Tapiraí

Tapiraí-SP
banner

Bem-vindo a Tapiraí!

banner

As melhores pousadas em Tapiraí podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Tapiraí, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 875m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.020 habitantes. A área total de Tapiraí é de 757km², e sua densidade demográfica é de 10,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tapiraí-SP é 18180-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tapiraí

 

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Tapiraí está ligada ao núcleo colonial Santa Catarina, que surgiu por volta de 1930 por iniciativa da família Rosa. O objetivo desse projeto era colonizar as terras do então chamado sertão da Serra de Paranapiacaba, e atraiu um considerável número de imigrantes japoneses que contribuiram, sobremaneira, para o desenvolvimento do povoado.
Em 30 de novembro de 1938, foi criado o distrito de Santa Catarina do município de Piedade que, Sua autonomia municipal, conquistada em 18 de fevereiro de 1959, contou com o território desmembrado dos municípios de Juquiá, Piedade e São Miguel Arcanjo. Tapiraí está localizada a cerca de 160 km da capital de São Paulo. Com 8500 habitantes, tem em seu relevo acidentado, inúmeras paisagens naturais que propiciam passeios, a descontração e a prática de esportes.
Tendo 80% (oitenta por cento) de seus 757 km² tombados como Área de Proteção Ambiental - APA, também declarada Reserva da Biosfera em 1992, pela UNESCO, Tapiraí ainda possui Selos Turísticos oferecidos pela EMBRATUR -Instituto Brasileiro de Turismo e pela SET- Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. Tapiraí foi reconhecido como Município com Potencial Turístico, Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo e também Engajado no Programa de Melhoria da Qualidade do Produto Turístico Nacional. 

Significado do Nome

Tapiraí, em tupi, “rio das antas”

Aniversário da Cidade:

18 de Fevereiro 

Gentílico:

tapiraiense

População:

8.015 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O cartão-postal da cidade é a Cachoeira do Chá, quando se depara com uma trilha em meio à Mata Atlântica, que leva o visitante à piscina natural e à queda principal, com mais de 30 metros. Ao longo de toda a trilha o Rio Corujas se mostra caudaloso, com curvas e belas quedas d’água, onde os adeptos do boiacross se divertem nos dias quentes. Existem ainda as águas da Cachoeira do Alecrim, as do Belchior, do Tombo, as do Tatú e também as do Limoeiro, sem contar as outras, que requerem maior disponibilidade graças às maiores distâncias e níveis de dificuldade. Para os que buscam aventuras, além o aqua-raid outro nome para o boiacross, pode-se também praticar cannyoning no Belchior, rapel na Fazenda e
trekking e ainda, acampamento na mata. Para visitar a Cachoeira da Fita Branca ou o rio do Peixe onde as antas bebem água, somente com guia especializado, agendado previamente.
O clima do município oferece uma atração a mais. Durante o verão, os dias são bastante quentes e as noites, amenas. Já no inverno, o frio é rigoroso e tem em seu registro, temperaturas mínimas de 3 graus negativos (2000), registrados pela “Serra Verde Rádio Emissão”, instalada em Tapiraí. Curioso também é o seu fog londrino, a neblina densa que envolve a cidade durante várias vezes ao dia, do outono ao inverno, recobrindo as paisagens locais. Como guias, os Monitores Ambientais podem ser contratados para alguns roteiros já definidos em Tapiraí, através da Associação dos Monitores Ambientais de Tapiraí (AMATA).
A comunidade Ribeirão da Anta proporciona uma "volta ao passado", quando se depara com a produção de farinha, com o milho moído no monjolo com mais de 50 anos e cuidadosamente mantido pela família.
É lá também que se produz artesanato em taboa e madeira, como estiras e balaios e o tradicional pilão, ou se preferir, as trilhas também conduz o visitante à cachoeirinha, cercada de mata conservada. Depois das inúmeras descobertas em Tapiraí, há opções para todos os gostos nas Pousadas que acolhem o visitante. Para os que apreciam instalações rústicas, convive com animais e belas paisagens, o “Salve Floresta” será boa opção, poderá conhecer as Cachoeiras do Tombo e a do Tatu, trilhas bem conservadas, travessia do rio, trilha de casas de taipa e vista do Morro Pelado, um mirante deslumbrante em dias claros.
E a famosa fonte d'água conhecida como “Cabeça da Anta” (margem da SP 79), uma cabeça de anta em bronze.
Foi à valorização da espécie que deu o nome de Tapiraí à cidade, que em tupi-guarani significa "terra da anta”. Ela foi inaugurada em 1936 e traz a mensagem: "Quem beber desta água um dia voltará".
 

Clima:

 

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

acro Metropolitana Paulista

Limites:

Votorantim, Piedade, Pilar do Sul, Juquiá

Acesso Rodoviário:

Rodovias utilizadas neste percurso
SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-250 (Rodovia Bunjiro Nakao) / SP-079 (Rodovias Raimundo Antunes Soares e Padre Guilherme Hovel)

Distâncias:

Da Capital:

160 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Terminal Turístico Municipal

Chalé de atendimento turístico mantido pela Prefeitura Municipal, que atende diariamente no Centro da cidade, pode ser acessado pelo telefone (15) 277-1122, prestando informações turísticas, divulgando seus passeios, localizando os monitores que atuam junto aos turistas e promovendo a venda de artesanato local.

Cachoeira do Chá

O cartão-postal da cidade é a Cachoeira do Chá, quando se depara com uma trilha em meio à Mata Atlântica, que leva o visitante à piscina natural e à queda principal, com mais de 30 metros.

Rio das Corujas

Ao longo de toda a trilha o Rio Corujas se mostra caudaloso, com curvas e belas quedas d’água, onde os adeptos do boiacross se divertem nos dias quentes. 

Cachoeira do Alecrim

Existem ainda as águas da Cachoeira do Alecrim, as do Belchior, do Tombo, as do Tatú e também as do Limoeiro, sem contar as outras, que requerem maior disponibilidade graças às maiores distâncias e níveis de dificuldade.  

Boiacross

Para os que buscam aventuras, além o aqua-raid- outro nome para o boiacross, pode-se também praticar cannyoning no Belchior, rapel na Fazenda e trekking e ainda, acampamento na mata. Para visitar a Cachoeira da Fita Branca ou o rio do Peixe- onde as antas bebem água, somente com guia especializado, agendado previamente. 

Cachoeiras do Tombo e a do Tatú

Trilhas bem conservadas, travessia do rio, trilha de casas de taipa e vista do Morro Pelado, um mirante deslumbrante em dias claros.

A comunidade Ribeirão da Anta

Proporciona uma volta ao passado, quando se depara com a produção de farinha, com o milho moído no monjolo com mais de 50 anos e cuidadosamente mantido pela família.
É lá também que se produz artesanato em taboa e madeira, como estiras e balaios e o tradicional pilão, ou se preferir, as trilhas também conduzem o visitante à cachoeirinha, cercada de mata conservada. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPIRAÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (15) 3277-4800 / FAX (15) 3277-4841

Sites: http://www.tapirai.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

Horários:

site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_1091.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Av. Santa Catarina, 200 - Bairro: Centro    
Tapiraí-SP - CEP: 18180-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (15) 3237-1218 Fax: (15) 3237-1218
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábado, das 8h às 11h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:  

Comentários de Tapiraí

conheço tapirai até tenho parentes aí gosto da trancuilidade gosto das cachoeiras e das represas bom para umas férias meus parabens pelo local lindo lindo....
Por: Roberto Moreira

Morei em Tapirai em1980-1985 Fui aluna na Coronel Joao Rosa.Hoje tenho 43 anos, os melhores momentos de minha vida forma em Tapirai. Gostaria de encontrar meus amigos daquela epoca.Hoje moro Boston mas na primeira oportunidade de visitar o Brasil, com certeza Tapirai sera meu destino.
Por: Eliana Fernandes

morei em tapirai durante a minha infancia adorei tenho muitos parentes e gosto muito deles. obs. È muito frio aí
Por: simone gomes da costa

nasci e vivi em tapirai ateh me formar no ginasio. hoje vivo no japao... mas um dia voltarei para tapirai... afinal eh minha terra natal... ha um velho ditado sobre tapirai... "quem bebe a agua de tapirai nunca mais esquece do sabor, e um dia sempre voltara para toma-la de novo"... tapirai eh uma cidade pequena, mas quem a conhece uma vez nunca mais se esquecera... conhecam tapirai!!! vale a pena!!! abracos
Por: sergio kazunori inagaki

o lugar e bom tem muito verde muita trilha no meio da mata para quem gosta e o lugar tem a festa do gengibre que acontece todo ano muita mulher bonita em fim muita gente boa é um lugar para quem quer ficar de boa e curtir a natureza.. pena que ue não moro mais la estou no estado de goias itumbiara para ser mais preciso não tenho contato com mais nimguém la mais se alguem ainda lenbrar do felix fica ai o meu e-mail([email protected])
Por: fernando

,é um paraíso.necessita de mais divulgação da cidade,assim como pequenas lojas de artesanatos,comidas locais,para que o turista,possa também visitar a cidade,e num dia chuvoso,tenha como opção,passear e curtir,e consequetemente voltar
Por: Antonio Gonçalo da Silva

morei nesa cidade e é tudo de bom para descansar,recarregar as energias,tenho sitio aí e sempre vou para respirar esse ar maravilhoso.
Por: jurema de oliveira souza

Cidade perfeita para descançar esquecer os problemas... Meus avós moram ai no bairro do Turvo
Por: Aline

A cidade de Tapiraí é um excelente lugar , para o descanço nas férias e sempre que possível. É um município, onde existem as lindas matas Atlânticas. E, povo amigos e hospitaleiros. Belo município...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

saudade da minha terra e familia amigos e paisagens
Por: cristiane lima da cruz

Olá meus amigos tapíraienses eu nao so conheço eta cidade como gosto muito daí tenho familia ai na av. sta Ineis eles tambem tem chácaras ai antiga fazenda Alecrim esmpre que posso visito bairro do turvo cachoeira do chá e outros mais obrigado povo bom de Tapiraí [email protected]
Por: Francisco Canindé de Lima/ Canindé

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tapiraí
Fundação:
1959
Altitude:
875m
População:
8.020 habitantes
Área:
757km²
Densidade Demográfica:
10,59hab/km²
CEP:
18180-000

Envie seu comentário sobre Tapiraí

banner