Novais

Novais-SP
banner

Bem-vindo a Novais!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Novais e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Novais.

A cidade de Novais, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 555m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.305 habitantes. A área total de Novais é de 117,3km², e sua densidade demográfica é de 28,18hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Novais-SP é 15885-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Novais

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1923 onde contava com 3 a 4 casas, com um patrimônio de 11 alqueires, doado por um dos fazendeiros visinhos, o Sr. Miguel Ruiz, determinou logo a venda de grande quantidade de datas e lotes de terreno, começando ali uma verdadeira febre de construções.
O Distrito de Paz de  Novais foi criado em fevereiro de 1925, quando ainda pertencia ao município de Catanduva , este nome foi dado em homenagem a um prestigioso chefe político de Jaboticabal, Major João Baptista Novaes.
Novais posteriormente passou a distrito de Tabapuã, onde adquiriu sua emancipação político  administrativa, no dia 30/12/1991, através da lei 7664.
O Bairro do Córrego Seco é representativo na conjuntura do município, pois apresenta um aglomerado de pequenos produtores que moram em suas propriedades, possuindo um nível econômico e tecnológico bom, no bairro temos uma  escola  rural  desativada , uma  igreja com salão  de festa, com capacidade para 400 pessoas e um campo de bocha.   

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

4.595 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Desde o seu surgimento até os dias de hoje, Novais dependeu basicamente de sua agricultura, que sempre foi bem sucedida, garantindo a riqueza e a prosperidade da cidade.     
A agricultura do município passou por transformações drásticas, passando de uma grande tradição em cafeicultura para citricultura e mais recentemente partindo para a cana-de-açúcar, o município de Novais ainda preserva uma pecuária de leite e de corte, porém com menor expressão do que foi no passado. A cultura do  milho  está  se  destacando com altos índices de produtividade.
Atualmente, possui em torno de 3300 habitantes, sendo 80 % urbana e 20 % rural. A população rural é caracterizada  em parte  pela presença de pequenos e médios produtores que ainda preservam a tradição  de  morar  no campo. A população urbana predominante é pobre, pois em torno  de 70 %, vivem do corte da cana de açúcar e da colheita de laranja. 
Esta  faixa menos favorecida é formada  por  migrantes e uma  população flutuante, formada por pessoas de outros estados que vem trabalhar no período de safra. Hoje, Novais tem uma exploração agropecuária baseada em citros, cana de açúcar, seringueira, café, arroz, milho, feijão, plasticultura, piscicultura, avicultura, bovinocultura, suinocultura,  entre outras atividades de menor  importância.  

Clima:

Estação chuvosa de Outubro a Março e uma estação   mais seca, de  Abril a Setembro. 

Temperatura Média:

 24° C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto

Limites:

Tabapuã , Catanduva  e Embaúba através de estradas vicinais pavimentadas.

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

400 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVAIS

E-mail:

Telefones: (17) 3561-1158

Sites: http://portal.novais.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 
CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIAO DE NOTAS DE NOVAIS:

Pç Lourenço Gil Martins 119 - Centro
Novais, SP | CEP: 15885-000
Telefone: (17) 3561-7302

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Novais

Minha familia veio de novais, tanto por parte de pai como de mae, passei muitas ferias nesta cidade qdo criança. Faz um bom tempo que nao retorno, ja estou com saudades, nao consegui localizar fotos da cidade pelo site.
Por: Antonio Carlos H. Sandrin

ola,vivi a muitos anas atras em novais e não mais voltei tudo continua do mesmo jeito;pouco mudou porque não colocam mais fotos dos poucos eventos que a cidade tem ;ex.em época junina ou anivesario da cidade quero mostrar aos meus filhos onde vivi minha infancia
Por: fabiana gimenes vanso

Não sou filho de Novais, pois sou nascido no BairroCórrego da Estrela, que fica entre Tabapuã e Novais, mas vivi muitos anos de minha vida em Novais e com orgulho eu digo, que se foram anos maravilhosos. Hoje resido em São José do Rio Preto-SP, mas trago Novais no coração. Lá vivi parte da minha juventude. Hoje sou casado com a Sra Aparecida Salete, meu filho Gustavo já é casado com a Srtª Carla. Mas temos no coração Novais e seus habitantes, que se for falar de todos não cabe no e-mail, mas em nome de todos falo da Familia Fernandes, familia que adoramos. Um abraço e espero que seja publicado meu e-mail
Por: Aldo de Jesus Zago

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Novais
Fundação:
1993
Altitude:
555m
População:
3.305 habitantes
Área:
117,3km²
Densidade Demográfica:
28,18hab/km²
CEP:
15885-000

Envie seu comentário sobre Novais

banner