Iracemápolis

Iracemápolis-SP
banner

Bem-vindo a Iracemápolis!

banner

As melhores pousadas em Iracemápolis podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Iracemápolis, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 608m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.612 habitantes. A área total de Iracemápolis é de 115,6km², e sua densidade demográfica é de 135,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iracemápolis-SP é 13495-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iracemápolis

  

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história das terras onde hoje se assenta Iracemápolis vem de décadas bem anteriores àquela de 1890, onde teve origem o pequeno povoado de Santa Cruz da Boa Vista, constituído principalmente por negros libertos nas encostas do Morro Azul, que se alojaram primeiramente na Fazenda Iracema e que, anos depois, vieram a residir nas proximidades das margens do Ribeirão Cachoeirinha. Entre 1890 e 1892, José Emídio, um dos fazendeiros da região, doou uma área de terra de aproximadamente dois alqueires (48.400 m²) para a construção de uma capela que recebeu o nome de Capela de Santa Cruz da Boa Vista. Por esta mesma época, deu-se a influência dos brancos que começaram a substituir cada vez mais os negros na cultura do café. Com a retirada dos negros da região, iniciou-se a povoação do local. Em 1904, chegaram João de Souza Barreto e Sinhá Silveira, responsáveis pela instalação do primeiro telefone da vila (1911). Em 1912 instalou-se a primeira escola primária, com a chegada da primeira professora: Dona Constantina B. Vaz. Por volta de 1915 chegaram os Simões vindos de Limeira. Logo depois o Capitão Paulo Simões inaugurou a primeira farmácia. A família Ometto chegou no ano de 1918, quando compraram a Fazenda Aparecida, antiga fazenda Angélica. No mesmo ano trouxeram a energia elétrica. O povoado foi crescendo e em 29 de outubro de 1923 o então Governador do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira dos Santos, elevou o povoado de Santa Cruz da Boa Vista à categoria de Distrito de Paz, passando a denominar-se Iracemápolis.

Significado do Nome

Interessante se faz saber a história do nome: no ato dessa elevação à Distrito pertencente a Limeira, passou a chamar-se Iracemápolis, uma homenagem do povo ao coronel José Levy, proprietário da Fazenda Iracema, em cujas terras nasceu a vila. Origem do nome: Iracema provém de língua indígena e quer dizer lábios de Mel e polis é de origem grega e significa cidade. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

iracemapolense 

População:

20.047 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

21º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Piracicaba

Limites:

Norte: Cordeirópolis, Santa Gertrudes;
Leste: Limeira;
Sul: Piracicaba;
Oeste: Santa Bárbara D'Oeste.

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

170 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRACEMÁPOLIS

E-mail:

Telefones: (19) 3456-1187

Sites:  http://www.iracemapolis.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

RODOVIÁRIA: (19) 3456-2680

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Piracicabana Ltda.

Telefone: (19) 3468-1000

Site: http://www.piracicabana.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL
RUA D. PEDRO II, 470 CENTRO
IRACEMÁPOLIS-SP
TELEFONE: (19) 3456-1242

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Iracemápolis

nasci em piracicaba e aos 10 mudei para iracemápolis, e ali vivi toda a minha adolescência. hoje aos 50 anos, adminstrador e futuro em um cargo de marketing (2ªfaculdade), me lembro com muita claresa de uma água nascente e doce de um rio das encostas deste país, os meus amigos. todos eles ali sentados ou enfileirados e depé a cantar o hino nacional pela manhã no colégio cesarino borba. tenho bons amigos espalhados pelo país e fora dele, mas o bom mesmo é qdo nos reunimos aí neste pedacinho do ceu que é iracemápolis. nunca me iludi que fora desta cidade a ilusão não poderia falar mais forte, pois as raizes e saudades estão em IRA.! " AMO IRACEMA, LÁBIOS DE MEL " moro em s.paulo a + de 25 anos, mas medesloco quinzenalmente a minha mãe e irmão em IRACEMÀPOLIS e se necessitam de um quase escritor, monólogo e viajante das letras e das pontes palavras, estou aqui para colaborar. abraços e grato IRA e à vcs. parabéns pelo trabalho de comunicação, PETELÉCO.
Por: valdemir m mercadante

nao conheço gostaria que me mandeasse fotos da cidade
Por: cristina felix fenandes

Estive hospedado na pequena posada do senhor Nico em 1975realizando trabalho de topografia da Cesp tive vários amigos .A cidade é maravilhosa,tenho saudades!
Por: Paulo Roberto Ferreira Marinho(carioca)

gostei muito cotinui fasendoisto ta bombandooooooooooooo
Por: alif

estive em visita á simpatica cidade de "IRACEMAPOLIS" no dia 9/4 de 2011,apesar de ser uma rápida visita ,já foi o suficiente para me apaixonar pela cidade e seus moradores,estive na praça ,conheci alguns moradores antigos da cidade ,vi a igreja e uma linda arvore (abricó de macaco) plantada na praça municipal e que me encantou muito. com certeza voltarei logo ,mas desta vez para ficar muito mais tempo neste maravilhosa cidade. moro em AMERICANA. abraços aos moradores de iracemapolis.
Por: ivana elvira machado pinho sulato

não conheço iracemapolis mas fiquei encantada c/ a cidade depois de assistir uma reportagem sobre a cidade quero me mudar p/ ai o mais breve possivel se alguem souber de uma casinha p/ alugar por favor me mande um email . Iracemapolis me aguarde me apaixonei por vc foi amor a primeira vista logo estarei ai p/ respirar este ar puro bjos p/ todos e parabens pelo niver da cidade
Por: helenita g r meira

ooi ja fui ai sim meu pai mora ai ele e funcionario da lef ceramica cidade linda
Por: ayane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iracemápolis
Fundação:
1953
Altitude:
608m
População:
15.612 habitantes
Área:
115,6km²
Densidade Demográfica:
135,05hab/km²
CEP:
13495-000

Envie seu comentário sobre Iracemápolis

banner