Poloni

Poloni-SP
banner

Bem-vindo a Poloni!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Poloni e muitas outras opções de hospedagem na cidade Poloni. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Poloni.

A cidade de Poloni, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 548m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.839 habitantes. A área total de Poloni é de 135,1km², e sua densidade demográfica é de 35,82hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Poloni-SP é 15160-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Poloni

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nos anos 60, um morador de Poloni foi a São Paulo para uma audiência com o deputado Brasílio Machado Neto. No escritório do político, o funcionário pediu os dados para cadastro:
- Nome?
- Mauro Poloni.
- Filiação?
- Cândido Poloni.
- Endereço?
- Rua Cândido Poloni.
- Cidade?
- Poloni.
O rapaz olhou de rabo de zoio par ao caipira e disse: “O senhor está brincando comigo ...”.
O episódio, confirmado por Mauro Poloni, filho do primeiro prefeito e fundador, dá bem da presença da família no município.
Além da rua que leva o nome do pai, Poloni tem o estádio Marcos Poloni, a escola municipal Antonio Poloni, a sala Clemente Poloni, na Câmara dos Vereadores, as ruas José Poloni e Carlota Poloni.
A família, que veio de Treviso, na Itália, se estabeleceu na região de Ribeirão Preto, veio subindo no mapa até chegar à uma densa mata entre Monte Aprazível e Araçatuba.
Como era muito longe dos dois grandes centros, José e Marcos Poloni começaram a desmatar, fundaram uma vila, que recebeu o sobrenome da família, e em 1953 foi emancipado como município.
A história oficial conta que, “ a 03 de maio de 1926, numa clareira em meio  a cafezais, Cândido Poloni fudava uma vila que toou seu nome.”
Antiga povoação de Vila Colombo, pertencendo a Mirassol, na comarca de Rio Preto, foi elevada à categoria de distrito de paz com o nome de Colombo, por determinação da lei 2337, de 27 de dezembro de 1928.
Em 1932, no dia 14 de novembro, o juiz da Comarca de Rio Preto determinou que a sede do distrito se transferisse para a Vila Poloni. O nome Vila Poloni foi estabelecido pelo decreto 6.205 m de 11 de dezembro de 1933. A lei 3.112, de 26 de outubro de 1937, foi incorporada ao município e comarca de Monte Aprazível.
O distrito passou a se chamar só Poloni em 1940, por força do decreto-lei federal 2104, de 02 de abril daquele ano, e pelo decreto estadual 11.069, de 04 de maio.
Somente em 1953, pela lei 2456, de 30 de dezembro, Poloni foi elevada a município da comarca de Monte Aprazível. O município foi instalado no dia 1° de janeiro de 1954. O primeiro prefeito foi Cândido Poloni, pai do Mauro do começo da nossa história. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

03 de Maio 

Gentílico:

capiau

População:

5.395 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP-462/310 / SP-310 (Rodovias Feliciano Salles da Cunha e Washington Luiz) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)

Distâncias:

Da Capital:

487 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa de Santos Reis - A Festa de Santos Reis é a mais tradicional de Poloni. É realizada de forma coletiva desde 1987, com encontro de companhias de todo o interior, em janeiro ou fevereiro. Junta gente e cantador de tudo quanto é canto dos arredores.
A festa começa com uma missa cabocla, cantada pela companhia da casa, a Estrela Guia, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santos Reis, no bairro Antonio Mendes.
Depois começam as apresentações dos grupos, que duram o dia inteiro. Cada companhia, com uma variação de 15 a 20 integrantes, passa pela rua central, enfeitada por arcos com flores, até o palanque, em frente à capela. Os palhaços e os cantos são os atrativos. A despedida é em frente ao presépio.
Enquanto uns se apresentam, cantam, dançam, rezam, se emocionam, outros trabalham duro para não faltar nada. São cerca de 50 mulheres e outro tanto de homem. Tudo gente da comunidade, voluntários que se dedicam com devoção, especialmente na cozinha caipira.
 
Festa das Nações - Desde 2003, durante três dias Poloni vira uma “cidade internacional”. Moradores e visitantes continuam falando a mesma língua, o caipirês, mas o ovinho frito, a galinha na panela e a leitão no tacho são substituídos pelo cardápio dos estrangeiros: rondelli, giga bite, foundue, yakisoba, kafta, club-lasa, strogonoff e outros palavrões da culinária de outros países.
A Festa das Nações, geralmente no final de abril, se confunde com o aniversário de fundação da cidade, 3 de maio de 1926. Apesar de realizada há tão pouco tempo, a festa já mostrou que veio para ficar. É uma das mais movimentadas. Junta gente que não acaba mais.
A cada ano, variam as barracas dos países. A renda de cada barraca vai para uma entidade que desenvolve trabalho social no município: escola municipal infantil, os vicentinos, a Casa da Sopa, a escola Alice Cunha, o Fundo Social de Solidariedade, a Escola José Zanovelli, a creche , a Apae, e assim por diante.
 
Festa do Peão Boiadeiro - É uma festa meio americanizada, meio gringa, mas não tem jeito. O povão já acostumou e, como no restante do interior de São Paulo, a festa do peão boiadeiro é uma das mais movimentadas e prestigiadas de Poloni. Sempre no finalzinho de outubro, desde 1985, quando foi realizada a primeira versão.
O palco das montarias e dos shows é o Recinto de Exposições José Passos, comandado pelo Clube de Amigos da Confina.
No formado basco de montarias em cavalos e touros, a festa do peão premia os campeões, movimenta o comércio local e diverte milhares de jovens, com bailes comandados por artistas famosos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POLONI

E-mail: [email protected]

Telefones:  (17) 3819-1261

Sites: http://www.poloni.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso Itamarati S/A:

RUA PEDRO AMARAL, 3109 - CENTRO - BOX 6,7
SAO JOSE DO RIO PRETO-SP
Telefone: (17) 2136-6700
Horário de funcionamento Seg. à Sab.04:30 às 21:00/ Dom. Fer.06:00 às 21:00

Site: http://www.expressoitamarati.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REG CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIAO DE NOTAS:

R Cândido Poloni 296 - Centro
Poloni, SP | CEP: 15160-000
Telefone: (17) 3819-1228

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Poloni

oii meu nome é larissa e eu ja morei em poloni 5 anos eu num lenbro muito pq eu era pequen amais o que lenbro são coisas tão boas eu amava morar em poloni mais era com meus avos eu tinha que morar com meus pais eu fazia tmta coisa em poloni tenho muita saudade de la dos meus amigos e parentes que morão lá daria todo para ir lá pelomenos só um dia para matar ha saudade e vé ha casa aonde eu morava que ja foi derubada mais eu tenho dimdim minha tia falou que se não tivese tamtos pedagios ela me levava mais são muitos se eu fose grande eu iria pq tenho 14 anos sou um aadolecente e não um adulta bom poloni é muito legal e querro em breve estar lá bjs xauu
Por: larissa

Visito sempre esta cidade maravilhosa, pois existem pessoas simpaticas, e afinal, meus pais moram nela.abraços
Por: Amarildo Saravali

não preca seu tempo indo pra poloni,dica. lá nao tem absolutamente nada para se fazer,nada mesmo!!
Por: gabi

Morei em Poloni estudei no Zonovelli eu meus irmãos, Gislene ,Ana Paula e Rodnei .hoje moro em Rio Preto ,moravamos lá no Pendera ia pra escola de perua com SR Wilson e a turma toda e os meninos de ( nome chique ) dos Tomazelli ah como era bom ! quando chovia era uma lama só ,sia de madrugada de casa tinha que estar no ponto da mangueira as 6h trocava a roupa cheia de carrapicho e ficava esperando a perua escolar e se ela não conseguia chegar por causa da lama era uma tristeza só .vou voltar ai com minha filha e mostrar a ela todos os sitios onde eu morei com meus pais e irmãos . Saudades!
Por: ANDREIA DA SILVA SELMINI

gostaria de saber quem é essa gabi...que disse que aqui em popo city não tem nada!...temos sim.....SOMOS DIGNOS, temos nossa simpatia, nossa amizade,nosso caloroso abraço e aconchego tipico das cidadezinhas do interior..ah....nossa festa das nações A MELHOR DO MUNDO e a FESTA DO PEÃO o barretinho BJO a todos que amam minha cidade e p/os outros que eu nao to nem ai... ABRAÇOS TIA ANGELA
Por: angela estela stabelini lourençon rodrigues

Na minha juventude participei de vários eventos na cidade de Poloni/SP, Quermesses, bailes no clube, festas de cervejas, adoro a cidade e tenho boas lembraças. Muito obrigado a todos os Polonenses, pela oportunidade de comentar.
Por: walter carlos da silva

Conheci a cidade em 1990, amei o local, povo simples a cidade bem arrumada e fiz alguns amigos na cidade, por falta de tempo não voltei mais mas tenho saudades deste povo tão acolhedor. Rafael Simão, Gestor de Projetos da Habitação de Araraquara SP.
Por: Rafael Simão

Poloni, uma linda cidade localizada na regiao perto de Sao Jose do Rio Preto, uma cidade que tenho uma paixao enorme, adoro esse cidade seus habitantes.
Por: Amarildo Saravali

quero conhecer a cidade moro em terra preta mairipora
Por: gedson poloni

Poloni, onde passei momentos felizes na minha juventude, povo bom, povo acolhedor.
Por: WALTER CARLOS DA SILVA

Nasci no hospital de Monte Aprazível, mas fui criado até os 11 anos em Polôni. Tive uma infância saudável, estudei no Grupo Escolar, lembro que foram duas escolas que passei, não lembro o nome, acessei para ver se tinha fotos e lembranças das escolas, porém o que mais me chamou a atenção foi a igreja, onde fui coroinha com o padre João Carta??outra coisa que vi da época, foram as pedras do chão da praça, lembro quando foram colocadas, espero um dia poder ver imagens de lugares públicos que só quem foi daí é que vai saber. Mercado do José Passo, Lojas Golin, Cinema, Bar do Donda, foi divertido. Obrigado
Por: Ricardo Tognella

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Poloni
Fundação:
1953
Altitude:
548m
População:
4.839 habitantes
Área:
135,1km²
Densidade Demográfica:
35,82hab/km²
CEP:
15160-000

Envie seu comentário sobre Poloni