Pirassununga

Pirassununga-SP
banner

Bem-vindo a Pirassununga!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Pirassununga, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Pirassununga.

A cidade de Pirassununga, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1865. A localidade está em uma altitude de 627m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 66.015 habitantes. A área total de Pirassununga é de 728,7km², e sua densidade demográfica é de 90,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirassununga-SP é 13630-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirassununga

ROTEIROS DO BRASIL

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O sítio arqueológico encontrado no município de Pirassununga, sobretudo no local da Cachoeira, no vale do rio Mogi-Guaçu, provam que índios provenientes de tribos tupis-guaranis habitaram toda a região de Pirassununga, sobretudo a Cachoeira das Emas.
Quando antigos colonizadores vieram para as terras de Pirassununga, certamente passaram pelo rio Mogi-Guaçu e resolveram se estabelecer, a nove quilômetros de distância da Cachoeira, nas margens de um ribeirão que hoje se chama “do ouro”. E o nome Pirassununga foi tão significativo para o colonizador que o novo povoado recebeu o mesmo nome. 
Historicamente, comemora-se a fundação de Pirassununga em 6 de agosto de 1823, dia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da capela do local, e considera-se seu fundador o conselheiro José Thomaz Nabuco. 
Em 21 de novembro de 1828, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi elevada a capela curada. Com o desenvolvimento, foi elevada a freguesia em 4 de março de 1842, com a mesma denominação da capela, em terras do município de Moji Mirim, sendo transferida para o município de Limeira no dia 8 de março daquele mesmo ano. A vila de Pirassununga foi criada em 22 de abril de 1865, recebendo os foros de cidade em 31 de março de 1879. 

Significado do Nome:

Origem Tupi-Guarani, significando lugar onde o peixe faz barulho, ou peixe roncador. 

Aniversário da Cidade:

06 de Agosto 

Gentílico:

pirassununguense

População:

73.656 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cachoeira das Emas, Academia da Força Aérea, Igrejas e Praças muito bonitas, são atrativos que você vai encontrar na cidade de Pirassununga. Sem contar com a simpatia e hospitalidade do seu povo. Também conhecida como a A Capital da Cachaça. Venha conhecer, voce vai adorar!

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

23° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes).

Localização:

Pirassununga 

Limites:

Porto Ferreira, Descalvado, Santa Cruz das Palmeiras, Analândia, Mogi Guaçu, Aguaí, Leme e Santa Cruz da Conceição.

Distâncias:

-Brasília/DF - 799 Km 

-Rio de Janeiro/RJ - 615 km

-São Paulo/SP - 213 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira de Emas

  -Às margens do Rio Mogi-Guaçu e distante 9 quilômetros da cidade, oferece restaurantes especializados em pratos à base de peixes, passeios de barco, pescarias, praias e quiosques, além da famosa cachoeira, onde, em 8 de dezembro, é comemorada a festa da Piracema, ou seja, a subida dos peixes para a desova.

-Ecomuseu municipal

  -Mantido pela municipalidade, está instalado em antigo prédio da usina hidrelétrica, que conserva todas as características originais, em Cachoeira de Emas, e é o primeiro de peixes de água doce do Brasil. Abriga um conjunto de aquários com espécies do ecossistema dos rios Mogi-Guaçu, Pardo e Grande, além de amplo acervo sobre a região, sua gente, animais, lendas indígenas, etc.

-Parque Ecológico Municipal Professor Décio Pires Barbosa

  -Em implantação pela administração municipal e também em Cachoeira de Emas, conta, entre outras dependências, com centro de visitantes, pavilhão de serviços e lanchonete. Na área de lazer, com aproximadamente 5.000 metros quadrados, em meio a jardins, estarão os atrativos para o público infantil, como parque rústico, teatro de arena e locais para jogos, além de gleba para passeios dotada de praças. 

-Praça Conselheiro Antonio Prado

-Parque Municipal Temístocles Marrocos Leite

  -Completo centro de lazer e recreação, dispõe de lago com aves aquáticas, queda d’água, pedalinhos, quiosques, quadras poliesportivas, parques infantis e circuitos para exercícios e caminhadas.

-Horto Municipal

  -Área permanente de preservação ambiental com 83 hectares, abriga as nascentes o Ribeirão do Ouro, em cujas margens nasceu Pirassununga. Trilhas internas possibilitam a observação de orquídeas e plantas raras da região.

-Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos

  -Construída no início do século, pode, ainda hoje, dada a sua localização privilegiada, ser vista de praticamente todos os pontos da cidade. Seu interior mostra pinturas dos artistas italianos irmãos Tomazini. 

-Centro Cultural de Eventos

  -Abriga o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa, instalado na antiga estação ferroviária, cujo acervo reúne as histórias de Pirassununga e de Fernando Costa, que aqui iniciou vida política e foi ministro da Agricultura. Equipamentos ferroviários, peças de outras épocas e área própria para exposições e encontros de projetos culturais, completam o conjunto. [Rua Duque de Caxias, 2.259, Centro, telefone (0XX19) 561-1950; sexta-feira, das 17 às 21 horas; sábados, das 10 às 22 horas; domingos, das 10 às 14 horas. Visitas especiais mediante agendamento.

-Teatro Municipal Cacilda Becker

  -É uma das melhores casas de espetáculos do interior paulista, na opinião de artistas que ali se apresentaram. Seu nome é uma homenagem à famosa atriz nascida em Pirassununga e que foi expoente no teatro das décadas de quarenta a sessenta.
Rua Siqueira Campos, 1.290, Centro,telefone (0XX19) 3562-5657; de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11 horas e das 12:30 às 17 horas. Visitas especiais mediante agendamento.

-Cidade da Criança Museu de História Natural

  -Reúne dois espaços: área de cultura e lazer, com parque infantil, praças do avião e das árvores, pergulados, casa na árvore e minicastelo, e área de educação, onde se desenvolvem atividades educacionais de ciências,telecomunicações, trânsito, preservação ambiental, etc.

-EE Pirassununga

  -Tombada pelo patrimônio histórico e cultural, foi inaugurada em 1911, como Escola Normal, passando, posteriormente, a Instituto de Educação. Quando de sua criação, em dezembro de 1909, havia estabelecimentos de ensino iguais apenas em Itapetininga, Guaratinguetá, Campinas e Piracicaba. [Rua José Bonifácio, 325, Centro, telefone (0XX19) 561-3681.

-Academia da Força Aérea

  -Transferida do Rio de Janeiro para Pirassununga em meados de 1971 e também conhecida como Ninho das águias, é um estabelecimento de ensino de nível superior, nos quadros de aviadores, intendentes e de infantaria, que integra o sistema de formação e aperfeiçoamento do Ministério da Aeronáutica. Desde 1996 conta em seu efetivo com cadetes do sexo feminino, no curso de Intendência. Além da formação profissional militar, oferece atividades extracurriculares sob a forma de associações e clubes: vôo-a-vela, de línguas inglesa e espanhola, de estudo da história militar, de informática, de aeromodelismo e os centros de tradições mineiras, gaúchas e nordestinas.

-Fazenda da Aeronáutica

  -Com área de 6.502 hectares, tem como finalidades a ocupação produtiva das terras em atividades agropecuárias e o fornecimento de gêneros alimentícios - pão, leite, iogurte, queijos, arroz, feijão, café, açúcar e carnes bovina, suína e de frangos -, de acordo com a sua capacidade produtiva, para oito organizações militares do Comando da Aeronáutica no Estado de São Paulo. Para isso, são emplorados 3.380 hectares, assim distribuídos: 1.326 com culturas anuais e perenes, 251 com exploração animal e 1.803 arrendados para o cultivo de soja e cana industrial. Desenvolve, igualmente, diversas atividades relacionadas à agroindústria: usina de beneficiamento e industrialização de leite (135 mil litros/mês); beneficiamentos de arroz (30 mil quilos/mês), de feijão (40 mil quilos/mês) e de café (30 toneladas/mês); abatedouro para bovinos e suínos (normas de inspeção do SISP); fábrica de ração para 140 toneladas/mês (bovinos de corte e leite, suínos, eqüinos, aves e peixes).

-Núcleo de Biologia de Peixes Fluviais Dr. Pedro de Azevedo

  -Unidade do Instituto de Pesca da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, tem como objetivos gerar, transferir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos na área da pesca e da aqüicultura.

-Forte Anhangüera

  -Alberga o 2º Regimento de Carros de Combate e o 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. O primeiro aqui se instalou definitivamente em janeiro de 1973, vindo de Valença, RJ, sendo uma das principais peças de manobras da 11ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Campinas, SP, em razão de seu poder de fogo, ação de choque e ampla possibilidade de comunicação; equipado originalmente com carros de combate M 41, de fabricação americana, recebeu em janeiro de 1998 os primeiros carros de combate Leopard 1A1, que hoje integram o regimento. O 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, que aqui estivera em 1919 integrante do 2º Regimento de Cavalaria Divisionário, para cá retornou em julho de 1995.

-Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais, Cepta/Ibama

  -Orgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, produz e difunde conhecimentos científicos, tecnológicos, sócioeconômicos e ambientais para ordenamento do uso sustentável dos ecossistemas aqüáticos continentais, com ênfase nos recursos ictíicos tropicais, visando à execução de políticas nacionais de meio ambiente para melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Executa programas e projetos de pesquisa em biodiversidade e recursos genéticos, melhoria da qualidade ambiental e uso sustentado dos recursos pesqueiros. As atividades na área de ensino têm por objetivo capacitar técnicos em diversos campos de conhecimento, envolvendo técnicos de países das américas do Sul e Central.

-Cascata de Monte de Sião

  -Com 15 metros de altura e cerca por densa mata, localiza-se na rodovia SP 225, que leva à cidade de Analândia.

-Engenhos

  -Pirassununga é conhecida pela superior qualidade de sua aguardente. Ao lado de modernas processadoras e engarrafadoras encontram-se antigos e tradicionais alambiques, muitos ainda administrados em famíliae onde podem ser desgustadas pingas especiais.

-Roteiros Rurais
 
  -Em 1884, Pirassununga tinha cinco milhões de pés de café e a importância econômica da atividade que motivou a realização da I Exposição Regional do Café. Em muitas das fazendas atuais ainda é possível encontrar os casarões dos então barões do café, alguns com mais de uma centena de anos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Agosto

  -Dia 06 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUBNICIPAL DE PIRASSUNUNGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3565-8004

Sites:  www.pirassununga.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: (19) 3565-8016

Email: [email protected]

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Danúbio Azul Ltda.
SAC: (11) 3950-8000

Site: http://www.danubioazul.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:

R 13 de Maio 1450 - Centro
Pirassununga, SP | CEP: 13631-030
Telefone: (19) 3561-3930

1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:

R 13 de Maio 1458 s 110 s 120 - Centro
Pirassununga, SP | CEP: 13631-030
Telefone: (19) 3563-0684

OFICIAL REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS INTERDIÇÕES TUTELAS:

R 13 de Maio 1652 - Centro
Pirassununga, SP | CEP: 13631-030
Telefone: (19) 3561-4774

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-https://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pirassununga

ADORO ESTA CIDADE. JA MOREI AÍ E TENHO AMIGOS ESPECIAIS AÍ TBM.MUITO LINDA MESMO!! BJOS A TODOS DE PIRA!!!!!
Por: Eliana Silva

Pirassununga tem muito a ver com a minha história... Quando eu conheci meu marido ele só falava desta cidade e da Cachoeira das Emas. Até que um dia resolvi conhecer e me encantei. Quando tinhamos uma folga ou um feriado, lá iamos nós... A gente se hospedava no Columbia Hotel... Gente maravilhosa; ficamos intimos de todos os funcionários... Nos sentiamos em casa! Comiamos lanches no Dogão; era a dona e sua filha que tomavam conta do treillers... Para nós era uma festa; pois aqui em São Paulo não havia lanchonetes na rua. Sem contar aquela Senhora com o seu marido que vendia Caldo de Cana. Era do lado daquela estrada de ferro, que já não funcionava. E o sorvete!!! Meu Deus, como nós tomavamos sorvete!!! E o cachorro quente que era vendido numa portinha bem estreita...Uma delicia!!! A Praça, que delicia... comprávamos jornal de manhã e ficavamos lendo na praça. E para encerrar a Cachoeira tão falada pelo meu marido (que ainda era namorado) uma maravilha... A gente estacionava o carro embaixo de uma árvore, iamos almoçar nos restaurantes dos peixes e depois ficávamos adorando aquela maravilha... Tempo bom...tenho muita saudades. Já fomos com os nossos filhos que também se divertiram muito. Pretendemos fazer muitas viagens ainda para Pirassununga. Todo mundo sempre pergunta...Porque Pirassununga? e eu respondo que é amor!!!
Por: Mercedes

Sou filho de Pirassununga, porem fazem mais de 20 anos que não há vejo. Hoje moro em Porto Velho, capital de Rondonia. Meus filhos nasceram aqui, mas um dia os levarei para conhecer minha terra natal.
Por: ODAIR A COSTA

Ô LUGAR MARAVILHOSO... VIVI OS MELHORES MOMENTOS DA MINHA VIDA NESTE PEDAÇO DE CHAO.. EU AMU PIRAS...
Por: MK

boa noite a todos bom essa cidade e tudo de bom minha irma mora ai sempre q possivel eu faço uma visita a essa cid linda q è pira tem varias opçao de laser basta vc ter uma conduçao propria pra poder se locomover e pronto so aventuras .. a tem tb a famosa cachoeiras dAS EMAS ESSE E INESQUESIVEL PRA QUALQUER UM QUE VISITA PIRA E LINDA COM QUEDAS DAGUA E PEIXES PULANDO NA EPOCA DA PIRACEMA E TUDO DE BOM PIRA ESTOU COM MUITA SAUDADE DESSA CIDADE EM BREVE ESTAREI AI DENOVO
Por: neri roberto ferreira

eu gosto de pescaria pirassununga foi o lugar mais gostoso que eu ja pesquei na minha vida peguei um dourado gigante reecomendo para todos, valeu pirassununga
Por: marcos antonio da silva

AMO PIRASSUNUNGA E SEUS FILHOS MOREI MUITO TEMPO AI CIDADE GOSTOSA DE SE VIVER UM BOM DIA ATODOS DAI
Por: carolina costa santos

adorooo pira uma linda cidade se eu podesse não sairia daii moraria o resto da vida nessa cidade maravilhosaaa te amooo
Por: perluana

oi eu achei tudolindo eu quero ir morar ai um dia.
Por: Gleice

Pirassununga é umas das mais linda cidade do estado......não nasci aqui.....moro aqui...mas amo está cidade abençõada por Deus....bjs.
Por: roselaine

Estou com sauddd da terrinha,estou a trabalho em Rio Branco AC.
Por: Ronny Allan Cunha

é a cidade onde mora uma pessoa q eu amor muitoo pirasununga é uma cidade belissima onde eu quero conhece-la onde eu quero mora pirassununga o brasil com vc é mil .... gabrielle gravena eu amor bjo0sss e um braço por todo mundo qviver em pirassununga ...
Por: marino alves

sou carioca e vivo no rj,tive a grtasatisfação de residir nessa deliciosa cidade.Pude conviver com ítens de qualidade de vida que só eficientes administrções podem oferecer a sua população.
Por: haroldo moreira alves silva junior

nasci em pira amo de paixao hoje moro em goias sinto saudades de todos
Por: kalynka

Nunca fuui mas estou olhando as fotos, lugares para Turismo (...) Tenho um amigo dali e estou querendo ir ai conhecer (: Deve ser muito linda ! Beijoooos !
Por: Jainne !

Muito linda a cidade pelas fotos adoraria conhece-la. Quem sabe um dia não vou para aí ! Estou olhando as fotos para ajudar uma amiga para ir para lah conhecer um menino ;)
Por: Valldi ~

Pirassununga é tudo de bom...Morei ai 20 anos..estou sempre na cidade a passeio.Tenho muito orgulho desta cidade ai formei famíla frmei uma raiz com todos.Um grande abraço á todos.♥
Por: Andréia cunha

Sou apaixonada por esta cidade que amo com o que existe de melhor em mim...SAUDADES.
Por: maria do socoro.

tenho um amigo que mora em santa cruz das palmeiras e em breve irei encontrar lo em pirassununga, pois é um verdadeiro paraiso.
Por: jose waldomiro de souza

minha cidade natal saudades......... dois anos longe cidade boa pra viver
Por: MARIA ALICE ANDRADE TUCUMANTEL

abracos e beijos a toda familia tucumantel aramis pacoal tucumantel e familia
Por: MARIA ALICE ANDRADE TUCUMANTEL

pirassununga ...tudo de bom. minha irma mora la .sempre q eu posso, eu vo la fazer uma visita a ela...e,a pirA LOGICO. A ULTIMA VEZ QUE ESTIVE LA NO NATAL 2010; FUI PESCA NA CACHOEIRA DE EMAS LUGAR LINDO MUITO PEIXE,QUANDO VO LA PODE TA FRIO O QUENTE ,ADORO ENTRA DEBAIXO DA QUELA QUEDA DAGUA DA CACHOERAS DAS EMAS.UM ABRAÇOS A TODOS DE PIRA. SAUDADES DE PIRAAAAAAAAAA FINAL DO ANO E NOISSSS PIRAAAAAAAAAAAAAAA
Por: neri roberto ferreira

pirassununga ...tudo de bom. minha irma mora la .sempre q eu posso, eu vo la fazer uma visita a ela...e,a pirA LOGICO. A ULTIMA VEZ QUE ESTIVE LA NO NATAL 2010; FUI PESCA NA CACHOEIRA DE EMAS LUGAR LINDO MUITO PEIXE,QUANDO VO LA PODE TA FRIO O QUENTE ,ADORO ENTRA DEBAIXO DA QUELA QUEDA DAGUA DA CACHOERAS DAS EMAS.UM ABRAÇOS A TODOS DE PIRA. SAUDADES DE PIRAAAAAAAAAA FINAL DO ANO E NOISSSS PIRAAAAAAAAAAAAAAA
Por: neri roberto ferreira

Fui criado nesta cidade,tenho muita saudade da minha infancia
Por: Juarez Carlos Baptista

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirassununga
Fundação:
1865
Altitude:
627m
População:
66.015 habitantes
Área:
728,7km²
Densidade Demográfica:
90,59hab/km²
CEP:
13630-000

Envie seu comentário sobre Pirassununga

banner