Pirapozinho

Pirapozinho-SP
banner

Bem-vindo a Pirapozinho!

banner

Comece planejando a sua viagem para Pirapozinho utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Pirapozinho e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Pirapozinho.

A cidade de Pirapozinho, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 487m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.455 habitantes. A área total de Pirapozinho é de 482km², e sua densidade demográfica é de 46,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirapozinho-SP é 19200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirapozinho

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pirapozinho era um lugarejo ligado a Presidente Prudente por uma picada aberta no meio de densa mata, sendo proprietários os srs. FRANCISCO BERTASSO e BENEDITO REIS BARREIRO.
No ano de 1933, o Dr. ALBINO GOMES TEIXEIRA, engenheiro da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, traçou a planta de loteamento dos terrenos; lotes eram vendidos a trinta mil réis cada, tendo Francisco Nanci comprado, em longo prazo de pagamento, um quarteirão inteiro, por quatrocentos réis.
Os primeiros habitantes foram FRANCISCO NANCI, AUGUSTO NANCI, FRANCISCO MARQUES, SEBASTIÃO GIROTO, ARLINDO NOGUEIRA e os irmãos ARTUR, MANOEL, JOÃO e JOAQUIM GOUVEIA, que se instalaram em 15 de novembro de 1933.
Como o local oferecia boa passagem para os sitiantes da região, que demandavam a Presidente Prudente, acelerou-se a colonização com o desenvolvimento do comércio e a conseqüente formação de propriedades agrícolas nas imediações, propriedades estas que constituem a principal estrutura econômica do município. As famílias foram se agrupando em torno da atividade comercial e agrícola, atraindo para o local notáveis melhoramentos.
Pela Lei nº. 2.794, de 26 de dezembro de 1926, foi criado Distrito de Paz no Município e Comarca de Presidente Prudente. Pela Lei nº. 233, de 24 de dezembro de 1948, foi elevado a Município, constituído dos seguintes distritos: Pirapozinho e Narandiba.
Integrantes da comissão Pró-criação do Município, constituída em 09/07/48:
Pres.: Manoel Marques Silva
Secretário: Florisvaldo Ribeiro de Bessa
Tesoureiro: José Alves de Oliveira Filho
Membros: Manoel da Silva Santos, Francisco de Paula Barbosa Castro, Plauto Ramos Pereira Barreto, Avelino dos Santos, Américo Gori, Arthur de Toledo Freitas, Aquiles Vantini, João de Abreu, Milton Macedo Andrade, Benedito Pereira Ramos e Joaquim Divino Pantarotto.
Pela Lei nº. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, foram incorporados os distritos de: Estrela do Norte, Itororó do Paranapanema e Tarabai.
Em 09 de abril de 1.949, foi realizada às 14,00 h. a Sessão de Instalação do Município de Pirapozinho, empossando como Prefeito o Sr. Manoel Marques Silva e os Vereadores eleitos. 
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

09 de Abril  

Gentílico:

pirapozense

População:

24.718 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical temperado 

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Presidente Prudente

Limites:

Presidente Prudente,Rio Paranapanema,Anhumas,Narandiba,Tarabai,Estrela do Norte,Sandovalina e Álvares Machado. 

Acesso Rodoviário:

SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco). 

Distâncias:

Da Capital:

574 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-c. 1988)
PIRAPOZINHO
Município de Pirapozinho, SP
Ramal de Dourados - km 747,685   SP-2663
Inauguração: 29.06.1958
Uso atual: centro de eventos   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pirapozinho foi aberta em 1958, em ponto distinto do inicialmente previsto. Segundo o relato de Lúcio Adorno (UNESP, 1988), o primeiro trecho da estrada de ferro que liga Pres. Prudente a Pirapozinho, concluído nos fins de 1957, já se formou em meio a protestos na cidade de Pirapozinho, em função da mudança do local da estação ferroviária, antes locada na parte leste da cidade por um engenheiro que levou em conta a topografia da área propícia para tal, e ainda por ser uma zona industrial da cidade. Entretanto, este foi afastado do cargo, e empossados outros engenheiros que resolveram situar a estação a oeste num terreno acidentado, vizinho a um loteamento. Em 1988, era considerada nesse estudo como a única que está em condições de operação no ramal, mantendo as casas dos ferroviários e a estação de madeira em bom estado de conservação. Eu gosto muito de ferrovias e a nostalgia que a mesma reflete. Traz-me lembranças do tempo de criança, quando eu viajava com os meus pais entre São Paulo e Presidente Prudente, e depois íamos para Pirapozinho pelo ramal de Dourados, pela Sorocabana. Aliás, quando nós morávamos em Pirapózinho, o ramal de Dourados foi aberto, e foi nesta ocasião em que notamos a alegria que foi a chegada do primeiro trem na cidade, com a Maria Fumaça alegrando ainda mais com o seu apito característico. (Ailton Luiz Gouvea, Osasco, SP, 02/2005) Em 1997 estava sendo usada para eventos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPOZINHO

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3269-9900

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Garcia Ltda.

Av Brasil, 1360 box 9 Rodoviária - Vila São Jorge
Presidente Prudente-SP - CEP: 19013-000
Telefone: (18) 3223-2793

Site: http://www.viacaogarcia.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

RUA CASTRO ALVES, 537
PIRAPOZINHO-SP
TELEFONE (18) 3241-2363
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www.estacoesferroviarias.com.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Pirapozinho

Gostaria de receber informações pontos turisticos da cidade. Ex. recanto das águas fica nessa região? obrigada, Marli
Por: Marli

Nasci em pirapozinho,terminando o ensino médio, mudei p/ Pres. Prudente onde conclui o ensino superior.Hoje moro em S. Paulo.Tenho muita vontade de rever minha cidade e meus amigos de infância.
Por: Sebastiana Silva Gonçalves

por favor colokar mais fotos sobre a cidade!sinto saudades pois nasci lá, e agora moro no japao,mas,gostaria de releembrar momentos agradaveis!
Por: edson diego nomura

Acho Pirapozinho uma Cidade deslumbrante. Povo caloroso. O Comércio é bem variado. Cidade de clima quente, igual a calor humano como somo recebidos nesta Cidade. Amo Pirapozinho.
Por: Celma Alves Ribeiro

É uma cidade pacata e muito tranquila. Nasci e vivi minha infancia e edolecência nesta cidade.
Por: Afrânio

Pirapozinho,esta cada vez melhor para se viver. Vc que ainda não conhece,faça uma visita a esta cidade que é uma jóia principalmente na época da FEJUP qdo se comemora a festa do padroeiro da cidade SÂO JOÂO BATISTA.
Por: APARECIDA DE PAULA LIMA

Pirapozinho e uma cidade hospitaleira, alem da festa da Fejupi - Festa Junina de Pirapozinho, quando se ergue a maior fogueira do Brasil,podemos destar o Turismo Rural e o lago Taquarussu. Dentro em breve estarei enviando belas fotos desta cidade Joia Contem comigo!
Por: Cicero Leandro Costa

posso te dizer com toda a certeza, esta cidade de pirapozinho, é sem duvida nehuma, cidade dos sonhos, aqui você encontra pessoas hospitaleira, se formam grandes amizades, cidade de clima maravilhoso, muito bem localizada, muito segura, e agora com uma administração descente, pirapozinho otimo lugar para se viver, lugar de comercio forte, cidade referencia para a região.
Por: manoel da silva

APRENDI A AMAR ESTA CIDADE . MUITO ACOLHEDORA. POVO GENTIL E EDUCADO. PARABENS!!!!!
Por: antonio eduardo alves villela

Meu nome é Edinéia Amaro da Silva fui criada em Pirapózinho nasci em 68 mais meus Pais separam e nós fomos do Parána para Pirapózinho tinha eu 6 anos lembro me bem dessa cidade aonde tive meus momentos bons mais também meus momentos mal.morei em frente ao antigo Prefeito o Senhor Osório trabalhei para o Prefeito Senhor Rubens e sua mulher a Senhora Nara minha madrinha de Crisma Estudei em varias escola adorava ir Dançar no Evereste Discoteca anos 80 Sim boas recordaçãos guardo dessa cidade espero para o ano de 2010 ir ao Brasil e também vou a Pirapózinho pois tenho os meus AvÔs enterados ai nunca cheguei ir aos seu tumúlo estou a muitos anos fora do Brasil sou neta do falecido Senhor JOSê AMARO E MARIA APARECIDA AMARO.espero sim poder ver novamente essa maravilhosa cidade se Deus quiser..MEUS CUMPRIMENTOS A TODOS DE PIRAPÓZINHO.
Por: Edinéia Amaro da Silva

Sou filho de Pirapózinho, com muito orgulho, mudei para Botucatu ainda pequeno, onde me consolidei como educador, tenho um livro para ser publicado e fui exclusivamente a cidade, para tirar fotos da escola onde aprendi escrever. Que saudade...
Por: Helio Rodolfo

TENHO FAMILIA EM PIRAPO ESTIVE RECENTEMENTE AI GOSTEI MUITO DACIDADE
Por: lucimara matheus da silva

gostei muito de ver algumas fotos e rever pessoas ate es professora ah saudade
Por: lucimara matheus da silva

Conheço Pirapozinho,familia do meu esposo todos moram lá.È uma cidade muito tranguila para se morar,gostei muito,
Por: neusa

CONHEÇO MUITO PIRAPOZINHO, MINHA SOGRA MORAS AI E JA PASSEI MUITO AS FÉRIAS POR AI É UM CIDADE LINDA E DESNUMBRANTE COM UM POVO MUITO HOSPITALEIRO E ALEGRE JÁ PARTICIPEI DE DUAS FEJUPI REALMENTE É INCRÍVEL A FOGUEIRA DE 50 METROS MINHA ESPOSA E MEU ENTEADO VIVERAM TAMBÉM ALGUNS ANOS POR AI GOSTARIA DE RECOMENDAR PARA QUEM GOSTA DE CIDADES INTERIORANAS ONDE SE COME UMA BOA CARNE E TAMBÉM ALIMENTOS DO CAMPO FRESCOS E BARATOS É UMLUGAR PARA QUEM QUER SOSSEGO E DESCANSO ALIADO AO CONTATO COM A NATUREZA, VÁ E DESFRUTE.
Por: ALLAN OLIVEIRA BOTO

nasci ai nesta cidade pacata,mas com 20 anos deixei a cidade para trabalhar e estudar, moro em piracicaba onde o rio corta a cidade mas nao deixo de lembrar da cidade que cresci. saudades
Por: janaina aparecida silva

Estou muito feliz por ter podido visitar minha cidade natal. Encontrei pessoas maravilhosas que fizeram parte da minha infância, Gostaria de ter ficado mais tempo, pois não deu para visitar tdo que gostaria. Estou muito grata pela atenção dispensada por pessoas que seria difícil enumerálas , pois foram muito atenciosas para comigo. Não sei quantas delas verão esse pequeno depoimento, mas quero aqui deichar um forte abraço em todos que pude visitar. Até Madagá
Por: maria das graças aguiar horn

moro em sao paulo mas nasci em alvares machado amo pirapozinho do fundo do meu coracao o motivo e uma linda morena.
Por: adilson

Eu gosto muito da cidade de Pirapozinho,faz 24 anos que moro nesta cidade. O que tem de melhor é a fejupi,as feiras,e o comércio aberto nos finais de ano... Desta cidade eu não mudo nunca.....
Por: Ana maria Verissimo da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirapozinho
Fundação:
1948
Altitude:
487m
População:
22.455 habitantes
Área:
482km²
Densidade Demográfica:
46,59hab/km²
CEP:
19200-000

Envie seu comentário sobre Pirapozinho

banner