José Bonifácio

José Bonifácio-SP
banner

Bem-vindo a José Bonifácio!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em José Bonifácio, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em José Bonifácio.

A cidade de José Bonifácio, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1926. A localidade está em uma altitude de 458m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.106 habitantes. A área total de José Bonifácio é de 861km², e sua densidade demográfica é de 31,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de José Bonifácio-SP é 15200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de José Bonifácio

 

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Como maioria das cidades (Municípios, Comarcas) que de células ou concentrações populacionais se formaram no Estado de São Paulo, José Bonifácio não foi uma exceção a regra, pois teve origem em razão do adentramento ao interior do Estado pelos aventureiros na busca de terras férteis ou condições ideais para se estabelecerem.
Interior adentro, alcançando os aventureiros, São José do Rio Preto se desenvolvia rumo ao Oeste do Estado onde ainda estava pouco habitado, sempre utilizando do curso dos animais, fazendo no intervalo entre uma outra caminhada, as “Pousadas”.
Essas pousadas serviam de referência àqueles que se propunham a percorrer as trilhas, até alcançarem seus destinos. Foram dessas pousadas, onde rapidamente, já se fixaram pessoas, com o intuito de recompensas, servir os viajantes que por ali passavam. Foi assim que muitas cidades do Noroeste Paulista tiveram suas origens e como tal, segunda consta, José Bonifácio também se originou dessa forma.
Já com mais propriedade, afirma-se que José Bonifácio teve sua origem, com as primeiras moradias construídas às margens do Ribeirão Cerradão, no local onde hoje se situa a Rua 13 de Maio e mais especificamente, entre as Avenidas Campos Sales e Antonio Gonçalves da Silva.
Constam das informações catalogadas sobre a fundação do Município, são atribuídos como seus fundadores os cidadãos José Crescencio de Souza e os irmãos Rodrigues Sant’ana (Manoel, Justino e Carlos), os quais doaram de suas propriedades uma área de 13 (treze) alqueires à Igreja para assentamento do núcleo. Em 24 de Junho de 1906 ergueram o primeiro cruzeiro louvando a imagem de São João Batista, o seu Padroeiro.
A povoação assim fundada progrediu; outros moradores foram chegando para se juntarem aos primeiros e já como Vila permaneceu até 1914, quando pela Lei 1.415, de 7 de Julho de 1914, foi elevada a categoria de Distrito de Paz, do Município de Mirassol.
Graças ao denodo de sua gente e já contando com influentes figuras da época, que trabalhando por sua emancipação, alcançaram em 1926, desmembrando o Distrito do Cerradão, do Município de Mirassol, do qual passara a pertencer, por força da Lei nº 2177, de 28 de Dezembro de 1926, recebendo o nome de José Bonifácio, em homenagem ao Patriarca da Independência.
Pelo Decreto nº 9.775, de 30 de Novembro de 1938, José Bonifácio se desvinculou da Comarca de São José do Rio Preto, criando-se então a Comarca de José Bonifácio.
Pelo Decreto nº 14.334, de 30 de Novembro de 1944 que fixou o Quadro de Divisão Territorial Administrativo-Judiciário do Estado de São Paulo. O Município de José Bonifácio constituiu o único termo judiciário da Comarca do mesmo nome.
José Bonifácio, conta hoje com uma população estimada em torno de 35.000 habitantes (senso de 2005), distribuídos pela Zona Rural e nos Distritos da sede, Povoado da Santa Luzia e Vila dos Machados.
Por localizar-se à margem direita do Rio Tietê, compõe como Comarca da 8ª Região Administrativa do Estado. Banhado em uma de suas faces pelo Rio Tietê, tem nas águas deste grande potencial pesqueiro, onde povoam cardumes de diversas espécies, propiciando da pesca oportunidades de lazer e entretenimento.
No calendário de eventos realizado no Município durante o ano, são realizados tradicionalmente os encontros de Companhia de Reis, sempre ocorridas no período de 20 a 25 de Janeiro, com a participação não só de companhias do próprio Município, mas também dos municípios da região, com concurso de até 30 companhias, e sempre realizados na Praça da Matriz.
Tradicionalmente também são realizadas anualmente festas de Peão de Boiadeiro, no Recinto “João Orsi” da cidade, que conta com a participação de peões de várias regiões do Estado, levada a efeito no decorrer do 4º trimestre de cada ano.
Também anualmente são realizados os campeonatos de Truco, Xadrez, Karate, Judô, etc.
Promove o Município, sempre na 2ª quinzena de junho, os tradicionais jogos de Inverno em varias modalidades esportivas, com a participação de delegações da maioria das cidades da região.
José Bonifácio é uma cidade aprazível e hospitaleira, daí sua cognominação de “Cidade Amizade”. 

Significado do Nome

Homenagem a JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA - Patriarca da Independência. 

Aniversário da Cidade:

24 de Junho 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

23° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Administrativa de São José do Rio Preto 

Limites:

Norte :- Neves Paulista e Nipoã
Sul :- Promissão, Adolfo e Barbosa
Leste :- Nova Aliança, Jaci e Mendonça
Oeste :- Planalto

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / BR-153 / SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand)

Distâncias:

Da Capital: 

480 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ BONIFÁCIO

E-mail: [email protected]

Telefones:  (17) 3245-9200 - Fax: (17) 3245-2153

Sites: http://www.josebonifacio.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

AV. CAMPOS SALLES, 751
JOSÉ BONIFÁCIO-SP
TELEFONE: (17) 3245-1926

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de José Bonifácio

Além de ter o verão mais longo eo inverno mais curto com temperaturas médias de 19.0 celsius, com primaveras frescas.È também uma cidade média com 31.567 habitantes,com 3 escolas particulares alternativo,objetivo e coc,3 municipais e 6 públicas,mercados enormes,supermercado lucas,rossi,atual e dionísio,com muitos lotes fora,dentro da cidade e cardumes de casas reunidas em 1 só lugar,na maioria dos dias ventos de 25 km e temporais de 69.09 km,não é violenta,ruas calmas, ruas comerciais como av.9 de julho e av.campos salles, cop altitudes de 496,39 metros,bastante empregos,com 3 clubes de piscinas enormes e muito mais do que você imagina.
Por: Fábio marafão lopes

Nossa,não tenho o que falar de JB.. é uma cidade linda.. e muito especial p/ mim.. morei durante 6 messes..E um pedacinho de mim ficou ai..
Por: Lucas de Oliveira

adoro a cidadetenho vontade demorar ai sou de jundiai vou sempre que puder tenho amigos que moram ai familia manzoni estou indo no dia 18 estou com muita saudade da cidade que me recebeu muito bem abraço a todos vcs gerson jundiai sp
Por: gerson antonio da silva

Minha cidade, lugar gostoso para morar. Jonny Bonny é só alegria. :D
Por: Luan Mateus

etá maravilhosa creceu mto mesmo morei lá no ano de 1987 hj moro no paraná sinto saudades de j bonifacio
Por: vania ribeiro dos santos

Não conheço a cidade porém, quem conhece recomendou como uma cidade muito bela, tranquila e cheia de lugares maravilhosos para se conhecer.
Por: Jeanete

oi gente nossa jose bonifacio é uma cidade maravilhosa adoro essa cidade
Por: daieni silva

oi gente nossa jose bonifacio é uma cidade maravilhosa adoro essa cidade
Por: daieni silva

nossa essa cidade é linda a minha amiga morava la ela adorava essa cidade pq ela é linda mesmo eu ja fui em Cosmorama e pretendo ir de novo visitar essa cidade maravilhosa xau
Por: Denise silva

Não tem como não conhecer minha cidade natal ... amoO José Bonifácio
Por: Jacqueline

cidade maravilhosaaa perfeita cidade de mulher lindas
Por: heron fernando ferreira

Cidade Amizade, vivi ai até os 23 anos, hoje com 59 estou com saudades Lourenço.
Por: jose lourenco filho

cidade maravilhosa .sou um morqdor dessa cidade por isso eu gosto dessa cidade
Por: joaquim

claro que conheço, pois nasci nesta bela jb.,amo de paixão esta cidade e vou todos os anos visitá-la, adoro este lugar para mim é o melhor deste mundo.
Por: maria teresa.....................................................

SOU FILHA DESTA CIDADE MARAVILHOSA, AMO DE PAIXÃO ESTE LUGAR E SEMPRE VOU AI PARA REVER AMIGOS, PARENTES, IRMÃOS QUE RESIDEM AI....E SE DEUS QUIZER IREI PASSAR O ANO NOVO EM JB. NÃO POSSO FALAR DE UM LOCAL, POIS PARA MIM ELA INTERINHA É MARAVILHOSA E CONTEM LUGARES ACONCHEGANTE DEMAIS...PARABENS PREFEITO E CONTINUE CUIDANDO BEM DA MINHA CIDADE MARAVILHOSA...FELIZ NATAL PARA TODOS..TERESA.
Por: maria teresa vendramini

A igreja a praça estão lindas. Parabens. nasci nesta cidade em 10-07-1.949
Por: Jose Roberto Ribeiro

eu ja morei ai em josé bonifácio e amei se eu pudesse eu voltai pra ai!!!!!!!essa cidae foi a melhor que eu já morrei em toda minha vida!!!!!!!cidade linda,linda,linda amo essa cidade de paixão
Por: emiliana maria ribeiro da silva

Quem nasceu nesta maravilhosa José Bonifacio não acredita que o Tietê tem agua limpa e seja um lindo rio, diferente de São Paulo.
Por: Jose Roberto Ribeiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em José Bonifácio
Fundação:
1926
Altitude:
458m
População:
27.106 habitantes
Área:
861km²
Densidade Demográfica:
31,48hab/km²
CEP:
15200-000

Envie seu comentário sobre José Bonifácio

banner