Porto Feliz

Porto Feliz-SP
banner

Bem-vindo a Porto Feliz!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Porto Feliz e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Porto Feliz.

A cidade de Porto Feliz, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1797. A localidade está em uma altitude de 523m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 47.357 habitantes. A área total de Porto Feliz é de 557,9km², e sua densidade demográfica é de 84,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto Feliz-SP é 18540-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Fundada em 1797, no final do século XVI, Porto Feliz está localizado na margem esquerda do Rio Tietê, há pouco mais de cem quilômetros da capital paulista. Essa típica cidade do interior se desenvolveu a partir da instalação do Porto de Araritaguaba, um dos pontos de partida dos bandeirantes para as suas expedições.

Naquela ocasião, o povo recebia com muita festa e alegria os bandeirantes que voltavam de suas aventuras pelo sertão brasileiro, daí uma das hipóteses da origem do nome Porto Feliz. Além da ligação com as bandeiras, Porto Feliz possui um belo conjunto arquitetônico, muito bem preservado, muitas belezas naturais e uma vasta programação cultural, entre elas, a “Semana das Moções” em homenagem aos bandeirantes do século XVIII, proporcionando uma verdadeira volta ao passado, quando as pessoas andam pelas ruas com trajes de época.

Atrações

Fazendo parte do “Roteiro dos Bandeirantes”, Porto Feliz oferece várias opções para que o turista possa conhecer sua história, assim como as riquezas naturais da região. Entre as atrações destacam-se a Casa da Alfândega, Parque das Moções, Museu Histórico e Pedagógico das Moções, a Biblioteca Municipal, um prédio construído em inglês, Largo da Penha, marco do início do povoamento da cidade, Igreja Matriz, construída em 1874, em estilo barroco, toda recoberta por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno De Giusti e a Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires, construída no século XIX.

As belezas naturais são outra atração à parte, destacando-se o Paredão Salitroso. Estudiosos garantem que esse local esteve submerso há milhões de anos. Recentemente um grande grupo paulista investiu na construção de um grande complexo imobiliário, a Fazenda Boa Vista, com hotel e condomínio, inclusive com a instalação de um moderno campo de golfe e centro equestre.

Cultura

Considerada uma das maiores encenações históricas do país, a Semana das Moções conduz o turista de volta ao século XVIII, quando os bandeirantes saiam para suas viagens para desbravar e conquistar o sertão brasileiro, com várias atividades culturais, entre elas, representações teatrais e desfiles pelas ruas da cidade. Além disso, várias atrações culturais são promovidas durante todo o ano pela Secretaria de Turismo do município.

Na área gastronômica, pode-se saborear o prato típico de Porto Feliz, o “cearense”, que recebeu esse nome devido à mistura de ingredientes. Trata-se um prato feito originalmente à base de carne de boi, feijão e cebola. Mais tarde foram acrescentados outros ingredientes como bacon, linguiça calabresa, orégano, louro e cheiro verde. É um prato quente que aquece no inverno, mas não chega a ser tão forte como uma feijoada. Restaurantes da cidade servem o prato durante todo o ano.

A proximidade com a capital paulista e a quantidade de atrações têm atraído um grande número de visitantes à cidade, que tem se transformando em um importante polo turístico na região.

Informações de Porto Feliz

ROTEIROS DO BRASIL

Região Cuesta-Alto do Paranapanema

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

"Terra das Monções"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No ano de 1693, nas terras de Antônio Cardoso Pimentel, um povoado começou a se formar junto à margem esquerda do Rio Anhemby (atual Tietê), num ponto distante pouco mais de 100 Km de São Paulo. O local era conhecido como “Araritaguaba” (que significa: “lugar onde as araras comem areia”) – nome dado pelos índios guaianazes que habitavam a região, em virtude da freqüência com que bandos dessas aves bicavam um salitroso paredão ali existente. O povoamento teve início quando o dono das terras resolveu habitá-las, juntamente com seus familiares e empregados, numa época em que vários sertanistas decidiram abandonar o Bandeirismo pela Agricultura. Era uma comunidade simples, que cultivava o solo apenas para a sua subsistência. No entanto, quando a notícia da descoberta de ouro em Mato Grosso (1719) e Goiás (1725) espalhou-se pelos quatro cantos, a movimentação no vilarejo e o seu conseqüente progresso foram inevitáveis. Por sorte, ele havia-se desenvolvido em torno de um estratégico porto natural junto ao primeiro trecho navegável do rio depois de Salto. Um local que serviria de ponto de partida, ainda no século XVII, de inúmeros bandeirantes, em busca das riquezas anunciadas. No século XVIII, partiriam também as famosas monções – expedições comerciais e científicas. Todos se aventuravam pelo grande manancial, repleto de perigosas corredeiras e obstáculos, rumo ao desconhecido oeste. As fronteiras do Brasil-Colônia, ainda bastante limitadas pelo Tratado de Tordesilhas, começaram desse modo a expandir-se, tendo início um processo de crescimento que, apoiado também sobre outros fatores ao longo da História, levou o País a chegar ao que é hoje territorialmente: o quinto maior do mundo. Daí se vê a importância do tal porto de Araritaguaba – que também era conhecido como o “porto feliz”, cujos moradores chamavam a atenção por sua alegria e hospitalidade, principalmente quando as expedições fluviais retornavam, ocasiões estas em que havia não pequena comemoração. 

SIGNIFICADO DO NOME:

Devido ao porto de Araritaguaba – que também era conhecido como o “porto feliz”, poque os moradores chamavam a atenção por sua alegria e hospitalidade. 

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

13 de Outubro 

GENTÍLICO:

portofelicense

POPULAÇÃO:

51.320 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Chamada "Terra das Monções", porque dalí partiam as expedições monçoeiras. É uma cidade interiorana, de um povo simples porém muito cordial e hospitaleiro. Venha conhecer Porto Feliz.

CLIMA:

Subtropical úmido, marcado por características definidas, sendo os verões quentes e secos  

TEMPERATURA MÉDIA:

21º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

De São Paulo pela Rodovia Castelo branco

-Rodovia Presidente Castelo Branco - SP 280
-Rodovia Marechal Rondon - SP 300

Localização:

Macro Metropolitana Paulista 

Limites:

Itú, Sorocaba, Elias Fausto, Capivari, Rafard, Tietê, Boituva e Iperó. 

Distâncias:

-Águas de Lindóia/SP - 177 km

-Aracaju/SE - 2.235 km

-Belo Horizonte/MG - 655 km

-Brasília/DF - 949 km

-Campinas/SP - 77,6 km

-Cotia/SP - 95,5 km

-Cuiabá/MT - 1.467 km

-Curitiba/PR - 410 km

-Fortaleza/CE - 2.869 km

-Foz do Iguaçu/PR - 956 km

-Guarujá/SP - 221 km

-Guarulhos/SP - 133 km

-Itu/SP - 29,4 km

-Maceió/AL - 2.493 km

-Manaus/AM - 3.771 km

-Mangaratiba/RJ - 491 km

-Mata de São João/BA - 2.032 km

-Mogi das Cruzes/SP - 174 km

-Natal/RN - 3.002 km

-Porto Alegre/RS - 1.137 km

-Porto Seguro/BA - 1.586 km

-Praia do Forte/BA - 2.074 km

-Recife/PE - 2.718 km

-Ribeirão Preto/SP - 257 km

-Rio de Janeiro/RJ - 544 km

-Salvador/BA - 2.041 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.609 km

-Santos/SP - 201 km

-São Paulo/SP - 120 km

-Sete Lagoas/MG - 707 km

-Sorocaba/SP - 38,2 km

-Teresópolis/RJ - 604 km

-Vespasiano/MG - 683 km

-Viamão/RS - 1.127 km

-Vitória/ES - 986 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Parque das Monções

  -Às margens do rio Tietê, o Parque das Monções é um dos locais mais freqüentados pelos que visitam Porto Feliz.
Inaugurado a 26 de abril de 1920 pelo presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, o Parque está instalado no local exato de onde saíam os batelões rumo às minas de ouro de Mato Grosso. Numa época em que não se falava tanto em ecologia, a criação do primeiro núcleo do Parque também teve implícita a proposta de preservação do meio ambiente. Em seu interior foi erguido o "Monumentos aos Bandeirantes", composto de uma coluna rostral em mármore rosa, com uma esfera armilar em sua extremidade simbolizando o céu, o movimento da Terra e dos astros. A esfera armilar - um instrumento náutico - se tornou emblema de D. Manoel I, rei de Portugal na época dos Descobrimentos. O monumento, idealizado pelo historiador Afonso de Escragnolle Taunay, na época diretor do Museu Paulista (Museu do Ipiranga ), foi executado pelo escultor italiano Amadeo Zani em homenagem à epopéia das descobertas monçoeiras. O monumento tem na sua base um painel em alvenaria semi-círcular, no qual estão reproduzidos em relevo no bronze três documentos iconográficos famosos: "Partida da Monção" de Almeida Júnior; "Benção das Canoas", de Hércules Florence; e "Largada de Porto Feliz", de Adriano Taunay.
Araritaguaba foi o primeiro nome que a atual Porto Feliz recebeu, devido ao imenso paredão salitroso de rocha sedimentar existente no local, ocorrência que tem intrigado os geólogos. De acordo com alguns deles, há milhões de anos o local teria sido fundo de mar ou as margens de um grande lago ou mar. Hoje, o paredão faz parte do Parque das Monções, chamando a atenção de quem o visita, pois a natureza soube esculpir com maestria as suas formas.
Na linguagem indígena, Araritaguaba que dizer "sítio onde as araras pousam na pedra para comer".
Parque totalmente arborizado local ideal para caminhadas

-Museu Histórico e Pedagógico das Monções

  -O sobradão que abriga hoje o Museu das Monções foi construído em 1840.
Na época, foi residência de um importante proprietário rural da localidade e hospedou D. Pedro II em sua visita a Porto Feliz. O local serviu de palco de decisões significativas na Revolução Liberal de 1842, assim como também sediou reuniões de políticos da terra que participaram do Movimento Republicano, culminando na Convenção de Itú, em 1873, pondo fim ao governo imperial. No começo deste século, suas instalações foram adaptadas para funcionar como estabelecimento de ensino. A partir de 1957, o prédio passou a abrigar o Museu das Monções que, através de seu rico acervo de 933 peças e objetos relativos à história do município, biblioteca com coleções raras como a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (de 1.839 a 1.945), conta parte da história do Brasil a quem o visita.
Funciona de terça a sexta, das 9 h às 16:30 hs e finais de semana das 10 h às 16 h

-Igreja Matriz N. Sra. Mãe dos Homens

  -Sua construção no século XVIII é de pau-a-pique e taipa-de-pilão,
no forro pinturas a óleo, nos altares de estilo barroco estão as pinturas a ouro, na paredes ao
redor do altar-mór, azulejos pintados por Bruno De Giusti,  na década de 1970, retrando os principais momentos hitóricos do município

-Estação das Artes, Arquivo Público e Biblioteca

  -Suas instalações estão na antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que foi construída em 1920 em estilo inglês.

-Gruta Nossa Senhora de Lourdes

  -A gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes está localizada no paredão histórico do Parque das Monções. Foi idealizada e construída graças a dois padres franceses: Alexandre Hourdeau e Vitor Maria Cavron. É idêntica à existente em Lourdes, na França. Foi escavada na rocha e recebeu a contribuição do povo portofelicense, que ofereceu donativos para a construção. Foi inaugurada solenemente em 1924.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Outubro

  -De 06 à 13 - Aniversário da cidade e Semana das Monções

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FELIZ

E-mail:

Telefones: (15) 3261-9000

Sites: http://www.portofeliz.sp.gov.br/2010/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Secretaria de Educação, cultura e Esportes

Endereço:
Rua Conego Belotti, 188, Centro

Telefones:(15) 3262-4901 e 3262-4899

Terminal Rodoviário:

Av. Dr Antônio Pires de Almeida, 1000 – Centro
Telefone: (15) 262-2138

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

RUA JOSÈ BONIFÁCIO, 362 - CENTRO
PORTO FELIZ-SP
TELEFONE: (15) 3262-3627 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.citybrazil.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-O primeiro piano de Porto Feliz foi trazido pelo Padre André Rocha em 1820, ele foi também o primeiro da Província de São Paulo.

-A luz elétrica chegou a Porto Feliz em 1912.

-A Primeira Semana das Monções foi criada em 1952.

-A Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz foi inaugurada em 1907.

-Em 1846, o Imperador D. Pedro II visitou Porto Feliz e hospedou-se no prédio que atualmente comporta o Museu das Monções.

Comentários de Porto Feliz

amo éssa cidade afinal foi nela em que nasci ev passei bons momentos de minha vida espero volta para visitar porto feliz em breve
Por: douglas

ATUALMENTE MORO EM PORTO FELIZ E TRABALHO EM PINDAMONHANGABA (S.P.),PORÉM GOSTO MUITO DESTA CIDADE PELA NATUREZA VIVA E A QUALIDADE DE VIDA QUE É OTIMA. ABRAÇOS. MARCELO MARCOS NARCISO
Por: MARCELO MARCOS NARCISO

Porto Feliz é um lugar lindo e tenho serteza que para se morar deve ser um ótimo lugar para se viver
Por: Vitor Alencar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Feliz
Fundação:
1797
Altitude:
523m
População:
47.357 habitantes
Área:
557,9km²
Densidade Demográfica:
84,88hab/km²
CEP:
18540-000

Envie seu comentário sobre Porto Feliz