Nazaré Paulista

Nazaré Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Nazaré Paulista!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Nazaré Paulista, informações e fotos da maravilhosa Nazaré Paulista. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Nazaré Paulista, recomendadas por internautas.

A cidade de Nazaré Paulista, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1850. A localidade está em uma altitude de 845m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.183 habitantes. A área total de Nazaré Paulista é de 327,3km², e sua densidade demográfica é de 37,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nazaré Paulista-SP é 12960-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Muito importante para a trajetória histórica brasileira, a cidade de Nazaré Paulista não tem nem 20 mil habitantes, foi fundada em 1676 e serviu como ponto de passagem para os bandeirantes. No auge do Ciclo do Café, o município prosperou muito, mas hoje sua economia está baseada em turismo ecológico e na agropecuária. Veja algumas razões para visitar Nazaré Paulista nas suas próximas férias.

A mais de mil metros de altitude, a pequena e charmosa cidade tem cenários paradisíacos. E não podia ser diferente, afinal, fica localizada em meio à Serra da Mantiqueira (uma das mais belas do país) e é contornada pelo Rio Atibainha. Essa natureza privilegiada é o que faz com que Nazaré Paulista seja uma referência em ecoturismo.

O interessante é que muitas das hospedagens aproveitam para oferecer opções de lazer relacionadas com a natureza, oferecendo mais praticidade aos turistas.

As trilhas são uma atividade indispensável para quem vai até Nazaré Paulista, com opções de níveis de dificuldade diferentes. Podem ser feitas tanto caminhando quanto de mountain bike. Se a ideia é apreciar as belezas naturais, prefira andar, mas se você deseja mais aventura e adrenalina, a segunda opção irá lhe satisfazer mais!

Em Nazaré Paulista, você vai encontrar muitas mini fazendas, locais perfeitos para quem vai visitar a cidade com crianças, porque elas adoram. Aliás, não dá para negar, os adultos também se encantam nesses passeios.

E por falar em passeio, você não pode dizer que esteve em Nazaré Paulista se não realizou o passeio de barco pela represa do Atibainha, que é um dos roteiros que mais atraem os turistas de todos os lugares. Em uma chalana, você vai participar de um tour com cerca de quarenta minutos de duração, que também pode ser estendido até a cidade.

Durante esse tempo, você poderá apreciar as mais belas paisagens da cidade, um verdadeiro espetáculo de encher os olhos.

Não há melhor forma de passar uns dias de férias ou até mesmo um fim de semana do que em contato com a natureza. Se você quer relaxar e renovar as suas forças, viaje para Nazaré Paulista e aproveite cada momento.

Informações de Nazaré Paulista

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fundada em 1676, Nazaré Paulista serviu de passagem para os bandeirantes, viveu um período de riqueza com a agricultura cafeeira e hoje está voltada para o turismo ecológico e a agropecuária. A zona rural do município produz flores, escargot, rãs, cogumelos, mel, queijos, pinga e farinha. No artesanato destacam-se os bordados, o crochê e a pintura em tecido. A pequena cidade de Nazaré Paulista apresenta relevo montanhoso, atingindo 1.030 m de altitude, com nascentes, cachoeiras e águas represadas em seus vales.
Neste ano de 2006 Nazaré Paulista conta com 330, anos de existência, porém comenta-se a existência de pequeno vilarejo em data anterior a de sua fundação no ano de 1.676. É ignorado exatos dia e mês, a origem da fundação da cidade se deve ao erguer de uma capela em louvor a Nossa Senhora de Nazareth, pelo bandeirante Mathias Lopes, fundador da cidade Nazareana. Conta a história que, à distância aproximada de 5 km. da atual Nazaré residia o irmão de Mathias, ambos eram católicos, e cada qual possui uma capela em seus domínios, devotada à Nossa Sr.ª Nazreth. Havia porém, apenas uma única imagem conservada sob os domínios de Mathias.
Seu irmão inconformado com a situação, retirou certa noite a imagem da capela de Mathias e a carregou consigo até sua capela. Dias após este procurou Mathias informando-lhe sobre o ocorrido, evidenciando que a imagem por si só havia se deslocada até sua capela, afirmando tal fato se tratar de um milagre.
Desconfiado Mathias reconduziu a imagem novamente até sua capela de origem.
O fato se repetiu por diversas vezes, porém tendo sempre o retorno da imagem ao seu local originário, do qual Mathias acabou saindo vencedor, e seu irmão desistiu do intento.
Mathias então mandou construir uma igreja consagrando-a à santa.
O povoado foi elevado à categoria de Vila, pela lei n.º 15 de 10 de Junho de 1.850. Em 19 de dezembro de 1.906, a lei de n.º 1038 a elevou à categoria de cidade. Anteriormente, através da lei n.º 12 de 24 de Março de 1.859, a atual Piracaia - SP foi desmembrada de Nazaré, à qual era jurisdicionada.
Em 1.916 incorporou-se Ajuritiba atual cidade de Bom Jesus dos Perdões -SP, que posteriormente, em 1.960, tornou-se independente. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

nazareano

População:

16.413 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude  

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macro Metropolitana Paulista  

Limites:

Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Igaratá, Mairiporã, Atibaia, Piracaia e Santa Isabel.  

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) / BR-381 (Rodovia Fernão Dias) / SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) 

Distâncias:

Da Capital:

47 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Nossa Senhora de Nazaré Paulista   
 
No centro de cidade encontra-se uma das mais belas edificações de Nazaré Paulista, é a edificação da Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth, a qual possui arquitetura em estilo arcaico e barroco, lembrando muito as Igrejas de Minas Gerais em especial a de Ouro Preto. Sua localização dista-se ao topo do morro desta cidade, onde pode ser vista de qualquer local da cidade, estando à uma altura aproximada de 10.30 mts de altitude acima do nível do mar, e possuindo uma torre de aproximado 30 mts. de altura. Em seu interior apesar de não contar com objetos ou imagens de confecção em material precioso, pode se notar detalhes entalhados em madeira na composição de seu altar além de possuir imagens muito antigas provindas ainda de Portugal. É notável os pilares de sustentação e seu teto do qual lembra em muito Roma antiga, além de suas pinturas em óleo confeccionadas em suas paredes e teto.
 
Represa do Atibainha   
 
Esta represa é considerada em planos da Sabesp. como água potável, reserva para o ano 2000, abastece uma considerável parte da capital Paulista. Encontra-se em estudos a possível criação de um parque ecológico em área da Sabesp através de comodato, porém ainda não há nenhuma confirmação da concretização de tal fato por parte desta municipalidade. Nazaré Paulista encontra-se em uma topografia completamente acidentada, colocando a cidade em meio a uma cadeia de montanhas, na zona rural existem diversas quedas dágua e/ou cachoeiras provindas de nascentes na montanha, estas estão espalhadas pelos diversos bairros existentes no município, em propriedades particulares a beira de estradas e nas reservas do governo, um dos bairros onde é facilmente perceptível estas cachoeiras é o Quatro Cantos distante 03 Km do cento da cidade. Estão abundantemente presente no município a fauna e a flora, completando o equilibrado eco sistema existente no município. São diversificadas espécies de flores, animais e aves que se associam ao clima temperado e o ambiente formado por montanhas e serras o que forma assim uma zona tropical, divisionada com as serra da Mantiqueira.
 
Prédio da Prefeitura   
 
Uma edificação notável da cidade é o próprio prédio da Prefeitura Municipal, do qual leva em seu aspecto uma arquitetura muito antiga, este prédio foi um dos primeiros a ser construído no município e o primeiro a ser bem público, antes de sede da Prefeitura Municipal, este prédio era cadeia pública do governo da província de São Paulo e conta-se ainda em ditados populares que nele era pesado ouro vindo de Minas Gerais com destino a São Paulo e Santos.  

Festa do Divino   
 
A festa do Divino foi instituída em Portugal nos primeiros anos do século XIV pela rainha Isabel, mulher de D. Diniz, quando construiu a igreja do Espírito Santo em Alenquer. No Brasil, popularizou-se no século XVI e é celebrada ainda no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Amazonas, Espírito Santo e Goiás, com missa cantada, procissão, leilão de prendas e as manifestações folclóricas peculiares de a cada região. Na preparação da festa realiza-se uma folia, com a bandeira do Divino, para arrecadar fundos e são armados coretos, palanques e um trono para o imperador do Divino. Trata-se de uma criança ou adulto que, durante a festa, exerce poderes majestáticos, chegando até a libertar presos comuns em algumas regiões de Portugal e do Brasil. A festa do Divino, festa religiosa móvel, que dura em torno de dez dias e termina no domingo de Pentecostes, no mês de maio. O dia de Pentecoste, data em que a Igreja Católica comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, ocorre sete semanas depois do domingo de Páscoa.
 
Congada   
 
Bailado popular que acontece em algumas regiões do Sudeste brasileiro, como nos estados do Paraná e Minas Gerais, como também no Nordeste, na Paraíba. Esta manifestação cultural tem origem no catolicismo e nas sangrentas histórias de guerra do povo africano, como a do assassinato do rei de Angola, Gola Bândi. Na congada dramatizam uma procissão de escravos feiticeiros, capatazes, damas de companhia e guerreiros que levam a rainha e o rei negro até a igreja, onde serão coroados. Durante o cortejo, ao som de violas, atabaques e reco-recos, realizam danças com movimentos que simulam uma guerra. Praticamente em todas as festas de Nazaré Paulista, o grupo de congada se apresenta pelas ruas da cidade.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NAZARÉ PAULISTA

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4597-1526

Sites: http://www.nazarepaulista.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Atibaia São Paulo

SAC: 0800 166 444 / (11) 4414-6444

E-mail: [email protected]

Site: http://www.viacaoatibaiasp.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS TABELIAO DE NOTAS:

R João Passos 259 s 1 - Centro
Nazaré Paulista, SP | CEP: 12960-000
Telefone: (11) 4597-1319

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (11) 4597-1233

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Nazaré Paulista

Bela cidade abraçada pelas águas e pelo verde, de povo amoroso e hospitaleiro que me surpreende sempre. Amo passear por aí e ver como minha região é linda. Nazaré é uma terra de paz e de natureza, parabens !
Por: Humberto Do Lago Müller

ainda não conheço a cidade, porém já ouvi pessoas falando positivamente... Pesquisei pois tenho o desejo de conhecer, investir e morar em uma das lindas cidades do "interior paulista. E Nazaré está em minha lista... Parabéns!!!
Por: Adriana Gomes

esse lugar é maravilhoso,é além de ser uma paz incondicional,e acima de tudo uma diversão,que não tem preço !
Por: Ainoã alves de Souza

gosto muito da cidade gostaria de saber mais sobre chales pq quero passar uns dias
Por: Dalva Vieira da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nazaré Paulista
Fundação:
1850
Altitude:
845m
População:
12.183 habitantes
Área:
327,3km²
Densidade Demográfica:
37,22hab/km²
CEP:
12960-000

Envie seu comentário sobre Nazaré Paulista

banner