Presidente Bernardes

Presidente Bernardes-SP
banner

Bem-vindo a Presidente Bernardes!

banner

Comece planejando a sua viagem para Presidente Bernardes utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Presidente Bernardes e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Presidente Bernardes.

Informações de Presidente Bernardes

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O desbravamento e a colonização do sertão do Vale do Paranapanema foram algumas das maiores façanhas da história regional. Foi nesse território que nasceu Presidente Bernardes, a antiga povoação de Guarucaia. Em 1º de novembro de 1919, havia sido inaugurada a estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Tornava-se mais fácil, aos interessados na compra dos lotes de terras férteis, chegarem à primitiva gleba.  Presidente Bernardes teve seu projeto urbano traçado em 1920 pelo Cel. José Soares Marcondes. A área pertencia ao imóvel Lins de Vasconcelos, cujo retalhamento foi contratado em 1919 para os terrenos onde atualmente está situado o município, ao sul da linha da Fepasa. A parte norte da linha, um imóvel de 50 mil alqueires, pertencia à firma Ramos, Porto e Cia, que o adquirira da Companhia dos Fazendeiros, que por sua vez recebera, por permuta, do Cel. Manoel Goulart.
Da firma Ramos, Porto e Cia, faziam parte os irmãos Luiz Ramos e Silva e Arthur Ramos e Silva Júnior, tendo o primeiro aberto loteamentos em Santo Anastácio e Piquerobi. Já Arthur Ramos fixou-se na Fazenda Guarucaia, em Bernardes.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

bernardense

População:

13.544 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical semi-úmido 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Presidente Prudente 

Limites:

A leste com Alfredo Marcondes e Álvares Machado; ao norte, Emilianópolis; a Oeste com Santo Anastácio e Mirante do Paranapanema e ao sul, Tarabai e Sandovalina. 

Acesso Rodoviário:

SP-270 - Rodovia Raposo Tavares 

Distâncias:

Da Capital:

527 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
PRESIDENTE BERNARDES
(antiga GUARUCAIA)
Município de Presidente Bernardes, SP
Linha-tronco - km 813,060 (1931)   SP-0675
Inauguração: 01.11.1919
Uso atual: centro cultural    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A Estação: Inaugurada em 1919 como Guarucaia, ganhou o nome do então presidente Artur Bernardes, em julho de 1923. Fechada e desativada em fins de 1996. A estação de Presidente Bernardes sofreu uma restauração do tipo presepada, com a colocação de pisos e azulejos modernos. Todas as portas e janelas da plataforma foram tapados. (Rodrigo Cabredo, 28/10/2000). Ela está totalmente reformada e possui um amplo e bonito jardim à sua frente. As arquitetura externa do prédio foi mantida. É realmente bonita a estação. As características internas do prédio foram totalmente modificadas, a porta de acesso à plataforma foi tampada por uma parede, assim como todas as janelas da plataforma. No interior do prédio há uma sala de projeção e um salão de artes, além de sanitários. Uma funcionária da prefeitura toma conta do local. O pátio está limpo e a plataforma bem conservada, apenas algumas telhas estão faltando. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE BERNARDES

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3262-9999 -  Fax: (18) 3262-1022

Sites: http://www.presidentebernardes.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
Telefone: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL CARTORIO DE REGISTRO CIVIL:

R Coronel Manoel Roberto Barbosa 778 - Centro
Presidente Bernardes, SP | CEP: 19300-000
Telefone: (18) 3262-1751

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Presidente Bernardes

nasci nesta querida cidade no bairro de stº antonio estudei na escola rural municipal bairro de stº antonio sou filho de Irma Breschi Liria E Domingos Liria Campos(ja falecidos) tenho hoje 52 anos , sai de Bernardes com 18 anos trabalhei em São Sebastião 8 anos depois na Petrobaras como marinheiro conheci o mundo mas o meu coração ainda bate forte quando me lembro da minha sempre adorada e inesquecivel cidade natal Presidente Bernardes eu te amo JUVENCIO JESUS LIRIA
Por: JUVENCIO JESUS LIRIA

Conheço essa cidade como a palma da minha mão. Não tem lugar melhor. Ô saudade. Ir comer lanche no "Loro Lanches". Ir na Bernardense, nos bailes. Hummmm. As quermesses são as melhores que existem.
Por: Edmarcia francisqueti

MOREI EM bERNARDES DE 1958 ATÉ 1970. MINHA FAMILIA AINDA MORA AÍ. MINHA IRMÃ É A LUGAN DO SUPERMERCADO KIMURA.HOJE MORO EM MATO GROSSO DO SUL,ÀS VEZES VOU ATÉ AI PASSEAR E VER A MNHA MÃE.bERNARDES É UMA CIDADE TRANQUILA QUE SE DEUS QUISER AINDA VOLTAREI A MORAR AI.É SÓ SAIR A MINHA APOSENTADORIA.SOU PROFESSORA;ESTUDEI E ME FORMEI AI NA ANTIGA ESCOLA NORMAL.AQUI ONDE MORO TAMBÉM TEM OUTRAS PESSOAS DE BERNARDES.TENHO SAUDADES DA PRAÇA DA ESTAÇÃO(MEU PAI ERA FERROVIÁRIO) .ABRAÇOS A TODOS QUE LEREM.PRESIDENTE BERNARDES CIDADE DA MINHA infancia e adolescencia.também aí moram p meu irmão marcilio eo meus cunhados: VALDIR,ALCIDES(ESPOSO DA LUZIA ATUAL DIRETORA DA ESCOLA DA vila nova. beijos.
Por: INEZ FELIPE CORREIA

nasci em bernardes amo esta cidadesinto muita saudade
Por: rosa

Eu n~~ao conheço.. mas desejo muito conhecer afinal nasci ai.. mas infelizmente não conheço minha cidade Natal mas este é meu grande sonho que se Deus quizer irei realizar
Por: PATRICIA

Essa cidade eu nasci ,fui criado,cresci e hoje estou casado ,com a graças de Deus,essa cidade é fantastíca,sussegada,tranquila pra quem gosta de sussego,e curti a noite entre familia e amigos num roda de conversas,é muito bom ...
Por: Murilo

Tenho um amor enorme, por esta cidade onde nasci e aos cinco anos fui levado para o litoral onde estou ate hoje, sempre fiz questão quando solteiro de passar todos os carnavais nela, para visitala, e e me intristesia na quarta feira de cinza quando tinha que ir embora, mas tenho certeza que um dia o desejo do meu coracão voltarei.
Por: anselmo jaime da silva

nasci nesta maravilhosa cidade,onde vivi até os meus 18 anos depois por motivos de trabalho me ausentei conheci o mundo mas Bernardes será sempre a minha terra amada.
Por: juvencio jesus liria

AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MUITOOOOOOOOOOOOOOOO bERNARDES.Juvencio Jesus Liria . de Caraguatatuba-sp.mas o meu coração é Bernardense até morrer ta amo Bernardes.
Por: juvencio jesus liria

Sou natural de Pres.Bernardes moro aqui em Campo Grande.ms hà 42 anos.Sou louco para retornar ai e farei isso em breve.vou levar meus filhos pra conhecer minha querida cidade natal.Ate breve BERNARDES!!!
Por: Paulo Almeida

Cheguei em Presidente Bernardes com dois anos de idade vindo do Ceará. Tenho dois irmãos natural dessa cidade.Sinto muitas saudades dessa terra tão natural e rica. Se Deus quizer antes de morrer irei revê-la.Presidente Bernardes è a Natureza viva. Amigos , zelem, cuidem., amem esassa beleza que Deus deixou!
Por: Teógenes Dias Veloso

Para mim a cidade de Pres.Bernardes é a mais bonita e importante , pois nasci ai e tenho fé em Deus que em breve logo após me aposentar estarei de volta, e desta vez p/sempre. Abraços a todos .
Por: Fatima Souza Melhado

sou nativo desta cidade tão linda nasci em araxãns sou filho de joão graazina resido são josé dos campos
Por: antonio grazina

sou nativo desta cidade tão linda nasci em araxãns sou filho de joão graazina resido são josé dos campos
Por: antonio grazina

Esta cidade é simplesmente fantástica e muito acolhedora, venha conhecer!
Por: Marcelo Caetano

amo minha cidade lugar muito bom tranquila mas o bom mesmo é obauneario bom fut uro É DO JOEL DO PORFIRIO la tem de td venha conhecer sou ricardinho miranda........
Por: ricardo cesar dos santos

Adoro esta cidade, pois morei 20 anos ali, espero um dia voltar, e rever meus amigos. deixo aqui um abroço para a familia do seu Nozinho da bernardense.
Por: Alexandre S J Soares

fui nascido e criado nesta maravilhosa cidade hoje estou morando em campo grande ms
Por: julio alessandro de oliveira cardoso

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Presidente Bernardes

Envie seu comentário sobre Presidente Bernardes

banner