Suzano

Suzano-SP
banner

Bem-vindo a Suzano!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Suzano, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Suzano. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Suzano para programar a sua viagem.

A cidade de Suzano, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 738m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 195.434 habitantes. A área total de Suzano é de 195km², e sua densidade demográfica é de 1.002,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Suzano-SP é 08600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Suzano

 

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

A história do município de Suzano começa nas planícies da margem esquerda do rio Tietê, área denominada Campos de Mirambava. A região foi desbravada, no início da colonização do planalto, por índios, bandeirantes a caminho de Minas Gerais, garimpeiros e milícias fazendo surgir os povoados de Santana de Mogi-Mirim (Mogi das Cruzes), Arujá, entre outros.
Os habitantes começaram a se fixar na região logo após a época do bandeirismo, em virtude de suas terras férteis próprias para o cultivo. Entre 1874 e 1875, os Campos de Mirambava passaram a ser cortados pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio, sentido Mogi das Cruzes, o que inaugurou a exploração de suas inúmeras matas com a extração de dormentes e lenhas para uso da ferrovia.
Um dos pontos onde se fazia o embarque de lenha recebeu o nome de Piedade. Pouco tempo depois, chegaram ao local seus primeiros habitantes, os irmãos Marques Figueira, que trataram e melhoraram suas propriedades e acabaram atraindo novos moradores. Formou-se, então, um pequeno povoado composto por casas dispersas ao longo da ferrovia. Os irmãos Marques Figueira juntamente com outros proprietários doaram uma área de terra para a fundação da Vila da Concórdia, sob a invocação de São Sebastião, oficializada em 11 de dezembro de 1890. Por volta de 1900, ficou conhecida pelo nome de Guaió, em virtude do rio de mesmo nome, afluente do Tietê, que atravessava suas terras.
Em 11 de dezembro de 1908, sua denominação foi alterada para Suzano, em homenagem ao engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão, que iniciou os estudos necessários para que ali fosse construída uma estação após a encampação da antiga estrada de ferro pela Central do Brasil.
No ano de 1919, quando já havia atingido um desenvolvimento considerável, Suzano passou a distrito do município de Mogi das Cruzes no dia 27 de dezembro. Instalaram-se grandes indústrias na região e o crescimento foi contínuo, mas trouxe alguns problemas de ordem social e urbana, solucionados pela emancipação político-administrativa de Suzano, ocorrida em 24 de dezembro de 1948

Significado do Nome

Homenagem ao Sr. Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Estrada de Ferro Central do Brasil que concretizou a obra. Em dezembro de 1907, a Parada Piedade passou a chamar-se Estação Suzano, uma justa homenagem a seu idealizador, que acabou emprestando seu nome também à cidade.

Aniversário da Cidade:

02 de Abril

Gentílico:

suzanense

População:

262.568 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As características do município, que conjuga atrativos turísticos urbanos com a diversidade de ofertas da área rural, já atraíram a atenção de vários empreendedores, que se prepararam e se capacitaram com a ajuda do Sebrae e o apoio da Prefeitura, compondo o primeiro grupo a explorar as potencialidades do roteiro turístico Caminhos da Natureza, área que abrange o distrito de Palmeiras e o bairro Sete Cruzes.

Clima:

Subtropical  

Temperatura Média:

A média de temperatura anual gira em torno dos 18°C, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de São Paulo

Limites:

Itaquaquecetuba (a norte), Santo André (a sul), Mogi das Cruzes (a leste), Mauá e Ferraz de Vasconcelos (a oeste), Poá (a noroeste), além de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires (a sudoeste) e é banhada pela bacia hidrográfica do Alto Tietê – Cabeceiras, subdividida pelas bacias do Taiaçupeba, do Guaió e do Tietê Leste.

Acesso Rodoviário:

SP-070 (Rodovia Ayrton Senna da Silva) / SP-056 (Rodovia Alberto Hinoto) / SP-066 (Rodovia João Afonso de Souza Castellano)

Distâncias:

Da Capital:

Outras: 

34 km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Pesqueiros

Suzano abriga um grande número de pesqueiros, locais preferidos pelas famílias e por aficionados da pesca esportiva. Podem ser encontrados por toda a cidade, ficando lotados nos finais de semana ensolarados, atraindo freqüentadores das cidades vizinhas. Contam com lanchonetes e/ou restaurantes, além de playgrounds para a criançada.

Presença Japonesa

Indiscutível influência sobre a vida e os costumes da cidade, a presença japonesa deitou raízes e se faz presente na agricultura, na culinária e até na indústria. A Festa da Cerejeira e o Dia da Imigração fazem parte do calendário oficial de Suzano, e os tambores gigantes – Taikô – continuam emocionando a todos.
Às vésperas das comemorações do centenário da chegada dos primeiros japoneses, a acolhida que Suzano deu aos imigrantes é representada por essa integração harmoniosa de culturas, marca registrada da cidade. Integração que pode ser notada também nos restaurantes típicos, nos templos religiosos, nas academias de judô e nas inúmeras manifestações culturais desenvolvidas ao longo dos anos.

Centro Cultural

O Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” é um complexo cultural permanente formado por auditório com 100 lugares, biblioteca, ateliê, área de exposições e espetáculos, onde são apresentados importantes eventos de música, teatro, dança, literatura e artes plásticas, da Região e da Capital.
Rua Benjamin Constant, 682 – Centro
Fones: (11)4747.4180/4748.7348/4759.2304

Templo Budista DAIGOZAN JOMYOJY

Réplica perfeita dos templos japoneses, abriga o “Fudoomyo”, o Buda principal, com 3m de altura e entalhado num único tronco de madeira. Chamam atenção ainda os “Nioos”, deuses protetores que espantam as energias negativas, e o “Zizo Bosatuzo”, de pedra, santo protetor das mães e das crianças. É considerado um dos mais importantes templos budistas da Américas, recebendo turistas de vários países.
Estrada dos Fernandes, 1925 – Bairro Casa Branca – fone (11) 4746-4566

Igreja do Baruel

A Capela de Nossa Senhora da Piedade foi construída originalmente no século XVII pelo padre Barewel (daí, Baruel), reconstruída duas vezes, sendo a última em 1916. É o local onde se iniciou o povoamento do que depois veio a se tornar a cidade de Suzano. Há noventa anos celebra-se a festa de Nossa Senhora da Piedade. A Associação Viva Baruel vem trabalhando para a revitalização desse atrativo turístico e cultural da cidade.
Rodovia Índio Tibiriçá, altura do km 12 – Bairro do Baruel - Palmeiras
Associação Viva Baurel – fone (11) 4742-4865

Estação Ferroviária

E. F. do Norte (1875-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-2005) 
SUZANO (antiga PIEDADE e GUAYÓ)
Município de Suzano, SP
Ramal de São Paulo - km 462,548   SP-0779
Inauguração: 06.11.1875
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1970 
 
Histórico da Linha: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E.F.Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as Cidades Mortas... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E.F.Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela Refesa. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi. 
 
A Estação: A estação foi aberta em 1875 pela E. F. do Norte com o nome de Parada da Piedade. Era uma parada isolada, que existia como ponto estratégico para abastecimento de água e lenha para as locomotivas a vapor. O nome se devia à capela da Piedade, existente no povoado de Baruel (originário do nome da família mais importante do local, descendente de um inglês de sobrenome Barewell), que ficava ao sul da linha, não muito perto desta, mas única referância para o nome da parada. Alguns afirmam que o local da parada antigamente se chamava Campos da Mirambava. De qualquer forma, em 1879, o português Antonio Marques Figueira estabelece-se junto à estação, próxima ao rio Guayó, e passa a ser considerado o fundador da cidade. O povoado ao redor da parada cresce e em 1890, passa a ser chamada de Concórdia. A parada, no entanto, mantinha o nome de Piedade, mesmo com a construção de um prédio de madeira para a agora estação construída nesse ano pela Central. Em 1894, é construído um prédio de alvenaria, alvenaria de tijolos com área de 58,91 m e plataforma cimentada coberta de zinco, como consta em seu memorial descritivo. Quem conseguiu a construção desta estação maior e melhor foi justamente Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Central em Mogi das Cruzes. Nesse mesmo ano, a estação passa a ser conhecida como Guayó, nome pela qual o povoado era também chamado, agora mais do que Concórdia. Em dezembro de 1907, houve a solenidade de troca de placas da estação de Guayó para Suzano, homenageando o engenheiro. A cidade, por sua vez, somente adota este nome um ano depois. Hoje, uma estação mais moderna, construída nos anos 1970, atende aos trens da CPTM. (Fonte: Suzano, Estrada Real, de Suami P. de Azevedo, Editora Mirambava, 1994).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SUZANO

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4745-2000

Sites: http://www.suzano.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

SAC: 0800 724 05 55

Suzano é servida pelos trens da linha 11 da CPTM, por meio da Estação Suzano. Por ônibus, é servida por linhas municipais da Viação Suzano e por linhas metropolitanas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, que ligam Suzano as seguintes cidades da região:

Terminal Vereador Diniz José dos Santos Faria, conhecido como Terminal Norte.

Arujá
Ferraz de Vasconcelos
Guarulhos
Itaquaquecetuba
Mogi das Cruzes
Poá
Ribeirão Pires
Santa Isabel
São Paulo
A ligação é feita por meio do Serviço Comum e Seletivo de ônibus, que têm como destino o Terminal Vereador Diniz dos Santos Faria (conhecido como Terminal Norte), no Centro, e bairros da região central. No site da EMTU/SP é possível pesquisar o itinerário das linhas de ônibus que passam por Suzano.

Suzano também é servida por linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais de diversas empresas que tem como destino o terminal rodoviário de Mogi das Cruzes, além de uma linha direta com o Terminal Rodoviário do Tietê, na capital.

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º CARTÓRIO TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS:

R Benjamin Constant 525 - Centro
Suzano, SP | CEP: 08674-011
Telefone: (11) 4746-2852

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXOS:

R General Francisco Glicério 1446 - Centro
Suzano, SP | CEP: 08674-002
Telefone: (11) 4744-1047

SUZANO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMOVEIS E ANEXOS:

R José Garcia de Souza 74 - Parque Suzano
Suzano, SP | CEP: 08673-040
Telefone: (11) 4746-3513

CARTÓRIO ELEITORAL:

181ª ZONA ELEITORAL

R Mirambava 118 - Centro
Suzano, SP | CEP: 08674-130
Telefone: (11) 4759-2300

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Suzano

AIIIII QUE SAUDADE DA MINHA TERRA, ESPERO VOLTAR LOGO PARA REVER VELHOS AMIGOS
Por: REGINALDO

eu amo suzano tudo e lindo suzano merece nota 10 o centro cultural e perfeito
Por: jessica lima

estou com muitas saudades de suzano morei 18 anos ai hoje moro aqui em são jose dos campos penso em volta para mora com a minha mãe que esta com muitas saudade e eu também estou s3entindo falta de suzano que 3e um cidade muito maravilhosa e linda muitas feliz para todos
Por: valquiria

CONHEÇO SUZANO SIM, MOREI 15 ANOS NESSA CIDADE MARAVILHOSA ADOROSUZANO,UMDIA VOLTAREI A MORAR AI SE DEUS QUIZER.SUZANO É UMA CIDADE LINDA.
Por: MARIA JOSÉ

Suzano - SP. Vou ter o prazer de conhece-lá... pessalmente, pois me aguarde que aiiiiiiii irei EUUUUUUUU. Ass. Jair Lugão
Por: JAIR LUGÃO DA CRUZ

EU MOREI EM SUZANO A MUITOS ANOS,HJ MORO EM VINHEDO MAS AMO MINHA CIDADE E SINTO MUITAS SAUDADES DE SUZANO ESSA CIDADE ONDE EU CRESCI...SAUDADES
Por: LILIAN REGINA

Não conheço Suzano, mas procuro parentes daí, minha mão nasceu aí e não temos contato com os pai dela, se alguém puder ajudar.
Por: Paula Jordana

SUZANO; CIDADE DAS FLÔRES, CIDADE GOSTOSA DE SE VIVÊR, DE PASSEAR DE CURTIR AS FERIAS, ENFIM. ESTA CIDADE E LINDA VENHA VISITAR. VOCÊ VAI SE APAIXONAR. E VAI QUERER VOLTAR. BJS. TAVYNHO KOSTTA
Por: TAVYNHO KOSTTA A VOZ SENSUAL DO BRASIL

EU ADORO MINHA CIDADE NATAL, HOJE, MORO NA REGIAO OESTE DE SP, MAS UM DIA SE DEUS QUISER PRETENDO VOLTAR A MORAR, NA MINHA CIDADE QUERIDA!!!
Por: FLAVIO LUIZ INOCENCIO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Suzano
Fundação:
1948
Altitude:
738m
População:
195.434 habitantes
Área:
195km²
Densidade Demográfica:
1.002,23hab/km²
CEP:
08600-000

Envie seu comentário sobre Suzano

banner