Valparaíso

Valparaíso-SP
banner

Bem-vindo a Valparaíso!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Valparaíso e muitas outras opções de hospedagem na cidade Valparaíso. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Valparaíso.

A cidade de Valparaíso, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1937. A localidade está em uma altitude de 449m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.663 habitantes. A área total de Valparaíso é de 861km², e sua densidade demográfica é de 21,68hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Valparaíso-SP é 16880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Valparaíso

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No século passado, de Bauru às barrancas do Paraná, esta nossa região era habilitada pelos índios caingangs, que falavam a língua tupi. Nenhuma tribo de índios estava alojada onde se ergue Valparaíso. A primeira aquisição de terra foi feita por Cantidiano Vieira, em 1917, segundo os registros encontrado no Cartório de Hipotecas e Imóveis de Araçatuba. Atraídos pelas terras férteis, em 1919, Francisco de Paula Carvalho Sobrinho adquiriu 100 alqueires de Cantidiano Vieira. Esses “bandeirantes”, muitos ainda com raízes em Valparaíso foram: Francisco de Paula Carvalho Sobrinho, Dr. Francisco Vieira Leite, João Rodrigues Gomes, João Máximo de Carvalho, Francisco Fernandes Filho, Jorge Pupo, Gregório Prates da Fonseca, Jorge Brandine, Pedro Vitor e Oliver Rodrigues.
Em julho de 1.927, começou a derrubada da mata, ali na altura do coreto tão criativo com a estátua de um bandeirante, na Praça Oscar de Arruda.
Em 1º de outubro de 1.932, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Valparaíso. Em 10 de julho de 1.934, foi criado o Distrito de Paz, pelo Decreto 6.546, pertencente ao Município e Comarca de Araçatuba.
O município de Valparaíso foi criado pela Lei Estadual nº 2.859, de 08 de janeiro de 1.937 e instalado em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores em 30 de maio de 1.937, quanto tomaram posse os primeiros membros da Câmara Municipal, tendo o Dr. Francisco Vieira Leite, como o 1º presidente do Legislativo, sendo, pelos membros do Legislativo, eleito prefeito do Município, Sr. Benedito de Mello. 

Significado do Nome

Quanto à origem do nome de nossa cidade, não foi dado por Gregório Prates, que lutou muito para que Valparaíso se chamasse Bandeirante. Este era o nome do barco de suas aventureiras e históricas viagens. O nome de Valparaíso foi dado por três pioneiros. Em 1.924, Francisco Carvalho, disse ao Dr. Leite, que esta terra era o “Paraíso”. Como nossa região está abrigada num vale, Dr. Leite sugeriu que o patrimônio deveria chamar-se “Vale do Paraíso”. Jorge Brandine, presente também naquele encontro, propôs que nossa terra deveria ser “Valparaíso”. 

Aniversário da Cidade:

30 de Maio 

Gentílico:

valparaiense

População:

22.617 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atividade econômica predominante no Município é a agropecuária, destacando a criação de gado leiteiro e a de corte, além do cultivo da cana-de-açúcar e milho. Com terras bastante férteis, Valparaiso destaca-se na produção de açúcar e álcool com a Usina FBA/UNIVALEM. A Fábrica da Ajinomoto produz lisina para ração animal.
A Fazenda Jacarézinho destaca-se peça genética de gado e por ter a maior reserva florestal particular do Estado de São Paulo e tem projeto para a implantação de mais uma Usina Sucro-Alcoleira.
A Fazenda Fortaleza é criadora de grandes matrizes de gado nelore e seus leilões são destaques nacional.

Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Entre Rios 

Limites:

Araçatuba, Guararapes, Bento de Abreu, Lavinia, Adamantina e Lucélia. 

Acesso Rodoviário:

SP-300 - SP-541 

Distâncias:

Da Capital:

563 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Na Praça Oscar de Arruda são feitos regularmente shows em datas comemorativas como Carnaval popular, Dia das Mães, Dia dos Pais e outros.

 Maio

- É marcado por grandes festas em comemoração ao Aniversário da cidade que vão desde torneios de futebol, campeonatos de várias modalidades esportivas, festival de danças, bon-odori e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro totalmente aberta ao público de Valparaiso e região. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALPARAÍSO

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3401-9200

Sites: http://www.valparaiso.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

Telefone: (18) 3401-3888

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TITULOS:

R Padre Mauro Eduardo 213 - Centro
Valparaíso, SP | CEP: 16880-000
Telefone: (18) 3401-1104

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

(18) 3401-3777
Conselho Tutelar

(018) 3401-1235
Câmara Municipal

- 193
Bombeiros

(18) 3401-1019
Companhia de Água e Esgoto

(18) 3401-1036
Companhia Energética

(18) 3401-1421
Hospital de Pronto Socorro - HPS

(18) 3401-1154
Polícia/Delegacia

(18) 3401-3877
PROCON

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Valparaíso

cidade linda maravilhosa cidade lindicima ,não tem outra igual nasci e me crie aqui e acho que vou morrer aqui
Por: edilaine

Parabens a todos de Valparaiso , adoro essa cidade quando posso vou passar uns dia lá. sou orgulhoso em ter nascido nessa linda cidade.
Por: sergio fernandes viana

Parabens a todos de Valparaiso , adoro essa cidade quando posso vou passar uns dia lá. sou orgulhoso em ter nascido nessa linda cidade.
Por: sergio fernandes viana

Parabens a todos de Valparaiso , adoro essa cidade quando posso vou passar uns dia lá. sou orgulhoso em ter nascido nessa linda cidade.
Por: sergio fernandes viana

Valparaiso apesar de ser uma cidadezinha muito pequena é linda,com um povo muito acolhedor e hospitaleiro, gosto muito de morar aqui seu unico problema como a maioria das cidades do interior é a falta de lazer.
Por: SIMONE RIBEIRO

sou nascido neste pedacinho do ceu, amo valparaiso sao paulo tenho inclusive nuitos familiares ainda morando em valparaiso s.p.tenho muita saudades da noroara sonac variant, as safras de algodao,amendoim e seu povo valparaiso eu te amo
Por: moacyr marques de assumpcao

Ja morei nesta cidade ha trita anos atraz. Sou sobrinho do Sr Cassimiro que ja faleceu e que era muito conhecido na regiao. quero receber fotos da cidade de hoje.
Por: Vagner Ribeiro de Andrade

A melhor cidade do mundo pode acreditar vc não vai se arrepender quando conhecer esta linda cidade do interior paulista!
Por: Dio

eu amo esta cidade ela e minha terra natal para bem valparaiso tou com muinta saudade naci ai em mil novec==cento guarenta sei
Por: irineu rodrigues

No momento ñ conheço esta cidade, Mais em breve estarei conhecendo.Amigos já mim falaram que é muito bonita,sou de alagoas e estou ansiosa para conhe-la!
Por: Edvania Fernando da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Valparaíso
Fundação:
1937
Altitude:
449m
População:
18.663 habitantes
Área:
861km²
Densidade Demográfica:
21,68hab/km²
CEP:
16880-000

Envie seu comentário sobre Valparaíso

banner