Sussui

Sussui-SP
banner

Bem-vindo a Sussui!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Sussui, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Sussui.

Informações de Sussui

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Assis 

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP-327 - SP-375  

Distâncias:

Da Capital:

420 km 

Outras:

Curitiba-PR -  486 Km
Bauru-SP 160 Km -
Presidente Prudente  -SP 156 Km
Marília-SP - 108 Km 
 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Sorocabana Railway (1914-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
SUSSUÍ
Município de Palmital, SP
Linha-tronco - km 573,266 (1931)   SP-2630
Inauguração: 12.02.1914
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida) 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sussuí foi aberta em 1914. Em 1986, já estava abandonada e depredada, sem telhado, portas ou janelas, e com muito mato em volta. A estação não existe mais somente restando a plataforma e a caixa-dágua. Mais ao longe, sobrou também uma das casas de moradia das turmas residentes de manutenção da linha, hoje ocupada por uma família. "Sussuí teve a estação demolida, há alguns anos atrás. Sobrou só a plataforma. A vilazinha ainda tem igreja, cemitério, tudo abandonado. A vila era movimentada, tinha missa (com o padre de Palmital) toda semana, e o trem ainda parava na pequena estação, até meados da década de 70. Nessa época, a decadência se pronunciou. Algumas fábricas faliram, o café foi dizimado pela geada de 1.975, o trem começou a passar direto, e o povo começou a ir embora". Até onde eu sei, Sussuí não teve cartório. Teve bar, igreja, quermesse, festa de casamento, enterro, estação, cemitério, pedreira da Sorocabana com ramal ferroviário, casas de turma, ponte de ferro inglesa (ou americana?), fábricas de farinha de mandioca e muitas casas de moradia e comércio.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMITAL - DISTRITO DE SUSSUI

E-mail:

Telefones:  (18) 3351-9333

Sites: http://www.palmital.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário:

Telefone: (18) 3351-9334

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:

R Manoel Leão Rego 252 - Centro
Palmital, SP | CEP: 19970-000
Telefone: (18) 3351-1321  

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Sussui

Eu morei em SUSSUI nos anos de 1962/63. Dois anos. Nesta igreja da foto, fui congregado mariano e coroinha. Os frades vinham de Cândido Mota uma vez por mês para rezar missa. Joguei futebol, pesquei muito, estudei, namorei, etc neste patrimônio que gosto muito. Um lugar muito gostoso. Pena que já está acabando. Gonzaga
Por: José Gonzaga Fabregat

Morei em Sussui nos anos de 1962 e 1963. Foram dois anos de muita alegria, paz e muito divertimento. Joguei muito futebol no time da cidade. Aprendi nadar no rio que por ali passa. Pesquei muito tambem. Ajudava nas missas que eram celebradas uma vez por mes por freis que vinham de Candido Mota. Conhecia muitas pessoas e era conhecido por muita gente tambem. Pareceia até que éramos todos parentes. Sinto muito saber que hoje Sussui está esquecido, devido falta de condução para aquela gente toda, uma vez que a ferrovia que por ali passa esta estinta para trens de passageiros. Que saudades!!!!!!
Por: jose gonzaga fabregat

nasci e me criei em susui, estudei , me casei em palmital hj moro em sp a30 anos e sempre q vou passea em candido mota , nao me esqueço de visitar o lugar onde nasci , onde brinquei no patio da igreja , nas quermesse que saudades!!! o tempo se foi
Por: guiomar

eu nasci em sussui sai de la eu tinha 23 anos em 73 tenho muita saudades daquele lugar joguei futebol ajudava nas festa da igreja ainda tenho muitos amigos por la como as familias Rotirete ,Albrtine e muitos outros hoje moro em indaiatuba uma cidade maravilhosa tenho algumas fotos do lugar uso ate o mone do lugar no meuE_mail.
Por: Pedro jorgeto

sussui local muito bom para descansar relaxar, adorei sempre que posso eu vou.
Por: Antonio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sussui

Envie seu comentário sobre Sussui

banner