Sales

Sales-SP
banner

Bem-vindo a Sales!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Sales, informações atualizadas sobre a cidade Sales, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Sales.

A cidade de Sales, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 448m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.914 habitantes. A área total de Sales é de 309,5km², e sua densidade demográfica é de 12,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sales-SP é 14980-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sales

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras famílias radicadas em Sales, em meados de 1900 a 1914, quando ainda era sertão do território central do Estado de São Paulo, foram as de Belarmino Ribeiro de Oliveira e sua mulher, Helena Cândida da Silva, Francisco Antonio Lima e sua mulher, Anna Cândida da Silva, Sebastião Pinto, José Mendes Fernandes, Manoel Mendes, Paulino Maria, José Helena e filhos e Horácio Mira.
Em 1909, Pedro Domingues da Silva, vulgo Pedro Mulato, e sua mulher, Idalina Maria de Jesus, compraram de Francisco Antônio Lima uma gleba de terra, ainda mata virgem, de 62 alqueires.
Em 1912, trabalhavam na fazenda Barra Mansa, de propriedade de José Paulino Castilho de Oliveira, pai de Oliveiro, Waldemar e Noêmia Castilho, os senhores Joaquim Bentão, Manoel Bragança, Thiofilio Theodoro e  Elizário José da Silva. No ano seguinte, chegaram Salomão Rodrigues Monteiro, Martiniano Paes de Oliveira, Ezau Ferreira Raisca e Roldão Pedro Nogueira.
Em 1917, Anna Cândida, conhecida por “Leopoldina”, mandou elaborar uma planta para a formação de um povoado, onde seria a futura cidade. O lugar recebeu o nome de Capoerinha e foi atraindo o povo que residia junto aos índios, às margens do córrego Barreiro do Meio. Este lugar recebeu o nome de Espraiada. 
Vindo de uma cidade desconhecida, este povo encontrou-se com a tribo de índios e por ali ficou. Construiu
casas de sapé e barrote, cobertas de folhas de coqueiro. Leopoldina foi ao encontro deste povo e o levou para Capoeirinha.
Joãoquim Bentão construiu uma casa de tijolos (tijolão feito de barro vermelho) e de madeira tirada do mato. Este homem era considerado um herói. Chegou por aqui depois de fazer picadas na densa floresta.
Havia muitas doenças na época, entre elas a “maleita”, que matava em dois dias de febre alta e intermitente.
Por volta de 1917, 1918, os guerreiros do Conde D’Eu, saídos da capital rumo ao Paraguai, passaram pela região. Fizeram picadas, conforme vestígios, atravessando rios por pinguelas, inclusive o Barra Mansa.
Derrubaram uma grande árvore que ligou as margens. Nessa passagem, ocorreu uma grande tragédia. Cinco pessoas, entre elas o padre que acompanhava a expedição, caíram no rio Barra Mansa e morreram afogadas. Foram sepultadas às margens do rio. O local recebeu o nome de “Cemitério dos Pimentas” e de “Poço do Padre”.
Tal expedição passou pelas cidades de Araraquara, Bela Vista das Pedras (hoje Itápolis), São José da Estiva, São José da Trindade (hoje Novo Horizonte).
Foram famílias desbravadoras de matas as de José Capitelli (que trabalhou de oleiro na lagoa de José Paião e João Barbosa), de João Correião, de Cezário José de Castilho, de Lázaro Tolentino de Oliveira, de Joaquim Ramalho, conhecido por “Lopinho”, de José Pracídio (ferreiro fabricante das cruzes do Cemitério dos Esquecidos. Pracídio se casou com uma filha dos chefes dos índios, batizada de Geralda no dia do casamento. O casal morou em Capoeirinha até 1936.
A tribo de índios encontrada às margens do rio Cervinho e Barreiro do Meio era da nação Guarani. Moravam em casas de sapé cobertas por folhas de bacuri. Essas famílias ali se organizaram e  ali formaram Águas Espraiadas.
Dentro da mata, existe o “Cemitério dos Esquecidos”. Na sua entrada, do lado esquerdo, está sepultado um dos chefes indígenas. Além dos índios, foram enterrados moradores do lugarejo, como Belarmino Oliveira, Francisco Lima, Sebastião Pinto, José dos Santos e Joaquim Machado.
Os mortos eram transportados em carroças ou em bangüês (espécie de rede dependurada em um pedaço de madeira roliça, colocada nos ombros de duas pessoas). Os corpos eram enterrados envoltos nos próprios tecidos.
Em 1920, chegavam a Capoeirinha Ramillo Salles e seus irmãos. Compraram de Pedro Mulato uma propriedade de 62 alqueires, conforme escritura datada de 7 de julho de 1921, na fazenda Cervinho de Cima. Compraram outra propriedade, conforme escritura de 1.º de agosto de 1921. Ramillo Salles se mudou de Barretos com a família para as novas propriedades. Levou com ele a família de João Andreza, seu empregado de confiança.
Em 1921, chegavam a Capoeirinha Aquiles Fumes e sua família. Ele construiu a segunda casa de tijolos e montou sapataria. No mesmo ano, “Tio Miguel” vendia pinga e rapadura.
João José do Magalhães foi o primeiro comerciante do ramo de armazéns de secos e molhados, no mesmo ano. Vendia tecidos, bangüês.
Ainda em 1921, Paulino da Costa foi o maior criador de porcos de engorda. Os animais eram trocados em Itápolis e Araraquara por produtos que não existiam no local, como sal, querosene, farinha de trigo, açúcar. O transporte de porcos era feito com carros de bois. As viagens duravam entre 30 e 45 dias. Os porcos que não resistiam eram mortos. Suas carnes eram salgadas e colocadas em jacás, hoje conhecidos como balaios.
A fazenda Bela Vista, posteriormente conhecida por Corredeira, produzia arroz, feijão, milho e algodão. Depois, passou a produzir ramin, com máquinas para desfibrá-lo. O administrador era Joaquim Florêncio do Amaral, popularmente conhecido por “Quinzinho”.
Ainda em 1921, chegou José Alves de Lima, conhecido por “Cajuru”. Ele comprou um sítio às margens do córrego Capoeirinha, construiu um engenho que produzia rapadura e tijolo baiano. Na mesma época chegaram João Venâncio e José Carapina.
Em 1922, chegava à Capoeirinha Estácio Taboas com sua família. Ele construiu uma serraria, dando impulso na serragem de madeira das matas nativas para servir a construções de casas. As toras eram retiradas e transportadas pelo então conhecido carreiro Mário Floriano de Oliveira.
Em 1923, Miguel Tarsitano comprou uma gleba de 300 alqueires de João de Moraes. Junto chegou Paschoal Amêndola, que construiu outra serraria, uma máquina de benefício de arroz e um moinho de fubá.
Em dezembro de 1924, Paschoal Amêndola trazia toda a família, vinda de Ariranha. O fazendeiro Miguel Tarsitano continuava a prosperar. Em 1933, construiu uma usina de açúcar e passou a fabricar a famosa pinga “Santa Maria”. Seus dois filhos, Antonio Romeu Tarsitano, advogado, e Raul Tarsitano, médico, passaram a se dedicar a causas humanitárias. O médico atendia famílias carentes gratuitamente. Outro filho, Floriano Tarsitano, se elegeu prefeito anos mais tarde, em 1972.
Em 4 de abril de 1923, reuniram-se no atual largo do jardim, onde foi levantado o primeiro cruzeiro, José Paulino, José Helena, Manoel Mendes Fernandes, Miguel Tarsitano, Paschoal Amêndola, Ramillo Salles, Joaquim Ramalho, José Moreira Luiz, Joaquim Limão, Estácio Taboas (doador do cruzeiro) e Cezário de Castilho.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

salense

População:

5.450 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto 

Limites:

Adolfo, Irapuã, Mendonça, Novo Horizonte e Sabino. 

Acesso Rodoviário:

SP-304
SP-379 

Distâncias:

Da Capital:

456 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Sales encanta os turistas por ser um município abençoado pela natureza. Tem três praias naturais: a Praia do Cervo, a Praia do Torres e a Praia do Richelieu.
O município se destaca pelo grande volume de áreas verdes, com rica fauna e flora. A topografia plana e de aspecto agradável é um convite ao lazer, seja em pescaria ou em passeios.

Principais Pontos Turísticos:

CEMITÉRIO DOS ESQUECIDOS

Um cemitério dentro de uma mata onde estão enterrados corpos de índios e brancos que viveram no final do século XIX e início do século XX. Esse é o Cemitério dos Esquecidos, localizado dentro das matas às margens do Rio Cervinho e um dos principais pontos turístico da cidade de Sales.

Construído pelos índios guaranis que habitavam as proximidades do Córrego do Barreiro do Meio, o cemitério é considerado um patrimônio histórico pelos moradores da cidade. No cemitério estão enterrados 115 corpos, entre eles chefes indígenas, e também os primeiros moradores do vilarejo “Capoeirinha” antigo nome da cidade de Sales e que foi fundado no final do século XIX. Registros no cartório da cidade comprovam que os primeiros brancos que povoaram o vilarejo foram enterrados no cemitério.

PRAINHA

De propriedade da prefeitura, a chamada Prainha, distante 2 km da área central de Sales, fica às margens do rio Cervinho, próxima ao bairro Jardim Beira Rio. O local tem lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários.

O rio Cervinho, de beleza inconfundível, tem 8 km de extensão por 600 metros de largura. É apropriado para prática de esportes como jet sky. Passeando pelas águas calmas e límpidas, é comum encontrar pescadores às margens ou em botes ou ainda barracas de acampamentos em trechos desertos.

PRAIA DO RICHELIEU

A praia do Richelieu, em areias naturais do rio Tietê, é o terceiro grande investimento turístico de Sales e promete ser, talvez, o mais sofisticado.

Em fase de implantação, foi construído no local um grandioso centro de eventos com praça de alimentação, palco para eventos, lojas de conveniência e o projeto anseia ainda a criação de 50 quiosques, área de camping, minicampo, estacionamento e um mirante, de onde, enquanto bebe, come e conversa, o turista poderá apreciar as belezas naturais da região.

Localizada em uma área municipal de 2 alqueires, ao lado de três condomínio de médio e alto padrões, a praia do Richelieu deve se tornar um grande opção para turistas de toda nossa região e estado.

PRAIA DO TORRES

A Praia do Torres, também municipal, é o xodó turístico de Sales. Foi batizada pelos turistas de “paraíso”. São 23.958 m² de pura natureza, às margens do rio Tietê, a 11 km do centro da cidade. Possui tudo o que um ponto turístico pode oferecer para um belo final de semana ou uma temporada prolongada: iluminação, água, luz, estrada asfaltada, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante, estacionamento, área de camping, minicampo, sanitários. Torna-se uma grande opção para turistas de toda nossa região e estado. 

Telefone de contato: (17) 3557-9100 / 3557-1162

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dias, 05, 06 e 07 de março

Banda Acqua + DJ, a partir das 23 horas.

No dia 06 a partir das 20h30 Desfile da Escola de Samba:

Bateria Nota 10.

Na Avenida da Praia do Cervinho

Realização: Prefeitura Municipal de Sales

Apoio: Câmara Municipal 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALES

E-mail: [email protected]

Telefones: (17) 3557-9100 / 1162

Sites: http://www.sales.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Sales

sales e muito bom, com a prraIA DE TORRES EXCELENTE ♥
Por: NATALA

Como faço para fazer reserva de quiosque na prainha de Sales - SP para o dia 1º de janeiro de 2.009, logo pela manhã. No aguardo de uma resposta urgente. Preciso de um telefone para contato.
Por: Vinícius Nunes

linda, otimo lugar pra quem gosta de natureza, cemiterio dos esquecidos escondido em uma mata é uma coisa sensacional, prainhas maravilhosas, a cidade em si nem parece que estamos em sao paulo
Por: vladimir prado

parabens, a cidade de sales .. orkut [email protected] msn esse msmo ..
Por: claudio felipe alves de azevedo

Uma cidade maravilhosa, acolhedora e com belas praias.
Por: JUCILENE GUERREIRO

Nos já conhecemos Sales, e adoramos esta cidade.
Por: Suzi Job Nazarin

tenho saudade inmença de sales logo vou para esta cidade maravilhosa eu amo sales de +
Por: leandro ffreitas de almeida

boa tarde a todos. vou falar um pouquinho dessa cidade sales e bonita as praias nem se fala ai que delicia ainda mais quando tem baile do havai na praia do torres nem se fala que maravilha eu sou daqui de sales mesmo bjuuu para todos vcs amigos venha conhecer sales terra do sol.... e muito bom gente um bju a todos
Por: nayara castilho

tenho uma amiguinha q mora em sales,eu ainda não conheço mas quero muito conhecer de perto estas paisagens lindas q vi aqui.
Por: ana alice

Sales é uma cidade maravilhosa !! Amo a prainha Torres , é muito bela e aconchegante ! Acampamos com com a maior tranquilidade , pois tem segurança a noite toda ,e quando amanhece...é perfeito ! A paisagem é exuberante e logo começa o agito ,som ,a movimentação na prainha ,no restaurante... Realmente é tudo de bom ! Vale muuuito a pena conhecer e vcs vão curtir d+ como eu e minha galera !! abraços a todos...
Por: alessandra

Fui visitar a cidade no dia das crianças e me senti uma propria criança de tanto que em diverti!!!!Recomendo atodos, abraços.
Por: Demilson Rossi

sales e minha cidade eu amo e la pq eu vivo ne la amo tudo praias e a cidade esse e meu comentario dessa cidade maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: ana carolina

essa prainha e dmais adorooooooo...... tudo de bom parabens salenses......
Por: leandro alves

AMO ESSA CIDADE,NO FUTURO QUANDO ME APOSENTAR QUERO IR DE MUDANÇA,ESSA CIDADE E A TERRA DOS MEUS PAIS ,FAMILIA PACHECO.
Por: JONAS PACHECO

CERVINHO,PRAIA DO TORRES E A PRAÇA. mUITO AR PURO.
Por: ZULMIRA

ESTA CIDADE É MARAVILHOZA, UM PEDAÇO DO PARAISO NO INTERIOR DE SÃO PAULO, DESEJO MORAR LÁ...
Por: Marcelo Lopes

já fui muitas vezes em sales na praia de torres é ótima, quem tiver oportunidade de conhecer não perca tempo.
Por: FABIANO (FURMIGA) MONTE ALTO-SP

visitei sales e quero voltar para morar la que me diz disso
Por: alexsandro adilson fernandes

Atualmente moro em Jundiaí, mais morei 22 anos em Sales..... Sales é muito bom por ser uma cidade turistica... com diversas prainhas de água doce.... tempo de festa essa cidade bomba, por isso naum perco nenhuma..... próxima parada baile do hawai....
Por: elton luis primani

sales sempre esta no meu coracao ,fui nascida ai ,e hoje moro em washington dc usa,mas as boas recordacoes sempre estarao comigo,saudades dos amigos e familiares que ainda estao ai abracos,
Por: maria jose gomes

um otimo lugar para esquecer todos os problemas, la vc relaxa de verdade um otimo ambiente para todo tipo de publico, vale a pena conferir!!! Abraços...
Por: DuHh

ja fui varias vezes em sales e é muito gostoso la para gente ir com a familia se divertir. final do ano to la de novo ..pra ficar mais uma semaninha se divertindo fazendo churrasco pescando nadando e muito mais, muito bom..
Por: rodrigo de ariranha

PRAIS MUITO BOA... VOU PRA LA TODOS OS ANOS NO CARNAVALLL
Por: BIRA

É MINHA TERRA NATAL, ADORO AS PRAINHAS .SEMPRE QUE POSSO,PASSO POR LÁ RECOMENDO SEM DÚVIDAS QUE VISITEM,PRINCIPALMENTE A 'TORRES'.É UMA BELEZA DA NATUREZA
Por: ROB [email protected]

cara,essa cidade é uma maravilha! keria mora nela + moro em bragança,tbm é uma bela cidade + sales é melhor!
Por: katharynna

Gostaria de saber como chegar na prainha ?? e se tem algum bar pra tomar sol e almoçar?
Por: luciana pimentel

eu moro em sales,e gosto muito daqui principalmente dos meus amigos ,tambem das praias como a do richileu,do torres,e a do cervinho que fica rio cervinho
Por: jeferson aparecido de amorim

amo essa cidade,nasci em catanduva mas eu sou criado aqui,e quero dizer que essa cidade e a mais bonita da regiao de novo horizonte junto com a cidade de novo horizonte,uma cidade muito aconchegante e muito rica em turismo por causa das praias.essa cidade e a melhor da regiao noroeste de sao paulo
Por: jeferson aparecido de amorim

conheço essa cidade e posso dizer que e´ muito bela! e todo ano vou visita -la, pois ja fui moradoura e posso dizer que esta cada vez melhor.Parabens a populaçao por morarem nessa cidade maravilhosa!!!!!!
Por: neiva maria garcia

lógicoo que conheço é uma cidade maravilhosa... não é a toa que eu moro lá...kkkk
Por: bianca

gostei de brincar o carnaval no ano 1980 a85 eu carlos ronaldo na epoca que trabalhei na vasp saia de sao paulo ate sales e conheci a familia da lurdes que e professora em catanduva saudades carlos goes
Por: jose carlos goes da silva

quero conhecer as prainhas de vcei quee´linda me disseram
Por: gislaine

SALESSSSS TUDO D BOM ... MINHA IRMÃ MORA AWE VO SEMPREE PRA SALES
Por: Carla

Minha cidade favorita....amo demais este lugar...tenho parentes lá... vou todo ano e as vzs dua ou tres vzs no ano rs adoro bjus
Por: Daniele

Sales é uma cidade, muito gostosa para descansar, é toda plaina, e sem contar com as praias, do cervinho,praia do Torres é a mais badalada, quem foi sabe o que estou falando e quem ainda não foi vale a pena conferir.
Por: Iolanda Fernandes

Sou Salense por opção e Palmeirense de Coração,gosto de estar em Sales, pela sua cordialidade, e por ser uma Cidade como poucas, na Região, senão a Única, com sua beleza Natural e a grandiozidade de fazer amigos. Sales- obrigado por vc. existir.
Por: Valdemir De Godoy ( Mimo )

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sales
Fundação:
1959
Altitude:
448m
População:
3.914 habitantes
Área:
309,5km²
Densidade Demográfica:
12,65hab/km²
CEP:
14980-000

Envie seu comentário sobre Sales

banner