Lindóia

Lindóia-SP
banner

Bem-vindo a Lindóia!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Lindóia e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Lindóia.

A cidade de Lindóia, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 677m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.476 habitantes. A área total de Lindóia é de 48,7km², e sua densidade demográfica é de 112,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lindóia-SP é 13950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Quem quer fazer turismo em São Paulo, mas ainda não sabe para qual cidade, pode optar por Lindóia, um dos 11 municípios desse estado que são considerados Estâncias Hidrominerais. Graças a isso, a cidade recebe mais verba do governo estadual para investir e desenvolver o turismo, criando um cenário que encanta os visitantes.

E para provar que essa é uma excelente escolha, confira agora uma seleção com os principais pontos turísticos de Lindóia:

• Grande Lago Lindóia

Esse local é para os que gostam de se aventurar na natureza, praticando esportes náuticos, pesca, trekking, natação, mountain bike, moto cross, enfim, o destino do ecoturismo de modo geral. O lago é formado por nascentes das montanhas e a paisagem composta por ele é paradisíaca, com cachoeiras e muitas árvores imponentes, tanto frutíferas quanto ornamentais.

• Praça Humberto Amaral

No centro da praça está a Igreja Nossa Senhora das Brotas e é uma praça bem característica de cidades de interior, aquele local que parece convidar o visitante para passar um final de tarde jogando conversa fora! Em torno dela, há exemplares de casas do século XIX, o que garante um charme todo especial!

• Cristo Redentor

É um dos pontos mais altos de Lindoia, foi construído em 1960 e possibilita uma vista panorâmica de toda a cidade, assim como da Serra da Mantiqueira. O Morro do Mosquito é outro local caracterizado pela altitude (1.400 metros) e, consequentemente, pela vista que proporciona.

• Garrafa

Nem pense em voltar de Lindóia sem visitar e tirar fotos nesse ponto turístico! É a representação gigante de uma garrafa que tem como objetivo valorizar a água mineral, considerada como riqueza que caracteriza a cidade. Também é lá que há o marco que presta homenagem aos que atuaram na emancipação do município.

• Centro de Memória

É ótimo para conhecer tudo sobre a cidade que você está visitando. A casa é dividida em alguns cômodos que contam a história de Lindoia, dos seus principais moradores e até da água mineral, inclusive, a representação de uma garrafa de água que teria acompanhado o homem à lua, na expedição Apollo 11. Local de riqueza histórica e cultural.

Informações de Lindóia

 

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1900, o padre italiano Carmine D´Angelo, pároco da cidade de Socorro, cidade vizinha da atual Águas de Lindóia, escreveu para seus amigos Henrique e Francisco Tozzi, na Itália, contando sobre as belezas da América e sugerindo que viessem conhecê-las.
Henrique Tozzi que também era padre e Francisco Tozzi um jovem médico, gostaram da idéia. Padre Henrique chegou e logo assumiu o cargo de vigário, enquanto que o Dr. Francisco passou a clinicar na região.
Tempos depois, padre Henrique mandou chamar o seu sobrinho médico para examinar um eczema de pele que o incomodava muito e resistia a todos os tratamentos conhecidos naquela época. Quando o Dr. Tozzi chegou, encontrou o seu tio curado e ficou surpreso em saber que haviam sido as águas de uma fonte da região que haviam feito isso.
Desse dia em diante o Dr. Tozzi dedicou sua vida à pesquisa das fontes minerais das águas quentes, como eram chamadas.
Enquanto os casos de curas se multiplicavam, Thermas de Lindóia se tornava o balneário preferido por artistas, políticos e personalidades ilustres. Ao ficar sabendo que a cientista francesa Madame Curie faria uma visita ao Brasil, o Dr. Tozzi resolveu convidá-la para conhecer as fontes das águas quentes e ajudá-lo a compreender as razões que levavam a água a curar muitos problemas de saúde.
Comentam que Madame Curie, na ocasião dedicada à pesquisa do elemento rádio, ficou impressionada com as fontes, reconhecendo que elas realmente possuíam características muito raras: a radioatividade, que era o que causava as curas.
Os jornais da época não entram em detalhes sobre isso, mas comprovam com fotos que Madame Curie esteve em Thermas de Lindóia, como a pequena vila era chamada. O município de Águas de Lindóia seria fundado apenas em 16 de novembro de 1938.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

lindoiano

População:

6.708 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Amparo 

Limites:

Águas de Lindóia, Serra Negra, Itapira, Socorro

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) / BR-381 (Rodovia Fernão Dias) / SP-010 (Rodovia Farmacêutico Francisco de Toledo Leme) / SP-008 (Rodovia Capitão Bardoíno) / SP-147 (Rodovia Octavio de Oliveira Santos) 

Distâncias:

Da Capital:

 

 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

PRAÇA GETÚLIO VARGAS

Construída em 1946, totalmente reformulada, com arquitetura moderna, conta hoje com anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, abriga também a Escola "Iracema de Souza Freitas".
End. Praça Getúlio Vargas - Centro
 
PRAÇA HUMBERTO AMARAL

A praça onde se encontra a Igreja Nossa Senhora das Brotas possui alguns exemplares de casas populares do século XIX. Na mesma praça encontram-se sorveterias tradicionais, que mantém as mesmas características de 30 anos atrás e vende sorvetes feitos artesanalmente.
End. Praça Humberto Amaral - Largo da Matriz 
 
GARRAFA

Iniciativa do Lions Clube, desde 1978 é o símbolo representativo da maior riqueza do Município: Água Mineral. Grandes números de turistas registram sua visita ao Município através de fotos, da carinhosamente chamada "Garrafona de Água Mineral". Abriga também, o marco em homenagem aos Emancipadores do Município, ocorrido em 1965.
End. Av. 31 de Março s/nº - Centro 
 
CENTRO DE MEMÓRIA

Pequeno, porém aconchegante em apenas quatro pequenos cômodos o Centro de Memória mostra a história da cidade e apresenta seus ilustres moradores. Também há uma sala específica que conta à história da água mineral. Existe um documento de compra de águas que foram enviadas junto com o homem à Lua, exemplar de uma garrafa que acompanhou a expedição da Apollo 11, além de máquinas e antigos garrafões para transportar a água mineral.
End. Rua Major Joaquim de Souza, nº 27 - Centro.
 
CRISTO REDENTOR

Monumento construído pelo povo, reformado em 2002. O local é um ponto turístico da Estância, permitindo uma visão panorâmica da cidade.
End: Rua Cristo Redentor, s/nº - Centro.
 
PONTE DE ARCO

Sua construção se deu em 1938 sobre o Rio do Peixe, por uma construtora italiana, no mandato do Governador Dr. Ademar Pereira de Barros, sendo projetada para transitar veículos para até 2 toneladas. Hoje, comporta um trafego de 40 toneladas sem sofrer abalos em sua estrutura. Finalidade: atender as Thermas de Lindóia, através da SP 360.
End: av. 31 de Março s/nº - Centro.
 
RIO DO PEIXE

O Rio que corta a cidade deu origem ao nome da Estância, "Lindóia rio que enche e não sai fora das margens" ou "Rio que não sai fora das margens". Palavra de origem tupi-guarani. Possui inúmeras cachoeiras e ilhas, que encantam os visitantes, destacando a Ilha dos Amores, Ilha do Padre e as Cachoeiras do Salto, dos Costas e dos Feixes.
 
OBELISCOS

Projetados com a função de caracterizar Lindóia como a Cidade das Águas, construídos nas entradas principais da Cidade para quem chega dos municípios vizinhos de Águas de Lindóia, Serra Negra, Socorro e Itapira, foi inaugurado e entregue à população em Março de 2005, com altura de aproximadamente 5,0 metros, funcionam como um marco para os visitantes que por ele passam e embelezam as entradas das cidades.
 
IGREJAS

A cidade possui a tradicional Igreja Matriz, que tem como Santa Padroeira da Cidade, Nossa Senhora das Brotas. Possui aproximadamente 110 anos de construção.
Possui a Igreja São Benedito, localizada no Bairro Jardim Itamaraty, construída pelo Sr. Benedito de Souza Godoy, há aproximadamente 60 anos. No Bairro dos Costas, também existe a Igreja e Comunidade de Nossa Senhora de Lurdes.
E também diversas igrejas evangélicas, como Batista, Congregação, Adventista, entre outras. 
 
COMPLEXO TURÍSTICO DO GRANDE LAGO

Esse Complexo foi inaugurado em 1969 e possui grande área com infra-estrutura para todo tipo de evento. Compreende esse Complexo os seguintes atrativos:
 
RECINTO DE EXPOSIÇÃO E LAZER "ANTONIO TOLEDO"

Próximo ao Grande Lago, com 10.000 m2, conta com 01 Centro de Exposições, com 2.500 m2 e capacidade para aproximadamente 3.000 pessoas, estacionamento, bar, lanchonete, camarins, quadras de esportes e área externa utilizada para festas de peão, feiras, congressos, entre outros.
End: Av. Rio do Peixe, nº 885 - Índio de Ouro.
 
LAGUINHO

Com 20.000 m2 de espelhos d'água, é ideal para atividades esportivas e caminhadas.
End: Av. Rio do Peixe, nº 885 - Índio de Ouro.
 
GRANDE LAGO LINDÓIA

Complexo Turístico do Vale do Barreiro com 260 mil m2 de espelhos d'água é alimentado pelas nascentes que afloram das Montanhas. Sua área pertence à Prefeitura e foi adquirida por doação de pessoas que desejavam o progresso de Lindóia. O Grande Lago é o maior empreendimento turístico da região e conta hoje com o Clube Náutico e Vertedouro. É muito procurado para o Ecoturismo por sua paisagem exuberante, cachoeira em sua cabeceira, árvores frutíferas e ornamentais, ninhais de garças pantaneiras, etc.
Destaca-se também o Turismo de Esportes e Lazer: pesca, natação, esportes náuticos, trekking, mountain bike, moto cross e corrida nas áreas circundantes, provas e campeonatos.
 
CLUBE NÁUTICO

Composto de 07 quiosques com churrasqueiras, 01 lanchonete, 02 decks, vestiários e fontes de água mineral. 
 
VERTEDOURO

Composto de 02 quiosques com churrasqueiras, vestiários, quadras de areia, pista de skate,lanchonete e praia  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

FEVEREIRO 

Evento: Carnaval

MARÇO 

Evento: Aniversário da Cidade e Dia Mundial da Água
Evento: Carnaleluia

MAIO 

Evento: Torneio de Futebol dos Trabalhadores

JUNHO 

Evento: Festa de São Benedito

JULHO 

Evento: Festival Cultural de Férias
Evento: Lindóia Off Road – Encontro Motos e Jipes
Evento: Campeonato de Futsal de Inverno

AGOSTO 

Evento: Encontro de Cowboys

SETEMBRO 

Evento: Festa da Padroeira

OUTUBRO 

Evento: Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida
Evento: Festa de São Judas

NOVEMBRO 

Evento: Festa a Fantasia
Evento: Campeonato Lindoya Bioleve de Judô

DEZEMBRO 

Evento: Soccer Internacional de Futebol de Campo
Festas natalinas
Festas de ano novo

SET / OUT / NOV / DEZ 

Evento: Campeonato Municipal de Futebol de Campo

Obs.: Calendário Oficial sujeita as alterações de datas e solicitações de eventos tais como: veloterra, jogos universitários, shows, campeonato de som, eventos esportivos, entre outros. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINDÓIA

E-mail:

Telefones: (19) 3898-9900  

Sites: http://www.lindoia.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rápido Fenix S/A.

SAC: (14) 3883-1494

Site: http://www.rapidofenix.com.br

Auto Viação Bragança Ltda

Rua: Artur Siqueira, 650 - Jardim Europa
Bragança Paulista - SP CEP: 12916-000
Telefone: (011) 4481-9200

Horários:
 
Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_889.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Capitão Benjamin Domingues, 34 - Sala 5 - Bairro: Centro    
Lindóia-SP - CEP: 13950-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (19) 3898-1270

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Lindóia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lindóia
Fundação:
1964
Altitude:
677m
População:
5.476 habitantes
Área:
48,7km²
Densidade Demográfica:
112,44hab/km²
CEP:
13950-000

Envie seu comentário sobre Lindóia