não tenho nem palavras pra dizer o que é bom em monte do carmo....
Por: fabiane ferreira de carvavalho

amei as fotos.existe lugares lindos pura natureza. moro em monte do carmo pela qualidade de vida. tranquilidade.paz.sossego.nasci no parana, maior parte da vida morei em minas e hoje moro no carmo. em julho existe festejos de tradiçao. onde tem principes e reis rainhas. muita festa. bolos .licores.tradiçao dos escravos e portugueses.
Por: ednasena

Que cidade maravilhosa, é muito linda... os festejos, as pessoas, a fé, os lugares, a praça da igreja, a alegria que nos move a cada dia que passa por estar numa cidade tão abençoada. aMO MuitO essE luGaAr!
Por: Lorena Carmelle

Uma cidade que adoro muito tem varios pontos importantes que faz parte da história de Monte do Carmo...Um beijo cidade linda e maravilhosa.....
Por: layze brayna

lindas cachoeiras, festejos em julho, rodeio setembro, aniversario da cidade 23 de outubro.
Por: edna caldeira sena

"Monte do Carmo de serras, folclore e muito ouro, mangueiras e abacateiros, casas velhas e ar puro, encrava entre os corregos: agua suja e sucuri ontem norte de goias hoje centro do Tocantins. Monte do Carmo das lavadeiras que levam suas trouxas de roupas na gamela assentada na rodilha. Monte do Carmo você pra mim vale ouro e de um ouro que não sofre oscilações do mercado. Monte do Carmo obrigado por você ser minha. Wesley Cerqueira
Por: WESLEY CERQUEIRA CAVALCANTE

Monte do Carmo uma cidade maravilhosa,amo de paixão.
Por: Rosane Lopes Cerqueira

monte do carmo é uma cidade simples mais não deixa de ser linda, é uma cidade tranquila é que vale apena conhecer.
Por: maria das dores

sou filho de monte do carmo tenho orgulho de fala isso.o meus pais nao perde uma festa ai....
Por: Elmo lopes dos santos

nasci em monte do carmo mora aqui ate hoje e amo d+ um para minha mae merce do carmo,minha igreja quadragula, minha escola che guevara.MARCOS DE JESUS
Por: marcos de jesus

VENHA VZITA ESTA CIDADE MARAVILHOSA VC NAO VAI AREPENDE NO MES DE SETEMBRO TEM RODEIO QUE UMA MARAVILHA,VENHA ATE A ESCOLA ESTADUAL BRIGADA CHE GUEVARA QUE NA ZONA RURAL. SO TEM GENTE BOA. MARCOS DE JESUS;filho desta terra.
Por: marcos de jesus

a conheço essa cidade a um ano e meio e me apaixonei por esta cidade
Por: [email protected]

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte do Carmo

Envie seu comentário sobre Monte do Carmo