Paulínia

Paulínia-SP
banner

Bem-vindo a Paulínia!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Paulínia, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Paulínia, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 590m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 49.246 habitantes. A área total de Paulínia é de 139,7km², e sua densidade demográfica é de 352,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paulínia-SP é 13140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paulínia

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da cidade de Paulínia remonta à época colonial, quando o governo português doava sesmarias (grandes extensões de terra) a pessoas interessadas em cultivá-las. Em nossa região, há notícias de duas grandes sesmarias doadas em 1796 e 1807 que, pela localização (entre os rios Atibaia e Jaguari) ficavam onde hoje está Paulínia. Barreto Leme, que havia chegado a Campinas em 1739 recebeu, 34 anos depois, de Morgado Mateus o título de Fundador, Administrador e Diretor daquela cidade. Paulínia era um sertão inculto, nos arredores de Campinas, com flora e fauna exuberantes, habitado por índios. Em 1885 o Comendador Francisco de Paula Camargo comprou a Fazenda São Bento, enorme propriedade de terra, para produzir café, cujas primeiras mudas, seu avô materno, homônimo, havia trazido do Rio de Janeiro para Campinas em 1817. Além da São Bento, outras grandes fazendas da região da atual Paulínia eram: A Morro Alto (de José Guatemozin Nogueira), a São Luís (de Francisco da Rocha), a Fortaleza (de Domingos de Salles Júnior), a São Francisco (de Heitor Penteado e seus irmãos), a Santa Genebra (pertencente ao Barão Geraldo de Rezende que localizava-se onde hoje está aquele distrito), e a maior de todas, em terras onde hoje está a cidade de Cosmópolis, chamada de Fazenda do Funil ( pertencente a José Paulino Nogueira, seus irmãos: Artur, Sidrack e seu genro Paulo de Almeida Nogueira).Interessante destacar que as atuais cidades de Paulínia, Sumaré, Valinhos e Cosmópolis eram, na época, bairros periféricos de Campinas, afastados do centro e sem nenhum tipo de melhorias ou benefícios. Em 1903 é inaugurada, em terras da Fazenda São Bento, uma capela em honra ao mesmo santo. Ao redor dessa capela, ainda hoje existente no centro de Paulínia, começa a desenvolver-se um vilarejo, também conhecido como São Bento. Esse santo era muito popular por essas bandas devido ao poder a ele atribuído de proteger seus devotos contra picadas de cobras, abundantes na região (São Bento, livrai-me desse bicho peçonhento...).
Por volta de 1880, houve um intenso movimento entre fazendeiros da região visando a construção de uma estrada de ferro, que viesse facilitar o escoamento da produção agrícola das fazendas, enormemente prejudicado pela presença dos rios Atibaia e Jaguari, que dificultava sobremaneira a comercialização dos produtos. Esse movimento culmina com a aprovação de empréstimos para a construção da Cia. Carril Agrícola Funilense, ligando Campinas à Fazenda do Funil. Iniciam-se nessa mesma década, vários projetos de imigração, visando substituir a mão de obra escrava, recém-liberta, por estrangeiros que, fugindo da miséria da Europa, buscavam no Brasil novas chances de sucesso. Imigrantes, na maioria italianos, começam a chegar a Paulínia para trabalhar nas fazendas por volta de 1887. A chegada dos imigrantes e a inauguração da Estrada de Ferro (em 18/09/1899) estabeleceram uma nova ordem econômica e social no bairro de São Bento, mesclando aos costumes dos habitantes das fazendas novos hábitos, músicas, cultura e religião.
Em 18 de setembro de 1899, foi inaugurado não só o trecho carroçável da Cia. Carril Agrícola Funilense, mas também as várias estações ao longo do percurso, todas elas recebendo nomes de diretores e membros da própria Companhia: Barão Geraldo, José Paulino Nogueira, João Aranha, José Guatemozin Nogueira e Artur Nogueira, dentre outras que levaram o nome da fazenda onde estavam situadas: Santa Genebra, Deserto, Santa Terezinha e Engenho. Obviamente, os bairros onde estavam essas estações foram sendo conhecidos pelos mesmos nomes. Surge, assim, a vila José Paulino. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto-lei 14334, a vila de José Paulino foi elevada à condição de Distrito, com o nome de PAULINIA.Esse Decreto impedia que localidades usassem nomes de pessoas. Cosmópolis, no mesmo ato, foi elevado à condição de município; Rocinha, elevado a município com o nome de Valinhos; Rebouças elevado a vila com o nome de Sumaré e Arraial dos Souzas elevado a Vila com o nome de Souzas.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

28 de Fevereiro 

Gentílico:

paulinense

População:

82.150 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer e diversão, venha conhecer Paulínia!

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

22º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas  

Limites:

Norte: Cosmópolis e Holambra;
Leste: Jaguariúna;
Sul: Campinas e Sumaré;
Oeste: Americana e Nova Odessa  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-083 / SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) / SP-332 (Rodovia Professor Zeferino Vaz)  

Distâncias:

Da Capital:

118 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Parque Ecológico 

Tem como porta de entrada uma Arca, conhecida como Arca de Noé, simbolizando o primeiro zoológico. Escolha que identifica o local como uma área de preservação. Encravado bem no centro da cidade, compreende uma área de aproximadamente 65.000m2, onde a natureza se faz presente através de seus animais, lagos e vasta vegetação.

Parque Zeca Malavazzi

Área de lazer onde as famílias paulinenses reúnem-se aos finais de semana ou por ocasião de eventos. Possui um terço da área ricamente arborizada com várias espécies de plantas e toda infra estrutura necessária, como: churrasqueira, torneira, banheiro, mesas, estacionamento, pedalinhos para passeio no lago. 

Praça Percy Harry
 
Inaugurada em 1º de maio de 1974. Recebeu este nome em homenagem ao primeiro Presidente Rotary Club Internacional. Incrustado em seu piso está o símbolo do Rotary Club, que é o maior do mundo, com 72m de diâmetro.
 
Terminal Turístico do Parque da Represa Juiz Pelatti.
 
Área total aproximadamente de 32 Km2, sendo que Paulínia abrange 18 Km2, foram catalogadas 122 espécies de animais e 135 espécies de aves.  

Sambódromo - Floriano Ferreira Dóia (Carnavalesco)

É o maior sambódromo coberto do Brasil.
Com capacidade para 12.000 pessoas sentadas, para apresentação de eventos diversos. 

Portal Medieval
 
A importância de sua formas e o perfeito controle de acesso à cidade objetiva proporcionar beleza aos visitantes e munícipes
 
Portal do Futuro
 
O Portal do Futuro, localizado em uma das entradas da cidade, foi construído para representar o perfil futurista de Paulínia. De arquitetura arrojada o Portal é um ponto de referência turística. 

Biblioteca Virtual

Têm como objetivo principal popularizar o uso da Internet e do Computador como ferramenta de pesquisa não só escolar, como de aperfeiçoamento profissional e cívico da população de nossa cidade.

Jardim Botânico Municipal 

Adelelmo Piva Júnior está localizado entre as ruas Carlos Pazetti e Rodovia Roberto Moreira, compreendendo uma área de 86.000 m2 e tem como objetivo principal a preservação de espécies de plantas nativas e exóticas aclimatadas no Brasil.
A preservação das espécies provém da permanência de um arboreto com cerca de 1.200 espécies de onde são colhidas as sementes e aí enviadas ao Viveiro Municipal para produção de mudas.
 
Passeio de Maria Fumaça.

Parque Ecológico Armando Muller

Parque Ecológico tem como porta de entrada uma Arca, conhecida como Arca de Noé, simbolizando o primeiro zoológico. Escolha que identifica o local como uma área de preservação. Encravado bem no centro da cidade, compreende uma área de aproximadamente 65.000m2, onde a natureza se faz presente através de seus animais, lagos e vasta vegetação.

Teatro Municipal de Paulínia

Nomeado oficialmente como "Teatro Municipal Paulo Gracindo", é um dos mais importantes teatros do interior do Estado de São Paulo. Está localizado na Av. Prefeito José Lozano Araújo, nº 1551, na Zona Sul da cidade.
Com capacidade de 1,3 mil pessoas, em uma área de 12 mil metros.
Theatro multiuso com excelente acústica com projeção de primeira linha.
Informações - Telefone: (19) 3933-2140

Estação Ferroviária

Cia. Carril Funilense (1899-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960)
PAULÍNIA (antiga JOSÉ PAULINO)
Município de Paulínia, SP
Linha-tronco da Funilense-km    SP-2674
Ramal de Pádua Salles - km 22,376   Inauguração: 18.09.1899
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido) 
 
Histórico da Linha: A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.
 
A Estação: José Paulino foi aberta como uma das duas únicas estações da linha, pois o resto eram chaves. Esta foi o núcleo que deu origem à atual cidade de Paulínia. A Carril Agrícola Funilense sofreu várias denúncias junto à Secretaria Estadual de Viação e Obras sobre suas tarifas, que eram mais baixas que as demais e que, por isso, não conseguia obter o mínimo necessário para se automanter. Em 1904, de fato, a diretoria da linha férrea a entregou ao Estado pelo valor de R$ 161:040$000 além do privilégio, direitos e ações, o patrimônio da Carril Agrícola Funilense (...) que consiste de 40.685 metros de leito, com 0,60m. de bitola e trilhos de 14,9 quilos por metro; uma locomotiva em más condições e quatro gôndolas com rodeiros inutilizados; de um carro de segunda classe imprestável, de 200 trilhos de 14,9 kg (...) da linha telegráfica; das estações de José Paulino e Barão Geraldo; das chaves Santa Genebra, Deserto, Engenho, João Aranha e Funil; de três casas de pau-a-pique para as turmas; de quatro caixas dágua feitas de madeira, em mau estado; da ponte de madeira sobre o rio Atibaia, com vão de 30 metros e outro de 40 metros, necessitando substituição de vigas e dormentes; e da ponte de viga metálica, para pequena carga, sobre o Jaguari, de 45 metros (Secretaria Estadual de Viação e Obras Públicas, Carta hypotecaria sobre a Cia. Carril Agrícola Funilense APESP - 1904, citada na Revista Nossa Estrada, número 03). Em abril de 1900, a estação já ganhava uma agência postal, assim como a estação da futura Cosmópolis. Foi desativada em 1960, quando da supressão da linha. Paulínia somente se tornou município mais tarde, em 1964, e a antiga estação foi demolida em 1967. Em 19/01/99, em conversa com pessoas na cidade, fiquei sabendo que o leito da ferrovia vinha de Betel e Santa Terezinha pelo que hoje é a avenida Getúlio Vargas, encontrando a av. José Paulino; seguia por esta, e onde está hoje a estação rodoviária, no centro da avenida, era o local exato da estação, da qual não sobrou nada. Em fotos não tão recentes da cidade ainda se vê as caixas dágua da ferrovia junto à rodoviária. Quase em frente a esta, do lado oeste da avenida, existe uma casa de tijolinhos, já desfigurada, que parece ter sido uma edificação da ferrovia. Treze anos após sua desativação, outra estação com o mesmo nome, fora da cidade, foi construída pela Fepasa para atender a variante Boa Vista-Guedes. (Fontes: relatórios da EFS e Paulo Filomeno, de Paulínia).  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Folia de Reis
 
Fevereiro

- Um Show de Carnaval

- Aniversário da Cidade

- Prova Pedestre
 
Março

- Jet Ski
 
Abril

- Páscoa

- Paixão de Cristo
 
 Maio

- Comemoração do Dia das Mães

 Agosto

- Folclorada
 
Setembro

- Desfile de 7 de Setembro
 
Outubro

- Festa do Caminhoneiro

- Expo - Criança

 Outubro/2012

11 a 21 de outubro, em 6 noites de shows - véspera de feriado, tem início o “Paulínia Arena Music 2012″, ou o “PAM2012

Programação:


11/10 - (quinta) – Humberto e Ronaldo/Israel Novaes
12/10 - (sexta) – Gusttavo Lima
13/10 - (sábado) - Pitbull/2Face/João Neto e Frederico
19/10 - (sexta) - Jorge e Mateus
20/10 - (sábado) - Munhoz e Mariano/João Carreiro e Capataz
21/10 - (domingo) - Gravação do DVD de Carlos e Jader (entrada franca)

Ingressos e maiores informações:


Site: http://pauliniaarena.com.br/

 Novembro

- Paulitália
 
Dezembro

- Natal das Luzes 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA

E-mail: [email protected] 

Telefones: (19) 3874-5600

Sites: http://www.paulinia.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

VB Transportes S/A

SAC: (19) 3733-5000

Site: http://www.vbtransportes.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_942.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório: de Registro Civil e Tab. de Notas:

Rua Abílio Fernandes Serra, 109 - Jd. Vista Alegre
Fone: (19) 3874-2172
Paulínia-SP

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br

http://www.concertospaulinia.com.br/

http://www.culturapaulinia.com.br/ofestival.php

http://noticias.limao.com.br/entretenimento/ent226855.shtm

http://universosertanejo.blogosfera.uol.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Paulínia

Passei 2 anos em Paulinia,estagiando na REPLAN, morei no Grande Hotel de Paulinia.é uma cidade exuberante, com muito verde e uma população refinada.Adorei Paulinia e ainda hoje sinto saudades de lá.
Por: Genario Sampaio de Araujo

paulinia e uma cidade maravilhosa passei um fds la e foi muito bom uitos lugares bonitos e belos e fui ate la visitar ums colegas q moram la no jardim planalto o meu amigo e o DJ netinho
Por: edson

essa cidade parece ser maravilhosa por fotos. linda estão de parabens todos que a conserva, um dia eu vou conhecer essa maravilha. um abração á todos desta cidade..........
Por: elisangela fatima de piza

Estive em Paulínia a pouco tempo , tenho tias que moram ai , estou apaixonada por esta cidade, eu morrei ai mais não me lembrava de como era linda, amo Paulínia
Por: marcia de paula

A minha cidade é linda, mas gostaria de ver mais fotos antigas da cidade.
Por: Célia

Fui conhcer a cidade de Paulínia no dia 09/05/2009, achava que só tinha rodeios...mas me surpeendi com a grandiosidade da cidade, da tranquilidade e modo de vida das pessoas. Estamos até pensando em ir embora de São Paulo, pois a vida aqui é agitada demais. Prefiro um lugar mais tranquilo e calmo. Adorei, vale a pena conhecer
Por: Ana Cristina Barbosa de Lima

Eu morei em Paulinia durante quatro anos e acho a cidade encantadora, lá tem o mini pantanal, com passseio de barco ,zoologico com muitos animais inclusive alguns exóticos, o bosque zeca malavazzi, jardim botanico, teatro, para quem gosta de cidades tranquilas é muito boa. Muito calor, adorei morar lá.
Por: Edna Andretta

Sou mineiro e morei em Paulínia, confesso ser apaixonado por esta cidade, alem de ser limpissima é também uma das cidades mais bonitas e organizadas que já presenciei e morei, meu grande sonho é voltar a viver nesta cidade!
Por: Geraldo Afonso da silva

Olá pessoal, moro em Paulínia desde que nasci ou seja (30) anos, adoro morar nesta cidade pois temos boas Empresas no ramo Quimico entre outras, sem falar nos comercios. Hoje trabalho como em uma empresa Construtora e a grande procura de compra vem de cidades grandes como São Paulo,Mauá,Santo André entre outras.Recomendo para quem procura um local pouco menos perturbado "Pq esta colocação"Sabemos que as cidades crescem muito rapido e com isso a criminalidade,m e mais m coisas crescem tambem. Se um dia vier morar aqui não venha pensando no ceu. Mais saiba que estaremos de braços abertos para recebelos.
Por: Paulínia

Paulinia é um cidade linda,já visitei,cnhecei....e amei,sou do ceara...
Por: merylin gislania

eu gostaria muito de saber sobre está cidades que parece um espetaculo. Eu moro na região serrana do RJ. mas gostaria de conhecer está linda cidade.
Por: zelia

Morei em Paulínia de 2002 a 2007. A cidade é considerada pequena, mas pra mim que vim de uma cidade com metade dos habitantes, é tida como cidade grande. Uma das coisas que mais me chamou a atenção, foi o porte da Biblioteca Virtual. Maravilha de arquitetura! Sem contar que nunca havia visto uma biblioteca com computadores, ao invés de livros. A escultura em sua entrada também é esplendorosa em sua simplicidade e significado. Antropofagia. O Homem consumindo seu conhecimento. Lindo conceito. Os passeios de barco também são um espetáculo à parte... Todos fins de semana, íamos ao Parque da Represa entrar em contato com a natureza através desses passeios. É uma cidade que compensa investimentos gigantescos para melhoria e desenvolvimento. Sinto saudades. :D
Por: Lorena

minha mae mora ai ha tres anos,acho linda a cidade
Por: roseane ventura da silva

ola!! cidade linda de se ver, conhecida por um dos maiores polos petroquimicos, também por seus eventos cheios de glamour como o natal das luzes(conhecido pelo brasil a fora), agora também por conter um polo cinematografico, no qual ja foram rodados cenas de varios documentarios brasileiros, recentemente teve a gravação do ultimo dvd do Daniel... Enfim, uma cidade que investe muito no turismo, na estetica da cidade,e que a cada dia cresec mais... venham conhecer que vale a pena!!!
Por: ivanilda

ha muitos anos atraz morei em paulinia,no ano de 1975 quando meu pai foi trabalhar na pidner,morei muito anos em paulinia,depois fui morar em campinas tambem morei muito anos tambem em campinas,tenho muita vontade de morar de novo em paulinia a cidade mudou muito hoje ela esta muito linda,cresce esta famosa pelo cinema e pelo petroleo.tenho amigos que moram em paulinia de vez enquanto viajo pra paulinia.ainda penso em morar em paulinia de novo.
Por: claudia ferreira rodrigues

Conheço Paulinia,é uma cidade linda,morei 38 anos em Campinas,hoje moro em Três Lagoas-Ms. Saudades desta região,muita saudades.
Por: Cicero

morei quando criança nesta cidade até meus 10 anos tenho as melhores lembranças e muitas saudades principalmente do parquinho (bosque) desta cidade linda!!!
Por: Marlene aparecida

Eu acho paulinia muito legal e bonita por que nela tem muitas atividades como: futebol,ginastica,natação, hip hop,artesanato,ETC... Eu AMO PAULINIA bjssssss eu tenho 10 anos e to na 5° serie e Estudo na Escola Nucleo
Por: Sarah Alkimim Garcia

eu ja conheco paulinia e a cidade esta de parabens e muito linda
Por: atair sirino alves

Estive em Paulínia por duas vezes,onde fiquei cerca de dois meses e gostei muito da cidade. Achei acolhedora e com um clima muito agradável.Pude ver que o lado social não é abandonado,tendo alunos transporte escolar ,não existe pedintes nas ruas e parques para que a população tenha lazer nos fins de semana. Enfim gostei muito da cidade.
Por: Anauila Feijó Amarante

Vim Pra cá com 4 anos amo minha cidade,tudo de bom. é linda sou até suspeita de falar isso. ainda mais agora que estamos ficando famosa com nosso orgulhoso teatro bjos um grande abraço para vcs.
Por: Angela Maria de Amorim Vaz

ahhh oo melhor lugar do mundoo akie en paulia é um lugar para se divertirr oo melhor lugar para morar
Por: evelyn

NA VERDADE NAO CONHEÇO PAULINIA PRETENDO CONHECER,TENHO UM IRMAO QUE NASCEU NESSA CIDADE,MEUS PAIS A MAIS DE 40 ANOS ATRAS MORARAM AI,HJ TENHO ATE UM PRIMO QUE MORA AI,MAIS NAO ME RECORDO O SOBRENOME DELE,EM BREVE ESTAREI AI P PROCURA-LO E CONHECER ESTA CIDADE QUE PELAS FOTOS DEVE SER MUITO LINDA E BOA DE VIVER
Por: solange cristina teixeira

Conheci essa cidade em uma data muito especial,nos dias do namorados e achei a cidade bem aconchegante e limpa. Amei conhece-la.
Por: Domitilia Siebra

gostei muito do portao de entrada de paulinia gostaria de poder ves a cidade.
Por: adao

eu estou impresionada com tanta beleza breve estarei ai.......BJUSSSSSSSSS
Por: CLEDEMARCIA

nossa, vim delá essa semana. além de ter ido encontrar meu grande amor, sai de lá deslumbrada com tanta limpeza, educação e organização da cidade. Tudo lindo, clima bom, mistura de sotaques e gentes... Patrulhamento e segurança aparentemente satisfatórios. É o senho de toda cidade. Quando puder, quero voltar...
Por: Cris!!!

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paulínia
Fundação:
1964
Altitude:
590m
População:
49.246 habitantes
Área:
139,7km²
Densidade Demográfica:
352,51hab/km²
CEP:
13140-000

Envie seu comentário sobre Paulínia

banner