João Ramalho

João Ramalho-SP
banner

Bem-vindo a João Ramalho!

banner

Inúmeras opções de hotéis em João Ramalho e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de João Ramalho.

A cidade de João Ramalho, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 551m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.996 habitantes. A área total de João Ramalho é de 417,1km², e sua densidade demográfica é de 9,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de João Ramalho-SP é 19680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de João Ramalho

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Há dois momentos significativos na história do Município de João Ramalho.
A história do Município tem início quando a região servia de passagem para a Estrada de Ferro Sorocabana, que quis prestar uma homenagem póstuma ao lendário “JOÃO RAMALHO”, batizando com este nome a Estação Ferroviária, cuja vila de igual designação representa o segundo Distrito de Paz de Quatá, além da Sede. Foi um ato de justiça histórica, pois João Ramalho tem representado uma misteriosa individualidade, que despertou a atenção de todos os historiadores que se ocupam da descoberta do Brasil.
Consta que esta figura de lenda, chegou ao Brasil antes que Pedro Alvares Cabral. Deduz-se este fato por um testamento lavrado nas notas do Tabelião Lourenço Vaz, da Vila de São Paulo, em 03 de maio de 1580, em que declarou que João Ramalho se encontrava no Brasil desde o ano de 1490 e que tinha naquela época, 90 anos de idade.
Quando Martins Afonso de Souza, em 22 de janeiro de 1532 entrou na Barra de Bertioga, João Ramalho lhe prestou assinalados serviços, com os quais soube conquistar a estima dos novos dominadores. Foi proclamado pelo povo e pela Câmara de São Paulo, Capitão “Troço de Gente”, cuja missão era de combater os índios Tupiniquins do sertão, os quais já haviam atacado, por várias vezes, a Vila de Piratininga. Portanto, a justa homenagem prestada pela diretoria da Estrada de Ferro Sorocabana àquele insigne varão, teve o louvável intuito de eternizar um homem que apareceu no cenário histórico nacional, dez anos antes da descoberta realizada por Cabral.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

ramalhense

População:

4.138 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude  

Temperatura Média:

23,6º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Presidente Prudente 

Limites:

Tupã, Bastos, Paraguaçu Paulista, Quatá e Rancharia 

Acesso Rodoviário:

SP-284 

Distâncias:

Da Capital:

505 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO RAMALHO

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.pmjoaoramalho.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Av. Huet Bacelar, 168 - Bairro: Centro    
João Ramalho-SP - CEP: 19680-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (18) 3998-718

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de João Ramalho

Fato curioso: meu pai se chama João Ramalho. Nunca imaginei que teria uma cidade com o nome dele. Moramos na cidade se santa lúcia- SP.
Por: joemicio Ramalho

Ola, eu fui moradora de João Ramalho, passei quase toda minha infancia nesta bela cidade,fui para João Ramalho com um ano e me mudei para Paraguaçu Pta aos dez anos, fiz minha Primeira copmunhão na igreja dai,tenho muita saudade do tempo em que eu morava ai,naquele tempo era tão peque que eu percorria toda cidade depois que saia da escola, eu morei a principio numa casa construida pelo meu pai (inmemoria) na estrada que ia para granja uma casa de tabuas de travessadas,e logo depois, em 1980 meu pai comprou uma casa na av. Huet bacelar,90 e la moramos até 1984 quando mudamos para Paraguaçu devido a falta de trabalho para meus irmão, e aqui moro ate hoje, mas morrendo de saudades de volta a morar em João Ramalho, todo ano dou um jeitinho de passar ai por perto e matar a saudade, vou ao burrinho que ficou muito bonito sem contar que é muito relaxante aquelas aguas todas limpinhas ,e os chales são muito bem equipados tem tudo que precisamos para curtir com a familia e amigo neste natal irei curtir com minha familia e amigos neste recanto maravilhoso que é o Burrinho,e que só me tras recordações boas, fico lembrando do meu tempo de criança, como era bom aquele tempo,se eu tivesse condições iria morar desta bela cidade onde deixei minhas melhores amigas onde me faz lembrar de minha mãe e meu pai,beijos .....
Por: Luiza Maria Pinto da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em João Ramalho
Fundação:
1959
Altitude:
551m
População:
3.996 habitantes
Área:
417,1km²
Densidade Demográfica:
9,58hab/km²
CEP:
19680-000

Envie seu comentário sobre João Ramalho