São José dos Campos

São José dos Campos-SP
banner

Bem-vindo a São José dos Campos!

banner

Comece planejando a sua viagem para São José dos Campos utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São José dos Campos e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São José dos Campos.

Informações de São José dos Campos

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O local conhecido como Vila Velha, povoado que deu origem ao município de São José dos Campos, teve início por volta de 1550, em um aldeamento de índios guaianases oriundos de São Paulo de Piratininga, fundado pelo padre José de Anchieta no alto do rio Comprido.
O aldeamento foi abandonado e, de 1643 a 1660, os jesuítas conseguiram quatro léguas de terras onde organizaram outro aldeamento, formando um novo povoado com os índios que restaram. Construíram um convento e uma igreja e o aldeamento cresceu lentamente. Os jesuítas acabaram expulsos e os índios se aliaram a alguns brancos, dando novo impulso ao núcleo.
Em 27 de julho de 1767 foi elevada a vila com o nome de Vila Nova São José e, em 3 de novembro de 1768, à categoria de freguesia, com a denominação de Nova São José, em terras desmembradas do território de Jacareí. A freguesia foi cresceu muito lentamente e em 22 de abril de 1864 recebeu os foros de cidade, com o nome de São José do Paraíba. Algum tempo mais tarde, em 2 de abril de 1871, recebeu o nome atual de São José dos Campos. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

27 de Julho  

Gentílico:

Joseense

População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Mesotérmico Úmido com estação seca no inverno

Temperatura Média:

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale do Paraíba Paulista  

Limites:


Norte: Camanducaia, Sapucaí-Mirim;
Sul: Jacareí, Jambeiro;
Leste: Monteiro Lobato, Caçapava;
Oeste: Igaratá, Joanópolis e Piracaia 

Acesso Rodoviário:

Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e pela Carvalho Pinto (SP-70) 

Distâncias:

Da Capital:

91 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque Roberto Burle Marx 

Mais conhecido como Parque da Cidade, parte do antigo Complexo Tecelagem Paraíba, fábrica de cobertores que foi destaque na fase industrial da cidade. Pertenceu à família Gomes e hoje parte das terras pertence à Prefeitura. Tem uma área verde ideal para se fazer caminhadas, piqueniques, enfim sentir-se mais próximo da natureza encontrando alguns elementos de nossa fauna como capivaras, macacos e garças.
As obras arquitetônicas assinadas pelo arquiteto Rino Levi (residência Olivo Gomes, a usina de leite e o Galpão Gaivotas - utilizado para grandes feiras e eventos) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formam um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade reconhecimento internacional. Também conta com um anfiteatro para apresentações culturais e artísticas, palmeiras imperiais trazidas da Europa e outras construções que fazem parte da história da cidade.
Av. Olivo Gomes, s/n – Santana
Tel: (12) 3921-9382
De 2ª a domingo, das 6h30 às 17h30

Museu do Folclore 

Localizado dentro do parque Burle Marx numa das antigas casas de hóspedes da família Gomes. A casa foi restaurada e hoje abriga o Museu do Folclore, uma instituição que divulga o folclore da cidade e região, desenvolvendo atividades, encontros e exposições que apoiam e estimulam grupos folclóricos. Possui uma biblioteca de livros sobre folclore, documentação em vídeos, fotos e gravações de manifestações populares, festas cívicas, religiosas e outras.
Av. Olivo Gomes, s/n – Santana
Dentro do Parque da Cidade
Tel: (12) 3924-7302/ 3924-7354
De 3ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 17h,
sábados e domingos, das 14h às 17h

Parque Santos Dumont 

Área verde no coração da cidade com uma pista pavimentada e equipamentos de ginástica para a prática de exercícios e corrida. À disposição do usuário o parque mantém vários quiosques com churrasqueiras, uma pista de skate, uma quadra poliesportiva e playground. Para o lazer contemplativo, um jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves. Conta com os protótipos dos aviões Xavante e Bandeirantes e maquetes de foguetes da família Sonda.
R. Prudente Meireles de Moraes, 100 – Vila Adyana
Tel: (12) 3921-7066
De 2ª a domingo, das 7h às 19h

Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira  

Formado por área verde e de lazer do Jardim Santa Inês I. Conta com um pequeno bosque, campo de futebol com arquibancada, pista de skate, pista para caminhada, além de um local para apresentações e eventos.
Rua Ricardo de Paiva Vieira, s/n
Jardim Santa Inês I
 
Museu de Esportes 

Centro de exposições da memória esportiva. Possui um acervo de fotos, vídeos de competições, troféus e medalhas conseguidos por times da cidade através de participações em várias modalidades esportivas. É uma viagem pela história do esporte em São José dos Campos.
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Tel: (12) 3921-4112
De 2ª a 6ª, das 8h às 18h e sábados das 8h às 14h

Memorial Aeroespacial Brasileiro 

Construído pelo CTA – Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial – em parceria com a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (ABCAer) e com colaboração da prefeitura e de empresas ligadas à aeronáutica e ao espaço, foi inaugurado em fevereiro de 2004.
Seu acervo mostra maquetes de diversas aeronaves de produção nacional, réplicas de foguetes, aviões e mísseis de uso das Forças Armadas.
Mostra também projetos desenvolvidos por alunos do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – e pesquisas realizadas no CTA, como o motor de carro a álcool.
Av. Brigadeiro Faria Lima, s/n – Próximo ao Aeroporto
Tel: (12) 3947-3046
De 6ª a domingo, das 10h às 17h

Espaço das Artes Helena Kalil 

Dedicado a exposições de trabalhos de artistas plásticos da cidade. Promove oficinas culturais de aquarela, desenho e gravura. Inaugurado em julho de 2003.
Praça Padre João, 34 – Centro
Tel: (12) 3921-7206
De 3ª a 6ª, das 9h às 18h, sábado das 9h às 13h

Biblioteca Municipal  

Construído em 1910, o prédio da atual Biblioteca Municipal Cassiano Municipal foi, inicialmente, o “Theatro São José”, que durante as décadas de 10 e 20 foi o centro cultural do município. Abrigou em outros períodos a Prefeitura e a Câmara Municipal. Na década de 80 foi restaurado e recebeu adequações para sediar a biblioteca pública.
É preservado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural ).
Rua XV de Novembro, 99 – Centro
Tel: (12) 3921-6330
De 2ª a 6ª, das 8h15 às 17h e sábados, das 8h15 às 12h45

Igreja Matriz de São José 

Inaugurada em 1934, no mesmo sítio da matriz anterior. É o marco zero de São José dos Campos.
Praça Padre João, s/n – Centro
Tel: (12) 3921-5516
De 3ª a sábado, das 7h às 18h,
domingo, das 7h às 9h e das 17h30 às 19h

Espaço Mário Covas 

Construído originalmente como Paço Municipal. Posteriormente, abrigou o primeiro curso de 2º grau do município e a “Escola Normal e Ginásio Estadual João Cursino”. De 1969 a 2001 foi sede da Câmara Municipal. Hoje abriga o Centro de Informações Turísticas (CIT), projetos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Museu do Esporte e o Centro de Operações Integradas (COI).
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Tel: (12) 3921-7543
De 2ª a 6ª, das 8h às 17h, e sábados, das 9h às 13h

Capela São Miguel 

A primeira capela foi construída entre 1851 e 1863 para ser usada nos velórios do cemitério público, localizado naquele local. Em 1930 foi construída a atual, que é preservada pelo Comphac.
Largo de São Miguel, 66 – Centro
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Tel: (12) 3921-7543
De 2ª a 6ª, das 8h às 17h, e sábados, das 9h às 13h
 
Igreja São Benedito 

Construída em 1870 com recursos vindos das festas e quermesses em louvor ao “Santo Preto”. Quando a Igreja Matriz foi demolida, nos anos 30, a Igreja de São Benedito serviu como sede da paróquia. Hoje é tombada pelo patrimônio histórico e está em processo de restauração.
Praça Afonso Pena, 267 – Centro
Atenção: fechada para restauração

Antigo Fórum  

Com características arquitetônicas em estilo art-déco, foi construído em 1936. Possui obras feitas em 1974 pelo artista plástico taubateano Anderson Fabiano. Foi sede do Fórum até 1979. Hoje é utilizado pela Coletoria Estadual e pelo Posto Fiscal do Estado.
Praça Afonso Pena, 74 – Centro
Tel: (12) 3921-2055
De 2ª a 6ª, das 9h às 16h30

Banhado 

Pelo espetáculo da enorme extensão verde bem à margem da cidade, pela beleza do seu pôr-do-sol, o Banhado é considerado o principal cartão postal de São José dos Campos.
Compreendendo uma região imediatamente contígua ao centro urbano de São José dos Campos, constitui-se em um gigantesco anfiteatro natural que se abre após o declive abrupto, caindo sobre a várzea próxima como uma extensa planície que se alonga até o Rio Paraíba do Sul. Sua área totaliza 4.320.000 m².
Em 1939, o prefeito Francisco José Longo, no intuito de preservá-lo, desapropriou todo o lado direito da Av. São José, possibilitando a visualização de todo o banhado pela população.
No ano de 1984, a Lei Municipal 2792/84 declarou o Banhado como Área de Proteção Ambiental, restringindo e proibindo usos como, a implantação de indústrias, comércios e serviços, o parcelamento do solo e, as atividades extrativas, como a mineração.
Atualmente, encontra-se classificado pela Lei Complementar 165/97 de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, como Zona Especial de Proteção Ambiental, onde as restrições do uso e taxas de ocupação e impermeabilização objetivam a proteção ambiental, paisagística e histórica.

Teatro Benedito Alves 

Construído da década de 10, tornou-se um grande pólo cultural da região, com apresentações de companhias do exterior. Nele aconteciam animados bailes carnavalescos. Foi o antigo Teatro Municipal e hoje está em processo de restauração.
Avenida São José, 955 – Centro

Feiras de artesanato 

Realizadas aos finais de semana em diferentes regiões da cidade, com grande variedade de produtos: objetos em madeira, bordados e pinturas. Algumas feiras contam com barracas de alimentação e oferecem programação cultural.
Todas funcionam das 9h às 16h
Praça Afonso Pena, Centro (sábado)
Praça Ulisses Guimarães, Jd. Aquarius (domingo)
Praça Sinésio Martins, Jd. Esplanada (sábado)
Praça 1º de Maio, Pq. Novo Horizonte (sábado)
Praça Mons. Luiz Gonzaga, Santana (sábado)
Praça Mário Porto, Jd. Satélite (sábado)
 
Mercado Municipal 

Suas bancas e lojas oferecem frutas e legumes, flores e ervas medicinais, carne, peixes e muitos outros produtos. Nas lanchonetes e pastelarias , a conversa e a cerveja são acompanhadas pelos tradicionais pastéis e pelo típico e saboroso bolinho caipira. Por sua longa tradição como centro de compras, o Mercado Municipal é parte importante da história da cidade. Foi construído em 19223 e restaurado e revitalizado em 1994.
Endereço: entre as ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Sebastião Húmel e Travessa Chico Luiz - Centro 
 
Calçadão e Centro da cidade 

O Calçadão da Rua Sete de Setembro, bem como todo o entorno no cento da cidade, é um centro de compras de intenso movimento, onde se pode encontrar todo o tipo de produtos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNCIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3947-8000

Sites: http://www.sjc.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: (12) 3921-7543

Aeroporto Estadual Professor Ernesto Stumpf
Telefone: (12)  3946-3000 / 3941-2227

Rodoviária: (12) 3921-9122

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A

SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA MAJOR ANTÔNIO DOMINGUES, 83 - CENTRO
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
TELEFONE: (12) 3941-4865
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de São José dos Campos

Conhecí esta lindíssima cidade do interior paulista, e fiquei imensamente impressionado com o progresso lá existente, além, é claro, do alto poder aquisitivo de sua população. Sou carioca, moro neste inferno que se tornou a ex-Cidade Maravilhosa, hoje dominada por facínoras, no entanto, após ter visitado São José dos Campos, não só deixei-me seduzir por seus encantos, como também estou fazendo de tudo para transferir-me com "malas e bagagens" pra lá. É só eu conseguir vender nosso apartamento,cercado por muitas das novecentas e poucas favelas, esse câncer que se instalou indiscriminadamente por aqui, e compro outro em São José para desfrutar da ORDEM, DISCIPLINA, SEGURANÇA, LIMPEZA, HIGIENE, todas essas coisas básicas aí existentes e que há muito, mas muito tempo mesmo já não fazem mais parte do cotidiano do CARIOCA. Lamento repetir, mas logo sairei deste inferno, e será em São José, creio, que voltarei a me sentir um cidadão.
Por: Antonio mattos

belissíma!!! as fotos mostram bem o quanto a cidade é linda.posso troca a BA por SJC esse ano ainda,fiquei apaixonada pela cidade!!!!!!!.ah! para quem não conhece a BA sintam-se convidados viu TCHAU
Por: MARCIA

É mto linda morei 18 anos, e sinto mta saudades.....
Por: Eliana mota

simplismente eu amo essa cidade... aki é aonde eu nasci tô crescendo e espero criar meus filhos aki... isso aki é tudo de bom... sjc sempre!!!
Por: Ticiane Fortunato

São Jose é uma cidade de encantos,é a beleza em coisas simples,no povo modesto. Mas tambem é a modernidade,os aviões ,o parque tecnologico. São jose é dez! Por isso que eu vivo nessa cidade maravilhosa
Por: nágila cristine

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José dos Campos

Envie seu comentário sobre São José dos Campos