Monte Aprazível

Monte Aprazível-SP
banner

Bem-vindo a Monte Aprazível!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Monte Aprazível e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Monte Aprazível.

A cidade de Monte Aprazível, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1924. A localidade está em uma altitude de 475m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.504 habitantes. A área total de Monte Aprazível é de 484,3km², e sua densidade demográfica é de 38,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Monte Aprazível-SP é 15150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Monte Aprazível

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

“Cidade Represa dos Sonhos”: Origem do nome: Nome arbitrário ou arbitrativo, talvez por estar situada em pequena elevação (lugar sagrado) com perene brisa, visto que o fundador era beato rezador de terços.
Foi fundada por Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, natural de Areias, Estado de São Paulo, nascido em 1843.  Faleceu em Monte Alto, a 1º de setembro de 1919. Mas deixou lembranças na terra por onde passou.  Exerceu a profissão de farmacêutico.  Foi nomeado capitão, cirurgião-mor do Imperador, por Decreto de 1864.
Era homem trabalhador, profundamente religioso e dado à exploração de novas terras.
Capitão Porfírio, que levou vida de homem simples e bom, tenha sua biografia simples e boa como tudo o que é magnífico e sublime. Brasileiro, com todas as virtudes raciais de ingênuo e sertanejo, mesmo sem saber e sem propósito deu à sua obra a mesma diretriz original da formação da nossa raça e do nosso país.
Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel
Intrépido bandeirante e desbravador dos sertões paulistas – semeador de cidades e civilizações novas nas terras virgens d’Oeste – Fundou Monte Aprazível a 1º de julho de 1898, depois de ter fundado várias outras cidades.
 Em 1º de Julho de 1898, foram cortados e loteados terrenos (glebas de terras), sítios e fazendas no chamado Sertão de Rio Preto, na região do Estado de São Paulo, época em que também veio residir nestas paragens o Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel.
A Região onde se tornou o Patrimônio de Água Limpa, pertencia a Rio Preto e era formada pelos seguintes rios e riachos: São José dos Dourados, Córrego Água Limpa, Córrego Fortaleza, Córrego do Taquarussú, Córrego da Cachoeira e muitos outros. Uma estrada Boiadeira, com demanda ao Sertão rumo a Porto Taboado, passava pelo Patrimônio Água Limpa, ponto de pouso de boiadas e comitivas que por aqui transitavam. Com a venda de glebas de terra aqui aportaram desbravadores que deram início a derrubada das matas e o plantio de café, cereais etc, daí ter início a formação do povoado que recebeu a denominação de Patrimônio Água Limpa, a mesma que hoje abastece a cidade de Monte Aprazível. O doador do loteamento urbano foi o cidadão João Busto Moreno.
Como ocorria em muitas localidades, naquela época os lotes eram oferecidos gratuitamente para aqueles que tinham condições de construir, e parte do loteamento foi doado à igreja, tendo a mesma plena liberdade de fazer com os mesmos o que bem quisesse, tal como vender, doar, etc.
A 08 de fevereiro de 1912, o Patrimônio Água Limpa, foi elevado a categoria de Distrito Policial, com ajuda do povo da cidade e região e houve a venda de terrenos foreiros.
Dr. Benedito Alípio Bastos - Juiz de Direito da Comarca de Monte Aprazível e cidadão altamente estimado nesta cidade, pela sua nobreza de caráter e espírito de justiça.
Em 1914 o povoado é elevado a categoria de Distrito de Paz, pela Lei nº 1438. As primeiras edificações que muito contribuíram para a formação do povoado tomaram vulto a partir do ano de 1920.
A 06 de agosto de 1919, foi lançada a pedra fundamental da Igreja e a Paróquia do Senhor Bom Jesus, foi criada e instalada em 20/12/1920, Padroeiro da Cidade, tendo como primeiro vigário o Padre Ângelo Laguna. Construída com a ajuda do povo do Patrimônio e região, tendo também havido a venda de terrenos foreiros.
Na época da formação do povoado as atividades sócio-econômicas se fundavam na abertura de sítios, fazendas, bem como no plantio de cereais e a criação de gado bovino, etc.
Em 1924 um grupo de homens abnegados e progressistas, tendo as vistas voltadas para o progresso sócio-econômico da cidade e região trabalhavam para a elevação do Distrito à Município.
Em 23 de Dezembro de 1924 era elevado a categoria de Município pela Lei Nº 2008 com o nome de Monte Aprazível que foi instalado em 10 de Março de 1925, sendo o primeiro Prefeito o Sr. Amador de Paula Bueno e o primeiro Presidente da Câmara Municipal o Sr. José de Andrade Junqueira. Dr. Antonio Tavares de Almeida - Prefeito Municipal de Monte Aprazível – Político de grande prestígio e espírito dotado de grande cultura, sendo notáveis as suas produções literárias e a sua qualidade de jornalista.
Salientamos que a origem do topônimo (nome do município) deve-se a que o fundador do Município de Monte Aprazível era simpático, e daí as denominações dadas as cidades de Monte Alto, Monte Azul e Monte Aprazível, cidades fundadas pelo Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, cidades que tiveram seu início de construção em terrenos de colinas e elevações, mesmo que pequenas, como o caso de Monte Aprazível.
Em 13 de dezembro de 1927, pela Lei 2222, foi elevada a Categoria de Comarca, sendo instalada em 26 de maio de 1928, tendo como Magistrado o Dr. Benedito Alípio Bastos, primeiro Juiz de Direito de Monte Aprazível.
O maior surto do progresso notou-se a partir de 1950 ano em que as atividades sócio-econômicas, educativas, comerciais, industriais e agrícolas mais se desenvolveram, aqui tivemos a instalação de duas indústrias de grande porte que foram a Sambra – Sociedade Algodoeira do Noroeste Brasileiro, e a Agri-Indústria ou como foi chamada a “A Fábrica de Cola e Gelatina”.
Isto se deve a que região era prestativa a instalação destas indústrias, a primeira tendo em vista, a vasta região de terras de primeira qualidade para o cultivo do algodão, a outra localizada as margens da Rodovia asfaltada e distante 9 quilômetros da Estrada de Ferro, Estação de Engenheiro Balduíno, bem como o aproveitamento das águas do Rio São José dos Dourados, para a lavagem e tratamento da matéria-prima necessária aquela indústria.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

10 de Março 

Gentílico:

monte-aprazivelense

População:

21.748 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical temperado 

Temperatura Média:

22,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

Tanabi, Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Macaubal, União Paulista, Nipoã, Neves Paulista, Bálsamo, Poloni.

Acesso Rodoviário:

SP-310 - Feliciano Sales Cunha, João Pedro de Rezende (Vicinal que liga a Nipoã).

Distâncias:

Da Capital:

484 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Represa Lavínio Luchesi Represa dos Sonhos

Fonte Sonora Luminosa

Praça São João (centro)

Praça Elipio José Pereira

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus (centro)

Praça Vitalino Carlos de Araújo

Igreja N.Sª de Fátima (Vila Araújo)

Outras Praças

- São José  Jaime Martins de Oliveira (J. C. de Campos); C. Altamiro de Assis Rodrigues (V. Aparecida); Direitos Humanos (Jd Renascer); Antonio Quitério (Conj. Glória); Espanha (Jd Bom Jesus); Dr. Saad Abdalla Gattaz (Jd Europa); Cemitério da Cidade; Alcides Lopes Oliveira (Recanto das Águas) e Pereira (V. Maria).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 JANEIRO

- CAMPEONATO DE FÉRIAS DE FUTEBOL DE SALÃO
FESTA DE SANTOS REIS

 FEVEREIRO

- CARNAVAL DE RUA

 MARÇO

10 - ANIVERSÁRIO DA CIDADE - ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO (SEMANA SANTA)

 JULHO

- CAMPEONATO DE FÉRIAS DE FUTEBOL DE SALÃO

 AGOSTO

06 - FESTA DO PADROEIRO SENHOR BOM JESUS

 SETEMBRO

22 - DIA DO RADIALISTA

 OUTUBRO

12 - NOSSA SENHORA APARECIDA - FESTA DAS NAÇÕES  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUBNICIPAL DE MONTE APRAZÍVEL

E-mail:

Telefones: (17) 3275-9500

Sites:  http://www.monteaprazivel.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Expresso Itamaraty S/A:

RUA PEDRO AMARAL, 3109 - CENTRO - BOX 6,7
SAO JOSE DO RIO PRETO-SP
Telefone: (17) 2136-6700
Horário de funcionamento Seg. à Sab.04:30 às 21:00/ Dom. Fer.06:00 às 21:00

Site: http://www.expressoitamarati.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIV DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES:

R São João 229 - Centro
Monte Aprazível, SP | CEP: 15150-000
Telefone: (17) 3275-2651

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL:

R Brasil 319 - Centro
Monte Aprazível, SP | CEP: 15150-000
Telefone: (17) 3275-3098

CARTÓRIO ELEITORAL:

77ª ZONA ELEITORAL:

R Monteiro Lobato 108 - Centro
Monte Aprazível, SP | CEP: 15150-000
Telefone: (17) 3275-2930

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Monte Aprazível

VISITEI MONTE APRAZIVEL E COMO MUITAS OUTRAS CIDADES DO ESTADO DE SP ACHEI AI MARAVILHOSO E PRETENDO VOLTAR AI OUTRAS VEZES. JULIANA DE SAO GOTARDO MG
Por: JULIANA APARECIDA BORGES

gosto muito desta cidade, meus familiares moran todos ai e meu desejo é comprar um casa ai e sair de são paulo para ter uma qualidade de vida melhor, um abraço a todos..
Por: Hector

OLÁ, MEU PAI NASCEU EM MONTE APRAZÍVEL, SEMPRE TEVE VONTADE DE VOLTAR MAS NÃO DEU TEMPO, ELE FALECEU EM 16 DE DEZEMBRO DE 2008. SEU NOME É MANOEL CUSTÓDIO NETO E ERA UM EXCELENTE JOGADOR DE FUTEBOL E MÚSICO. ADOREI COMPARTILHAR COM VCS A NOTICIA DE QUE MESMO DE LONGE (EM GOIÂNIA) MEU PAI JAMAIS ESQUECEU MONTE APRAZÍVEL. ABRAÇOS
Por: ANA PAULA CUSTÓDIO PIRES

TUDO NESTA CIDADE É BOM.VALE A PENA VIZITA-LÁ,APRAZIVEL CLUBE,REPREZA LAVINIO LUCHESI,FESTAS DE SÃO BOM JESUS NO MÊS DE JULHO Á 6 DE AGOSTO NA IGREJA MATRIZ, VISITAR A FACULDADE E A IGREJA DOM BOSCO.COMER BOAS PIZZAS,E MUITO MAIS .JA´MOREI LA A37 ANOS ATRÁS.HOJE DEVE ESTAR AINDA MELHOR.
Por: Tereza Ramos de Almeida C Virtus

Eu amo Monte Aprazivel,vou sempre la,meus pais e familiares ainda moram là. Adoro sorveteria do Nego.
Por: sueli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Aprazível
Fundação:
1924
Altitude:
475m
População:
18.504 habitantes
Área:
484,3km²
Densidade Demográfica:
38,21hab/km²
CEP:
15150-000

Envie seu comentário sobre Monte Aprazível

banner