Macatuba

Macatuba-SP
banner

Bem-vindo a Macatuba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Macatuba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Macatuba.

A cidade de Macatuba, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1924. A localidade está em uma altitude de 505m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.839 habitantes. A área total de Macatuba é de 226,7km², e sua densidade demográfica é de 78,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Macatuba-SP é 17290-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Macatuba

 

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

"CAPITAL NACIONAL DO PATRIOTISMO"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 13 de junho de 1900, mais um município paulista começa a erguer-se. Suas terras férteis chamam a atenção de homens de coragem, homens que não cruzavam os braços frente ao trabalho. Eram apenas pequenos sitiantes e lavradores que, á procura de maior sorte, ali encontraram o que fazia parte de seus humildes ideais. Fixaram suas residências uma próxima da outra, formando-se assim um pequeno povoado. Denominaram-no Santo Antonio do Tanquinho, uma vez existirem próximo a Vila Tanques. Tinham também Santo Antonio como seu santo devoto, a ponto de nomeá-lo como seu Padroeiro. O centro da cidade deixaram para as corridas de cavalo, onde nas fronteiras foram construídos pequenos prédios, para que pudesse fazer o comércio de bebidas, nos dias de corrida.

Os Fundadores

Foram seus fundadores: José Jacinto Soares de Macedo, Benedito Dominguês Maciel, Eugênio Sabóia, Joaquim Franco da Rocha, João Batista Daré, Joaquim Antonio Azevedo, José Antonio de Moura, Luiz Antonio de Godoy, Francisco Fantini e Alexandre de Góes. Esses, por sua vez, doavam a outras famílias a importância de cento e cinqüenta mil réis, para cobertura das despesas de cada pessoa.
Já com um número razoável de famílias, houve a formação administrativa e judiciária. Com isso, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de BOCAYUVA em homenagem ao Senador Quintino Bocayuva, pela Lei nº 1.337 de 07 de Dezembro de 1912. Passados anos, criou-se um Município, com terras desmembradas de Ubirama, hoje Lençóis Paulista, verificando-se sua instalação em 1º de Fevereiro de 1925. 

Significado do Nome

O Nome-Macatuba
Mais tarde, mudam-lhe o topônimo para MACATUBA, nome de origem indígena, que significa abundância de macás (MACÁ - fruta silvestre e TUBA - abundância). Mas aconteceu que nem todos os moradores daquele povoado aceitaram o topônimo. Houve muitos protestos, uma vez que não era todos que simpatizavam com o mesmo.
Pessoas influentes na Política Municipal aproveitaram da situação para mudar-lhe o nome, o qual seria JAUÍ, cuja significação era: lugar onde se pesca muito jaú. Mas felizmente essas pessoas nada conseguiram, uma vez que a maioria apoiava o nome MACATUBA. 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho 

Gentílico:

macatubense

População:

16.246 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru 

Limites:

Lençóis Paulista, Areiópolis, Igaraçu do Tietê, Jau, Pederneiras. 

Acesso Rodoviário:

SP-261 

Distâncias:

Da Capital:

241 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cidade de Macatuba, localizada no interior do estado de São Paulo, conserva as características de uma cidade do interior. A cidade possui um turismo histórico e cultural bastante desenvolvidos, recebendo visitantes durante todo o ano.

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACATUBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3298-9808 / 9802

Sites: http://www.macatuba.sp.gov.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário "Fernando Valezi Filho"
Av. Cel. Vergílio Rocha, 12-26
Macatuba-SP

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

CARTÓRIO CIVIL E ANEXO:

RUA J.J. SOARES DE MACEDO, 5 Sala 30
MACATUBA-SP
TELEFONE: (14) 3268-1494
  

 

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

 

Comentários de Macatuba

Eu vizitei esta cidade e adorei eu estelei o ar condicionado do banco do bradeco da cidade adoooooorrreiiiii
Por: Herivelton Antonio Barbosa

Sou de Curitiba e passei uma semana em Macatuba. Pena que não programei minhas férias com antecedência, pois em Macatuba conseguí refrescar a cabeça, maravilhosa cidade, povo acolhedor, tudo de bom. Eu recomendo sempre! Voltarei assim que puder! Visite Macatuba, a cidade mudelo de cordialidade no Brasil!
Por: Marcos Fressato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Macatuba
Fundação:
1924
Altitude:
505m
População:
17.839 habitantes
Área:
226,7km²
Densidade Demográfica:
78,69hab/km²
CEP:
17290-000

Envie seu comentário sobre Macatuba

banner