Ilha Barreira Branca

Ilha Barreira Branca-TO
banner

Bem-vindo a Ilha Barreira Branca!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Ilha Barreira Branca, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Ilha Barreira Branca. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Ilha Barreira Branca para programar a sua viagem.

Informações de Ilha Barreira Branca

                            

Roteiros do Brasil

Região Serras e Lagos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os Povos Indígenas do Tocantins

500 Anos do Brasil

O Tocantins apresenta uma população aproximada de 6.000 índios, que continua a crescer. Vivem no estado os Xerente (povo Akwen), os Karajá, Javaé e Xambioá (povo Iny), os Apinajé ( povo panhi) e os Krahô (povo Meri).
Esses povos têm uma cultura rica e uma história de luta pela sobrevivência e mantêm rituais e festas com uma forte ligação com o seu passado.
Uma contribuição fundamental para a percepção dos sentimentos antigos dos povos são os projetos de educação para formação de professores bilíngües. No Tocantins, o Governo do Estado está qualificando professores das escolas nas aldeias, visando ensinar crianças e jovens a escrever e ler na própria língua, possibilitando o resgate da historia oral dos povas indigenas e a valarização de sua cultura e tradição. Já são 61 escolas atendendo 2.269 alunas.
Os povos indígenas do Tocantins têm uma organização social e politica propria que lhes sustenta, correspondendo a um processa de crescimento
demagrafico e a retomada de seus valores culturais que constituem não somente para a Estado, mas para a humanidade, um patrimônio de diversidade.

O povo Karajá, Javaé e Xambioá

Os Karajá, Javaé e Xambioá são o mesmo povo e se autodenominam Iny. Pertencem ao tronco linguístico Macro-Jê, família Karajá e língua Karajá. Os tres grupos falam a mesma língua e vieram migrando do Norte, baixo Araguaia antes de 1500. Mantiveram suas aldeias separadas em virtude da luta com o nao-índio. Os Karajá sao, sobretudo, pescadores e coletores, embora hoje també faςam roςas. Segundo Darcy Ribeiro, es tes índios migraram sempre, até chegar a Ilha do Bananal. Lá vivem hoje 1.600 habitantes Karajá em oito aldeias, e 849 Javaé a margem do rio Javaé em nove aldeias. Os Xambioá conhecidos pelo seu povo como Hirarumarandu, ou Karajáde baixo, vivem hoje em duas aldeias, com uma populaςao de 182 pessoas, próximos as cidades de Santa Fé e Xambioá.

Aldeias Kara¡á: Santa Isabel do Morro, Fontoura, Tutemã;
Aldeias Javaé: Txuiri, Gantanã, Boto Velho, Wari Wari, São João, Cachoeirinha, Manalué , Barreira Branca, Imonti;
Aldeias Xambioá: Xambioá e Kurerê.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Localiza-se no estado do Tocantins (Brasil), próximo à divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.

Outros nomes: Karajá, Itya Mahãdu

Quantos são: 919 (em 2000)

Língua:

Karajá, do tronco Macro-Jê

Clima:

Na região há dois períodos climáticos bem definidos, o inverno e o verão. No inverno, muita chuva e umidade e no verão, a ausência quase total de chuvas. 

Temperatura Média:

 38 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ao Norte, o Parque Nacional do Araguaia; ao Sul, o Parque Indígena do Araguaia. 

Limites:

Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.  

Acesso Rodoviário:

Apenas por embarcações

Distâncias:

Da Capital:

502 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

A Pesca

Na região é altamente favorecida por se tratar de zona de transição entre o cerrado do centro-oeste, a zona pantaneira e a zona amazônica. Por isso, variedade de peixes como o tucunaré, o pirarucu, o aruanã, a cachorra, o apapá, a pirarara e a piraíba podem ser encontradas em suas águas. Há possibilidade de realizar várias modalidades de pesca e se divertir muito na pesca na região da Ilha do Bananal, pois opções não faltam.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A festa do Hetoroky, ou iniciaςão do menino para a fase adulta, reúne famílias Karajá de aldeias distantes e é comemorada com danςas, lutas e comida farta, mantendo uma forte ligaςao com suas origens. Os Karajá tem tradiςão na arte de fazer cerâmica. As mulheres oleiras fazem figuras de animais, figuras míticas, representaςoes do cotidiano e, principalmente, as bonecas ritxokô, vendidas como artesanato. 

hspace=0 Informações Úteis:

ILHA BARREIRA BRANCA - ALDEIA INDÍGENA - LOCALIZADA NA ILHA DO BANANAL 

E-mail: [email protected]

Telefones:  (63) 3218-5000

Sites: www.brasilbar.com

www.socioambiental.org

www.to.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Ilha Barreira Branca

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilha Barreira Branca

Envie seu comentário sobre Ilha Barreira Branca