Santa Cruz das Palmeiras

Santa Cruz das Palmeiras-SP
banner

Bem-vindo a Santa Cruz das Palmeiras!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Santa Cruz das Palmeiras, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Santa Cruz das Palmeiras.

Informações de Santa Cruz das Palmeiras

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do atual município de Santa Cruz das Palmeiras está vinculada ao povoamento iniciado em 1870. Conta-se que Manuel Valério do Sacramento providenciou a construção de uma pequena capela, em 3 de maio de 1876, em louvor a Santa Cruz, numa parte de sua fazenda, próximo às palmeiras que eram abundantes naquela região.
O vilarejo que se formou ao redor da capela passou a ser chamado de Santa Cruz dos Valérios e progrediu com a construção de muitas casas. Foi elevado a freguesia do município de Casa Branca com o nome de Santa Cruz das Palmeiras em 10 de agosto de 1881.
Com a criação da vila, em 20 de março de 1885, houve um crescente desenvolvimento de Santa Cruz das Palmeiras. A riqueza do seu solo formado pela decomposição do basalto, popularmente conhecido como “terra roxa”, estimulou o desenvolvimento de inúmeras propriedades agrícolas e, principalmente, o crescimento dos cafezais, que somavam na época mais de quatro milhões de pés.
Em 20 de dezembro de 1905, o nome do município foi alterado para Palmeiras e, em 30 de novembro de 1944, voltou a ser chamado de Santa Cruz das Palmeiras. 

Significado do Nome

Em 1876, o povoado erigiu uma capela que denominou-se “Santa Cruz”. A doação de terras de uma fazenda de nome “Palmeiras”, proposta pela Condessa Maria Eugênia Monteiro de Barros, então proprietária de parte da fazenda, impulsionou o surgimento da cidade, havendo a junção dos nomes: SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS. 

Aniversário da Cidade:

03 de Maio 

Gentílico:

palmeirense

População:

29.974 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

32° C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas  

Limites:

Porto Ferreira, Tambaú, Casa Branca, Pirassununga, Aguaí  

Acesso Rodoviário:

Rodovia Anhanguera 

Distâncias:

Da Capital:

250 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1976)
SANTA SILVÉRIA
Município de Santa Cruz das Palmeiras, SP
Ramal de Santa Veridiana - km 23,865   SP-2890
Inauguração: 01.08.1892
Uso atual: depósito da Prefeitura   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1892 
 
Histórico da Linha: O ramal de Santa Veridiana foi aberto em 1886, como ramal de Emas, partindo de Laranja Azeda, no ramal de Descalvado, com apenas uma estação e transporte exclusivo de cargas. O prolongamento para Santa Veridiana foi decidido em 1888, sob forte pressão contrária da Mogiana, que alegava invasão de sua zona privilegiada. Em 1893, a linha ficou pronta. As brigas entre a Paulista e a Mogiana continuaram até 1913, quando um acordo fez com que o final do ramal e a linha-tronco da Mogiana, que distavam entre si apenas um quilômetro, se encontrassem, com bitolas diferentes (larga e métrica) na nova estação denominada Baldeação. No início de 1968, a linha entre Palmeiras e Baldeação foi suprimida. O agora ramal de Palmeiras sobreviveu até 1976, quando foi extinto. Os trilhos foram arrancados no início dos anos 80. 
 
A Estação: Quando o ramal de Santa Veridiana foi projetado, a estação de Santa Silvéria não constava dos planos. Durante a construção da linha, o fazendeiro José Júlio de Araújo Macedo pediu e obteve permissão para construir, em terras de sua propriedade, uma estação e um armazém, de acordo com projetos que lhe foram fornecidos pela Paulista, e que deveriam se localizar aproximadamente à eqüidistância das estações de Baguassu e Palmeiras. Ela foi inaugurada em 1892, no mesmo dia da estação seguinte, de Palmeiras, e com grande movimento, em 1895 teve seu armazém ampliado. Foi por muitos anos a estação de maior movimento em termos de embarque de café no município de Santa Cruz das Palmeiras.  

Estação Ferroviária

Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1913-1967)
BALDEAÇÃO
Município de Santa Cruz das Palmeiras, SP
Linha-tronco original - km 190,075 (1938)   SP-0875
Ramal de Baldeação - km    Inauguração: 01.06.1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913 (hoje demolido) 
 
Histórico da Linha: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A Estação:
A estação de Baldeação foi inaugurada em 1913 com o objetivo de resolver de vez os problemas entre a Mogiana e a Paulista devido às invasões das zonas privilegiadas uma da outra, numa situação que remontava ao ano de 1882 e causada principalmente pela estação de Lage, que segundo a Paulista, estava construída dentro de sua área. Com a nova estação, as duas ferrovias poderiam trocar de cargas e passageiros, vindos ou do tronco da Mogiana, ou do ramal de Santa Veridiana, da Cia. Paulista; um verdadeiro acordo de paz. A estação foi construída em conjunto e a sua administração era feita pela duas companhias. No mesmo pacote, foram construídas mais duas estações no baixo rio Mogi: Guatapará e Pontal. O relatório da Mogiana referente a 1912 dizia: Em 09/07/1912, ficaram concluídas as obras da estação de Baldeação, km 194 (quilometragem da época). Elevação da linha na extensão de 400 m com altura máxima de 5 m acima dos trilhos e 8 m acima do terreno natural; largura média 50 m. Duas grandes plataformas revestidas com guias de pedra e lagedos artificiais aparelhados com duas grandes coberturas, fornecidas por casa Haupt & Cia., uma de 170 m de comprimento por 13 de largura para abrigar a plataforma de passageiros, fica no centro das duas linhas e os respectivos trens das linhas-tronco da Mogiana e principal da Paulista, e outra cobertura com mesma largura, mas com comprimento de 70 m, somente para a baldeação de mercadorias e com uma parte de 20 m de extensão fechada e assoalhada para armazém de mercadorias. 5 desvios com bitola de 1 m, e, anexo à plataforma, um pavilhão com duas salas para a instalação do escritório do Chefe da Estação, e repartição dos telégrafos com postigos para a venda de bilhetes. Seis casas para pessoal e mais uma casa para a moradia do chefe da estação. Ela se situa muito próxima à sede da Fazenda Santa Veridiana, cujo prédio majestoso ainda sobrevive, em excelente estado, e que chegou a ser a maior fazenda de café do País. Até 1932, a estação somente servia mesmo para baldeações. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Maio

- 15ª FESPAL 2011

Shows:

•Dia 05/05 Gustavo Lima

•Dia 06/05 Guilherme e Santiago

•Dia 07/05 João Bosco e Vinícius

•Dia 08/05 Marcos e Belutti

Junho

- Encontro de Gaioleiros e Jipeiros - muita música, com várias bandas, lutas na Lama, arrancadas e uma trilha cheia de aventura. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS

E-mail: @scpalmeiras.sp.gov.br

Telefones: (19) 3672-3512

Sites: http://www.scpalmeiras.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais: 

Av. XV de Novembro, 475
Foe: (19) 3672-5312
Santa Cruz das Palmeiras-SP

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Santa Cruz das Palmeiras

Belissima cidade, onde passei minha infacia,e adolecencia, de um povo hospitaleiro, amigo dos amigos, onde sempre que posso vou visitar parentes e amigos, Igual a Santa crtuz da Palmeiras ainda noa vi igual, beijos a todo seu povo.
Por: Paulo Gomes

sou nascido e registrado nesta cidade,gostaria muito se alguém pudesse me ajudar encontra duas irmãs que eu tenho que eu acho que ainda mora ai em santa cruz,porque fazem 32anos qeu eu não a vejos,nomes delas são sandra eselma silveira o nome do nosso pai é delmiro silveira,eu espero pela resposta obrigado,sei de coração que está cidade é maravilhosa.
Por: donizeti da paixão silveira

eu tenho parentes que moram em santa cruz das palmeiras tem a biquinha na saída da cidade e um monte de coisas.
Por: Renato severino dos santos

fui a santa cruz visitar as minhas primas ,pois sou descendente dos valerios do sacramento e inclusive dei uma entrevista para tv de casa branca , mas não consegui visualizar em sp adoro esta cidade foi na festa de corpus cristi 11/06/09 terra vermelha mesmo quando criança adorava me lambuzar nesta terrinha saudades
Por: maria ap fernandes rossi

é um enorme prazer deixar um registro aqui, passei boa parte das ferias escolares e da minha infancia em Sta. Cruz das Palmeiras, se Deus quiser estaremos retornando no proximo feriado, mas dessa vez será para apresentar meu esposo e meus filhos a essa cidade maravilhosa. Cris (SP)
Por: Cristiane

A igraja que minha mãe meu pai me batizou me casei,batizei minhas filhas.....hj moro em Pirassununga...mas minha terra querida é ai....Amo todos ai...minha mãe meus irmãos ainda estão ai...meu pai já esta com Deus...
Por: Maria Cecilia Valentim

nasci em palmeiras,e fui morar em são paulo aos 7 anos,e tenho lembranças maravilhos desta cidade.eu amo palmeiras;espero um dia ir visitar minha cidade natal.beijos a todos da cidade.e para quem não conhece se de um presente conhecendo esta cidade tão brasileira e acolhedora.beijos a todos
Por: rosana feltrin

esta cidade é super legal gosto muito desta cidade tenho uma estoria de vida ai.... estoria boa...................sou de limeira sp........fiquem com DEUS todos,,,,,,,,,,,,,,
Por: nilton alexandre jacon

Gosto muito de ir passar uns dias, emuito bonita, Abraços a todos tenho primos , tios e tias. abraços e visitemquando puderem.
Por: cleusa

Eu moro em Santa Cruz das Palmeiras,e posso dizer que a cidade e´muito hospitaleira: venha para Santa cruz das Palmeiras.Voçê não vai se arrepender.
Por: Lidyane da Silva

Tenho essa cidade no meu baú de memórias. Morava em Leme e ia nos bailes daí,ficando na casa da amiga wilce meire moro.Eu tinha por volta de 13 anos.me lembro da estação de trem e da igreja.Hoje tenho 50 anos ,moro em s. paulo .Aqueles foram dias inesquecíveis!
Por: Maria Paula Bonfanti de Souza

Meu pai nasceu em Santa Cruz das Palmeiras em 1924, eu morando em São Paulo-Capital nem imaginava onde ficava esta Cidade....Agora moro em Ribeirão Preto e tive o maior prazer de conhecer Santa Cruz, quero morar ai. Adorei!!! Maria Luiza
Por: Maria Luiza

Minha terra natal...aqui estão meus parentes, amigos...tenho certeza que quem visita a cidade uma vez retorna spre....como diz o Hino da cidade: Quem te viu jamais te esquece...oh terrinha dos amores! bjs
Por: estela maria lucatelli marangon

adoro palmeiras não me imagino vivendo longe daqui ,não nasci aqui mas é aqui que quero morrer,terra querida querida adorada.
Por: erika

nasci em santa cruz das palmeiras,tenho muitas saudades de todos meus amigos de la Saudade mesmo sinto dos carnavais. Sei que um dia ainda voltarei a morar nesta cidade amada. Beijis
Por: vanda custodio mantovani

Nasci em Santa Cruz das Palmeiras. Sai com 13 anos e vim morar em São Paulo. Linda, minha cidade natal, não saiu um só momento do meu coração, tenho minhas raizes, pais que estão eternamente, irmã amada, a catedral é a mais linda que já vi na minha vida. Amo você Santa Cruz das Palmeira!
Por: tereza

Essa cidade é liinda! Já morei aí e tenho vontade de morar de novo! Um bj para todos
Por: Thaís

ñ conheço, mas tenho um irmao que mora la, e ele fala muito bem por isso fiquei com vontade de conhecer! aida vou!!!
Por: francisca cleudia da silva cavalcante

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz das Palmeiras

Envie seu comentário sobre Santa Cruz das Palmeiras