São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí-SP
banner

Bem-vindo a São Bento do Sapucaí!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Bento do Sapucaí e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Bento do Sapucaí. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Bento do Sapucaí.

Informações de São Bento do Sapucaí

 

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município da Estância Climática de São Bento do Sapucaí situa-se ao leste do Estado de São Paulo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira,  Região Vale do Paraíba, mais especificamente no Alto Sapucaí. Compreende uma área de 279 km², dividindo em perímetro urbano: 91.405 km2 e rural 187,595 km2, com uma população de 10.355 (censo 2000) habitantes, sendo 44,68%  na zona urbana e 55,2% na zona rural. Seu clima é ameno e saudável e o solo fértil permite uma agricultura diversificada que, ao lado da pecuária, forma a base econômica do Município que também produz hortifrutigranjeiros.
A história de São Bento do Sapucaí, remonta ao tempo do bandeirantismo, quando os paulistas de Taubaté galgavam a Serra da Mantiqueira e, pelo caminho velho do sertão, seguindo o curso do Rio Sapucaí, alcançavam as regiões auríferas das Minas Gerais.
Gaspar Vaz da Cunha, o Oyaguara, foi um dos primeiros a se fixar no Vale do Sapucaí e após ele muitos subiram a Serra e aqui se estabeleceram em vastas fazendas, onde desenvolveram a criação e o comércio de gado na  região, apesar das acirradas disputas pelo domínio da terra conquistada pelos paulistas com os moradores da capitania  de Minas Gerais.
Dentre esses fazendeiros destacou-se José Pereira Alves, o fundador da cidade. Era natural do Rio de Janeiro e morador de Pindamonhangaba. Adquiriu terras da região do Sapucaí-Mirim e se instalou com os familiares e escravos.
Contando já o povoado com cerca de 270 pessoas divididos em grupos, fazia-se sentir a necessidade de um padre que lhes ministrasse os sacramentos e de uma igreja para se reunirem na celebração a religião. José Pereira Alves, interpretando o sentimento dos sertanias, doou terras para construir uma capela e trouxe de Pindamonhangaba o Padre Júlio Velho Columbreiro, que benzeu o  local onde se acha hoje a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, colocando ali a cruz da Redenção e uma bandeira com os dizeres:  “Nossa Senhora Mãe dos Homens comovei os maus corações”. Mas o vigário de Pouso Alegre, Padre José Bento de Melo, frustou-lhe os intentos, arrancando a cruz e a bandeira e levando preso o padre Columbreiro. Pereira Alves não se deu por vencido e mandou que se iniciasse a construção da capela, mas teve que sustar o trabalho para manter a paz e o sossego com os conflitantes mineiros.
Serenados os ânimos, ele e sua esposa, Dona Ignez Leite de Toledo, doaram uma grande  extensão de terras para ser erguida uma capela em louvor a São Bento, cuja imagem achava-se na  capela da Guarda Velha, um pouco distante do povoado.
No dia 03  de fevereiro  de 1832, o padre Manuel  Alves Coelho, de Pindamonhangaba, aqui chegou e tomou posse de seu rebanho, fazendo o primeiro batizado numa casa particular, enquanto se construía a igrejinha para a qual foi  transladada definitivamente  a imagem de São Bento, vinda da Guarda Velha. A atual matriz só foi construída por volta de 1853.
Durante muito tempo teve-se como data de fundação o dia 3 de fevereiro de 1828, sendo seu centenário comemorado solenemente no ano de 1928. Posteriormente, adotou-se a data de 16 de agosto, data da elevação a categoria de Freguesia, no ano de 1832. Tempos depois a Freguesia passou a Vila, em 16 de abril de 1858, e quase uma década posterior, mais precisamente em 30 de março de 1876, tornou-se Cidade pela Lei nº 48, transformando-se em Estância Climática pela Lei Estadual de 26 de janeiro de 1976.  O nome da cidade e do município está ligado ao Rio Sapucaí, que, na linguagem indígena, significa “rio que grita”. Logo foi escolhido o santo padroeiro do município, São Bento, fundador da ordem dos Beneditinos, em  franca expansão no Brasil na época da fundação da cidade. 

Significado do Nome

Seu nome presta uma homenagem a São Bento e ao Rio que banha a região, o Rio Sapucaí

Aniversário da Cidade:

16 de Agosto 

Gentílico:

são-bentista

População:

10.462 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade que encanta à primeira vista com sua paisagem urbana. Atrações surpreendentes fazem parte da localidade.
São Bento do Sapucaí abriga um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, o complexo do Baú, que é formado por três montanhas de pedra: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

32° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de São Paulo: BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), depois da entrada de Caçapava, no Km 117, seguir pela SP-123 (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro), sentido Campos do Jordão até o trevo de Santo Antônio do Pinhal e ir na direção do Sul de MInas Gerais pela SP-042 (Rodovia Vereador Júlio da Silva).

Localização:

Campos do Jordão 

Limites:

Estado de São Paulo: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal.
Estado de Minas Gerais: Sapucaí Mirim,  Paraisópolis, Gonçalves , Brasópolis e Piranguçu.  

Acesso Rodoviário:

SP-042, BR-116 e SP-123  

Distâncias:

Da Capital:

132 km 

Outras:

São José dos Campos (S. Antonio do Pinhal) – 88 km
São José dos Campos (Monteiro Lobato) – 80 km
Campos do Jordão (Pedra do Baú) 35 km
Campos do Jordão (Estrada Velha) – 44 km
Campos do Jordão (Zé da Rosa) – 40 km
Campos do Jordão ( S. Antonio do Pinhal) – 50 km
Taubaté – 70 km
Tremembé – 63 km
Paraisópolis – 17 km
Itajubá – 75 km
Caçapava – 75 km
Pindamonhangaba – 70 km
Santo Antonio do Pinhal – 36 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz de São Bento

Construção de 1853, em estilo colonial, feita pelos escravos com paredes de taipa de pilão. É o marco do povoamento da Cidade. Abriga pintores de renome
Localização: Praça Cônigo Bento de Almeida.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construção de 1934

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Construção de 1970

Igreja de Santo Antônio

Construção do início do século XIX

Rios

Rio Sapucaí
Ribeirão do Paiol
Ribeirão do Baú

Cachoeiras

Cachoeira do Toldi

Queda de 200 m, é a mais alta de São Bento do Sapucaí. Seu acesso é feito pela estrada da Campista, com um trecho de trilha de aproximadamente 300 m.

Cachoeira dos Serranos

Conhecida como tobogã, devido a forma como a água desliza por suas pedras.
Localização: Bairro dos Serranos, 5 Km do Centro

Cahcoeira dos Amorés

Queda que percorre cerca de 300 m até desaguar num lago que chega a profundidade de 1,40m. Seu acesso é fácil.
Localização: Próximo ao Acampamento Paiol Grande, 5 Km do Centro.

Cachoeira do Barão

Localização: Bairro do Paiol Grande

Cachoeira das Morenas

Localização: Bairro do Cantagalo

Cachoeira do Baú

Queda com duchas ao longo de seu trajeto que deslizam de um morro até o Ribeirão do Baú. É de difícil acesso e de propriedade particular.
Localização: Bairro do Baú de Clima.

Cachoeira do Encontro

Duas Cachoeiras formadas pelas águas dos rios do Paiol Toldi e do Paiol Pedras do Baú que se encontram neste ponto, formando apenas um rio. Seu acesso é feito pela trilha do Borongodongo, com 1,5 km de extensão.
Localização: Bairro do Paiol Grande.

Mirante  das Hortências

Local urbanizado, ornamentado com hortências.
Localização: Centro, com escadas até a Rua Pereira Alves.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Semana Santa - A famosa e tradicional Semana Santa atrai, pela sua beleza, bom gosto e organização por parte padres da Paróquia, turistas e visitantes de toda região para o município de São Bento do Sapucaí. Geralmente, um grupo de teatro encena uma peça representando a vida e morte de Jesus Cristo, em uma apresentação no interior da Igreja Matriz.  

- Festa de São Benedito - Na primeira segunda-feira após o domingo de Páscoa acontece a tradicional na Festa de São Benedito que atrai muitos turistas e devotos, principalmente pelo fato de seu estilo ainda seguir moldes e costumes antigos. Uma das atrações é a grandiosa procissão que acontece no dia consagrado a São Benedito, percorrendo as ruas da cidade acompanhada por muitos fiéis.

- Santa Cruz - As capelas de Santa Cruz tornaram-se comuns nas fazendas e em torno delas surgiram os núcleos habitacionais que deram origem aos bairros da zona rural. A festa da Santa Cruz revestia-se de grande solenidade e consistia na reza do terço e outras orações devocionais, acompanhadas pelos cânticos costumeiros. Os festeiros convidavam os “puxadores de terço” e nomeavam auxiliares que se encarregavam do mastro (uma vara comprida pintada em todo o seu comprimento) que deveria ostentar a bandeira de pano branco, tendo estampa no centro uma cruz, emoldurada por sarrafos de madeira. Antes da reza, o mastro era levado sob o olhar atento dos presentes e os foguetes espocavam no ar, iluminando os céus, assustando a platéia miúda e animando a molecada mais atirada a ir atrás de seus restos na tentativa de aproveitar alguma coisa para suas brincadeiras. Acabada a oração eram servidos quitutes, café ou outra bebida na casa dos festeiros. Essa festa ainda é celebrada na cidade e em todo o município, embora de maneiras diferentes, acompanhando as mudanças ocorridas na liturgia católica.

- Festa do Divino - Por fim, vale mencionar a Festa do Divino, no Domingo de Pentecostes. Essa festa foi realizada até a década de 70, quando faleceu o senhor José de Melo Mendes, seu organizador. Realiza-se uma novena preparatória e durante a novena, a bandeira e a coroa percorriam as casas em busca de esmolas, levando as bênçãos do Divino a todos os lares, por mais humildes que fossem. No dia da festa realizava-se a missa solene e iniciava-se o leilão de assados e prendas e bezerros. À tarde realizava-se procissão com vários andores dos santos mais populares e do Divino.

- Festas Populares - O Carnaval é um dos eventos mais importantes do município, pois atrai um grande número de turistas, quantidades esta que a cada ano vem aumentando. O carnaval de São Bento é muito procurado por suas tradições e principalmente pela questão de segurança. As famílias se divertem pelas ruas da cidade, em companhia dos bonecos Zé Pereira e Maria Pereira e seus filhos Zezinho e Mariazinha Pereira. Estes bonecos medem 4 metros cada um e saem 20 dias antes do carnaval para percorrerem as ruas da cidade e também alguns bairros. Os bonecos já se tornaram tradição e animam o carnaval há mais de 100 anos. Seguindo os costumes, as crianças saem atrás dos bonecos, zombando, fazendo caretas, dançando ao som da banda e fazendo assim uma grande festa.

- Praça da Cultura - A Praça da Cultura abriga um centro permanente de exposição de trabalhos dos artistas de São Bento do Sapucaí, colocando o artesão em contato direto com o turista. Essa atividade é realizada em várias datas móveis com venda de comidas típicas, além dos trabalhos artesanais.

- Aniversário da Cidade - O aniversário da cidade é comemorado no dia 16 de agosto, com solene missa em ação de graças, contando com a participação das autoridades locais e dos munícipes. Após a missa, um belíssimo desfile cívico percorre as principais ruas da cidade, com a participação de todas as escolas. As festas são encerradas com shows musicais e jogos de futebol.

Junho

13 - Festa de Santo Antônio - acontece a Festa de Santo Antonio. Durante a missa benzem-se pães que são distribuídos na procissão a todos os fiéis. Estes guardam sempre um pedaço de pão de um ano para outro, e fazem uso dele nas doenças e outras necessidades em busca de alívio para seus males espirituais e materiais.

- Festas Juninas - As Festas Juninas celebram Santo Antônio, São João e São Pedro. São festas de cunho popular, realizadas por famílias que guardam as tradições herdadas de seus antepassados. As festas juninas são semelhantes à festa de Santa Cruz em sua parte religiosa, diferenciando-se pelos folguedos que as acompanham, como a fogueira, dança e música. A mais comum foi sempre a de São João, realizada no dia 24 de junho.

Julho

11 -Festa do Padroeiro São Bento - comemora-se o dia de São Bento, padroeiro de São Bento do Sapucaí na festa considerada a maior e mais importante da cidade. Ela ocorre durante os noves dias que antecedem a data, com novena todos esses dias na Igreja Matriz e com a participação de inúmeros fiéis.

Agosto

15 - Festa de Nossa Senhora dos Remédios - comemora-se o dia da assunção aos céu de Nossa Senhora dos Remédios. A festa conta com a presença de inúmeras pessoas que vêm de cidades vizinhas para prestar homenagens à Virgem. É um dia festivo, alegre, com muita música e barraquinhas de comidas típicas.
 
16 - Aniversário da Cidade - O aniversário da cidade é comemorado com missa em ação de graças, contando com a participação das autoridades locais e dos munícipes. Após a missa, um belíssimo desfile cívico percorre as principais ruas da cidade, com a participação de todas as escolas. As festas são encerradas com shows musicais e jogos de futebol. 

 hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3971-6110 - Ramal 6128

Sites: [email protected]

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3971-6139

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A
SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA CORONEL FRANCISCO ESTEVES, 193
SÃO BENTO DO SAPUCAÍ-SP
TELEFONE: (12) 3971-2626 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí é uma região de inegável beleza. Não só por suas riquezas culturais e paisagísticas, mas também, pela boa receptividade de seus moradores. Vim, gostei e fiquei, e sou muito feliz por essa escolha. Abraços Sol
Por: Solange Belém

a cidade é espetacular, todos os anos vou para la continui assim pois sapucai é o melhor lugar que já conheci
Por: ires ap alves de lima

Pra quem não conhece o paraiso não esta lonje. morei na cidade 3 anos com meu pai e não esqueço esta cidade tenho orgulho de te desfrutado um poucinho desta maravilha. Infelismente meu pai faleceu e eu voute para sp,mais mato minhas saudades vendo essas fotos lindas parabens .ha ja subi na pedra do baú é uma esperiencia encrivel...adorei
Por: andessa P da silva

Muito bom esse lugar,principalmente as mulheres linda de la.rsrs
Por: Nei

A cidade é limpa, linda rodeada por lindas montanhas verdes, o ar é puríssimo, belas cachoeiras, artesanatos lindos e diferentes, água natural, e pessoas maravilhosas que nos recebem com carinho, respeito e amizade, ja me sinto sãobentense,um forte abraço a todos
Por: Irami Paixão

CIDADE SUPER TRANQUILA E DE PAISAGENS LINDAS! OTIMA PARA UM FIANL DE SEMANA LONGE DA CORRERIA DE CIDADE GRANDE.ADOROO.
Por: Elisangela Godoy

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Bento do Sapucaí

Envie seu comentário sobre São Bento do Sapucaí