Itápolis

Itápolis-SP
banner

Bem-vindo a Itápolis!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Itápolis, informações e fotos da maravilhosa Itápolis. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Itápolis, recomendadas por internautas.

A cidade de Itápolis, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1891. A localidade está em uma altitude de 481m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 38.160 habitantes. A área total de Itápolis é de 999,7km², e sua densidade demográfica é de 38,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itápolis-SP é 14900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itápolis

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

Capital Mundial da Laranja

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itápolis - Espírito Santo do Córrego das Pedras em 1871; Boa Vista das Pedras em 1891; Pedras em 1906 e Itápolis em 1910 (Lei nº 1234 de 22 de dezembro de 1910).
Foi Curato em 1871; Fregnesia em 1886; Município em 1891; Termo a 1892; Delegacia de 3ª Classe em 1910, quando Pedras passou a se chamar Itápolis e quando a Comarca aqui se instalou para sempre. Em 1842, Miguel Landim e Pedro Alves de Oliveira e suas famílias aqui ficaram estabelecendo-se no Ribeirão dos Porcos. Em 1856, conforme escritura lavrada no Cartório da então Vila de Araraquara, Comarca de Mogi-Mirim, os proprietários da Fazenda venderam-na ao Alferes Pedro Alves de Oliveira pela quantia de dois contos e oitocentos mil réis, constante de 11.105 alqueires e 96 centésimos de terras. Ergueu a capela Velha do Espírito Santo do Ribeirão dos Porcos. Doou doze alqueires e três quartos de terras ao Divino Espírito Santo. A fazenda passou a chamar Boa Vista do São Lourenço. Em 20 de outubro de 1862 estava fundada a cidade de Itápolis pelo Alferes Pedro Alves de Oliveira, o qual transferiu-se para onde é hoje a cidade de Itápolis, erguendo o povoado Espírito Santo do Córrego das Pedras, doando 112 alqueires de terras para o patrimônio. Miguel Landim e os seus, seguiram em frente até encontrar o lugar desejado onde ergueu um povoado que originou a cidade de Ibitinga.  

Significado do Nome

Itápolis é a palavra híbrida formada por: Ita – pedra e Tupi-Guarani e Polis – cidade em língua grega, significando assim “Cidades das Pedras”. 

Aniversário da Cidade:

20 de Outubro

Gentílico:

itapolitano

População:

40.064 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha conhecer Itápolis. Muito lazer e tranquilidade. Uma bela cidade para conhecer.

Clima:

Temperado de Inverno seco 

Temperatura Média:

24° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Norte do Estado de São Paulo 

Limites:

Santa Adélia, Matão, Tabatinga, Ibitinga, Taquaritinga, Itajobi, Borborema  

Acesso Rodoviário:

 

Estrada Municipal / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)

 

Distâncias:

Da Capital:

360 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo  

Após 52 anos de construção, finalmente foi finalizada em 9 de Junho de 1957. Essa igreja foi construída com a ajuda dos próprios fiéis, que iam a procissões buscar pedras em uma pedreira próxima a cidade para o alicerce. Sua construção originou-se pela vontade da população após o *Curato ser elevado a condição de Paróquia. Seu altar foi concluído em 22 de Maio de 1922 pelo artista Isidoro Nardini. O sino grande foi doado por D. Leopoldina Barleta em 1893. Detentora de uma arquitetura e pintura esplêndidas, ela encanta seus visitantes. A Igreja possui um órgão musical precioso, construído em 1910 por Carlos Bossi em Torino (Itália). (somente três exemplares no mundo) utilizado em celebrações.

Cristo Redentor

Inaugurado em 20 de outubro de 1981 (119º Aniversário de Itápolis), localizado na entrada da cidade, o Cristo Redentor representa um ícone religioso da cultura local. Construído por uma empresa de Campinas, a obra serviu de homenagem, como a própria placa no local informa “...reverenciar o extraordinário espírito cristão do povo itapolitano...”. O mirante proporciona ao visitante uma vista parcial da cidade.

Museu Pedagógico e Histórico Alexandre de Gusmão 

Inaugurado em 31 de Janeiro de 1969, o Museu Alexandre de Gusmão conta com dezenas de salas e milhares de objetos das mais variadas categorias. Podemos encontrar artigos de vários séculos preservando o passado. Suas salas estão muito bem distribuídas em seus dois andares. No museu , encontra-se uma galeria onde estão expostas as fotografias dos prefeitos que administraram a cidade.

Área de Lazer Ciniro Massari 

A pouco mais de 1,5 km da cidade está localizada a Área de Lazer Ciniro Massari. Em meio à mata nativa, o local oferece trilhas pelo mato, piscinas, playground, lanchonete, campos de futebol, quiosque, quadra de areia, mesas de sinuca, etc. A beleza de suas plantas e a decoração de seus jardins é indiscutivelmente magnífico. No local encontram-se bandos de macacos que vêm se alimentar nas mãos das pessoas.

Cine Teatro Municipal Geraldo Alves

O Cine Teatro Municipal Geraldo Alves possui uma capacidade de 350 expectadores e equipamentos de projeção e áudio de alta qualidade, sem falar do conforto de suas poltronas. O local é utilizado para apresentações em geral, bem como peças teatrais. As sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras o local é utilizado para exibição de filmes.

Paredão

Localizado a poucos quilômetros da cidade, mais conhecido pela população como “Paredão”, ruínas da antiga C.D.E. (Companhia Douradense de Eletricidade) São Lourenço Powerstation, situada no leito do Rio São Lourenço em meio à mata nativa, é um local admirável onde as águas percorrem um grande piso de pedras, que fornecem uma vista privilegiada aos visitantes. Em sua margem encontra-se uma pequena “prainha”.

Salto da Onça

Localizado no Rio da Onça, conhecido como “Salto da Onça”, a pequena queda, com pouco mais de 1,5 de altura, atrai muitas pessoas no verão que se refrescam e se divertem no local.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS

E-mail:  [email protected]

Telefones: (16) 3263-9511

Sites: http://www.itapolis.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A.

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

Empresa Cruz Ltda.
 
Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REG CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES:

Av Francisco Porto 626 - Centro
Itápolis, SP | CEP: 14900-000
Telefone: (16) 3262-8145

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TITULOS E DOCUMENTOS E CIVIL:

Av Campos Salles 853 - 2 s 21/24 - Centro
Itápolis, SP | CEP: 14900-000
Telefone: (16) 3262-1504
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

BANCOS:

Banco do Brasil S/A
Rua Odilon Negrão, 629 - Fone:(16) 3262 3711

- Banco Bradesco
Av. Pres. Valentim Gentil, 622 - Fone:(16) 3262 3722

- Banco Itáu S/A
Av. Pres. Valentil Gentil, 654 - Fone:(16) 3262 3633

- Caixa Econômica Federal
Av. Pres. Valentim Gentil, 543 - Fone:(16) 3262 3911

- Banco Unibanco
Rua Barão do Rio Branco, 589 - Fone:(16) 3262 3544

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Itápolis

Conheço sim, adoro Itapolis tenho muitos parentes ai ...
Por: Jack Trevisan

Sou nascido em Itápolis, mas vim para capital paulista a 35 anos, hoje tenho 42 anos! Mas voltei ai em 1993, e gostei muito! Mande alguma novidade sobre Itapolis...tenho vontade de voltar a viver em minha terra natal. Abraços Branco
Por: Dorival Martins "Branco" Apelido

Passei todas minhas férias de infancia na cidade de Itapolis, na casa de meus avós JOSÉ MANOEL DA ROCHA / LUZIA PALONE ROCHA, e continua visitando regularmente, apesar das mudanças por que passou.
Por: Angelo Furlan Filho

CIDADE LINDA MARAVILHOSA AONDE EU MORO A 18 ANOS CIDADE QUE DEUS CUIDA COM CARINHO...
Por: Aline dos anjos

EU NASCI EM ITAPOLIS. FAZ 16ANOS Q EU MORO AQUI,OUTRA CIDADE IGUAL NUNCA VI,A CIDADE É MARAVILHOSA,UMA CIDADE TRANQUILHA,GOSTOSA DE SE VIVER.HÁ VÁRIOS LUGARES PRA VC PASSEAR COM AMIGOS,SEU NAMORADO(A),TEM AREA DE LAZER E ETC..... VALE APENA CONHECER ITÁPOLIS VC Q NÃO CONHECE AINDA NÃO VAI SE A REPENDER
Por: ÉLEN

Itapolis é tudo de bom, meus pais e irmã, cunhado e sobrinhos...minha familia, moram na cidade....amo esse lugar !!! gde abraço.
Por: Anderson

Parabens ao povo Itapolitano, esta é uma linda cidade, terra de gente Hospitaleira, e educada. Por várias ves passei aí, e também no Aeroclube. Uma abraço a este povo maravilhoso, e a esta linda cidade. Santo André, 19 de Novembro de 2.009 Um abraço a todos... Kincas de Oliveira
Por: joaquim kincas de oliveira

Bom Conheço Sim , Minhas Irmãs Moram Em Itapolis , Viajo Todo Fim De Ano Para Velas , Adoro Itapolis Cidade Gostosa
Por: bianka silva

Um povo muito hospitaleiro uma cidade tranquila com otimas sorveterias e a noite com varios lugares para sair com os amigos na praça ,na avenida no cristo onde a galera se reuni vale tambem fazer uma visita no pequeiro e no clube lazer muito bomm, sou de jacutinga mg tenho familiares ai sempre q posso vou a itapolis abraços a todos itapolitanos valeu
Por: rudinaldo

adoraria ir a Itápolis, para conhecer suas sorveterias;
Por: edna ferraro

as duas praça do centro sempre foi meu lugar predileto..fui moradora por 23anos e hoje casada moro em cianorte.Deus abençoe a todos itpolitanos
Por: marilena rocha

Férias, infância e Itápolis. Na casa de meus avós JOSÉ MANOEL DA ROCHA / LUZIA PALONE ROCHA, como descrito por meu primo, era tudo o que esperávamos. Muita coisa mudou, é claro, mas os maravilhosos sorvetes, a hospitalidade e a calmaria ainda se fazem presentes. Visite e confira.
Por: Alexander V Rocha

morro em sertaozinho a23 anos mais sou itapolitano adoro a cidade de itapolis falo de itapolis com meus amigo com muita honra de ser itapolitano.
Por: valentim carlos prudente da costa

Eu vi:O armazem ddo Delermo Boralli eu vi a estação ferroviaria eu vi o cine central eu vi a sorveteria Reis eu vi a serralheria do Savedra eu vi o açougue do Maximo Massari eu vi a Cooperativa de consumo eu vi meu pai desbravar a vila Santos eu vi a fundação da maternidade Julieta Lyra.Eu vi tudo.Nando
Por: Manormando Francisco de Mello.

Enquanto a enxada descança esquecida e enferrujada,a casa desprotegida,prossegue na derrocada.(outra)Quem dezeje iluminar,procede como a candeia,a si mesmo se ilumia,sem reclamar a luz alheia.pequenas jóias que peguei na internet.Nando Itapolis 1 de julho de 2011
Por: Manormando Francisco de Mello.

Bom Dia! Estou com uma obra na empresa sygenta trabalha com mudas de cana preciso contratar ajudante poderia me informar se existe agencia de emprego na cidade de itapolis.
Por: Fernando de Oliveira Juliano

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itápolis
Fundação:
1891
Altitude:
481m
População:
38.160 habitantes
Área:
999,7km²
Densidade Demográfica:
38,17hab/km²
CEP:
14900-000

Envie seu comentário sobre Itápolis

banner