Rinópolis

Rinópolis-SP
banner

Bem-vindo a Rinópolis!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Rinópolis, fotos, informações, os principais hotéis de Rinópolis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Rinópolis, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 425m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.836 habitantes. A área total de Rinópolis é de 359,5km², e sua densidade demográfica é de 27,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rinópolis-SP é 17740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rinópolis

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A nossa história começa em setembro de 1.927, quando a Firma Lélio Piza & Irmãos oferece terrenos à venda na Fazenda Goataporanga, localizada na margem esquerda do Rio Aguapeí (Rio  Feio). A firma em questão possua ao todo 126.000 alqueires. Eugênio Rino, chefe de uma família de destemidos agricultores, manda seus filhos e genro, Domingos Rino, Eugênio Rino Filho e Francisco Nascimento Silva, juntamente com Orozinho Durval, representante da firma vendedora, explorarem o terreno e conheceram suas condições de fertilidade e salubridade. Os referidos senhores vieram de automóvel de Pirajuí para Juliápolis (atual Juliania), seguindo depois a cavalo por um picadão aberto na mata virgem, demorando nesta viagem aproximadamente 10 dias. Voltaram e comunicaram ao Cel. Eugênio Rino que as terras eram de boa fertilidade o qual adquiriu então, 2.745 alqueires. Nessa época contrataram um engenheiro civil, Dr. Marcondes Filho, para fazer o loteamento. Entrou por uma gleba do Rio Feio, além do Brasil Plantate & Cia Ltda.. Passando o Rio Feio começou os serviços da aludida gleba, onde ficou doente e mandou outro engenheiro civil para continuar os serviços. Nas margens do Ribeirão Itaúna o engenheiro perde o rumo e se perde também. O Cel. Eugênio Rino manda então Francisco Nascimento Silva, Vicente Rino e Eugênio Rino Filho em procura do engenheiro. Subiram o Ribeirão Itaúna, após atravessarem o Rio Feio a nado e encontraram o engenheiro, demorando quatro dias até chegar no começo do Córrego Bri, onde plantam o marco inicial de um novo município. A fertilidade da terra atraem novos compradores, como Luiz Wolff, Antonio Rodrigues da Cunha, Benedito Borges e outros. Afim  de contornar os inúmeros inconvenientes da entrada por Juliápolis, Eugênio Rino, Luiz Wolff e Antonio Rodrigues da Cunha, com suas turmas de trabalhadores, abrem o prolongamento da Estrada Birigui X Bela Vista (atual Piacatú), por onde passam em 1.928 as primeiras famílias que vem habitar o lugar. Nesse ano fazem-se as primeiras derrubadas, plantando-se as primeiras lavouras de cereais e café. Em 1.930, a nova comunidade concentrada no Bri, recebe a visita do Bispo de Botucatu, D. Ático Euzébio da Rocha, que celebra a primeira missa.
Por volta de 1.932 o Cel. Eugênio Rino loteia a chapada denominada Andorinha, para onde começam a convergir as primeiras construções e onde Domingos Rino abre o primeiro estabelecimento comercial. Então aqueles corajosos desbravadores, encurralados no seio da mata, dispondo de uma única e precária saída são animados por um sinal promissor: avistam longínqua fumaça de queimadas, a sudoeste do Patrimônio, indício de presença humana. Organizam-se mutirões, toda a gente colabora e, em breve, nova estrada chega ao Patrimônio de Bastos (atual Bastos) onde se estabelece ligação com a Estrada de Ferro Sorocabana.
Apresenta-se aos moradores de Rinópolis mais um problema de vulto: o município precisa estabelecer ligação com a sede municipal. Diante da alegação do Prefeito de Tupã de que aquela Prefeitura não dispõe de recursos para a abertura da estrada, o Sub-Prefeito, Eugênio Rino Filho, apela para o povo que, como em outras ocasiões aceita a incumbência e abre a estrada até Dom Quixote compelindo a Prefeitura de Tupã a completar a obra. Nada mais pode parecer impossível para Rinópolis. Seu povo conclui, diante dos exemplos do passado que, enquanto se mantiver unido, nenhum obstáculo poderá resistir indefinidamente à sua vontade. Em 30 de novembro de 1.944, o Decreto-Lei Estadual nº. 14.334, que cria entre outros, o município de Rinópolis, vem coroar os esforços dos representantes desse povo: Eugênio Rino, Eugênio Rino Filho, Orestes Pagliusi, José Tavares de Mello, Vicente Rino, Domingos Rino, Francisco Stramandinolli e outros, que tiveram em Sud Menucci o seu mais constante orientador. O Município de Rinópolis foi instalado em 1º de Janeiro de 1.945, constituído de um único Distrito que é a sede municipal.
De 04 de agosto de 1.937 a 30 de novembro de 1.938 Rinópolis pertenceu ao Município de Araçatuba. Pelo Decreto nº. 9.775, de 30 de novembro de 1.938, foi transferido para o município de Tupã, atual sede de Comarca. 

Significado do Nome

Rinó + Polis (Rino = sobrenome do fundador, Eugênio Rino + polis = cidade)

Aniversário da Cidade:

05 de Outubro 

Gentílico:

rinopolense

População:

9.935 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

23,5° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Oeste do Estado de São Paulo 

Limites:

Ao norte com Piacatú e Santópolis do Aguapeí, ao sul com Parapuã, a leste com Iacri e a oeste com Osvaldo Cruz.

Acesso Rodoviário: 

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand) / SP-363/425

Distâncias:

Da Capital:

565 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO - A tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Rinópolis, é considerada uma das melhores da região. Acontece normalmente nos primeiros dias de Setembro e conta sempre com a presença da população da cidade, das demais cidades da região, do Estado e até de outros estados. Esse ano a Festa está prevista para ser realizada entre os dias 2 ao dia 5 de Setembro, e contará com varios shows.
 
- MOTOCROSS - Evento novo na cidade de Rinópolis, o festival de Motocross espera contar com a presença da população amante do esporte e dos demais fãs da região.

 hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RINÓPOLIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3583-1321

Sites: http://www.rinopolis.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_987.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

Av. Rinópolis, 233 - Caixa Postal 92 - Bairro: Centro    
Rinópolis-SP - CEP: 17740-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (18) 3583-1069

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. 
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Rinópolis

Na verdade nao conheço Rinopolis apesar de ter nascido ai numa fazenda chamada 200 alqueres, meus pais mudaram de RINOPOLIS POR VOLTA DE 1966, EU TINHA NA VERDADE 06 MESES DE VIDA MAIS TENHO VONTADE DE CONHECER ESSA CIDADE.
Por: CICERA

eu nasci rinopolis tupa em 67 mais sai de rinopolis com 8 anos so agora qui eu fui passiar ai dia01 01 2009esses dias gostei muito da cidade de rinopolis tupa fui tchau feliz 2009 enbreve voltarei ai abracos para todos
Por: edvaldo ap de oliveira

Meu esposo nasceu em Rinopolis, me levou para conhecer a uma semana atraz, amei, o povo é muito hospitaleiro, a cidade é limpa, gostosa, bem cuidada, a feira é muito legal, pode-se comprar café torrado na hora, pastel, biscoitos de polvilho. Tem uma padaria (Padaria Avenida) digna de cidade grande, muito bem equipada e em condições de atender aos mais exigentes, enfim, vá conhecer Rinopolis, quem vai sempre volta, quem conhece nunca esquece , abraço Cida Guedes
Por: Cida Guedes

Gosto muito dessa cidade,Já não resido mais ai,mesmo assim continuo com ótimas lembranças dessa cidade muito boa de se viver.Moro na cidade de Campinas ,e quando digo que é uma cidade boa de se viver é porque a violencia não é tão constante quanto aqui. Beijo a todos aos Rinopolenses e um beijo grande aos meus conhecidos.
Por: Ana Cristina Garcia

Sim! Nasci em Rinópolis. Sou amigo da família Loosli. Conheço também a família Maranho e demais...
Por: Douglas Fernandes Kitagawa

Olá.quero dizer que gosto muito dessa cidade,já morei ai por alguns anos.Tenho muitas saudades dos meus amigos que fiz quando estudei no GINEZ.Beijo grande a todos .OBS:Gostaria que colocassem mais fotos nesse portal.
Por: Ana Cristina garcia

Sou eu Edgar morei ai nesta cidade que pra mim é uma cidade maravilhosa e muita hospitaleira deixei ai muitos amigos e amigas a Neusa o ZEZÉ do bar Wison Monteiro o Sr Pedro balsaloibre entre outros que agora não me recordo os nomes
Por: Edgar Pereira Lima

Cidade maravilhosa, de pessoas acolhedoras! Eu amo esta cidade, nasci e vivi nela até os 9 anos, agora depois de 20 anos fora tenho saudades!!! Edilaine
Por: edilaine piassi

saudades da minha querida Rinopolis coloquem mais fotos da cidade,essas fotos me recordaram mto minha infância.
Por: luis carlos tellini

Tempos que não voltam mais,aos domingos futebol,a praça,as rodinhas de amigos,o rtc,o clube dos trezentos e o nosso carnaval de rua,lembram do Sarga?(somos alguns rinopolenses gerando alegria)mtos anos não vou a Rinopolis mas a saudade é imensa bjs a todos os rinopolenses espalhados por esse Brasil.
Por: luis carlos tellini Brecha

Nasci nesta cidade e muito me orgulho disto. Um povo honesto, trabalhador e de muita garra. Abraços a todos os Rinopolense em qualquer lugar que esteja hoje. Miguel Y. Igararshi
Por: Miguel Y. Igarashi

Sossego, é o que temos de melhor em RINÓPOLIS. Para sair do stress do dia agitado, passe em Rinópolis que o sossego ta garantido.
Por: JOSE ROBERTO CASAGRANDE

Rinopolis;conheço sim ,pois nasci ai na fazenda dos peloso em 1952, depois fui para o temporim onde fiquei até 1974 .Hoje moro em sumare sp e me recordo com muita saudade do tempo em que vivia ai ,principalmente das festas de aniversario da cidade , a procissao de nossa senhora aparecida em que saia la do aeroporto e a noite toda aquela festança depois a super queimas de fogos que era a coisa mais linda .Nunca mais estive ai ,espero que aquela bela tradiçao continuen , e Parabens Rinopolis....
Por: Dorival menegazzo

Já morei em rinópolis por algumtempo.Acho uma cidade muito boa de se viver.Tem pouca violencia,ao contrário da cidade de campinas aonde moro hoje.bjos a todos dessa cidade.
Por: Cristina

nasci, cresci em RINOPOLIS adoro esta cidade, sou da familia corral. moro em AMERICO BRASILIENSE, mas nunca esquecerei a minha terra natal
Por: valdecir corral

VIVO EM RINOPOLIS DESDE CRIANÇA É UMA CIDADE ACOLHEDORA,COM PESSOAS SIMPLES,MUITA TRANQUILIDADE E NADA DE VIOLENCIA,IDEAL PARA FAMILIAS QUE QUEIRAM DESCANSO E SEGURANÇA.
Por: VERA LUCIA MARQUES

SOU de Rinópolis gosto muito desta cidade a onde morei e passei toda a minha infancia tenho muitas saudades do estadio municipal e da praça enfim de toda cidade abraço toninho de Praia Grande
Por: toninho

Nasci em Rinópolis em 1955 onde cresci até 1963 - depois nos mudamos para SP - sinto muitas saudades da infância maravilhosa que tive na Rua José Bonifácio - recentemente estive de volta o que me enterneceu muito de rever tantas coisas boas que ainda se mantem em minha cidade Natal - beijos a todos aqueles que me receberam tão bem! muito obrigado!
Por: Elisabete Balhesteros Nogueira

Nasci nesta cidade, sou bisneto do fundador, meu pai foi farmaceutico. Mudei aos seis anos e voltei anualmente até os 18 anos. A lembrança mais marcante que tenho era a Ave Maria tocada às 6 horas pelo "Auto Falante". Além disso, os banhos aos domingos no Rio Feio. Hoje moro muito longe, Fortaleza-Ce, mas um dia voltarei para rever o meu berço
Por: ailton rino grando

passei o melhor de minha vida na bela e acolhedora rinópolis, de 1957(07) anos a 1968 (18) anos, o meu pai (pacu) jogou no Rinópolis Futebol Clube, foi um craque na acepção do termo, também foi proprietário da Vidraçaria Rinopolense, não me esqueço dos colegas da época: Serginho Severo Lins, Adilson Rino, Carlos Apendino (macaúba), Seiji, Massami, Rodrigo Miquelotto, Irmãos Cabulosos, Nivaldo Sciena, Nenê Siena, Cristobal, Antonio Penha, Milton Clemente, Tim, Fiorotto, Tonico Meilsmidht, Luiz Roberto de Andrade, família Nagano, Pinduca, Nico Mazzo, e outros, bons tempos no ginásio Ginez Carmona Martinez, as pescarias no Itaúna, Rio Feio, Itaqui, Andorinha, Bri, "querência amada, tão distante, que saudade, um dia hei de voltar".
Por: heleno amorim

NASCI 12/02/1984 EM RINOPOLIS,NO JARDIM BERNADELLI MI MUDEI DE RINOPOLIS EM 2007 ,EU AMO MINHA TERRA,SOU BEM CONHECIDO EM RINOPOLIS POR JOGAR FUTEBOL,JA REZIDI NO PEDREGAL,BERNADELLI,E MUITO NA ZONA RURAL EMFIM SOU RINOPOLENSE GRAÇAS AO MEU BOM DEUS (GU)
Por: MARCOS FERNANDES DA SILVA (GU)

AMO MUITO ESTA CIDADE. NUNCA VOU ESQUECER A PRAÇA DA MATRIZ O PASTEL DA FEIRA DOS SABADOS QUE E´FRITADO NA HORA, E OS RIOS AONDE EU PESCAVA
Por: valdecir corral

MOREI NESTA CIDADE MUITO TEMPO, SEMPRE QUE PUDER VOU PASSEAR AI VISITAR A MINHA FAMILIA O QUE RINOPOLIS TEM DE MELHOR É OS RIOS QUE NTEM AI PERTO DESTA CIDADE AONDE EU PESCAVA MUITO EU E O MEU PAI QUE EU AMO MUITO
Por: valdecir corral

nasci em rinopolis amo essa cidade . visito pelo menos 1 ves ao ano minha familia mora la. sou da familia BRITO E VALENCIANO , pessas simples. amiga. hospitaleira . o ZE da princesinha a Marlene o Adelso azeze a neuzona a ISABEL BENETAO que saudades desse pessoal, comer aquele pastel da feira meu Deus ,mas tem que levantar cedo a feira termina 9 hs . quer viver tranquilo va morar la hoje vivo em sao paulo a 35 anos , bjs a todos
Por: Carmelita Brito

rinópolis sidade maravilloza onde eu vivi minha infacia sai de rinópolis com 13 anos nos moravamos no sitio estudava no colegio do barrerinho hoje estou em maringa mas senpre que poso vou ai tenho parentes morando em rinopolis
Por: Aparecido Babosa de Souza

Amo Rinopolis, cidade onde passei minha infancia e minha mocidade,tenho muita saudade e muitas lembranças.......
Por: eliza

Eu nasci em rinópolis, passei por ai em 2007. Tenho saudade de minha terra natal.
Por: maria aparecida boscolo da silva

Retorno a este endereço na expectativa de reencontrar amigos da minha época, não me esqueço dos momentos que vivi nessa adorável cidade, das peripécias, das festas, dos jogos no estádio municipal, dos banhos de rio, dos grandes filmes no cine rinópolis, dos carnavais no rtc, da volta ciclística de são paulo, enfim rinópolis não sai do meu coração, abraços a todos dai, heleno (pacuzinho) amorim
Por: heleno amorim

nasci em presidente alves, mas fui criado em rinópolis tempo do joaquim oléa, josé de mello, severo lins, milton pagliusi, josé oléa,etc. trabalhei no jornal o popular semanário que iniciou na década de 50 permanecendo até os anos 70, sou primo do Jomar mariano
Por: ozias navarro

Venha saborear o melhor sorvete do Brasil em nossa cidade.
Por: Silvio Ronaldo Morcelli

Sou como filha de Rinópolis e morei em Piacatu até meus 16 anos sendo que aos 15 estive 1 ano em Rinópolis ,mas posso dizer que quem esteve lá nunca mais esquece OK?
Por: maria do carmo santos de moraes

Já morei e ainda tenho familiares aí. Passei a virada do ano aí, mas já estou com saudds. Um grd abraço a todos.
Por: Clemilda Alves do nascimento

Bons tempos!Curso Ginasial entre 1960/1963, época de ouro, brincadeiras dançante, futebol, basquete, futsal no rtc, natação no Iaúna do Wolf, Rodrigues,aterro. Tudo no pé2 e alguma carona no fim do dia n FNM do Redondo, Tamiya ou outro qualquer.Grandes amigos, inesquecíveis, Gilda Suetake, Elza Miyadaira, Paulo Rubio Pelais, cateto, dico, gracita,filomena entre outros. Prof. Manoel, Waldomiro, Molina.Fanfarra da escola, cebolão, gansão, aristides tolentino, boca (inspetor de aluno e corneteiro ).Time do Catecismo,zé pecheca, viti, pelé, e outros. Se tiver alguma foto da época gostaria de tê-la.Abraços saudosos.
Por: João Recaredo Velasquez

Nasci em Piacatu em 68 depois dos 02 anos fui morar em Rinopolis , até os 15 , mudei pra Sp , mas adoro Rinopolis e seu povo , no final de 2010 estive por la de ferias , que maravilha , um grande abraço .
Por: Santiago Vieira da Costa

eu moro eu rinopois ! é uma otima cidade xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx
Por: patricia

EU AMO RINÓPOLIS.Eu nasci e cresci em Rinóplis até meus 17 anos. Tenho amigos e parentes nessa cidade - a cidade do meu coração. A cidade mais "fofa" que conheço nesse nosso imenso Brasil. Moro em Sampa. Mas, para mim, não há cidade melhor do que a minha linda Rinóplis. bjs a todos Rinopolenses.
Por: Claudemir Buzzo

Nasci e cresci nessa cidade, onde morei até os 17 anos. Tenho boas lembranças da minha infância e adolescência, com muitas amizadas.
Por: Valter Peregrina Pereira

Cidade muito boa pra si morar lugar socegado de gente hospitalera, mudei de Rinópolis a cerca de 15 anos moro atualmente em Assis mais nunca esqueci da linda Rinópolis, abraços a todos.(tiquinho Gimenez)
Por: João Aparecido Gimenez de Souza

Nasci na cidade de piacatu proximo a cidade de rinopolis e morei por muito tempo no bairro dom quixote tupa-sp, hoje meu pai em piacatu-sp ele tem um cafezinho no seu sitio e toda vez que eu vou a passeio na casa do meu pai eu tenho que vizitar essa linda e sossegado cidade de rinopolis. Sou Francisco nascido em piacatu SP e hoje moro em Campo Grande-ms. . .
Por: Francisco Assis

sou filho desta cidade estou com muita saudade de rinopolis . papai foi empresario nesta cidade nos anos 70. um grande abraço atodos ate .
Por: marcio constantino de frança

OlÁ,Rinópolis cidade hospitaleira e acolhedoura,morei ai e tenho parentes que moram .Parabems a todos que colaboram para o crescimento da cidade.O que tem de melhor é o povo.O que precisa na cidade é um bom hotel e restaurante um bom atrativo ao turismo . Um abraço, gislene
Por: gislene ap.f. da silva

minha cidade natal,parabens pelas belas paisagens. cidade de panorama;sp
Por: maria aparecida rocha

cidade linda e maravilhosa eu amo esta cidade.panorama.sp
Por: maria aparecida rocha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rinópolis
Fundação:
1944
Altitude:
425m
População:
9.836 habitantes
Área:
359,5km²
Densidade Demográfica:
27,36hab/km²
CEP:
17740-000

Envie seu comentário sobre Rinópolis