Pedreira

Pedreira-SP
banner

Bem-vindo a Pedreira!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Pedreira, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pedreira. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pedreira para programar a sua viagem.

A cidade de Pedreira, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1896. A localidade está em uma altitude de 590m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 35.346 habitantes. A área total de Pedreira é de 110km², e sua densidade demográfica é de 321,33hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedreira-SP é 13920-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedreira

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Estradas e Bandeiras

"Capital da Porcelana"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Nos anos de 1.887, o coronel João Pedro de Godoy Moreira possuía a denominada “Fazenda Grande”, que integrava o Município de Amparo. Naquele mesmo ano adquiriu ele, de José Pedro Arruda, um sítio cafeeiro, que fazia parte da Fazenda Santa Ana. O local era servido por um ramal ferroviário da então Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Faziam parte da família do Coronel João Pedro: Antonio Pedro, José Pedro, Luiz Pedro, Bento Pedro. (O autor do livro “História de Pedreira”, editado em 1.979, Padre Antonio Toloi Stafuzza, em suas pesquisas, encontrou que tais “Pedros” eram irmãos do Coronel, embora anotações anteriores traziam serem filhos. Ficamos com o Padre Stafuzza, em vista das inúmeras fontes por ele pesquisadas).
Resolvendo ele lotear parte de suas propriedades, com o que propiciou o surgimento de um povoado, o local, em vista dos Pedros, passou a ser conhecido como Terra dos Pedros, bairro do Pedros, depois, por derivativo, bairro dos Pedreiras, e por fim Pedreira.
Após esse loteamento, o local passou a progredir: Em 20/08/1890 passou a Distrito Policial: em 22/12/1892, a Distrito de Paz; a Capela Curada de Sant’Ana, em 17/06/1892, sendo o primeiro Cura o Padre Alexandrino Felicíssimo do Rego Barros; e em 31/10/1896, passou a Município.
O primeiro Orago da primeira Capela não foi Sant’Ana, mas o Bom Jesus, cuja imagem foi trazida da França pela família do fundador de Pedreira, Coronel João Pedro.
O município encontra-se encravado na zona Cristalina do Norte do Estado de São Paulo, na Micro Região da Estâncias Hidrominerais Paulistas, tendo por limite Amparo, Campinas Jaguariúna e Morungaba.
Situada a 584 metros de altitude, possui topografia irregular, possuindo inúmeras montanhas e seu solo é fértil.
Clima seco, ligeiramente úmido no inverno, entrecortada pelo Rio Jaguari, já não tão piscoso com outrora, mas ainda majesto em sua beleza, e a oferecer belas ilhas e corredeiras.
Os irmãos Ricci, por volta de 1.911, fazem funcionar a primeira fábrica de louças, a partir da qual inúmeras outras foram surgindo, graças à união de pequenos grupos, constituindo-se na principal economia do Município. O trabalho nessas indústrias foram formando artistas, dedicados à modelagem e à pintura de artísticas peças de adorno e louças para uso doméstico. Hoje, isoladores elétricos abastecem o mercado interno e internacional.
O Município possui, no topo de um dos seus morros, na parte central da cidade, a imagem do Cristo Redentor, demonstrativo da fé do pedreirense. O acesso ao pico é todo calçado com paralelepípedos e, ao longo do seu curso, foram instaladas as 14 Estações da Via Sacra, em painéis de azulejo decorados por artistas pedreirenses, formandos pela lida diária nas cerâmicas locais. Na Semana Santa são organizadas peregrinações, em diferentes horários em que são escaladas diversas comunidades e o acompanhamento do povo, em solene sentido de oração, atesta de modo mais forte, a espiritualidade católica de Pedreira.
As indústrias, na sua grande maioria, têm nome de Santos e Santas da nossa Igreja; no dia da Padroeira Sant’Ana, 26 de julho (feriado municipal), cada indústria ornamenta o andor do seu padroeiro e uma grandiosa procissão tem lugar pelas ruas centrais da cidade. Vale ressaltar que, durante esse mês, várias atividades religiosas são desenvolvidas, inclusive nos recintos fabris, com orações do terço, visitas da imagem de Sant’Ana, etc..
A Paróquia de Santana completou o seu centenário em 1.999, comemorado agora, em janeiro de 2.000, com a inauguração de um monumento defronte à Matriz, contendo os nomes de todos os sacerdotes que por aqui passaram desde o início da sua caminhada.
Sob a direção da Diocese de Amparo, instalada recentemente, desligando-se, pois, de Campinas, Pedreira possui duas paróquias: Sant’Ana e Santo Antonio de Pádua.
Na Paróquia de Sant’Ana são desenvolvidas inúmeras atividades com a participação de leigos: cursos para jovens (T.L.C – Treinamento de Liderança Cristã), para adultos (C.L.C – Curso de Liderança Cristã), E.C.C. – Encontro de Casais com Cristo), o Serra Clube mantém-se nas suas atividades zeladoras pela oração em prol das vocações, além de outras pastorais diversas também vivenciadas.
Em Pedreira funciona o Instituto Vocacional São José (conhecido por “Seminário”); do Município já saíram 5 (cinco) sacerdotes, estando um deles o Monsenhor Nilo Romano Corsi, à frente da direção espiritual da Paróquia Sant’Ana desde 27 de março de 1.955, até sua morte em 02/11/2010. 

Significado do Nome:

O visual é composto de pedras. Mas, ao contrário do que todo mundo pensa, o nome de Pedreira veio dos Pedro que formavam a família do fundador da cidade, Cel.João Pedro de Godoy Moreira. Proprietário de grandes áreas na região, foi ele quem deu início à história da cidade, quando resolveu lotear parte de suas terras, em 1889.Os lotes foram vendidos, as ruas foram abertas e Pedreira foi crescendo até conquistar sua emancipação política em 31 de outubro de 1896.

Aniversário da Cidade:

31 de Outubro

Gentílico:

pedreirense

População:

44.509 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Desde 2004, Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulista. Sua economia baseia-se na fabricação de utilidades em porcelana. Na última década, o segmento de injeção e transformação de resinas plásticas, apresentou um notável crescimento. Hoje com o comércio diversificado, podemos encontrar além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adorno, inúmeras peças artísticas e de decoração dos mais variados matérias, tais como: faiança, madeira, alumínio, vidro, plástico, cerâmica, gesso, resina, ferro, etc. As 250 lojas especializadas na venda desses produtos estão instaladas em pontos de fácil acesso, atendendo ao público inclusive nos finais de semana e feriados. Clima agradável, turismo propício para passar férias ou finais de semana.

Clima:

Clima seco, ligeiramente úmido no inverno

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

Situa-se à 33 quilômetros de Campinas, com acessos pela SP-340 e SP-95. Dista da Capital 130 quilômetros, com fácil acesso pelas Rodovias Bandeirantes e Anhanguera. O acesso ao Rio de Janeiro é feita pela Rodovia Dom Pedro, cujo trevo encontra-se a 33 quilômetros.

Localização:

Campinas

Limites:

Amparo, Jaguariúna, Morungaba, Santo Antônio de Posse, Paulínia e Campinas

Distâncias:

-São Paulo/SP - 137 km

-Brasília/DF - 936 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Do café à porcelana 

  -Pedreira foi colonizada por imigrantes italianos que chegaram aos milhares por todo o estado de São Paulo para trabalharem na lavoura, na época áurea do café.Com a queda do café, deu-se início a um outro modelo econômico: a indústria da porcelana. E, até hoje, inúmeras fábricas de porcelana fazem de Pedreira uma cidade voltada ao trabalho, com seu povo hospitaleiro e progressista. Ainda no setor industrial, Pedreira detém as principais empresas de isoladores elétricos. Temos ainda indústrias de gelatina, elástico, decalcomania, fios de algodão etc. 

-Turismo Rural 

  -Ladeada por montanhas e cortada pelo Rio Jaguari, Pedreira está localizada numa região de grande beleza natural. Também por isto, está em franco desenvolvimento nosso Turismo Rural.       

Pedreira ... Arte e Lazer 

Com seu clima temperado, a 135 km da Capital, Pedreira tem muito a oferecer:
Pontos turísticos (Museu, Morro do Cristo, Zôo-Bosque etc), o Observatório Astronômico, o Turismo Rural com belíssimas propriedades, e para quem gosta de aventura, não faltam atrativos: trilhas, canoagem e o famoso Acqua Ride. 

-Estação Ferroviária

  -Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1875-1967)
PEDREIRA
Município de Pedreira, SP
Ramal de Amparo - km 10,275 (1937)   SP-2667
Inauguração: 10.11.1875
Uso atual: posto policial e centro de artesanato   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
-HISTÓRICO DA LINHA:

  -O ramal de Amparo foi o primeiro dos ramais construído pela Mogiana, em novembro de 1875, ligando Jaguary (Jaguariúna) a Amparo. Em 1890, a Companhia prolongou o ramal até Monte Alegre. Quando em 1945 a Mogiana alterou o traçado da linha em Jaguariúna, o ramal continuou partindo da estação nova, em local diferente da original. Em 1965, o tráfego de trens foi suprimido entre Amparo e Monte Alegre, e, em 1967, o que sobrou do ramal também foi extinto. Os trilhos foram retirados não muito depois. Ao contrário de outras linhas, neste ramal todos os edifícios das estações sobrevivem até hoje. 
 
-A ESTAÇÃO:

  -A estação de Pedreira foi aberta em 1875. Construída no km 11 do ramal e terras do Capitão José Pedro de Godoy Moreira, que as cedeu gratuitamente (*RM-26/7/1874). Desta estação deveria sair o ramal de Areia Branca, que seguiria para o bairro do mesmo nome no então município de Amparo, isto em 1891. O ramal nunca foi construído. Foi fechada em 3/1/1967, junto com o trecho Jaguariúna-Amparo (*RM-1967). O prédio hoje funciona como um museu. Meu tio era o chefe da estação, e morava bem perto dela. Quando íamos a Pedreira, ficávamos esperando o trem para a volta na casa dele; ele então recebia a mensagem no telégrafo, e dizia: corram para a estação, porque o trem já saiu da outra! E a gente corria com as coisas para lá (Teresa Maia, Campinas, agosto de 1999). Pintado de azul e desfigurado, mas bem conservado, está junto ao centro da cidade, ao lado da rua de comércio principal. Serve como posto policial e centro de artesanato. (Fontes: Relatórios da Mogiana, 1872-1967; Álbum da Mogiana, c. 1910; A. C. Belviso; Antonio Gorni, 2006; Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Teresa Maia, 1999).  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Outubro

  -Dia 31 Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3893-3522 

Sites: http://www.pedreira.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Telefone: (19) 3893-1025

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

AV. PAPA JOÃO XXIII, 209
PEDREIRA-SP
TELEFONE: (19) 3893-6430 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://www.estacoesferroviarias.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Pedreira

fui duas vezeaz na cidade de pedreira a trabalho,eu entregava cabos de ferramentas, o que me chamou atençao da cidade foi um aviao no alto do morro,queria saber se este aviao permanece no mesmo lugar...sou da cidade de mundo novo ms...
Por: almir nicolau

o lugar mais lindo que ja passei e com um comércio que não dá para passar despercebido.
Por: djalma lucio fernandes

Inesplicável a calmaria do lugar...os artesanatos...o clima... Tive a oportunidade de conhecer e recomendo. Não tem cmo passar por Pedreira e sair d mãos vazias rsrs Lindaaaaa a Cidade!
Por: Wandressa Alves

Nos adoramos ir para Pedreira passear,sentir esse astral maravilhoso que tem essa bucolica cidade,gente bonita agradavel,muito gostoso ver as lojas com tanta novidade em todos os segmentos,almoçar,fazer compritas..haha..essa cidade é tudo de bom ...
Por: maria tereza

conheço sim Pedreira e tenho parentes. A ultima vez tinha 15anos e nunca mais vi meus parentes. Sbrenome Mattos. Conheci a fonte na epoca da \Igreja linda. Minha mãe Octalia Mattos filha da Italiana Luiza Sbruzzi. Gostria se algume conhecer algum parente contate-me pelo email
Por: Luiza aparecida de Azevedo

Amo esta cidade morei 8 anos tenho os melhores amigos que uma pessoa pode ter.
Por: rose

ñ conheço pessoalmente só por foto mas pelo visto é uma belissima cidade!!!!!! linda dimas. sou do maranhão
Por: sandra

PEDREIRA É A CIDADE MAIS GOSTOSA E ACOLHEDORA QUE CONHEÇO, MOREI MAIS DE 10 ANOS LÁ E FOI OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA.... TENHO PARENTES E AMIGOS E SEMPRE QUE POSSO VOU.... SEMANA QUE VEM IREI.... A CIDADE ESTÁ DESLUMBRANTE, A ENTRADA DA CIDADE ME DEIXOU DE BOCA ABERTA... QUANTA VARIEDADES.... PARABENS MEUS AMIGOS....
Por: GISLAINE AP. ROSSI

Oi,sabe; as vezes guando vc esta acostomada a viver em outro local, pode achar estranho guando chega nun outro lugar; pois foi assim k me senti guando cheguei aqui, mas tudo passou,hoje tenho paixão por morar nesta cidade,onde todos são pessoas caridosas,não importa se é rico ou pobre, todos são tratados com igualdade e respeito uns pelos os outros.Pedreira uma pequena cidade,mas k tem muitas pessoas encantadoras de coração enorme e muito acolhedoras.Amo minha cidadinha.
Por: Rosana fagundes de souza

cidade que pedi a deus moro aqui e ssou muinto feliz aça cidade esta de parabens
Por: mgda

sem comentarios e sem sasional maravilhozo bom para as crianças casais senhores senhora esenhoitas
Por: magda gilaine ferreira loreto raphael

SOU FILHA DE PEDREIRAS AMO ESTE CHÃO. PRINCESA DO MEARIM! AQUELE ABRAÇO! SAUDADES!!
Por: chris arruda

sou de minas,mas ja fui empedreira várias vezes e gostei muito...uma cidade encantadora,um clima muito bom...simplesmente adoro..
Por: lilah

ja trabalhei e hoje tenho parentes que moram em pedreira.cidade muito bacana,ar puro,onde as pessoas tem um convivio direto com a natureza.excelente cidade.sempre que posso finais de semana estou em pedreira.
Por: marcos

eu e meu marido adoramos esta cidade é acolhedora, muito socegada, e fora que se tem umas coisas muito lindas, louças e etc. amo pedreira sempre q posso pego meu carro e vou lá só p/ comer aquela comidinha caseira ai como é bom este lugar.
Por: sirlei

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedreira
Fundação:
1896
Altitude:
590m
População:
35.346 habitantes
Área:
110km²
Densidade Demográfica:
321,33hab/km²
CEP:
13920-000

Envie seu comentário sobre Pedreira