Lagoa da Confusão

Lagoa da Confusão-TO
banner

Bem-vindo a Lagoa da Confusão!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Lagoa da Confusão, informações atualizadas sobre a cidade Lagoa da Confusão, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Lagoa da Confusão.

Informações de Lagoa da Confusão

 

 

 

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Ilha do Bananal

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município foi criado em 5 de outubro de 1989. A história de Lagoa da Confusão se inicia em 1933, com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e, posteriormente, do município.
A emancipação política do município ocorreu após plebiscito, realizado em 10 de fevereiro de 1991, com o desmembramento de Cristalândia.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

10 de fevereiro 

Gentílico:


População:

8.220 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município é o maior produtor de arroz irrigado do estado do Tocantins, com área plantada de aproximadamente 30.000 ha no período das chuvas (novembro a março), e plantio de 10.000 no período de inverno.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização: 

Ocidental do Tocantins

Limites:

Cristalândia

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

206 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Uma das maiores potencialidades de renda da região é o turismo, representado por uma linda lagoa que dá nome à cidade, além de grutas, fauna abundante e flora exuberante, fatores característicos da região amazônica.

Principais Pontos Turísticos: 

Lagoa da Ilha Praia Clube

O Município conta com uma das maiores potencialidades turísticas do Tocantins. Possui um lagoa natural de formação pantanosa de aproximadamente 4,5 km de diâmetro. Em suas águas limpas, uma grande pedra parece flutuar ou mudar de lugar conforme o ângulo que é vista.

Parque Nacional do Araguaia
 
Com área de 557.714 hectares, hoje localizado no terço norte da Ilha do Bananal, sudoeste do estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão, o Parque Nacional do Araguaia é um dos mais exuberantes em biodiversidade, pois une os biomas do cerrado, das terras inundáveis e da pré-Amazônia, na maior ilha fluvial do mundo, ao lado de reserva indígena. Foi mais um parque criado pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, este em 1959, após 83 anos da sua proposição pelo engenheiro carioca André Rebouças. Seu objetivo é proteger uma amostra do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica e de uma porção da Ilha do Bananal.
Acompanhados por funcionários do parque é possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, grupos de animais, bem como espécies raras da flora. Nas proximidades do Parque Indígena do Araguaia há excelentes pontos de observação astronômica e ainda pode-se ver o pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca. O relevo da região é a extensa planície, formada por sedimentos quaternários, periodicamente inundada pelas cheias dos rios Araguaia e Javaés. O Parque está situado na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, predominando os Campos. Apresenta também fisionomias como o Cerradão, Matas Ciliares, Matas de Igapó e Floresta Pluvial Tropical. As espécies representativas são das famílias (Leguminoseae Vochysiaceae) tropical e Bignoniaceae. No parque a fauna é muito heterogênea, com predominância de espécies ligadas ao meio aquático. O cervo do pantanal, espécie ameaçada de extinção. Possui também uma avifauna rica, não só pela abundância como pela diversidade de espécies. Segundo o Ibama, a existência de invasores no interior da unidade, a criação de gado na região, as queimadas, a pesca predatória, a captura de ovos de tartaruga, os grupos de caçadores e o relacionamento conflitante com os índios, são alguns dos principais problemas que o Parque enfrenta. Na verdade, falta verba para resolver problemas de pessoal e instalação, além de fiscalização e multa. O parque trás benefícios globais de interesse ecológico para a manutenção dos mecanismos naturais da região, que envolvem uma valiosa zona de Ecótono entre os dois maiores ecossistemas do país.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:
-
Festas populares: Santos Reis, Festa Junina, Festa do Arroz, Nossa Senhora D'Abadia, exposição, vaquejada.

Agosto

15 - Festa da padroeira da cidade Nossa Senhora da Abadia. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA CONFUSÃO

E-mail:

Telefones: (63) 3364-1141 / 1133

Sites: http://www.to.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO NETO NILO:

Av Vicente Barbosa qd 69 lt 6 - Setor Central
Lagoa da Confusão-TO  CEP: 77493-000
Telefone: (63) 3364-1100

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: 

Av. Dom Jaime Antônio Schuck, 2850 - Centro
Cristalândia-TO - CEP: 77490-000
 
Telefone: (63) 3354.1657/Res.3354-1224 Fax: (0xx63) 3354-1224
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.
 
Área Abrangência: Municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão e Nova Rosalândia.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Depositário Público.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Pronto Atendimento Lagoa da Confusão.
Av. Vitorino Ponta, s/n - Centro.
Fone: (63) 3364-1176
Municipal.

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLICIA:

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
Av Viturino Panta lt 4 - Setor Central
Lagoa da Confusão-TO CEP: 77493-000
Telefone: (63) 3364-1141

Bancos:

Banco do Brasil
Rua Firmino Pereira Lacerda, s/n - Centro.
Lagoa da Confusão-TO
Fone: (63) 3364-1232    
www.bb.com.br

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www.guiamais.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Lagoa da Confusão

lagoa da confusao e um dos lugar mais lindo que eu fui ... ano passado eu visitei essa cidade e adorei. prentendo voltar ...
Por: keylla silva lima

monica que morava em lagoa da confusão me informou essa linda cidade que eu pretendo conhecer
Por: henrique alves de rezende

Lugar perfeito para uma lua de mel... Lindo mesmo! Fui várias vezes nessa cidade, praticamente vi ela crecer. Hoje tem uma boa estrutura para turistas... Espero voltar em breve... Gostaria muito de ver novas fotos de lá neste site! Fiz uma grande amizade com um amigo que nunca mais o vi, mas ele é famoso lá, O Cleitinho! Saudades amigo!
Por: Cecília Cardoso

É um dos lugares mais bonitos que conheço e olha que conheço o Pantanal, grande parte da Amazônia, mas nada se iguala à beleza da Lagoa com sua população muito hospitaleira, além de oferecer várias opções de lazer. A gastronomia se resume ao peixe feito na hora e da melhor qualidade. Vale a pena conhecer.
Por: Carlinhos

A minha maior vontade e de conheçer esta cidade. Todos os que ja foram falam super bem deste lugar.
Por: Leiliane Nogueira

Sou de Pires do Rio - GO, e estive com mais 2 amigos na Lagoa da Confusão no último dia 15. Além de conhecer a maravilhosa lagoa, ainda participei de um sensacional show de violeiros realizado na feira coberta onde conheci pessoas maravilhosas e hospitalieiras, dentre elas, em especial, a Sra. Hilária, que estava acompanhada de amigos (um deles, o João, coincidentemente, é meu conterrâneo). Pretendo voltar em breve.
Por: JULIO CESAR DE MELO

lugar lindo perfeito para passa as ferias eu vou todo ano adoro lagoa
Por: elizete

Lagoa da Confusão!!!! ADOooooROOOOOOoooo..... é bão d+++++++, tudo de bããooooooooooo....
Por: Lorraynne

lagoa, como és linda, o teu amanhecer com o reflexo do Sol sobre suas aguas te torna mais bela e encatadora,um pedadço do paraiso.
Por: alessandro pereira

eu sou loca por lagoa da confusão onde mora existe varios temporadas para se divertir ;com sua familia ,com seus amigos, irmãos amo muito sou 100% lagoa da confusão
Por: bianca cardoso

Tem muitos anos que fui na Lagoa é lindo esse lugar pretendo um dia voltar lá com meu filho e meu marido......
Por: karine Alto Araguaia MT

eu moro na lagoa da confusão aqui e muito bom de se mora!!!!
Por: matheus fernandes

E SEM DUVIDA NENHUA E O MELHOR LUGAR DO MUNDO QUANDO EU REFORMA QUERO MORA AI NESTE PARAISO ABRAÇO A TODOS DAI WESLEY DE BRASILIA DO CORPO DE BOMBEIRO DF
Por: wesley gonçalves de almeida

Nossa é muito linda.E uma prai muito encatadora em breve estarei la novamente.
Por: waleria

Nossa.. A lagoa da confusão é muito linda, otimo em turismo, perfeita para descanso, um lago lindoooo
Por: Fran

Infelismente não conheço a Lagoa da Confusão, mas só das pessoas falarem e sempre passar na televisão, vendo as fotos no site já acho uma maravilha, é linda. Espero logo conhece-la.
Por: Gileusa de Lima

Cheguei de lá ontem na verdade é muito bonito lá uma lagoa encantadora e uma cidade com muitos habitantes.. adorei o passeio muito bom..Maravilhoso.
Por: yara

conheci a Lagoa da Confusão nos meados dos anos 80. Tudo era muito natural. não havia pousadas, nem hotéis, mas era tudo muito bonito. De manhã cedo víamos jacarés nadando no outro lado do lago. Acampamos nos arredores do lago. Ainda não tinha a cidade. Tinha apenas alguns barracos, coberto de capim. Foi um ótimo final de semana de passamos na lagoa.Faz-se quase 30 anos e nunca esqueci aquele passeio.
Por: waldivino lázaro simão pereira

parese ser muito bonito vou viajar ano que vem para lagoa da confusao
Por: rosania

OLHA EU AMEI O POVO DESSE LUGAR INESQUESIVEL ESTE LAGO MARAVILHOSO E EM CANTADOR ME APAXONEI JA MAS VOU ESQUECER LAGOA DA CONFUSAO BEIJOS E ABRACOS
Por: ALEANDRO MONTEIRO

oi galera, eu e a isabela moramos aqui na lagoa. atençao:aviso para as pessoas de fora que venha para ca vcs nao vam sa arepender.
Por: isabela castro e gabielly cistiny marques

é uma cidade linda e encantadora , nasci e me criei lá, tenho saudades , onde passei uma infância e momentos inesquecíveis, e tambem tenho ainda tenho familiares como pai e irmãos residindo nesta cidade que tem um povo muito alegre e acolhedor.
Por: chadim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagoa da Confusão

Envie seu comentário sobre Lagoa da Confusão

banner