Nantes

Nantes-SP
banner

Bem-vindo a Nantes!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Nantes, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Nantes. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Nantes para programar a sua viagem.

A cidade de Nantes, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 418m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.157 habitantes. A área total de Nantes é de 286,1km², e sua densidade demográfica é de 7,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nantes-SP é 19645-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nantes

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Nantes começa na década de 20, numa área de terra localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, fazendo divisa com o Paraná, onde a luta pela terra era marcada por violentas e sangrentas batalhas de pessoas movidas por um sonho - o de possuir um pedaço de chão.
A formação do núcleo urbano de Nantes nasceu no povoado chamado Coroados. Tudo começou por volta de 1925, com a chegada de imigrantes portugueses a região. Eles vinham para trabalhar na exploração de madeira - produto abundante na época.
Um dos desbravadores e que acabou sendo também fundador de Nantes foi o português Aires Pinto. Este português chegou por volta de 1935, quando abriu uma serraria. A luta pela posse de terras era intensa, carregada de tensão e agressividade. Como as terras da região eram devolutas, aconteceram grandes conflitos entre os posseiros. Pode-se destacar a morte de Messias Nantes, morto em conflito de terras em 1951.
No ano de 1953, Coroados torna-se distrito de Iepê pela lei n.º 2.456 de 30 de dezembro. Foi então que para homenagear o fazendeiro morto num conflito de terras, os moradores decidiram colocar o nome do local de Nantes.
Com o passar dos anos, o distrito cresceu. Mas se transformou em município só depois que um grupo de lideranças da comunidade decidiu iniciar o movimento pela emancipação. Isso aconteceu por volta de 1990. Lutaram pela emancipação Romeu Belon Fernandes, Higino Nunes da Silva, Antônio Ezídio da Silva Filho, Arconso Taveira Barbosa Júnior, Denir Leme Nantes e Edmur Ribeiro de Castro.
Além da agricultura que é a base da economia local, Nantes é um expressivo potencial turístico. A cultura que imperou entre 1945 a 1975 foi o algodão. Privilegiado pela natureza, o município possui belezas naturais que atraem visitantes de toda a região. Isso porquê, Nantes está localizada numa área abastecida pelos rios Jaguaretê, Laranja Doce e o Paranapanema - onde foi construída a Represa da Usina Capivara.
Pioneiros: Os primeiros habitantes da região, chegaram com suas famílias por volta de 1925. Os pioneiros foram: Severiano Carlos Nunes, Milton Nogueira Alves de Oliveira, Nelson Nogueira Alves de Oliveira, Joaquim Paulino Ramos de Oliveira, Francisco Inocêncio Machado, João Alves Mira, José Alexandre de Melo, Marciano Nantes, Vicente Ferreira da Cunha, entre outros.
Em 1935, devido a grande quantidade de madeira de lei existente na região, Aires Pinto instalou uma serraria, que deu início ao patrimônio de Coroados. Esse nome deve-se ao fato do patrimônio estar situado nas proximidades do rio que tem esse nome, em virtude da existência dos índios da tribo Coroados na região.
O aumento da população propiciou a instalação de vários estabelecimentos comerciais. Em 1941, foi fundado o primeiro armazém da cidade, que pertencia a Eugênio Cardoso e Francisco Gato. Em 1942 funda-se a primeira pensão, de propriedade de Abel dos Santos.
Depois desta data outros estabelecimentos foram instalados no município. Como em 1943 a primeira farmácia de Antônio Rufato, outros armazéns, açougues, bares e até uma cada de charque que pertencia a Messias Nantes.
Em 1946 foi construída a primeira escola, de madeira que recebeu o nome de Escola Mista Água do Coroados. Em 30 de dezembro de 1953, o patrimônio de Coroados tornou-se distrito de Nantes, em homenagem a Messias Nantes, um pioneiro da região morto num conflito de posse das terras.
O distrito de Nantes pertencia a Iepê tendo sido emancipado através de Plebiscito realizado em 21 de maio de 1995 e da lei n.º 9.330, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Trabalharam para a emancipação de Nantes Romeu Belon Fernandes, Higino Nunes da Silva, Antônio Ezídio da Silva Filho, Arconso Taveira Barbosa Júnior, Denir Leme Nantes, Edmur Ribeiro de Castro e muitos outros.
A primeira eleição municipal aconteceu em 03 de outubro de 1996, tendo sido eleito Aurélio Pereira dos Santos que assumiu o cargo em 01 de janeiro de 1997. A primeira Câmara Municipal de Nantes ficou composta por nove vereadores: Ananias Dias Martins (PPB); Celso de Souza ; Edmur Ribeiro de Castro (PFL), João Pires Gonçalves (PSDB); José Celso Luiz Ferreira (PPB) , José Higino de Freitas (PFL); Sueli Lopes (PPB), Trajano de Souza (PSDB) e Vivaldo Antônio dos Santos (PFL). 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

21 de Maio

Gentílico:


População:

2.707 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Assis 

Limites:

Iepê separados pelo rio Jaguaretê, com o município de Taciba separados pelo Rio Laranja Doce, com o município de Martinópolis separados pelo Ribeirão do Bocó e com o Estado do Paraná separados pelo rio Paranapanema, onde se localiza a Usina Capivara.

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-421 (Rodovia Prefeito Jorge Bassil Dower)

Distâncias:

Da Capital:

527 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo: 

Além da agricultura - base da economia local, Nantes é um expressivo potencial turístico baseado nas belezas naturais. 

Principais Pontos Turísticos:

Usina Capivara

Pesca

Por estar localizada numa área abastecida pelos rios Jaguaretê, Laranja Doce e o Paranapanema, onde foi construída a Represa da Usina Capivara, existem áreas de pesca, cachoeira e represas onde a população local e visitantes de toda a região usufruem nos finais de semana. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NANTES

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3254-6192

Sites: http://www.nantes.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
SAC: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Av. Clementino Silveira, 169 - Bairro: Centro    
Nantes-SP - CEP: 19645-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (18) 254-1161 ( Recado ) e 254-6129 Fax: 
 
Obs:
Funciona junto ao cartório de Iepê.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Nantes

Nunca estive em nantes, porem por ser uma nantes gostaria de saber mais a respeito da cidade.como fundador, etc.. gostaria de ver fotos e não consegui.
Por: Clarice Pereira Nantes

olá, morei em Nantes durante toda minha infância. Estou fora há 30 anos e gostaria de ver fotos e noticias do pessoal da minha época.Gostaria de saber noticias dos meninos da dona Guiomar e dona Aurea. Se tiverem, me mandem, Crenilda
Por: Crenilda de Souza Ferreira

Não sabia que existia uma cidade chamada Nantes aqui no Brasil, sempre soube da cidade de Nantes na França e tenho uma enorme vontade de conhecê-la, mas sabendo da existência dessa cidade no meu Brasil, vou me programar para conhecer a cidade NANTES brasileira.
Por: Isabel Nantes

Prezados Morei em Nantes nos anos 1973 e 1974, um lugar muito interessante na epoca. No rio laranja doce iamos tomar banho e pescar. Morei em frente a praça, na epoca era uma casa de madeira com uma area na frente toda da casa. Meu pai trabalhou na construção da usina de capivara. Parte muito gostasa da minha vida. Hoje vendo as fotos da cidade, fiquei impresionado com o tamanho e a beleza da mesma. portal lindo na entrada. Parabens Nantes. Luiz Antonio Custodio Foz do Iguaçu - Pr.
Por: LUIZ ANTONIO CUSTODIO

eu ja estive em nantes e um lugar acolhedor tenho amigos ai voces estao de parabens eu so acho que voces devem mostar mais da cidade n sat por que o resto voces esta de parabens
Por: denise

em nantes o melhor lugar de comer é no restaurante do patinhas , a comida é exelente bom atendimento , o propietario do estabelicimento sabe td sobre a região
Por: arconso taveira barbosa junior

adaro essa cidade estudei na escola de nantes nunca esqueçerei nantes nao cheguei a se formar em nantes mas amo muito essa cidade quem sabe um dia volto morar nela lindo os lugares de nantes vale apena conferir essa cidades voceis vao adorar nunca esquecerei nantes
Por: robson dantas

nossa conheso nantes como essa cidade e linda conhesi e adorei
Por: renato

adoro esta cidade é um sossego só pra quem nao conhece é bom conferir.bjs
Por: jô lima

ola pessoal de nates parabem por esta cidade e para este povode que sao muito ospitalares tiver a falicidade de esta por duas vezes nesta cidade e de coraçao sido muito vontade de voltar ai abraçoo a todos voces de nantes jardel sorocaba sp
Por: jardel edson camargo

ola, moradores de NANTES, eu já marei ai até meus 10 anos, hoje vivo em CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL. Para quem é mais velho na cidade conhece o meu pai JOSÉ e minha falecida mãe MARIA,que é filha da tambem falecida vó D. SANTA ou CATARINA, ano passado estive ai com minha esposa e duas filhas,visitando minha tia ALICE ou LICINHA, mãe do ZINHO e tambem meus padrinhos BIZIU e MARIA, o Já falecido GEZU e minha madrinha NETE. Quero dizer tambem que dia 29-12-2010 meu irmão NELIO e sua esposa tambem passaram por ai, que tempos não visitava a cidade e encontraram meu padrinho BIZIU, ficaram encantados com a NANTES de agora, não conheceram quaze nada porque mudou bastante desde nossa época, a cidade ficou encantadora, quero ver se no final de janeiro vou visitar a cidade e meus parentes. Pesso por favor quem ler este comentário mandar um abraço deste filho desta cidade tão graciosa para nossos parentes e amigos citados a cima. OBRIGADO.... OBRIGADO.... OBRIGADO.... de CORAÇÃO e um FELIZ ANO NOVA pa todos os MORADORES, sou SÂO-PAULINO mas torço por NANTES.........
Por: HELIO A. DOS SANTOS

ja morei en nantes e hoje moro em curitiba pr,quero deixar aqui um grande abraço a todos os meus amigos e parentes de nantes,e mesmo estando longe o meu coração continua ai,cresci pescando e me divertindo nos rios dai e sinto muita saudade,quando lerem esta mensagem e quiserem falar comigo entren em contato marcio
Por: marcio oliveira de freitas

fui criado nesta cidade ,meu pai barbeiro antonio cordeiro maciel trabalhava ao lado da farmacia central do anannias,moravamos na av central meio quarteirao da igreja tive uma infancia saldavel tenho saldades deste lugar , tenho muitas lembranças um abraço.
Por: ivan cordeiro maciel

oi nasci e fui criada em NANTES foi a melhor fase da minha vida....sempre to passeando por la pois a minha familia moram la...adoro NANTES...um lugar tranquilo para descançar...bjsss
Por: rose

estive no feriado de pascoa visitando meus parentes que saõ eles carmo pires craudio pires solange p. margonar e deise pires e td a familia dos pires foi mt bom estar ai mais uma vez ja estou com saudade até breve
Por: laerte margonar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nantes
Fundação:
1997
Altitude:
418m
População:
2.157 habitantes
Área:
286,1km²
Densidade Demográfica:
7,54hab/km²
CEP:
19645-000

Envie seu comentário sobre Nantes