Santos

Santos-SP
banner

Bem-vindo a Santos!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santos, informações e fotos da maravilhosa Santos. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santos, recomendadas por internautas.

A cidade de Santos, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1545. A localidade está em uma altitude de 2m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 408.748 habitantes. A área total de Santos é de 280,9km², e sua densidade demográfica é de 1.455,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santos-SP é 11100-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Pensando em viajar, mas sem tempo e dinheiro para ir tão longe? A máxima de que o Brasil reserva muito mais belezas naturais e surpresas do que você imagina é real. Pessoas que moram em grandes capitais costumam não conhecer devidamente a região litorânea mais próxima de sua cidade e deixam de explorar áreas incríveis, muito mais próximas e acessíveis do que se imagina.

Santos é uma dessas viagens, feitas sem muita pretensão de ter uma experiência realmente incrível e memorável. A cidade portuária oferece várias opções para quem quer relaxar, aproveitar o agito em áreas bem pontuais à noite, surfar ou somente sair da rotina da cidade grande. A dica inicial é começar o passeio visitando toda a baía através da escuna que sai da Ponta da Praia e vai até a Fortaleza da Barra Grande, um monumento construído em 1854 e que oferece uma vista incrível do mar e dos jardins que ficam aos arredores das várias praias de Santos.

Quem quer aproveitar mais os passeios por terra, pode apostar no passeio de bondinho elétrico que, em uma viagem cultural, leva os turistas para apreciarem o Centro Histórico, o Largo Marquês de Monte Alegre, a Estação do Valongo e outras tantas construções que fazem parte da história do Brasil. Igrejas e teatros também estão incluídos no passeio de bondinho, portanto, reserve uma tarde sem hora para voltar para onde você está hospedado para aproveitar ao máximo, sem preocupações.

Ônibus turísticos oferecem passeios expressos, que em menos tempo apresentam aos turistas alguns pontos turísticos essenciais para que se possa dizer que passou por Santos e se tenha mais tempo para aproveitar as praias e o hotel em que se está hospedado. Para o café no final da tarde, vale a pena o passeio Mont Serrat, que ao chegar ao topo de uma subida, oferece uma vista incrível com um cardápio digno de ser apreciado com calma e bom gosto.

Para as crianças, além dos passeios citados acima, vale a pena levá-las até o aquário. O passeio é ótimo para a família e é difícil não ficar encantado com a infraestrutura e animais lá encontrados.

Informações de Santos

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Vertente Oceânica Sul - Baixada Santista

"Terra da Caridade e da Liberdade"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A ilha de São Vicente era chamada Goaió, que significa lugar de fornecimento de provisões. Ali os viajantes encontravam índios amistosos, com os quais trocavam mercadorias por alimentos. A parte da ilha onde surgiria Santos ficou conhecida como Enguaguaçu, termo que corresponde a enseada grande.
Não se conhece o ano exato do princípio da povoação. O certo é que o fundador de Santos, Brás Cubas, chegou de Portugal em 1532, com Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente. Dele recebeu as terras de Jurubatuba e comprou as situadas no Enguaguaçu, hoje Centro da Cidade, onde já existia uma pequena igreja sobre o outeiro de Santa Catarina. Vizinho ao outeiro, Brás Cubas construiu sua casa.
Em 1541, ele conseguiu a mudança do porto, que ficava na Ponta da Praia, na atual Ponte dos Práticos, para o outro lado da ilha, o então lagamar de Enguaguaçu. Muitos consideram a transferência do porto como a verdadeira fundação de Santos. Outros apontam 1º de novembro de 1543 como a data histórica, quando foi instalado o primeiro hospital da América e que acabou originado o nome da cidade.
Santos foi elevada à categoria de vila em 1546, mas não se sabe o dia exato em que isto aconteceu. Como em 26 de janeiro de 1839 ela passou a ser cidade, adotou-se como aniversário oficial o dia 26 de janeiro, embora o ano de fundação seja considerado o de 1546.
Mas Santos é um dos poucos municípios brasileiros que sabe exatamente seu local de fundação. Em 1902, a rocha ainda existente recebeu uma placa com os dizeres: Esta rocha é o resto do Outeiro de Santa Catarina e foi sobre este outeiro que Brás Cubas lançou os fundamentos desta povoação, fundando ao mesmo tempo, época de 1543, o Hospital de Misericórdia, sob a invocação de Todos os Santos, que deu nome a esta cidade e à primeira instituição pia que se estabeleceu no Brasil.
Ao longo dos anos o município desempenhou papel relevante história do País, tendo sido berço dos irmãos Andrada - José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Francisco - todos batalhadores à frente do povo pela independência do Brasil..
Na luta pela abolição da escravatura, abrigou milhares de escravos em quilombos na área continental, fugidos das fazendas de café do planalto paulista. O trabalho foi tão intenso que, três meses antes de a Lei Áurea ser promulgada, já não havia escravos na cidade. Posteriormente, a população participou da campanha pela República, organizando listas de assinaturas, comícios, movimentos.
A princípio constituída por portugueses, espanhóis, indígenas, negros e seus descendentes, no início do século XIX a população recebeu imigrantes europeus, na maioria portugueses, espanhóis, italianos, sírios e libaneses, incorporados às atividades do porto cafeeiro e do comércio.
Na segunda metade do século XX, a população cresceu com a chegada de migrantes nordestinos, atraídos pelo mercado de trabalho do parque industrial de Cubatão, município vizinho. O movimento operário ganhou força por meio dos sindicatos dos portuários e dos trabalhadores da construção civil. 
 

SIGNIFICADO DO NOME:

É devido ao Hospital da Santa Casa de Todos os Santos, a origem do nome. 

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

26 de Janeiro  

GENTÍLICO:

Santista

POPULAÇÃO:

433.153 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Primeiro a cidade de Santos ficou conhecida por causa de seu porto. É que no início do século XX ele transformou-se no maior porto da América Latina, especialmente devido à exportação de café. Nos anos 60 foi a vez do futebol, quando o município se tornou famoso por sediar o Santos Futebol Clube, time de Pelé. A partir de 2001 o foco das atenções passou a ser o gramado verde que contorna a praia inteira. O Brasil descobriu que caminhar pelo maior jardim frontal de praia do planeta não é privilégio de primeiro mundo. Qualidade de vida é o orgulho de Santos! Do jardim da praia à mata atlântica, de modernos edifícios a prédios antigos do centro Histórico, sem esquecer do porto e das zonas leste e noroeste, Santos é um verdadeiro charme!

CLIMA:

Tropical  

TEMPERATURA MÉDIA:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias: SP-160 (Rodovia dos Imigrantes) / Interligação Casqueiro (Anchieta/Imigrantes) / SP-150 (Rodovia Anchieta)

LOCALIZAÇÃO:

Litoral do estado de São Paulo 

LIMITES:

Bertioga, Mogi das Cruzes, Santo André, Cubatão, São Vicente, Guarujá e Oceano Atlântico. 

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 254 km

-Aracaju/SE - 2.229 km

-Belo Horizonte/MG - 650 km

-Brasília/DF - 1.075 km

-Campinas/SP - 167 km

-Cotia/SP - 109 km

-Cuiabá/MT - 1.608 km

-Curitiba/PR - 399 km

-Fortaleza/CE - 3.006 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.126 km

-Guarulhos/SP - 86 km

-Guarujá/SP - 12,5 km

-Itu/SP - 185 km

-Maceió/AL - 2.487 km

-Manaus/AM - 3.912 km

-Mangaratiba/RJ - 450 km

-Mata de São João/BA - 2.026 km

-Mogi das Cruzes/SP - 97 km

-Natal/RN - 2.996 km

-Porto Alegre/RS - 1.125 km

-Porto Feliz/SP - 202 km

-Porto Seguro/BA - 1.526 km

-Praia do Forte/BA - 2.069 km

-Recife/PE - 2.712 km

-Ribeirão Preto/SP - 383 km

-Rio de Janeiro/RJ - 503 km

-Salvador/BA - 2.035 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.548 km

-São Paulo/SP - 70.6 km

-Sete Lagoas/MG - 702 km

-Sorocaba/SP - 183 km

-Teresópolis/RJ - 563 km

-Vespasiano/MG - 677 km

-Viamão/RS - 1.115 km

-Vitória/ES - 945 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Praia do José Menino 

  -Próxima à divisa com São Vicente, é freqüentada por surfistas. Possui a Plataforma do Emissário Submarino, onde será construído o Museu Pelé.

-Praia do Gonzaga 

  -Fica no ponto mais badalado de Santos, muito procurado pelos turistas dos hotéis do bairro. A Praça das Bandeiras tem Posto de Informações Turísticas e é o ponto final da Linha de Ônibus Conheça Santos. 

-Praia do Boqueirão

  -Tem Ilha de Conveniência com Posto de Informações Turísticas, Posto Policial, Banco 24 Horas e sanitários. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados à tarde apresenta Feira de Artesanato.

-Praia do Embaré 

  -Situa-se em frente à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré. Possui vários quiosques com lanchonetes, bastante freqüentadas pela mocidade.

-Praia de Aparecida 

  -Tem como ponto central a Fonte do Sapo, onde a meninada costuma brincar, patinar, andar de bicicleta. Ao entardecer de Domingo ali se realiza o Baile da Terceira Idade.

-Ponta da Praia 

  -Local onde se pode admirar o movimento dos navios que entram e saem pelo porto de Santos. Nos finais de semana conta com o Jardim das Artes, exposição de pinturas de artistas locais.
Do mesmo modo que o de número 6, o Canal 7 também fica na Ponta da Praia, bairro em que se situam os clubes de regatas, o ferry boat - onde se tomam as balsas para o Guarujá - e a Ponte Edgard Perdigão. Conhecida como Ponte dos Práticos, dali partem as embarcações para a reserva ecológica da Laje de Santos e as barquinhas para a Fortaleza da Barra.

-Linha Turística de Bonde 

  -Opera de terça a domingo, das 11h00 às 17h00. Atendimento para grupos escolares e outros grupos fechados, e ainda para eventos, filmagens ou fotos publicitárias das 11h00 às 16h00, de terça a domingo, através de agendamento pelo telefone (13) 3219-9081. Partida da Praça Mauá (Centro). 

-Ônibus Turístico DOUBLE DECK de Santos

  -Passeio por toda orla da praia. Venha fazer parte desse maravilhoso passeio turístico!

A Linha do Ônibus Turístico de Santos Double Deck, que funciona somente na temporada de verão santista, é um atrativo para moradores e turistas da Cidade e para utilizá-la, observe as seguintes informações:

Funcionamento: Sábados, Domingos, feriados, pontos facultativos.

Horários de embarque: Saída do Aquário: 15h - 17h - 19h

Valor: R$ 4,00

SAC: 0800 173 887

Telefone:  (13) 3226-8000

E-mail: [email protected]

-Igreja Catedral

  -A igreja matriz da cidade tem estilo neogótico, fazendo lembrar os templos europeus. A planta foi traçada pelo engenheiro prussiano Maximiliano Hell, responsável pela arquitetura da Catedral da Sé, em São Paulo. Praça José Bonifácio s/nº. Tel. 3232-4593

-Santuário de Nossa Senhora do Mont Serrat

  -Marco no coração da cidade, no topo apresenta o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira. O acesso pode ser por bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou por escadaria com 415 degraus, que possui 14 nichos com representações da Via Sacra. Situado a 157 m do nível do mar, possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade, e também vistas parciais dos municípios vizinhos. Tel. 3221-5665

-Igreja do Rosário

  -Construída em 1822. Originou-se da capela onde se escondiam os escravos foragidos. Saindo pelo beco que corresponde à atual Rua Vasconcelos Tavares, eles cruzavam os morros até o Quilombo do Jabaquara. Devido ao alargamento da Rua João Pessoa, por volta de 1970, as fachadas sofreram reforma, ganhando o estilo neocolonial. Praça Rui Barbosa, s/nº . Centro. Tel. 3219-3566

-Santuário Santo Antônio do Valongo

  -A entrada da igreja conta com três arcos romanos, simétricos às portas-balcões de arco abatido do andar superior, arrematadas por vergas curvas de pedra. Frontão ondulado e guirlandas completam a fachada, considerada um dos mais belos barrocos do século XVIII. O portal da igreja traz a data de 1640 no alto, ao passo que a entidade leiga da Ordem Terceira inaugurou a capela em 1691. Em 1859, o imóvel foi vendido. O convento foi demolido mas não houve força capaz de retirar a imagem de Santo Antônio do altar, fato que foi considerado milagre e impediu o desaparecimento da igreja, elevada a santuário em 1987. Largo Marquês de Monte Alegre s/ nº. Tel. 3219-1481

-Igreja do Embaré

  -A arquitetura neogótica da Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré manifesta-se em arcos ogivais, vitrais e rosácea. A igreja originou-se de uma capela erguida em 1875, pelo Barão do Embaré. Foi entregue em 1913 aos frades franciscanos que iniciaram a nova edificação em 1930. Inaugurada em 1945, em 1952 foi elevada à categoria de basílica pelo Papa Pio XII. Av. Bartolomeu de Gusmão nº 32. Tel. 3227-5977. 

-Museu de Arte Sacra

  -Localiza-se no prédio do antigo Mosteiro de São Bento (veja verbete). Inaugurado em 1981, dispõe de acervo com cerca de 600 peças, das quais mais de 400 estão expostas. Divide-se em seis espaços temáticos.

-Outeiro de Santa Catarina

  -O marco inicial da fundação da cidade. Nele encontra-se o prédio da Fundação Arquivo e Memória de Santos, que mantém acervos fotográfico e de documentos, biblioteca, exposição de fotos e gravuras. Alicerçada sobre rocha, a edificação desenvolve-se em três níveis ligados por escadarias, acomodando-se à topografia do terreno. Portas e janelas em ogiva, bem como ameias e merlões dos muros produzem o feitio de castelo

-Bolsa Oficial do Café

  -O edifício foi inaugurado por Washington Luiz, então Presidente do Estado de São Paulo, no dia 7 de setembro de 1922. Abriga o Museu dos Cafés do Brasil, cuja Sala de Pregões conserva o mesmo cadeirado em jacarandá-da-Bahia que acomodava os antigos corretores. O teto abobadado rosa e branco tem no centro uma clarabóia com vitral de Benedicto Calixto, artista responsável pelos painéis que retratam fases da história de Santos. Tombado em 1981, o prédio foi reaberto em 1998, após obras de restauro.

-Paço Municipal

  -Do final do período eclético, o Palácio José Bonifácio tem as linhas clássicas usadas nos prédios públicos para externar o conceito grego de democracia. O palácio foi construído em 1937 e inaugurado em 1939. Seu nome homenageia o Patriarca da Independência. Praça Mauá. Tel. 3201-5000

-Teatro Guarany

  -Entregue à população pela prefeitura, totalmente restaurado, para abrigar espetáculos e a escola municipal de artes cênicas. E também impulsionar ainda mais a revitalização do Centro Histórico.

-Teatro Coliseu

  -Sob o ponto de vista arquitetônico, a hierarquia de volumes compõe-se de três blocos. Com parte da platibanda coberta, o primeiro tem esquina em ângulo chanfrado, formando um recuo na fachada principal. O terraço do primeiro pavimento é sustentado por colunas toscanas. Cia. Coliseu Santista foi adquirida pela empresa Serrador para a construção de um teatro, inaugurado em 1909. Nesse período o edifício foi muito usado para atividades políticas, inclusive uma conferência de Ruy Barbosa sobre os monumentos históricos da cidade. Foi sob o comando de Manuel Freixo que o teatro recebeu a configuração definitiva, sendo reinaugurado em 1924. Desativado na década de 80, foi tombado em 1989. Após longo período de restauração, foi reaberto no dia 26 de Janeiro de 2006. Praça José Bonifácio, s/n.

-Fonte do Itororó

  -Importante para o abastecimento da cidade, estava ligada ao comportamento da população que, a pretexto de ir beber água, transformou o local em ponto de encontro de conhecidos, amigos, namorados. Esse hábito inspirou os versos da canção popular para adultos, que acabou incorporada ao repertório infantil: Eu fui no Itororó / Beber água e não achei / Achei bela morena / Que no Itororó deixei...   Itororó, significa água barulhenta ou de enxurrada.  Ladeira Monsenhor Moreira, ao pé do Monte Serrat. 

-Porto de Santos

  -Considerado o maior porto da América Latina, suas instalações ocupam 7,7 milhões de m2 e cerca de 14 Km de extensão, alcançando ambas as margens do estuário. Cerca de 40% do PIB nacional passam pelo porto de Santos. Em 2 de fevereiro de 1892, o navio Nasmith atracava no cais, então com apenas 260 m, marcando oficialmente o início de funcionamento do porto . Av. Mário Covas Jr., antiga Av. Portuários. 

-Terminal de Passageiros, no Porto

  -Com 4500 m2 de área construída, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini tem capacidade para receber 6.500 pessoas por dia. Dispõe de Sala de Embarque com 30 balcões para check-in, com detetor de metais e raio X. Armazém 25 - Interno. Tel. 3222-7744. Funciona de segunda a sexta, das 8h00 às 17h30. Durante a temporada, opera nos dias e horários de atracação de navios.

-Alfândega

  -Principal unidade aduaneira do Brasil, é responsável pelo controle fiscal de quase um quarto de todas as mercadorias que entram e saem do País, arrecadando, por mês, R$ 280 milhões. Nos padrões do ecletismo, com linguagem clássica austera já com influência art-deco, seu prédio de 12.350 m2 ergue-se sobre terreno de 2.570 m2, revestido de granito no térreo e massa raspada nos outros quatro pavimentos, que contam com mais de 90 janelas. Alguns dizem que a primeira Alfândega da Capitania de São Vicente data de 1532. Outros consideram que ela teve início em 1550. O novo edifício foi inaugurado em 1870, substituído em 1934 pelo atual. Praça da República s/nº.
Tel. (13) 3201-4100

-Aquário Municipal

  -Primeiro aquário público do Brasil, foi inaugurado em 1945 pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o segundo parque mais visitado do estado, superado apenas pelo Zoológico de São Paulo. Reaberto em janeiro de 2006, apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, num total de 4000 animais aquáticos ocupando seus 30 tanques. Na visita monitorada a pessoa recebe as mais variadas orientações sobre os hábitos, costumes, ocorrências e curiosidades dos animais. Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº. Tel 3236-9996.

-Pinacoteca Benedito Calixto

  -Mantém uma exposição do pintor Benedicto Calixto e biblioteca de livros de arte. Erguido em terreno de 6.600 m2, o casarão é reminiscente das residências construídas nas avenidas da praia, no início do século XX. Tendo como base a riqueza industrial de São Paulo e o café, reflete um modo de vida que incluía, no jardim, uma Casa de Banhos - único exemplar ainda existente na cidade - e também fonte, pérgolas e avenida de jambolões. Av. Bartolomeu de Gusmão nº 15. Tel. 3288-2260.

-Museu de Pesca

  -Instalado em um casarão construído em 1908, no local onde até o final do século XIX existia o Forte Augusto. Nos jardins do Museu destacam-se os belos portões de ferro e um canhão originário da Fortaleza da Barra Grande. O Museu de Pesca encanta os visitantes há mais de meio século. Seu acervo apresenta diversas espécies de peixes, crustáceos, moluscos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados, conchas de moluscos, corais etc, além de maquetes de embarcações, equipamentos utilizados na pesca, obras artísticas, etc.

-Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

  -Estão localizadas na Rua Alan Cíber Pinto nº 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste de Santos, próximo à divisa com São Vicente . Excelentes pontos de referência são o Campo do Jabaquara, o Conjunto dos Estivadores, a E.E. Profª Gracinda Maria Ferreira e a Linha Vermelha. Para quem vem de ônibus, há os circulares de nº 105 e nº 184 que partem, a cada 20 minutos, do Terminal Rodoviário Urbano de Santos.
Fone: (13) 3203-3901 

-Feiras

  -Feira Arte do Boqueirão - Av. Conselheiro Nébias, praia do Boqueirão. Funcionamento: Sábado, das 14 às 22h

  -Feira Arte do Sesc - Pça. Dr. Caio Ribeior Moraes e Silva, Bairro da Aparecida. Funcionamento: Domingo, das 14 às 22h

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  - Santos Liga Verão - Shows e Eventos Esportivos

  - Caminhada Histórica - centro da cidade - TV Tribuna

  -26 - Aniversário do Município

-Fevereiro

  - Santos Liga Verão - Shows e Eventos Esportivos

  - Triatlon Internacional

-Março

  - Santos Liga Verão - Shows e Eventos Esportivos

-Abril

  - Bienal Nacional de Artes Visuais

-Junho

  - Festa Junina do Morro da Nova Cintra - Praça Guadalajara

-Julho

  - Inverno Quente

  - CãoMinhada - Tv Tribuna

  - Passo de Arte - Festival Nacional de Dança  

-Agosto

  - Festival da Música Nova - Teatro Municipal Brás Cubas

  - Mutirão do Folclore - Centro de Cultura Patrícia Galvão

-Setembro

  - Festival Santista de Teatro Amador - Teatro Brás Cubas.

  -08 - Festa de Nossa Senhora do Mont Serrat, padroeira da Cidade - Na Catedral e no Santuário do Mont Serrat

  -15 a 20 - VI Curta Santos - Os objetivos do VI Curta Santos são: exibir, revelar, discutir e valorizar a importância do Curta Metragem Brasileiro, e revelando o atual   panorama das recentes produções, abrindo um diálogo entre produção nacional com os realizadores do litoral paulista, dando especial atenção ao surgimento de um pólo de produção e exibição nesta região, formando e sensibilizando o publico para o filme curto. 

-Outubro

  - Círio de Santos

  -12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida - na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

-Novembro

  - Exposição Nacional de Orquídeas e Expo-Bonsai - Orquidário Municipal

-Dezembro

  - Santos Nossa Luz

ESPETÁCULO PIROTÉCNICO E SHOWS MUSICAIS NO RÉVEILLON DE SANTOS: 

Serão 35 toneladas de fogos de artifício. Lançados de baterias dispostas em cinco balsas, distribuídas ao longo da orla marítima de Santos e somadas a cinco pontos fixos em terra, eles iluminarão os céus para dar boas vindas a 2010. Apresentações nas tendas vão se encarregar da trilha sonora da festa, ficando a cargo do povo os folclóricos rituais de passagem e as simpatias que enfeitam o mar e a areia de flores, fitas, velas e outros agrados ofertados  a santos e entidades.     

Por cerca de 20 minutos o céu será iluminado com diversas cores e desenhos. Anéis de saturno, corações multicoloridos, estrelas, animações, cascatas e bombas tridimensionais são alguns dos destaques que prometem encantar os expectadores. Por causa da bateria de explosivos na água, a Capitania dos Portos fiscalizará a área marítima próxima às balsas. A recomendação é que lanchas, iates e outras embarcações que queiram assistir de perto à queima de fogos, fiquem a pelo menos 400 metros de distância das balsas que contêm os explosivos.

Além das embarcações, haverá cinco pontos fixos em balsas na Fortaleza da Barra, Emissário Submarino, Morro do São Bento (Chapadão do Cruzeiro), Morro do Ilhéu Alto (Zona Noroeste) e Caruara (Área Continental).  

Música no ar

A passagem do ano também será marcada por exibições musicais em quatro barracas espalhadas em pontos estratégicos da orla marítima. Elas terão início às 21h, seguindo até as 2 horas da madrugada.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (13) 3201-5183 / 5184

Sites: http://www.santos.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: (13) 3201-8000

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Terminal Rodoviário de Santos:

Praça dos Andradas, 45 - Centro
Telefones: (13) 3219-2194 / 1226 / 3665

Viação Cometa S/A - Expresso Brasileiro S/A.

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Expresso Luxo S/A
 
RODOVIÁRIA SANTOS: (13) 3219-7079
RODOVIÁRIA JABAQUARA: (11) 5016-4895
ADMINISTRAÇÃO: (11) 3661-6553
ENCOMENDAS SÃO PAULO: (11) 3666-7194
ENCOMENDAS SANTOS: (13) 3219-2949

Rápido Brasil S/A - Ultra S/A: (13) 3219-7931

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

Av. Conselheiro Nébias, 37 - Paquetá
Santos-SP
Telefone : (13) 3234-2811
 
CARTÓRIO REGISTRO CIVIL 1 SUBDISTRITO NELSON HIDALGO MOLERO:

Rua Amador Bueno, 203 - Centro
Santos-SP
Telefone : (13) 3223-2783  

CARTÓRIO ELEITORAL:

273ª ZONA ELEITORAL

Av Doutor Bernardino de Campos 229 - Vila Belmiro
Santos, SP | CEP: 11065-001
Telefone: (13) 3235-3696

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.dicasdesantos.com.br

-http://www.santoscidade.com.br

-http://www.vivasantos.com.br

-http://www.citybrazil.com.br

-http://www.brasilchannel.com.br

-http://www.santosfc.com.br   

-http://www.usp.br

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Padre Bartholomeu Lourenço - nascido em Santos, em 1685, foi o inventor do Balão Aerostático, antecedendo às experiências feitas na França pelos irmãos Montgolfier. Feleceu à 18 de Novembro de 1724, no Hospital de Misericórdia de Toledo, na Espanha, depois de longo sofrimento.

-José Bonifácio de Andrada e Silva - nasceu à 13 de Junho de 1763. O seu papel na História do Brasil foi enorme, sendo considerado o Patriarca da Independência e um dos maiores homens do nosso país. Faleceu em Niterói à 06 de Abril de 1838, sob a consternação geral do povo.

-Alexandre de Gusmão - nasceu em 1695, estudou com os jesuitas, escreveu muitas obras, e alcançou altos cargos na Corte, chegando à secretário particular de D.João V e a Príncipe Romano. Faleceu à 31 de Outubro de 1753, depois de uma vida brilhantíssima e cheia de glórias.

-Frei Jesuíno do Monte Carmelo - nome religioso de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (Santos, 25 de março de 1764Itu, 1 de julho de 1819) foi um pintor, arquiteto, escultor, encarnador, dourador, entalhador, mestre em torêutica, músico e poeta e padre carmelita brasileiro.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

POSTO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA - PIT

PIT - Aquário Municipal

- Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº Funciona de terça a sexta, das 9 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 20 horas. Durante a temporada de verão e no mês de julho, aberto todos os dias.

PIT - Bonde do Gonzaga

- Praça das Bandeiras s/nº Todos os dias, das 8 às 20 horas.

PIT - Central de Informações Turísticas

- Ilha de Conveniência no canteiro central da Avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente à Avenida Conselheiro Nébias. Todos os dias, das 8 às 20 horas. Oferece também informações turísticas de toda a região da Costa da Mata Atlântica.

PIT - Orquidário Municipal

- Praça Washington s/nº De terça a domingo, das 8 às 18 horas. Durante a temporada de verão e no mês de julho, aberto todos os dias.

PIT - Parque Municipal Roberto Mário Santini

- Plataforma do emissário submarino – Praia do José Menino. Todos os dias, das 8 às 18 horas.

PIT - Rodoviária


- Praça dos Andradas s/nº – Centro Histórico Todos os dias, das 8 às 20 horas.

PIT - Terminal de Passageiros do Porto

- Armazém 25 – Porto Funcionamento apenas nos dias de escala de navios de passageiros.

DISK TOUR: 0800-173887

- Para quaisquer informações sobre os pontos turísticos (funcionamento, localização, valor de ingresso) e programações culturais diversas de Santos, bem como listagem de hotéis, restaurantes, centros de compras e shoppings, postos de saúde, agências bancárias e dos correios, cooperativas de táxi, cinemas, teatros, farmácias, supermercados, feiras-livres, itinerário dos ônibus, corpo de bombeiros, polícia, etc. Atende todos os dias, das 8 às 20 hora.

Comentários de Santos

A cidade de Santos necessita de mais hotéis e pousadas, pois ao contrário do que se aparenta, estamos em falta na área de hospedagem e isso é uma pena. A temporada de navios começará em Novembro e todos os passageiros, que nos visitam terão que se hospedar em São Paulo. É lamentável. Valquiria - Turismo
Por: Valquiria

nasci e vivi em Santos por 25 anos e fui obrigada a seguir meus esposo e foi a coisa que mais me arrependo da vida.amo essa cidade e tenho muita esperança de algum dia de alguma maneira retomar os meus sonhos. porque eles estão enterrados na areia quento do canal 2.
Por: gisa

uma cidade linda vale a pena conheçer pode levar todas as cosas e vende a casa porque não ira querer ir em bora numca mais
Por: Letícia Tavares Lourenço

ainda não fui eu emeu marido estamos pensandoseriamente em irmos somos de orlãndia uma cidadezinha do emterior de são paulo eu eminha familia estamos anciosos para que de tudo serto! letycynha
Por: letycynha

santos é uma cidade maravilhosa, tem muitas opções de passeios durante dia e noite aproveitando as praias e a noite no calçadão é demais.é um lugar onde vc se diverte faça chuva ou sol (pra quem gosta de muitas lojas rsrs)
Por: valdinéia

Bom dia gente, voces nem imaginam como me sinto ao ver tão belas fotografias, da cidade a qual me eduquei no colegio Industrial D. Escolastica Rosa na decada de 70, cursei o Ginasio e II grau, ate hoje não consequi manter contato com ninquem da minha epoca, ja fui quatro vezes de férias, moro atualmente em Pernambuco,e so saudades dos bons tempos Abraços a todos João Noia.
Por: Joao Batista Noia Filho

É uma cidade que tem belos jardins, ruas limpas, trânsito organizado, povo hospitaleiro, educado e tranquilo. Excelente para visitar e viver.
Por: Denise Pereira

Essa é uma cidade maravilhosa que aprendi a amar, através do meu S.F.C conheci esta cidade e me apaixonei por ela já fui uma, duas ,três etc. Essa cidade tem tudo a oferecer, quem -a não conhece visita-a e confira de perto. ÁGIDO PAIS- COXIM-MS
Por: Agido Pais

Uma cidade maravilhosa com praias lindas,encantadoras... Santos esta de parabéns... Palmital/SP(interior)
Por: sílvia

cidade lindissima gostaria de ter uma foto dessa cidade no meu saite se possivel desde de ja vou agradecendo muito obrigado
Por: andre

Moro em Santos mas estou de férias aqui em Recife,mas pra quem ainda não conhece essa cidade que é linda e maravilhosa como Santos, vá e conheça pois eu sei que vai amar.
Por: beth

preciso conhecer para opinar estou precisando sair um pouco da rotina estou muito cansada.
Por: maria do carmo

Santos cidade de muitas praias, férias,curtiçao. Tudo de booooooom. Sou Rioclarense e amo Santos a cidade e o Time também. beijos Santistas.
Por: renata

Santos é TDB ! È linda, abençoada ~e tem o melhor time do mundo
Por: Gisely

adorei conhecer um pouco de santos e quero um dia conhecer pessoalmente
Por: ana tereza moro

Morei em Santos dos 6 aos 27 anos qdo vim morar no nordeste por transferencia de trabalho. Adoro esta cidade, estudei no Escolástica Rosa e até hj morro de saudades de tudo que curti em Santos. Minha infancia e adolescencia foi maravilhosa curtida na decada de 70 e na cidade mais legal do mundo. Acho que isto me fez uma pessoa feliz na fase adulta. Foi uma base de muito amor e felicidade. Bjs aos santistas
Por: Roselena

EU TENHO UMA COISA INCOMUM COM SANTOS É UM IRMÃO MUITO QUERIDO QUE MORA MAIS DE 30 ANOS QUE ESPERO TODOS OS DIAS A VOLTA DELE ;POR ISSO SANTOS NÃO TE CONHEÇO MAIS TE ACHO LINDO .OBRIGADO POR ACOLHER MEU IRMÃO.
Por: RAIMUNDA BANDEIRA

QUE COPACABANA,... ISSO SIM,.. É A CIDADE MAIS LINDA, DO BRASIL.
Por: Francisco

Santos é a cidade MARAVILHOSA do Estado de São Paulo.Com sua beleza natural e um povo hospitaleiro e alegre.
Por: Josefina Maria Dessy Fagundes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santos
Fundação:
1545
Altitude:
2m
População:
408.748 habitantes
Área:
280,9km²
Densidade Demográfica:
1.455,14hab/km²
CEP:
11100-000

Envie seu comentário sobre Santos

banner