Rifaina

Rifaina-SP
banner

Bem-vindo a Rifaina!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Rifaina, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Rifaina. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Rifaina para programar a sua viagem.

A cidade de Rifaina, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 575m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.589 habitantes. A área total de Rifaina é de 172,1km², e sua densidade demográfica é de 20,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rifaina-SP é 14490-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Pertencente à microrregião de Franca, uma cidade plenamente conhecida pelas suas indústrias de calçados, o município de Rifaina, no interior do estado de São Paulo, destaca-se por ser uma excelente opção de destino para o Ecoturismo. O ponto turístico que é o maior destaque local é o lago Jaguara, com mais de 30 quilômetros quadrados de espelho d'água, onde é possível a prática de esportes náuticos.

A praia artificial de Rifaina é outra grande atração, com restaurantes e quiosques sempre lotados aos fins de semana quando os moradores e visitantes de cidades próximas, como Ribeirão Preto e Franca, vão até o local para descansar e se divertir. As pousadas e casas de veraneio são outra peculiaridade a parte, ideais para passar dias aconchegantes em Rifaina, uma cidade que não decepciona em sentido algum. Por lá, pouco mais de 3.500 mil pessoas formam a habitação local.

Na alta temporada, a ocupação local chega a ter 10 mil pessoas em Rifaina, o que mostra o grande potencial turístico do município, que oferece excelentes opções de lazer, como passeios a cavalo e visitas às belíssimas cachoeiras da cidade. Além disso, próximos ao lago estão os clubes que oferecem os passeios de barco, mergulhos e outras opções de atividades na água que encantam os turistas em sua passagem por Rifaina.

Porém, engana-se quem pensa que a cidadezinha só dispõe de diversão e lazer durante o dia. À noite, os visitantes podem conferir os bons restaurantes e bares, que oferecem delícias gastronômicas, drinks e música ao vivo na Avenida da Praia de Rifaina, que é um local bastante animado, principalmente nos períodos de férias. As praças Edgar Ajax e 24 de Dezembro são outras opções para a vida noturna do município.

Com boa estrutura para recepcionar os visitantes, em Rifaina é possível dispor de excelentes serviços no que se refere à estadia na cidade, com diversas opções de casas de veraneio e pousadas que agradam pelo aconchego, além da simpatia dos moradores locais. Por lá, andar a pé é uma boa opção, já que Rifaina é uma cidade pequena e sem maiores complicações para encontrar os lugares desejados.

Informações de Rifaina

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antigo povoado de Arraial do Cervo, Rifaina começou a ser povoado por volta de 1860, época em que construíram as primeiras habitações no local, embora a sua igreja já tenha sido construída em 1830
A data oficial da fundação do povoado é 13 de maio de 1865. Em 15 de abril de 1873, foi elevado à condição de freguesia, com o nome de Santo Antônio da Rifaina, do município de Franca, dando início ao seu desenvolvimento político-administrativo.
Nessa época, já apresentava um certo progresso local em virtude da inauguração da estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1887. Em 21 de dezembro de 1921, houve a transferência do distrito para o município de Pedregulho, mas foi somente em 24 de dezembro de 1948 que passou a município, com a denominação de Rifaina. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 24 de Dezembro

Gentílico:

Rifainense

População:

3.436 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ribeirão Preto  

Limites:

Franca, Pedregulho, Buritizal, Sacramento. 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-334 (Rodovia Cândido Portinari)

Distâncias:

Da Capital:

464 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIFAINA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (16) 3135-9500

Sites: http://www.rifaina.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:


Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA GAL. OSÓRIO, 244 - CENTRO
RIFAINA-SP
TELEFONE: (16) 3135-7133
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Rifaina

Boa tarde, gostaria de conhecer a cidade de RIFAINA mais não consigo encontrar no saite Hoteis ou Pousadas, men mesmo preço de diaria para fim de semana. gostaria que me inviasse nomes e valor de diaria . grato. celio fonseca nova ponte-mg
Por: celio antonio fonseca

eu gosto muito de rifaina é muito acradavel para mim e para todos uma cidade excelente as escolas é otimas eu já estudei na escola João etechebere , gosto mt de passear ai fico na casa da minha vovó. Talves irei passar mhas férias de novo nesta cidade linda tchau todos fiquem com deus BEIJOSSSSSSS
Por: laisa rosa pinho

E um lugar lindo,td de bom, vale a pena vir p Rifaina .
Por: Cirlene Maagalhaes

linda rifaina demais e um paraizo as suas agguasazuis esverdeadas mui lindo
Por: paulo

Rifaina tem uma das mais lindas paisagem .. Rifaina é um lugar perfeito muito verde .. cachoeiras, bosques entre milhares de outras coisas quem vem ate Rifaina nunca a esquece!
Por: Bruno Almeida

querimos passa um fim de semana nesta linda cidade ja pacei perto da cidade e fiwquei encantdo com essa maravilha
Por: Adriano

linda cidade Rifaina, foi fundada por meu bisavo Manoel Rezende so basta olhar na placa na rola da prainha que encotrara o nome dele la mas tirando isso a cidade é maravilhosa obrigado por existir Rifaina onde passei minha infancia quando menino hoje ja adulto levarei meu filho para passear nas areias quentes de sua orla lidas paisagens passeios de escuna cachoeiras caem como vel de noiva adornada para seu esposo mais uma vez linda Rifaina...
Por: rodrigo rezende

Rifana um paraiso que tem que deve ser preservao. Tenho òtimas recordações e fiz muitas amizades na cidade
Por: Sebastião do Nascimento Braga

e´a melhor cidade do brasil amo rifaina
Por: silvia

eu e minha familia adorou passar as ferias em rifania, pois e um lugar adoravel. eu moro a 900 quilometro na cidade de grandes rios parana.parabens populaçães de rifania vocêis mora em um paraiso.cuide bem do meio ambiente pois eles tras muitas alegrias!!!!!!!
Por: nilvana farias dos santos

moro em são paulo capital estive por duas vezes em rifaina. é uma cidade maravilho para quem quer descansar, tem uma bela praia artificial, varios barzinhos na orla da praia. parabens a cidade pelo aniversario no dia 24/12/2010.
Por: jose carlos de andrade sobrimho

Rifaina é tudo de bom,pela sua beleza que nos transmite muita paz, as amizades as opções de passeio...se vc não conhece.....vá logo....vc não vai se arrepender
Por: waldivine

Cidade é um paraiso, tem de tudo praia,hotel pousada tem tudo é cidade de sossego muita calma,varia paisagem linda uma mais linda que a outra é uma maravilha.
Por: Zaru gonçalves

Nâo vejo a hora de passar o carnaval ai. Espero que sexta venha logo.
Por: Raquel

OLA CIDADE DE RIFAINA ESÁ É UMA CIDADE MUNTO BONITA EU JA DIVE AOPORTUNIDADE DE PASAR AMINHA JUVELDUDE NESA CIDADE MARAVILOZA; MAIS OS MEUS TIO MORAM AI ATE CIDADE MARRAVILOZA
Por: EVERTON SILVA GOMIDE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rifaina
Fundação:
1948
Altitude:
575m
População:
3.589 habitantes
Área:
172,1km²
Densidade Demográfica:
20,85hab/km²
CEP:
14490-000

Envie seu comentário sobre Rifaina

banner