Redenção da Serra

Redenção da Serra-SP
banner

Bem-vindo a Redenção da Serra!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Redenção da Serra, informações e fotos da maravilhosa Redenção da Serra. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Redenção da Serra, recomendadas por internautas.

Informações de Redenção da Serra

 

  

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XIX, a expansão da cultura cafeeira no Vale do Paraíba propiciou o aparecimento de diversos núcleos espontâneos de povoamento, entre os quais, Santa Cruz do Paiolinho, atual Redenção da Serra.
Iniciou-se quando o capitão-mor, Francisco Ferraz de Araújo, juntamente com sua mulher, Dona Francisca Galvão de França e numerosos escravos, cumprindo à ordem do Governador da Província, penetrou o sertão das Samambaias e ao encontrar o Rio Paraitinga, ali fixou residência e iniciou roças de milho e outros produtos agrícolas.
Segundo diz a tradição, um de seus escravos faleceu ao construir o caminho que ia até sua casa, a uns 9 km. Neste local foi erguida uma cruz de madeira. Ao seu redor foi surgindo um povoado sendo o mesmo favorecido pelo capitão-mor, pois quando as pessoas iam até ele pedindo terras para cultivo, ele as cedia próximas à cruz. Logo surgiu ali uma capela. Este povoado recebeu o nome de Paiolinho devido ao fato de um dos moradores ter feito sua roça de linho e, depois das fibras secas, elas eram postas em um paiol (paiol-e-linho). O vigário Pe. José Grecco juntamente com uma comissão de obras levantou nesta época sua Igreja Matriz.
O lugar, graças à cultura cafeeira, cresceu e foi elevado à categoria de Paz segundo a Lei Provincial nº 3, de 24 de março de 1860. Suas divisas com Taubaté foram demarcadas a 23 de março de 1861. Com isso, Paiolinho progrediu mais acentuadamente. Os fazendeiros de café ergueram sobrados majestosos com longos beirais, janelas com arcadas e também casas térreas com uma arquitetura marcante.
A população cresceu e a produção agrícola apresentava boas safras, o que levou Paiolinho a ser elevada à categoria de município segundo Lei Provincial nº 33, de 8 de maio de 1877. O município possuía sede na povoação de paiolinho e seus territórios foram desmembrados do município de Taubaté, tendo sua instalação a 1º de dezembro do mesmo ano. Voltou à condição de distrito pela Lei nº 6448 de 21 de maio de 1934 quando foi incorporado ao município pelo Decreto nº 7353 de 5 de julho de 1935 e a pertencer a comarca de Taubaté, sendo reinstalado a 1º de janeiro de 1936.
A necessidade ficar o quadro administrativo, territorial e judiciário do Estado de São Paulo, segundo o Decreto-Lei nº 14.334 de 30 de novembro de 1944, posto em vigor no qüinqüênio 1949-1953 alterou seu nome para Redenção da Serra. Com isso, sendo o primeiro local paulista a libertar seus escravos, nada mais justo do que designá-lo com um nome que eternizasse o feito grandioso, assim surgiu o nome Redenção.
A construção da grande represa do Paraitinga, em ligação com Paraibuna ocorrida no começo da década de 70, obra necessária, porém de inusitadas implicações, determinou o desaparecimento de Natividade da Serra e Redenção da Serra.
Da velha Redenção da Serra, cheia de tradições e fatos históricos, uma parte bastante característica não será atingida pelas águas que invadem a parte baixa de sua topografia; é a situada na parte mais alta: a Igreja Matriz, o sobrado com sacadas de ferro que sediava a Prefeitura e outros poucos sobrados e residenciais da rua Capitão Alvim, que restaram como memória urbana.
Entre 1976 e 1979 a população e a prefeitura lutaram pela preservação destes remanescentes de Redenção Velha, conseguindo entre outras coisas, um aterro e um muro erguido em torno da Igreja. A conclusão das obras de conservação foi feita pela CESP.
Quando em 25 de agosto de 1974, o bravo povo redencense erguia numa colina o cruzeiro que simbolizaria o renascimento da cidade, uma página da história seria virada. Não era apenas uma cidade centenária que iria desaparecer, coberta pelas águas da represa da CESP, era uma nova a surgir.

Significado do Nome

Seu nome é devido ao fato do município ter libertado seus escravos primeiramente entre os municípios paulistas, a 10 de fevereiro de 1888. 

Aniversário da Cidade:

25 de Agosto

Gentílico:

redencense

População:

3.879 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS: 


Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Paraibuna/Paraitinga 

Limites:

Taubaté, São Luís do Paraitinga, Natividade da Serra, Paraibuna, Jambeiro e Caçapava 

Acesso Rodoviário:

BR 116 - Via Dutra até o trevo de entrada para Taubaté
SP 125 - Taubaté / São Luis do Paraitinga

Distâncias:

Da Capital:

165 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Represa administrada pela cesp que cobriu a cidade fazendo os moradores se mudarem para um lugar mais alto. Conta com pesca esportiva e locais de pesca para amadores. Tragam seus barcos jet-ski canoas .Contamos com pousadas restaurante supermercados farmácia música no coreto lanchonete e toda estrutura para receber os visitantes.

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE REDENÇÃO DA SERRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3676-1282 / 1346

Sites: http://www.redencaodaserra.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: 

Litorânea Transportes Coletivos Ltda.
 
Pc Andradas, 45 - Santos, 11010-100
 
Telefone: (13) 3219-3649

Site: www.litoranea.com. br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL TABELIONATOS E NOTAS:

Av 15 de Novembro 829 - Centro
Redenção da Serra, SP | CEP: 12170-000
Telefone: (12) 3676-1347 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://culturartesmestrejustino.blogspot.com/2011/01/mestre-justino.html

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

     

- Mestre Justino - Nascido em Redenção da Serra, cidade encravada nos contrafortes da serra do mar, em 15/Maio/1932, filho de Antonio Justino de Faria e Mariana Antonia de Faria, agricultores e criadores de ovelhas para tosquia de lã; Cedo o menino Justino já deu mostras de seu talento nas artes plásticas, desenhando com pedaços de carvão do fogão a lenha, santos, festas e as paisagens serranas nas paredes da casa de seus pais, até em arvores, bananeiras e gomos de bambu gigante desenhou, utilizando-se de um estilete. Sensibilizado, seu pai o mandou estudar com mestre Manoel Rocha Filho, um verdadeiro “Da Vinci” caipira, ele era: farmacêutico, político, pintor, músico, inventor, escritor, compositor e poeta. Manézinho, como era chamado carinhosamente pelo povo redencense, ensinou Justino a misturar as cores, os tons eram a sua paixão, seu primeiro trabalho colorido foi uma tela do Sagrado Coração de Jesus, ainda hoje guardada em sua casa, em Taubaté.

 OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Redenção da Serra

Conheço,fui para Paraibuna por Redenção da Serra e me perdi nas encruzilhada pois não há uma placa direcionando,só placas de pesqueiro e outros, as autoridades de Redenção e Paraibuna deveriam pensar neste detalhe,pois só conheço a cidade de Redenção,que por sinal é agradável.
Por: Eliana Rodrigues

Morei em Redenção da Serra nos de 1949 até o final de 1951. Quando vejo a foto da Igreja Matriz (antiga) me emociono, pretendo visitá-la o quanto mais bréve possível. Atualmente moro em Ivatuba-PR.
Por: José de Oliveira Souza

sou da familia rabello e sinto muita saudades desta cidade pois eu acostumava ir muito ai quando meiu avo era vivo
Por: marcos rabello dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Redenção da Serra

Envie seu comentário sobre Redenção da Serra

banner