Mococa

Mococa-SP
banner

Bem-vindo a Mococa!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Mococa e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Mococa.

A cidade de Mococa, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1871. A localidade está em uma altitude de 645m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 67.167 habitantes. A área total de Mococa é de 856,3km², e sua densidade demográfica é de 78,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mococa-SP é 13730-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Certo dia, em 1844, Custódio José Dias estava nas redondezas da cidade caçando quando disse: “Olhem aí a mocoquinha”. MO significa pequeno, CO, esteio e OCA, casa. Mococa quer dizer casas de pequeno esteio. E, assim, deu-se o nome da cidade no interior paulistano. Por volta de 1846, iniciou-se a prática da lavoura de café, o que viria a ser a principal fonte de renda do município. A presença imigrante é forte no local, devido à substituição da mão de obra escrava por italianos, alemães, espanhóis, libaneses, portugueses e austríacos.

Para quem deseja conhecer o local, as opções são variadas, mas o que rege o turismo mocoquense é o rural. Existem duas grandes fazendas de destaque na cidade, a Fazenda Buracão é recepção de convenções nacionais e internacionais. A Fazenda Nova é de uma incansável beleza para aqueles que procuram a contemplação de prazerosos momentos junto à natureza.

No centro da cidade, o destino certo é a Praça Marechal Deodoro, local mais procurado pelas famílias nas noites dos fins de semana. É possível encontrar os mais variados petiscos para acompanhar o jantar, assim como um parque para as crianças se divertirem e, até mesmo, shows culturais que acontecem periodicamente. Ainda pode-se contemplar a beleza da Fonte Luminosa e uma lindíssima apresentação filarmônica mocoquense. Alguns eventos religiosos e culturais são bem constantes em pontos da cidade.

Devido à sua história, e a presença de importantes momentos do período colonial na cidade de Mococa, sua arquitetura ainda deixa rastros de encher os olhos. Espalhados pela cidade existem diversos casarões que ainda conservam intactos seus móveis, utensílios e todos os detalhes que levam os visitantes a outra época da história do Brasil. A maior concentração desses casarões está na região central. São tombados como patrimônio histórico da humanidade e de importância fundamental para o turismo local. É indispensável àqueles que passam pela cidade registrarem a imponência de tais casarões com suas câmeras fotográficas.

Para aqueles que desejam ir além e conhecer a natureza mais de perto, ainda existem outras opções. O Mirante e a Cachoeira de Itambé são os responsáveis pelos momentos inesquecíveis em presença da fauna e flora da região.

Informações de Mococa

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento da região onde está situado o município de Mococa teve início entre 1830 e 1840, em torno das fazendas Alegria e Água Limpa. Mas o núcleo primitivo da atual cidade localizou-se nas margens do Ribeirão do Meio. Seus fundadores foram os mineiros Diogo Garcia da Cruz e Gabriel Garcia de Figueiredo.
Em 1841, o bispo D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade ergueu a capela curada sob a invocação de São Sebastião da Boa Vista. Cinco anos mais tarde, em 1846, começou a explorar a lavoura do café, que mais tarde se tornou a principal atividade econômica do município, o que originou a fundação do povoado de São Sebastião da Boa Vista em 15 de dezembro de 1847.
Elevou-se a freguesia em 5 de abril de 1856, em terras do município de Casa Branca, sendo transferida para o município de Caconde, em 15 de abril de 1868, e voltando a pertencer ao município de Casa Branca em 17 de março de 1871. Em seguida, no dia 24 de março, a freguesia foi elevada à categoria de vila. Em 8 de abril de 1875, a vila de São Sebastião da Boa Vista recebeu os foros de cidade, com o nome de Mococa.
Com a inauguração do novo ramal da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, houve um grande impulso na vida da cidade, surgindo vários estabelecimentos de ensino, teatro, mercado e até um banco: Banco Regional de Mococa.  

Significado do Nome

A designação Mococa provém do idioma tupi-guarani, significando “a roça”, “a plantação”, “o roçado”.   

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

mocoquense

População:

66.303 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma vila charmosa, pequena e tranquila, ideal para passar férias. Em Mococa você vai encontrar um povo hospitaleiro, um lugar de belas paisagens. Venha conferir!

Clima:

Tropical semi-úmido 

Temperatura Média:

22,5º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Campinas  

Limites:

São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Cássia dos Coqueiros, Tambaú, Casa Branca, Arceburgo, Monte Santo de Minas, Guaranésia,Cajuru. 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-083 (Anel Rodoviário José Roberto Magalhães Teixeira) / SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) / SP-340 (Rodovias Governador Ademar Pereira de Barros, Deputado Mario Beni, Professor Boanerges Nogueira de Lima e Prefeito José André de Lima)  

Distâncias:

Da Capital:

234 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCOCA

E-mail:

Telefones: (19) 3656-9800

Sites: http://www.mococa.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Santa Cruz TransportesS/A.

SAC: 0800-888-0809

Atendimento para
deficientes auditivos
SAC: 0800-880-0144

Site: http://www.viacaosantacruz.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_908.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E INTERDIÇÕES E TUTELAS:
 
Rua XV de Novembro, 143 - Bairro: Centro    
Mococa - CEP: 13735-040 

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (19) 3665-3860 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Mococa

a cit é ótima tudo de bom ja morei ai e adorei o pessoal vou visitalos em breve se deus quiser
Por: elder da silva costa

Ah ... que saudades nasci e gosto muito de Mococa, boa cidade do interior,lugares muito bonitos, ex Rio Pardo e muito mais,bom p/ relaxar , aconselho a visita
Por: sergio modolo

Maravilhosa, pacata, viva..assim é Mococa, terra em que nasci e um dia pretendo retornar!!!
Por: Letícia Firmino de Lemos

sou de mococa atualmente to marando em ssparaiso meu sonho e um dia voltar eu amo mococa
Por: leia

ACHEI A CIDADE LINDINHA E ACONCHEGANTE TIVE O PRAZER DE CONHECE LA NUMA VIAGEM DE FERIAS
Por: bella

foi o melhor lugar que conheci,foi onde passei as melhores horas de minha vida. As pessoas são muito receptivas e agradavéis não tive tempo de conhecer nenhum ponto turistico mais achei a cidade romantica e acolhedora.voltarei sempre que puder.
Por: neila

Aprendi a amar essa cidade desde a primeira vez em que fui visitá-la a dez anos atrás.Possuo uma chácara na guardinha(próximo a São Benedito). Dentre as suas qualidades,está a hospitalidade de seu povo.
Por: Helio Nunes

MOCOCA CIDADE MARAVILHOSA ONDE EU NACI CIDADE OSPITALEIRA
Por: PAULOCAMPAGNOLI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mococa
Fundação:
1871
Altitude:
645m
População:
67.167 habitantes
Área:
856,3km²
Densidade Demográfica:
78,44hab/km²
CEP:
13730-000

Envie seu comentário sobre Mococa