Olímpia

Olímpia-SP
banner

Bem-vindo a Olímpia!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Olímpia, fotos, informações, os principais hotéis de Olímpia, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Olímpia, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1917. A localidade está em uma altitude de 506m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 45.904 habitantes. A área total de Olímpia é de 805,7km², e sua densidade demográfica é de 56,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Olímpia-SP é 15400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O charme da cidade já começa pelo seu reconhecimento, Olímpia, por exemplo, é um município paulista popularmente conhecido como “Capital Municipal do Folclore”, graças ao Festival do Folclore que acontece lá, reunindo grupos dos mais diversos estados que vão mostrar danças típicas da sua região.

Mas esse não é o único atrativo de Olímpia, a cidade tem muito mais a oferecer para os turistas.

• Thermas dos Laranjais

Um dos parques aquáticos mais conhecidos do Brasil e o primeiro da América Latina a apostar no oferecimento de variedades. Para se ter ideia, Thermas dos Laranjais tem mais de 50 atrações, entre elas, piscinas aquecidas, pista de surfe, piscina de ressurgência, complexos de toboáguas, parque infantil, rio lento de corredeira e muito mais. Vale à pena conferir de perto.

• Museu de História e Folclore

Já que Olímpia é reconhecida pelo espaço que cede ao folclore e às manifestações culturais, um local como esse não poderia faltar. Nesse museu, os visitantes podem conferir um dos acervos de folclore mais completos do Brasil, inclusive, vários estudiosos do assunto vão até lá para complementar suas pesquisas. Merece uma visita, não há dúvidas.

• Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna

Se você não estiver em Olímpia quando acontece de fato o Festival de Folclore, pode ir até o palco em que ele é realizado desde 1964. Afinal, é válido ver de perto o local onde ocorre o maior evento de todo o País desse gênero, ainda mais por ser tão tradicional.

• Gruta do Índio

Os turistas que fazem questão de ter contato com a natureza (afinal, não tem jeito melhor de relaxar) podem visitar a Gruta do Índio, que fica em um lugar chamado Fazenda Floresta. Lá, os visitantes têm a oportunidade de fazer trilhas, caminhando entre a vegetação de uma mata centenária. Um ótimo passeio!

• Orquidários

As orquídeas são flores de beleza encantadora! Se você concorda, vai adorar os dois grandes orquidários existentes em Olímpia: Orquídeas da Matta e Orquidário Aguapey. Você pode admirar a variedade dessas flores e também comprar para levar para casa. Mas lembre-se de agendar a visita, é um procedimento para garantir o melhor atendimento.

Informações de Olímpia

 

 

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Centro Norte Paulista

Circuito Sertanejo

Capital do Folclore

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em meados do século passado, entre os aventureiros da exploração e conquista das terras virgens e incultas, estava o mineiro Antônio Joaquim Miguel dos Santos, que perpetrou o devassamento pioneiro da terra que hoje habitamos. O desbravador Antônio Joaquim dos Santos batizou-as de Sertão dos Olhos-d´Água devido ao grande número de de nascentes aqui encontradas. O local era cortado pelo Rio Turvo, pelo Rio da Cachoeirinha e por ampla rede de pequenos tributários. Há sessenta córregos no Município e uma parte deles paga seus tributos ao Córrego dos Olhos-d´Água que corta a cidade de Olímpia e corre plácido entre suas margens, ornadas por amena vegetação. Em 2 de março de 1903 era feita a doação de 100 alqueires de terras para a constituição do Patrimônio de São João Batista dos Olhos-d´Água. A escritura foi lavrada, naquele dia, no Cartório do 1º Tabelião Francisco de Almeida Silvares, em Barretos, e registrada em 9 de julho de 1903, às folhas 53, do livro 3-I de transcrição de Imóveis. O templo católico, o principal da cidade, em que é venerado e servido o Santo, na Praça da Matriz, é batizado como Igreja Matriz de São João Batista. A cada residencial dos sacerdotes que prestam serviços á Matriz, e onde está instalada a parte administrativa, na rua Dr. Antônio Olímpio, é a sede da Paróquia de São João Batista, criada em 13 de março de 1910. O distrito, com nome de Vila Olímpia, foi criado em 18 de dezembro de 1906 pela Lei Estadual n.º 1035, governo do Dr. Jorge Tibiriçá, sendo a sede distrital elevada á categoria de Vila pela Lei Estadual n.º 1038, de 19 de dezembro do mesmo ano. Foi o engenheiro Robert John Reid quem solicitou ao Dr. Antônio Olímpio Rodrigues Vieira, de largo prestígio político em Barretos, que ao ser criado o distrito, fosse dado o nome de Vila Olímpia, em homenagem à Maria Olímpia, afilhadinha do engenheiro e filha única do ilustre chefe político. O Município com terras desmembradas do Município de Barretos, foi criado em 7 de dezembro de 1917, pela Lei Estadual n.º 1571, governo do Dr. Altino Arantes, que também concedeu foros de cidade à Sede Municipal. A instalação do Município verificou-se em 7 de abril de 1918.  

Significado do Nome:

Em homenagem à Maria Olímpia, afilhadinha do engenheiro e filha única do ilustre chefe político. 

Aniversário da Cidade:

02 de Março  

Gentílico:

olimpiense

População:

53.010 habitantes - Estimativa IBGE/2015

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Descanso, sossego paz e liberdade encontre aqui em Olímpia. Uma bela cidade hospitaleira que oferece muito lazer e diversão. Venha conhecê-la ou passar suas férias na cidade. Serão dias inesquecíveis.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias Assis Chateubriand - SP 425 e Rodovia Armando de Salles Oliveira- SP 322

Localização:

Região da Alta e Média Araraquarense  

Limites:

Ao norte pelos municípios de Altair e Guaraci; ao sul, pelos de Tabapuã e Cajobi; a leste pelos de Barretos e Severínia; a oeste pelos de Guapiaçú e Uchoa.  

Distâncias:

-Brasília/DF - 719 km

-São Paulo/SP - 452 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Thermas dos Laranjais

  -Considerado a principal atração turística de lazer da cidade e um dos maiores Parques Aquáticos de São Paulo. O Thermas dos Laranjais possui uma completa estrutura de lazer em seu sofisticado complexo integrado a natureza. Parque aquático infantil de água quente, com tobogãs, brinquedos, pedalinhos, cogumelos jorrando água, duchas, pirulitos e muito mais para garotada. Para os adultos, piscinas grandes de águas quentes com cachoeiras, piscinas de biribol, semi-olímpica e hidromassagem, possui também ofurô (poco de água quente natural), saunas, rio de corredeiras com 360 mts., cascatas, tobogãs e boias. A incrível piscina de ondas, a piscina de sonolencia, toboágua de 18 metros e seis pistas e muito mais, venha viver com sua família momentos de muita diversão.  

-Museu de História e Folclore Maria Olímpia

  -É considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais. A mais antiga e valiosa das peças fica na parte exterior do museu. Trata-se de uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

-Igreja Matriz de São João Batista

  -As características da nova Matriz se destacam pela leveza construtiva e pela delicadeza de suas obras de madeira, como o Cristo Ressussitado de 8m de altura.

Missas:
Segunda e Sábado: 19h00
Domingo: 10h00 e 19h00
 
-Igreja Nossa Senhora Aparecida

  -Considerada uma das mais belas igrejas de nossa região. Possui em suas paredes internas pinturas a óleo.

Missas:
Segunda a Sexta e feriados: 19h00
Sábado: 19h00 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 02 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLÍMPIA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (17) 3279-3299 - Fax (17) 3281-6941

Sites: http://www.olimpia.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

BONTUR TRANSPORTES TURISMO:

Via Governador Ademar Pereira Barros 1120 - Loteamento Canterville
Olímpia, SP | CEP: 15400-000
SAC: (17) 3281-4820

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO E ANEXO: 

RUA 09 DE JULHO, 1120
OLÍMPIA-SP
TELEFONE: (17) 3279-7009

CARTÓRIO ELEITORAL:

80ª ZONA ELEITORAL
R Doutor Antônio Olímpio 902 - Centro
Olímpia, SP | CEP: 15400-000
Telefone: (17) 3281-7547

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Olímpia

para q este portal fica mais completo deve-se informar os turista q em olimpia existe profissionais da área de guia, local, regional e nacional. cadastrado no ministerio de turismo ou seja embratur. para q os turista se sente mais satisfeito e seguro.
Por: cidinha

Minha terra do coração.Por mais que eu me afasre mais eu a amo.
Por: rorzi Moita

muito lindo e tudo é divertido e bom d+ !!! MMMMMUUUUUUUIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOO BOOOOOOOOMMMMMMM
Por: wellington ferreira de souza

Ja estive por 03 vezes, é um local muito bom para curtir as aguas quentes do Thermas de Laranjais.
Por: Wagner Ramos

Amei o Thermas dos Laranjais, a cidade está de parabéns por ter um clube do prte dele. Hospedamos na Pousada do Minerio...ambinete tranquilo,familiar,encantador, recomendamos.
Por: Patricia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Olímpia
Fundação:
1917
Altitude:
506m
População:
45.904 habitantes
Área:
805,7km²
Densidade Demográfica:
56,97hab/km²
CEP:
15400-000

Envie seu comentário sobre Olímpia