Riolândia

Riolândia-SP
banner

Bem-vindo a Riolândia!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Riolândia e muitas outras opções de hospedagem na cidade Riolândia. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Riolândia.

Informações de Riolândia

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do município de Riolândia foram inicialmente habitadas pelos índios caiapós e o povoamento foi iniciativa do padre José Vicente Gonçalves de Macedo, que, vindo de Minas Gerais, para lá se dirigiu, com a intenção de abrir um posto de catequese.
Começou a explorar as margens do rio Grande e formou o Porto da Aldeia, situado mais precisamente na foz do Rio Verde, ao mesmo tempo em que outra via de penetração era aberta em direção às margens do rio Turvo, local onde se fundou uma colônia chamada Marques. A partir daí, para facilitar o contato com outras colônias além do rio Turvo, construiu-se um segundo porto, conhecido por Porto do Marques.
Esse conjunto de fatores promoveu a vinda de várias famílias para a região, que preferiram se estabelecer nas vertentes do rio Turvo, por causa de sua vegetação que favorecia o pastoreio. O aumento populacional e o desenvolvimento da agricultura também acabaram levando famílias para as vertentes do rio Grande e o local acabou sendo satisfatoriamente povoado.
Desse modo, em fins do século XIX, já existia um pequeno povoado com algumas casas e uma pequena capela, na margem do córrego do Veadinho, que deu origem ao arraial do mesmo nome. Seu crescimento foi natural, e, em 12 de março de 1935, foi elevado a distrito do município de Olímpia, sendo transferido mais tarde, em 30 de novembro de 1938, para Paulo de Faria.
Sua denominação mudou para Veadinho do Porto em 30 de novembro de 1944, quando adquiriu sua autonomia política, em 30 de dezembro de 1953, e recebeu o nome atual.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

riolandense

População:

10.574 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima) / SP-322 (Rodovias Armando Salles de Oliveira e Waldemar Lopes Ferraz).

Distâncias:

Da Capital:

504 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia Artificial
 
Na área de lazer, o município conta com uma praia artificial, às margens do Rio Grande, represa de Água Vermelha, com quiosques, campo de futebol e grande potencial pesqueiro. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIOLÂNDIA

E-mail:

Telefones: (17) 3291-1199    

Sites: http://www.riolandia.sp.gov.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação São Raphael

Televendas: (17) 2139-5225

Site: http://viacaosaoraphael.com.br/

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_989.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua 12, 427 - Bairro: Centro    
Riolândia-SP - CEP: 15495-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (17) 3291-1408 Fax: 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Riolândia

É MUITO BOM MORAR AQUI..É MUITO SOSSEGADO,TRANQUILO E DE BOAS PESSOAS..ESSA CIDADE ESTA DE PARABÉNS
Por: aurea larrea santos

ME MUDEI P/ CÁ AGORA, E AMEI ESSA CIDADE,SOU PASTOR DA IGREJA QUADRANGULAR, E TIVE UM PRAZER ENORME EM PREGAR O EV, NESSA CIDADE, DE PESSOAS QUERIDAS POR MIM E PELO SENHOR..PARABENS RIOLANDIA..
Por: PR.EDIESNE J. SANTOS

Já visitei varias vezes e gostei muito das belas paisagem, da cidade e do povo que ai habita,e mais ainda da represa do rio grande e dos tucunáres que ai pesquei na bela prainha !!! obrigado a todos.
Por: Adelino

Riolândia é LINDA, varios pontos turisticos, MUSEU, PRAIA ARTIFICIAL, POUSADAS, BARZINHOS, e um pequeno SHOPPING artesanal, um lugar ótimo para conhecer pessoas e se relacionar, uma igreja MARAVILHOSA e cheia de glamour propria para realizações de casamentos e batisados devido seu encanto. Não esquecendo também de citar seu parque aquatico localizado proximo a praça da Matriz onde são realizados os maiores eventos. em Julho Riolândia proporciona a MAIOR festa do Peão da Região comparando-a apenas com BARRETOS e AMERICANA. Varios jogos são realizados no campo esportivo da cidade inclusive a mini-copa do interior será realizada este ano na cidade no mês de maio tendo a participação de Ronaldo do corinthians. Venha você também prestigiar essa CIDADE que proporciona grandes eventos regionais. VALE A PENA PRESTIGIAR.
Por: Paola

tudo na riola e bom d+ principalmente a prainha o porto brasil e d+ rtc
Por: joao batista p.a

em 1956,no dia 15 de agosto,eu nasci nesta cidade,sou louco pra conhecer ms não tenho parente ai e nem condições para passar uns dia ai,um dia quem sabe,mas gostaria de receber fotos da cidade contato de pessoa da cidade lugares turiscos abraço...aguardo retorno
Por: jose wilson bessa pinte

nasci em paulo de faria e hoje visito riolandia sempre que posso pois exitem fazendas maravilhosas e uma pena que a cana de açucar tomou o lugar das roças de algodao que existiam no lugar roças maravilhosas que tive a oportunidade de conher de perto
Por: renata

nasci em paulo de faria e hoje visito riolandia sempre que posso pois exitem fazendas maravilhosas e uma pena que a cana de açucar tomou o lugar das roças de algodao que existiam no lugar roças maravilhosas que tive a oportunidade de conher de perto
Por: renata

Nasci em Riolandia fui criado na região, morei em Cardoso, Paulo de Faria, Pontes Gestal: A 36 anos estou em S. Paulo mas tenho muita saudade desta pequena e marevilhosa cidade. A princezinha do vale. que saudade da minha querida Riolandia. Abraços a todos Riolandenses!!!!!!!
Por: Osmar J. Silva

EU NASCI TAMBEM EM RIOLANDIA ESTOU EM ARARAQURA MAIS SEMPRE VOU NESTA CIDADE PORQUE NAO TEM COMO ESQUECER DAS PESSOAS QUE MORAM AI TUDO EM RIOLANDIA JAMAIS PODEMOS ESQUECER DAS FESTA DE PEAO PRAINHA AMIZADE DO PESSOA OK
Por: luiz Carlos Garcez

`NACI EM RIOLANDIA AMO ESTA CIDADE HOJE MORO EM ARARAQURA MAIS MEUS FAMILIARES MORAM AI SOU A PRETA IRMA DO ADEMAR ESTAREI NOVAMENTE ESTE ANO NA FESTA DO PEAO SAUDADES DE TODOS OS AMIGOS ATE
Por: MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA

Gostaria de conhecer Riolândia primeiro tem um rio Grande ai, isto me facina adoro rio meu filho esta vindo de riolandia ele passou uma semana e gostou muito quero conhecer a cachoeira
Por: Osvaldo José de Oliveira Luiz da Costa

Riolandia, uma cidade tipo assim:de+. Adoro visitar sua prainha é muito gratificante. E PARABENS PELO SEU ANIVERSÁRIO E LÓGICO QUE ESTAEI LÁ PRESTIGIANDO
Por: rodrigo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Riolândia

Envie seu comentário sobre Riolândia

banner