Rio Grande da Serra

Rio Grande da Serra-SP
banner

Bem-vindo a Rio Grande da Serra!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Rio Grande da Serra e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Rio Grande da Serra.

Informações de Rio Grande da Serra

 

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O antigo povoado de Rio Grande, que daria origem a Rio Grande da Serra, se formou no planalto da Serra do Mar e se caracterizou como ponto de passagem de tropeiros que se ocupavam do transporte do sal de São Vicente para os primeiros núcleos da vila de Piratininga.
No local em que foi enterrado um desses tropeiros, construíram a capela de Santa Cruz, posteriormente capela de São Sebastião, e ao redor dela se desenvolveu o povoado.
Em 30 de dezembro de 1953, quando foi criado o distrito do município de Ribeirão Pires, foi adotado o nome de Icatuaçú, posteriormente alterado para Rio Grande da Serra, quando foi elevado, em 28 de fevereiro de 1964, a município autônomo.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

03 de Maio 

Gentílico:

riogranserrense, serrano riograndense

População:

44.084 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar ainda pouco explorado,sossegado, com uma bela mata, cachoeiras e o artesanato local de boa qualidade.Venha conhecer Rio Grande da Serra.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

24,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de São Paulo  

Limites:

Norte/Oeste: Ribeirão Pires;
Leste: Suzano;
Sul/Sudeste: Santo André. 

Acesso Rodoviário:

Rodovia Índio Tibiriçá. 

Distâncias:

Da Capital:

32 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cidade de Rio Grande da Serra proporciona aos nossos munícipes e visitantes, todos os tipos de aventura. Entre Caminhada pela mata atlantica, Trilha para Jipeiros, Cachoeiras, Rapel, e outros esportes radicais.

Principais Pontos Turísticos:

Pedreira (Rapel Radical)

Na década de 20 a Prefeitura do Município de São Paulo, ante a necessidade de realizar obras de pavimentação, adquiriu algumas pedreiras a fim de minimizar os custos das obras, já que as pedreiras adquiridas passariam a ser de propriedade da cidade. Uma destas pedreiras foi a de Rio Grande da Serra, adquirida em 1927 quando também deu início às suas atividades.
Localizada próxima aos trilhos da São Paulo Railway, o transporte do material (pedra britada) estaria facilitado, visto que via trem o material chegava ao pátio do Pari, bem próximo ao centro do município. Dois anos mais tarde, a Prefeitura de São Paulo, executou melhorias, substituindo uma antiga ferrovia Decauville, com bitola de 60cm e 5km de extensão, entre a pedreira e a estação ferroviária de Rio Grande da Serra, por um ramal de bitola larga (1,60m), permitindo assim que os vagões da SPR entrassem direto na pedreira, eliminando o transbordo entre trens junto da estação de Rio Grande.
Boa parte da produção de suas pedras serviu para calçar as vias da capital, entre elas a Avenida Paulista.
Em 1931 a Prefeitura de São Paulo firmou convênio com a Ligth & Power para fornecer energia e ampliar o funcionamento da Pedreira. Com isso deu-se início o desenvolvimento da rede elétrica domiciliar de Rio Grande da Serra.
No final da década de 70, a Pedreira encerrou suas atividades. Hoje é considerada a maior da América Latina, formando um paredão de mais de 640 metros de comprimento e 70 metros de altura, muito utilizado para a prática de Rappel e Escalada.

Endereço: Avenida José Bello, s/n

Represa Billings

Rio Grande é responsável por abastecer 7% de toda água do estado de São Paulo com seus afluentes e nascentes servindo a Represa Billings, sua área territorial tem 45% inseridos na área de bacias hidrográficas. Abriga atividades como pesca e nado.

Trilhas ecológicas e cachoeiras:

5.1 - Trilha do Tancão - (3.800 m) a partir da Vila Lopes até a Biquinha, passando pelo Ribeirão da Estiva.
5.2 - Trilha das Minas de Grafite, possui 4.800 m a partir da Vila Lopes, passando pelo Tancão e pelas minas de grafite, é considerada de nível médio.
5.3 - Trilha da Pedreira – 1400 metros, é considerada de nível fácil/médio (por ser um pouco íngreme), passando pela biquinha da Pedreira e pelos mirantes 1 e 2. Normalmente, os grupos organizados realizam a subida pela trilha e a descida de rapel, ou a subida por escalada e a descida pela trilha.
5.4 - Trilha do Areião – Com 2.800 m, a partir do Bairro da Pedreira e vai até o Areião.
5.5 - Trilha da Jean I – Com 1450 metros, está entre a UBS Parque América e
o final da Av. São Paulo - Sta Tereza.
5.6 - Trilha da Jean II – Com 1450 metros, localiza-se entre a Estrada do Rio Pequeno e o Parque dos Ipês, passando pela Lagoa dos Jacarés.
5.7 - Trilha do Pinheirinho –  Com 2.100 metros, a  partir do Parque América, na Rua México, s/n e o acesso é realizado nas proximidades da Escola Estadual Poetisa Cora Coralina.
5.8 - Trilha da Rebizzi – Possui 4.800 metros, passa pelo Mirante do Parque América.
5.9 - Trilha dos Jipeiros I – Possui 3.500 m – Partindo do Parque América chega-se a Av. São Paulo na Santa Tereza.
5.10 - Trilha das Bromélias  - Com 1.000 metros, localiza-se entre a E. E. Ivete Vargas e a Chácara Guimar.
5.11 - Trilha das Bromélias II – Com 1.500 m, à partir do Parque América até a E.E. Ivete Vargas.
5.12 - Trilha dos Sete Tubos – Com 4.800 metros, parte do Bairro do Parque América até as piscinas naturais dos afluentes do Rio Pequeno.
5.13 - Cachoeira do Rio Vermelho - 8 Km a partir do Parque América.
5.14 - Cachoeira do Rio das Pedras – 14 Km a partir do Posto Saúde Parque América.
5.15 - Cachoeira da Fumaça (Rapel)

Parque dos Ipês

Em maio de 2008, Rio Grande da Serra recebeu seu primeiro parque, nos mesmos moldes do inaugurado esta semana. O Parque dos Ipês no bairro da Santa Tereza revitalizou o bairro e trouxe qualidade de vida à população. Trata-se de espaço com áreas sendo ajardinadas e arborizadas, com pista de caminhada e com playground na beira de um córrego da cidade.
Endereço: Av. Jean Lieutaud

Parque do Cambuci

O estabelecimento de natureza pública e localização urbana iniciou suas atividades em 2010. O local fica em área aberta, não é arborizado e nem ajardinado, possui apenas algumas mudas em formação; funciona como espaço de lazer para a comunidade.
Endereço: Rua Waldir Gil da Silva, s/n, - Próximo ao UBS Central.

Praça Lidia Pollone

Próxima ao Supermercado serrano e à cafeteria Cravo e Canela, possui bancos e área ajardinada. É um local de realização de eventos, como o Natal dos Sonhos. Foi inaugurada em Maio de 2008.

Endereço: Av. D. Pedro I, s/n

Praça da Bíblia

Praça pública localizada próxima à capela Santa cruz e à estação ferroviária (centro), é o local onde se encontra a Pista de Skate Sandro Dias “Mineirinho”. Possui um campo de futebol, bancos, área ajardinada e palco para a realização de eventos (como a comemoração de 1º de Maio).

Endereço: Av. D. Pedro I, s/n – Centro

Teatro Manacá

Mantido pela Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra - Secretaria de Cultura (parceria com a ACIARGS – Asssociação Comercial de Rio Grande  da Serra – para a divulgação dos eventos e programação), o teatro foi inaugurado em 24/09/2004.
Trata-se de espaço que cedia apresentações teatrais (infantil e adulto), eventos, cinema e congressos. Além das representações, cedia ainda o Centro de Arte Cênica da região de Rio Grande da Serra.
A conservação do local pode ser considerada boa, sendo que seu interior e sua estrutura podem ser considerados muito bons. Conta com portaria principal para acesso. Funciona de segunda à sexta, das 8:00 às 16:00.
Possui capacidade para 150 pessoas e seus espaços são: sala de espetáculo, sala de apoio / camarim e sala de administração. Oferece serviços de áudio, iluminação e projeção.
Localizado depois da agência bancária HSBC. O acesso não conta com sinalização comum nem turística. Conta com rampa de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados. O acesso é realizado por vias pavimentadas de fácil acesso, cercado por lojas de comércio, agências bancárias. Localizado na região central de Rio Grande da Serra. Conta com estacionamento.

Endereço: Rua José Maria Figueiredo, 491 – Trata-se de via totalmente pavimentada em paralelepípedo.
Contatos: 4821-9142 / www.aciargs.com.br

Estação Ferroviária

Inaugurada em 15 de fevereiro de 1867, a Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra foi a segunda a ser construída no Estado de São Paulo. Ao seu lado, em 1887, foi erguido um armazém com telhas provenientes da França.
O armazém da estação, no início do século XX, servia de palco para os melhores bailes carnavalescos da região. Localizada no centro da cidade, até hoje, a estação preserva a arquitetura inglesa e funciona como um dos principais meios de transporte de acesso ao município. A estação de Rio Grande da Serra faz parte da linha 10 – Turquesa, que liga a Estação Luz (São Paulo) à Rio Grande da Serra.
A linha possui extensão de 37,2 km e percurso aproximado de 56 à 61 minutos. Os primeiros tren partem às 4h da manhã, simultaneamente das estações da Luz e de Rio Grande da Serra. Os últimos saem às 24h de ambas as estações. O valor atual do bilhete de R$2,90.

Endereço: Rua da Estação, s/n, Centro – Localiza-se próxima à Capela de São Sebastião e à Pista de Skate Sandro Dias “Mineirinho”.
Contatos: CPTM – Companhia de Trens Metropolitanos
0800 055 0121 / Site: www.cptm.sp.gov.br / [email protected]

Bonde da Pedreira

Na década de 1930, a vila de moradores junto à pedreira expandiu-se e, par eles, foi disponibilizado o bonde com motor a gasolina para o transporte entre a vila e a estação ferroviária.
Nos anos 70, todo o complexo da pedreira foi desativado. O antigo bonde da pedreira durante anos ficou guardado por antigos moradores de Rio Grande da Serra e hoje se encontra restaurado e em exposição no CREB – Centro de Referência à Educação Básica.
Localizado na Região Central de Rio Grande da Serra, com fácil acesso. A partir da entrada da cidade ou da estação ferroviária, segue-se pela Avenida D. Pedro I até o supermercado Serrano, onde fica a Rua do Progresso. A rua é pavimentada com paralelepípedo.

Endereço: Rua do Progresso, 251 – Centro (CREB – Centro de Referência em  Educação Básica)
Contato: 4820-3214/ [email protected]

Casa Castelucci

Trata-se da antiga residência de um dos primeiros imigrantes a se instalar na região. É também a primeira casa construída em alvenaria na cidade. Atualmente, é propriedade privada e ainda serve como residência (de acordo com o Inventário Turístico Municipal).

Endereço: Av. José Bello, - Centro – Rio Grande da Serra

Casa da Família Rago

Residência que serviu de pousada ao Imperador D. Pedro I, numa de suas passagens pela região. Atualmente, é propriedade privada e ainda serve como residência.

Capela de São Sebastião (antiga Santa Cruz)

Erguida em 1611 por tropeiros que traziam sal de Santos para o Planalto. Em 1745 teve anexado a torre com símbolos portugueses, como a Cruz de Cristo dos Templários, ordem religiosa que conduziu as Cruzadas contra os Muçulmanos; o Globo que representava as conquistas portuguesas; a Flor de Lírio na abóbada, símbolo da nação e o Galo, arauto da religiosidade.
Segundo o inventário turístico do município, constitui-se de uma obra simples, de características jesuíticas, em pedra assentada com barro e encamisamento de tijolos, em técnica chamada de taipa de mão, telhado em duas águas, coberta por telhas “capa – canal” e o seu teto em madeira.
É conhecida como Capela de São Sebastião por conter uma imagem de São Sebastião que foi esculpida em 1906 por um peregrino desconhecido que após ser acolhido pela família Pandolfi, partiu deixando a imagem do santo padroeiro como forma de gratidão. Na década de 1970 foi tida pelo Condephaat como patrimônio histórico e atualmente encontra-se restaurada.
É o marco zero da cidade e está ao lado da Igreja matriz. 

Endereço: Largo da matriz, 40
Contatos: 4820-1247 (Igreja Matriz)
HF: 2ª à DOM, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00

Igreja Nossa Senhora das Graças

Foi erguida em 1949 pela Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com a comunidade local. As imagens que adornam a igreja foram esculpidas pelos próprios moradores, com pedra maciça retirada da Pedreira.
No dia 27 de novembro de cada ano é realizada a tradicional festa da padroeira.
Muitos fiéis, como pagamento de promessas, sobem de joelho os mais de 100 degraus da escadaria da Igreja Nossa Senhora das Graças, em função disso a igreja se tornou um ícone do catolicismo regional.
Ocorre uma missa no primeiro domingo de cada mês, e no restante do tempo, a igreja permanece fechada. Para realizar visitas fora deste horário de celebrações religiosas, é necessário agendar com o responsável. Além das missas, são realizadas na igreja as seguintes atividades: catequese, grupo de oração e encontro de jovens.

Endereço: Av. José Belo, 100 – Pedreira
Contatos: 4820-1247

Igreja Matriz

Com 50 anos de existência, a Igreja da Matriz tem um conservação geral muito boa, sendo este conceito aplicado também à estrutura, condição higiênica, interior, cobertura e elementos secundários. Possui uma portaria principal e é adaptada com rampa para portadores de deficiências ou mobilidade reduzida. Fica aberta durante todos os dias do ano, das 8h às 19h.
As instalações sanitárias não são adaptadas para deficientes. As atividades do atrativo são religiosas e de formação e o local não integra roteiros comercializados. Seu maior fluxo de visitação é durante o mês de Janeiro, quando ocorre a festa do padroeiro, e seu fluxo é de 3000 pessoas por final de semana.

Endereço: Largo da Matriz, s/n
Contatos: 4820-1247 / [email protected]
HF: 2ª à DOM – das 8:00 às 18:00

Pista de Skate Sandro Dias “Mineirinho”

A Pista de Skate de Rio Grande da Serra, localizada na área central da cidade ao lado da Praça da Bíblia, é um sucesso desde a sua inauguração onde milhares de pessoas puderam ver de perto vários skatistas ilustres, entre eles o tetracampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, que inclusive deu seu nome ao espaço.
É uma pista semi-profissional, com 400m de área e pode receber competições, fazendo com que os jovens da cidade e região participem de campeonatos e se destaquem no cenário do esporte.
Após sua inauguração a pista Sandro Dias-Mineirinho, continuou sendo um sucesso, pois todos os dias muitos jovens se reúnem no local para praticar a modalidade.

Endereço: AV. D. Pedro I, s/n - Centro (Ao lado no Largo da Matriz)

Quadra Municipal José Roberto da Silva

A quadra conta com 5 funcionários permanentes, isntalações sanitárias ( 3 comuns e 1 adaptada), serviço de limpeza. Permite prática de atividades esportivas e desportivas como futebol, vôlei, handebol entre outros e eventos como casamento comunitário, festas da comunidade, festas religiosas, formaturas (com suporte para até 3 mil pessoas).

Endereço: Rua Prefeito Cido Franco, Centro.

Estádio Municipal Edmundo Luiz Nóbrega Teixeira (Parque América / Rio Pequeno)

O estádio conta com 5 funcionário permanentes, e estacionamento com 15 vagas. No estádio, pratica-se futebol, voleibol, handebol e eventos escolares.

Endereço: Avenida Jean Leopoldino

Artesanato do Círculo da Fraternidade Santa Ana

Trata-se de uma organização social e religiosa quen trabalha com jovens acima de 11 anos e suas famílias, atendendo através de cursos e doações, além de oficinas de artesanato diverso. Esse artesanato é preseteado aos “patronos” da entidade (as pessoas que realizam doações para a entidade), e também são vendidos, mas segundo a coordenadora Sônia, há pouca venda, pois o foco é a valorizaççao e a auto-estima das jovens, por isso, os produtos são ofertados para que elas recebam elogios e sintam-se valorizadas.

Endereço: Avenida São Paulo, 50 (em frente ao Parque dos Ipês)
Contatos: 4821-4499

Esculturas em Madeiras – artesão MASSARO

Trata-se do escultor Massaro Okamoto, um aposentado que faz como “hobby” e conta com um acervo de mais 200 peças – as obras do artista são tematizadas, principalmente, por esculturas com formas de animais.
O ateliê fica em sua própria residência, em um espaço grande que por ter muitas obras está se tornando pequeno. O proprietário afirmou que não há visitação em sua residência e que a princípio estas obras são apenas uma forma de lazer. As pessoas tem conhecimento de seu acervo soemnte quando há exposição fora da residência, em local apropriado para tal.

Endereço: Rua José Belo, 768 (após a estação ferroviária, sentido Pedreira).
Contatos: 4820-1379/9874-4180

Esculturas em madeiras – JOSÉ LOPES

Produção artesanal em madeira do artesão Sr. José Lopes. Sua temática é, principalmente, baseada no folclore. Contudo, não há visitação, as pessoas somente conhecem as obras quando há alguma exposição em local apropriado, fora do ateliê, que é somente um espaço para criação das peças. O ateliê fica em sua própria residência, em um espaço onde há também um bar.
O proprietário afirmou que não há visitação em sua residência e que também suas obras são apenas uma forma de lazer.

Endereço: Rua Henrique Fonseca Moreira, 66 – Vila Lopes
Contatos: 4826-9915

Fibras da Serra

Projeto de responsabilidade socioambiental criado pelo grupo químico Solvay Indupa (produção de PVC e soda cáustica), juntamente com a população da região com o propósito de geração de empregos e renda de forma solidária e ecologicamente correta. O grupo realiza confecção de objetos artesanais a partir da palha e fibra da bananeira, uma das principais culturas presentes no local. São produtos como bonecas, bijuterias, bolsas, dentre outros.

Endereço: Rua dos Autonomistas, 357
Contatos: 4821-5176 / www.fibrasdaserra.org.br
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA

E-mail: [email protected] 

Telefones: (11) 4820-8010

Sites: http://www.riograndedaserra.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Ribeirão Pires

SAC: 0800 771 7182
Segunda à Sexta Feira das 07:00 às 18:20h

E-mail: [email protected]

Site: http://www.viacaoribeirao.com.br/linhas.asp

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS TABELIAO NOTAS:
 
R José Maria Figueiredo 223 - Vila Figueiredo
Rio Grande da Serra, SP | CEP: 09450-000
Telefone: (11) 4820-1562

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Rio Grande da Serra

Amo Rio Grande da Serra! Pelo ar, pelas matas, pelas águas, pelas pessoas, pelos artesanatos e por tudo que descobrimos a cada dia!
Por: Denise Silveira

Rio Gandre da Serra muito bonita com varias matas, cachoeiras,uma serra linda um lugar muito bom para esquecer dos probemas da cidade grande no seu dia à dia. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

eu sou motoboy e ando sempre por diversos lugares.. sempre vou em rio grande da serra e adoro esse pedaço do paraiso.. realmente o lugar é muito lindo. quem sabe ainda não moro lá?
Por: marcão

Só conheço pelo google h, vi que a cidade está cercada de muito verde, fiquei curiosa para conhecê-la, em breve irei lá.
Por: zuzu

Amo este lugar!!!!!!Um povo explorado,cheio de esperanças...e que não sabem a força que tem... Infelizmente...
Por: Cleonice

mudei a um mes pra rio grande da serra estou deslumbrado tudo e o sossego que tem aqui não tem preço sem falar que posso me dirigir a capital em 56 minutos tudo de bom ,e isso porque ainda não fui escalar a serra e tomar banho de cachoeira mas. só a água que desse da fonte purissima da qual eu uso para beber é uma maravilha,
Por: haroldo silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Grande da Serra

Envie seu comentário sobre Rio Grande da Serra

banner