São José do Rio Pardo

São José do Rio Pardo-SP
banner

Bem-vindo a São José do Rio Pardo!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São José do Rio Pardo e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São José do Rio Pardo.

Informações de São José do Rio Pardo

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

É possível que os índios Caiapós e Catuás tenham coabitado em nossa região, não em grande número pela escassez de caça, segundo um relato ao governador (1765), feito pelo capitão Inácio da Silva Costa, primeiro comandante do Descoberto do Rio Pardo.
João Batista Blandim contou a um repórter a sua história, para o Álbum Riopardense:
Esta entrevista se deu em 1917. O entrevistado tinha, então, 84 anos.
Nasceu em São João Del Rei. Já casado, atraído pela fama da boa terra de São José do Rio Pardo, aqui chegou em 1866, com 34 anos, onde já estavam muitos dos seus amigos, vindos de Minas Gerais, donos de terras.
No seu relato, recordou-se de casas esparsas, cobertas de sapé, no meio do mato. Morou numa delas, onde, tempos depois, ergueu-se o palacete de Antônio Ribeiro Nogueira (Nhô Ribeiro)(foto à direita), hoje, substituído por um prédio de morada e casas comerciais, na esquina da Praça XV de novembro com a rua Marechal Floriano.
Também li, que em dezembro de 1868, a pedido de Antônio Marçal Nogueira de Barros, a Câmara Capitular de São Paulo concedeu licença para se benzer, na forma do Ritual Romano, depois de cercado, o cemitério do bairro de São José do Rio Pardo, Distrito da Freguesia do Espírito Santo do Rio do Peixe.
Relendo a crônica do velho Blandim e cópias do livro de tombo da igreja da Freguesia do Espírito Santo do Rio do Peixe (hoje, Divinolândia), perguntava-me:
- Onde começa a história da minha cidade?
Documentos antigos foram encontrados e divulgados, os arquivos remexidos, velhas crônicas relidas...
O velho jornalista Paschoal Artese, na sua Resenha de 1965, batalhava para que o centenário de São José do Rio Pardo fosse comemorado naquele ano, depois de transcrever a ata da primeira reunião de um grupo de fazendeiros, registrada em 4 de abril de 1865 no Livro de Reuniões dos Fundadores da Capela de São José, encontrado na fazenda Tubaca. Artese não foi ouvido.
A historiadora Amélia Franzolin Trevisan, num dos seus artigos de Gazeta do Rio Pardo, afirmava que as origens de nossa cidade remontam ao início do século XIX, quando por volta de 1815, o sesmeiro português, Capitão Alexandre Luís de Mello, e seu clã, vindos de Minas Gerais, instalaram-se nas terras do vale do Rio Pardo entre os afluentes: rios Fartura e do Peixe.
Depois do Capitão Melo, muitos agricultores vieram de outras províncias, principalmente da de Minas Gerais, atraídos pela fertilidade do nosso solo.
Entre muitos, aqui se fixaram: Ananias Joaquim Machado, Antônio Marçal Nogueira de Barros (eleito a 10/09/1864 vereador à primeira Câmara Municipal de Caconde, com 345 votos), Cândido de Faria Moraes, Cândido de Miranda Noronha, Francisco e Custódio de Assis Nogueira, Francisco das Chagas e João Damasceno Negrão, Francisco Barbosa Sandoval, Gabriel José Nogueira, João Honório de Araújo, João José de Souza, José Teodoro Nogueira de Barros, Luciano e Raimundo Estelino Ribeiro da Silva, Luís Antônio Nogueira de Noronha, Tomás de Andrade, Venerando Ribeiro da Silva, Vicente Dias.
Quando em 1858 o bispo de São Paulo, D.Antônio Joaquim de Melo, esteve na paróquia de Monte Santo, em Minas, o Capitão Francisco de Assis Nogueira o procurou, obtendo licença para mandar celebrar ofícios divinos na capela de sua fazenda Pião do Rio Pardo, sendo possível que a primeira missa da região tenha sido celebrada no mes seguinte, isto é, em setembro de 1858.
No império (forma de governo deste período relatado), a Igreja estava intimamente ligada ao Estado. A Capela, para a população, além de representar a assistência religiosa ao lugarejo, era a esperança de autonomia política, que adviria com a Freguesia.
O livro encontrado na Fazenda Tubaca, documenta a fundação da Capela de São José do Rio Pardo, em 4 de abril de 1865, quando alguns fazendeiros se reuniram, traçando os planos para edificar a capela, primeira etapa para a criação da futura Freguesia.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

riopardense

População:

51.910 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas  

Limites:

Mococa, Tapiratiba, Casa Branca, Itobi, São Sebastião da Grama, Divinolândia, Caconde  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

218 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

E-mail:

Telefones: (19) 3682-7800   

Sites: http://www.saojosedoriopardo.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TITULOS:
 
R 13 de Maio 486 - Centro
São José do Rio Pardo, SP | CEP: 13720-000
Telefone: (19) 3608-4970

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São José do Rio Pardo

adoro esta cidade cresci passando mihas ferias na casa de meus avos meus pais nasceram se casaram enfim è a cidade do meu coraçao.
Por: gisele cabral

cidade linda e maravilhosa terra de gente batalhadora,que acredita num Brasil melhor para o futuro.
Por: Laércio Wilson lúcio

essa é a cidade do interior mais linda que eu ja vi
Por: Graciéla Souza

adoro sao josé do rio pardo, cidade maravilhosa, particularmente morro de amores por esta cidade cheia de pessoas bonitas e legais!!!
Por: renan

A cidade é linda, recomendo p/ quem quer passar a férias e fim de semana. Além disso tem muitos lugares turisticos: como a ponte de Euclides da Cunha.
Por: Géssica Cristina Sena Missura

Gostei muito, de ver estas imagens. É sempre bom voltar as origens através de uma imagem
Por: Luis Carlos Pereira da Silva Silos

me casei e fui morar em rio pardo amo essa cidade minha familia tambem e de sao jose mas nacsi em santo andre e fui para sao jose tenho 2 filhos que nasceram ai
Por: amanda david dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José do Rio Pardo

Envie seu comentário sobre São José do Rio Pardo