Queluz

Queluz-SP
banner

Bem-vindo a Queluz!

banner

Comece planejando a sua viagem para Queluz utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Queluz e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Queluz.

A cidade de Queluz, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1842. A localidade está em uma altitude de 497m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.770 habitantes. A área total de Queluz é de 250,1km², e sua densidade demográfica é de 35,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Queluz-SP é 12800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Queluz

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 12 de dezembro de 1801, o então governador da capitania de São Paulo concedeu aos índios puris, que viviam na área do Vale do Paraíba e nos contrafortes da Mantiqueira, as terras compreendidas entre o rio Paraíba, o ribeirão das Cruzes e o de Entupido e a serra, a fim de passarem a viver em sociedade legal e segundo os preceitos cristãos. 
O padre Francisco das Chagas Lima ergueu uma capela em louvor de São João e ao redor dela desenvolveu-se a aldeia, que mais tarde se constituiu em um povoado e logo se transformou em freguesia, em 2 de março de 1803, com a denominação de São João Batista de Queluz, em terras do município de Lorena.
Em 28 de novembro de 1816, a freguesia foi transferida para o município de Areias. O povoado foi crescendo lentamente e, em 4 de março de 1842, foi elevado à categoria de vila com o nome de Queluz. Nessa condição, se manteve até 10 de março de 1876, quando recebeu os foros de cidade.
A cana, o milho, o café e a pecuária foram as principais fontes da economia local. O governo provincial construiu na cidade uma ponte sobre o rio Paraíba, destruída por motivos estratégicos durante a Revolução Constitucionalista e reconstruída mais tarde. A estrada de ferro e a mão-de-obra dos italianos, que chegaram para se dedicar ao comércio e à pecuária industrial, contribuíram para o progresso da cidade.   

Significado do Nome

Não há registros sobre a origem do nome, mas existem hipóteses de que tenha sido uma homenagem do governador ao Imperador Pedro I, nascido no solar de Queluz, nos arredores de Lisboa; outra hipótese seria uma homenagem ao Marquês de Queluz. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

queluzense

População:

11.525 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Guaratinguetá 

Limites:

Resende, Areias, Silveiras, Lavrinhas, Passa-Quatro, Itanhandu e Itamonte  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

221 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3147-9020

Sites: http://www.queluz.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A
SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

NILMA CABRAL PEREIRA DE SOUZA:

R Rodrigues Alves 82 - Centro
Queluz, SP | CEP: 12800-000
Telefone: (12) 3147-2302
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Júlio César de Melo e Sousa (Malba Tahan)
Natal da Portela
Vicente de Paula Vieira
Maria Dulcinéa da Silva Garcez - catequista, professora e escritora, participa da Pastoral da Educação e Saúde, possui vários grupos de intercessão e é muito procurada por fiéis para fazer orações. Tem dois livros editados e publicados, o primeiro "Voe Alto, o amor existe" e o segundo, "Em sintonia". 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Queluz

Minha cidade Natal...aqui eu nasci a 52 anos amo muito...
Por: Fatima

bom sou da cidade maravilhosae amo a cidade todos que passarem por queluz levam consigo o carinho dos moradores desta cidade humilde mas cheio de amor pelos vizitantes
Por: romulo

Cidade natal da minha mãe. Muito acolhedora e simpatica. Recomendo que tds visitem a festa de são joão em queluz, uma das melhores do brasil.
Por: kadu

QUELUZ,é uma cidade maravilhosa,com gente hospitaleira.Adoro!Sempre estou indo.
Por: erika

SOU FÃ DE QUELUZ, MOREI AÍ DESDE OS MEUS 8 ANOS MUDEI-ME DAÍ EM 1986, SOU FILHA DE EDMIRSON (O BAIANO)HOJE MORO EM CAJATI/SP, MAS TENHO MUITAS SAUDADES DOS MEUS AMIGOS QUE AÍ DEIXEI, SOU AMIGA DA CONSUELO ESPOSO DO FIO, CONHECEM? MIINHA MAE É COMADRE DA DONA NADIR DO SR. PEDRINHO,PAI DO EDÉR. BEIJOS.
Por: EDNEIDE DA SILVA GOUVEIA

morei neste pedacinho de céudurante 14 anos, fundei a radio caminho do sol, amei e amo essa cidade e essa gente como nunca amei nada na minha vida, hoje estou em ubatuba, morrendo de amores e saudade de queluz e de voces todos. que deus abençoe queluz e nosso povo. até breve queluz e meu povo lory santos e familia.
Por: loury santos

Nasci nesta cidade e neste final de semana estive ai para uma bodas de OURO dos meus tios Paulo e Rita Figueiredo .Queluz continua sendo um pedacinho do céu onde nasci vivi ai até os 13 anos .Que saudade de minha infancia. Para todos deixo aquele abraço e vizitem sim esta cidade agora para o natal ela esta ainda mais linda.
Por: maria da penha

Nasci em Queluz, eu amo esta cidade hoje moro em SP. mas não consigo me esquecer do pedacinho de céu que é Queluz, adoro esta gente hospitaleira e humilde, e não deixo de jeito nenhum de ir a Festa de São João seu padroeiro, sou filha da Ritinha e Sr. Alfredinho Nogueira quer mais?
Por: maria nazareth terribele

È uma cidade do bem, me tras muitas recordaçãoes boas de meu pai Horacio que fez muitas serestas nas noites quentes e calmas de Queluz. E ele amava esta Cidade. Pena que ele já se foi, mas deixou muitas lembranças boas.
Por: Doraci G. de Andrade

Nasci em Lorena e cresci em Queluz, desde os meus quatro anos de idade. Eu amava essa cidade. Tenho muitas saudades, pois fazem muitos anos que não a visito. Beijos!!!!!!!!!!!!!!
Por: MARILZA FERREIRA FERRONI

tem tudo de bom aqui uma bela cidade com bela paisagens lugares agradaveis como pousadas um bela vista pra serra da mantiqueira
Por: luiz carlos da silva

Queluz, terra dos meu avos, Leopoldo e Analia, da minha mãe, Maria Ruth e dos meus tios Carlos e Paulo, sempre vivi da chamada Rua de Cima, estudei nas escolas Paula França e no Cap.Jose Carlos, amo esta cidade, abraços aos meus amigos que ai deixei
Por: luiz fernando ramalho

Olha a melhor viagem da minha vida. tudo muito bom ,clima,hospedagem ,lugares ótimos comida maravilhosa
Por: Ana Paula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Queluz
Fundação:
1842
Altitude:
497m
População:
8.770 habitantes
Área:
250,1km²
Densidade Demográfica:
35,07hab/km²
CEP:
12800-000

Envie seu comentário sobre Queluz