Iporanga

Iporanga-SP
banner

Bem-vindo a Iporanga!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Iporanga, fotos, informações, os principais hotéis de Iporanga, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Iporanga, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1936. A localidade está em uma altitude de 81m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.837 habitantes. A área total de Iporanga é de 1.162,7km², e sua densidade demográfica é de 4,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iporanga-SP é 18330-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iporanga

 

Roteiros do Brasil

Região Vale do Ribeira

"Capital das Cavernas"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Iporanga, uma das mais antigas povoações do Estado de São Paulo, surgiu no início do século XVI com a mineração do ouro, no entanto, a região já era ocupada por indígenas há mais de 4.000 anos, conforme pesquisas realizadas em vários sítios arqueológicos locais.
Iporanga é o município com o maior número de cavernas e grutas do Brasil e, possivelmente, do mundo. Possui 360 cavernas cadastradas, tendo algumas delas ótimas estruturas para receber seus visitantes. A Igreja Matriz de Santana foi construída entre 1814 e 1821, estando circundada por um belo casario colonial, tombado em 1979 como Patrimônio Histórico Estadual.
Em função de ser um município, cuja área foi declarada de preservação ambiental, suas atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas tornaram-se impraticáveis e Iporanga encontrou como saída econômica o turismo.
Situada no Alto Vale do Rio Ribeira de Iguape, Iporanga é uma das mais antigas povoações do Estado de São Paulo, surgida no século XVI com a mineração do ouro. Além disso, como comprovam vários sítios arqueológicos com mais de 4.000 anos, a região já era ocupada por grupos indígenas.
No final do século XVIII o antigo arraial, situado 6 km rio Iporanga acima, se transferiu para o sítio atual na foz desse rio com o Ribeira. Sua Igreja Matriz, dedicada a Santana, foi construída entre 1814 e 1821 e cercada por um belo casario colonial que, em 1979 foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual.
Transformado em Município a 12 de janeiro de 1874, Iporanga teve sua história econômica baseada na mineração (ouro, chumbo e calcário), na agricultura de subsistência e no extrativismo do palmito. Com uma população com cerca de 5.000 habitantes, em grande parte rural, manteve importantes tradições culturais na arquitetura, no artesanato, na agricultura, no modo de vida e nas festas religiosas como as romarias e a bela procissão fluvial de Nossa Senhora do Livramento, realizada a cada dia 31 de dezembro. 
 

Significado do Nome

Iporanga é vocábulo indígena que significa rio bonito. Da língua tupi y: rio; e porang: belo, lindo, bonito.

Aniversário da Cidade:

12 de Janeiro 

Gentílico:

iporanguense

População:

4.302 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município do Alto Vale do Rio Ribeira de Iguape, na divisa com o Estado do Paraná, conhecido como Capital das Grutas, Iporanga situa-se numa região conhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Possui o maior número de cavernas e grutas do Brasil, cerca de 360 cadastradas e algumas exploradas turisticamente, em sua maioria inserida no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. É uma das mais antigas povoações do Estado de São Paulo possuindo um conjunto arquitetônico totalmente preservado. Sua padroeira é Nossa Senhora de Santana.

Clima:

Subtropical úmido com chuvas em Outubro e Novembro. 

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região de Itapetininga no Estado de São Paulo.

Limites:

Ataóca, Apiaí, Guapiara, Ribeirão Grande, Barra do Turvo, Eldorado e Adrianópolis (PR). 

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) / SP-193 / SP-165

Distâncias:

Da Capital:

307 km 

Outras:

Curitiba 185 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Em função de ser um município, cuja área foi declarada de preservação ambiental, suas atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas tornaram-se impraticáveis e Iporanga encontrou como saída econômica o turismo.
É possível visitar atrativos culturais como o Museu, a Igreja Matriz, cujo sino foi confeccionado na Holanda e trazido para Iporanga em 1832, e os casarios coloniais. Ainda visitar lindas cachoeiras, corredeiras, piscinas naturais, montanhas, vales, cavernas, passeios de canoas, fazer rapel, canyoning e trekking pelas mais belas trilhas de um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica.

Principais Pontos Turísticos:

Caverna Santana e Caverna Alambari

Petar

O Petar, Parque Estadual Turístico Alto Ribeira, é um dos Parque mais antigos do Estado de São Paulo, criado em 1958, com uma área de 35.712 há, visa proteger e conservar o rico patrimônio natural da região do Alto Ribeira.
A Região do PETAR é reconhecida por possuir um dos maiores patrimônios espeleológicos do Brasil, com mais de 300 cavernas cadastradas (Burgi & Marinho, 1997). São cavernas formadas por rochas calcáreas e das mais variadas formas, desde simples entradas subterrâneas até canyons (abismos) de até 250 m de profundidade vertical. É a região de maior concentração de grutas e cavernas do Brasil, sendo um dos maiores sítios geológicos e espeleológicos.

Trilha e Caverna Morro Preto

Passando pela Cachoeira do Couto, uma linda cachoeira formada pelas águas que saem da Caverna do Couto. Com 7 metros de altura e beleza, é ótima para um banho refrescante na piscina natural e na pequena hidromassagem que se forma em sua queda.

Casa de Pedra e Caverna Santo Antônio

Casa de Pedra é a maior boca de Caverna do mundo, com 215 metros de altura.A caverna Santo Antônio possui uma característica muito interessante, onde seu portal forma uma caveira. Quando no seu interior você olhar para fora, verá nitidamente uma caveira. É o ponto de ressurgência do Rio Maximiniano. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa de N. Sra. Do Livramento  

Data: de 31/12 a 02/01
Local: Porto do Ribeira 

Festa da Padroeira de Santana  

Data: Julho
Local: Igreja Matriz 

Festa do Divino Espírito Santo
 
Data: Julho
Igreja Matriz (local de realização ou início da procissão)
Local: Igreja Matriz 

Festa de São José
 
Data: Março

Festa de São Benedito  

Data: Novembro
Recomendações das Almas: 01/11
Via Sacra: Quaresma
Dança de São Gonçalo: ocasional
Originária da época da escravatura. É um misto de fé cristã e misticismo africano, conjugados com uma original e belíssima coreografia.
Malhação de Judas: Sábado Santo
Fandango
Local:Vários 

Reveillon  

Data: Dezembro
Local: Quadra Municipal
   
Forró Arrasta-pé/Quadrilha de rua/Quadrilha escolar 
Data: junho/julho
Forró Arrasta-pé: Ocasional
Local: Quadra Municipal /escolas 
  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL IPORANGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (15) 3656-9835 / 9830

Sites: www.iporanga.sp.probrasil.com.br

www.iporanga.sp.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Rio Ribeira de Iguape, 517 - Bairro: Centro    
Iporanga-SP - CEP: 18330-000
 
e-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3556-1157

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (15) 3552-1177

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Iporanga

Sou de familia,tradicional de Iporanga-sp,FAMILIA CLAROPor: paulo edson claro

a cidade de ipo e o bairro da serra é o ponto de encontro para quem realmente curti a natureza ,especialmente as cavernas . considerada o maior nucleo de cavernas ja exploradas e com certeza a maior concentraçaõ ( 300)é o lugar idela para quem procura paz ,aventura , ecoturismo e muito mais e o melhor de tudo os preços são super acessiveis a todos os gostos e bolsos ,fui ,já morei e e garanto quem vai ...,volta ,.abraços a todos
Por: clift leandro(kadinho)

olá, faço curso técnico em turismo e tenho um trabalho para fazer na cidade de Iporanga sobre os pontos turisticos, a cidade é maravilhosa vi pelas fotos e quero ter prazer de ir até aí e conhecer os pontos turistios, eu sou da cidade de Ribeirão Grande, em breve estarei aí !! Bjinhos...
Por: kelly karina medeiros

eu moro em iporanga e adoro ela ,ela e´ muito bonita as cavernas são lindas e a cidade tam bem e´ muito linda e´ pequena mais e´ uma cidade bonita e eu tenho varios amigos aqui.
Por: DaNy

Para mim Iporanga~´e magia com seus rios magicos suas cavernas suas grutas cachoeiras, eu estou sempre ai tenho amigos e eu amo esta cidade.não deixe de visitar vçs não vaõ se arrepender tenho certeza disso.
Por: laercio

Iporanga - Fundada segundo o livro do tombo na diocese de Regidtro, em 1755 por Garcia Rodrigues Paes Colaço, Nuno Mendes Torres, José Rolim de Moura e Antobio Leme de Alvarenga. Garcia, era neto de Fernão Dias Paes Leme. Nuno teve seu neto Justino Mendes Torres casada com Cândida Henriques Corrêa, Irmã de Honório H, Corrêa Falecido em 1992 com mais de 100 anos, a bisneta de José Rolim, Catarina de Moura Rolim casou-se com o irmão de Honório Corrêa de nome José Henriques Corrêa. Antonio Leme de Alvarenga vindo da vila Parnaiba, era compadre e sogro de José Rolim. Em 1802 foi que chegou na vila antiga o padre Bernardo de Moura Prado que iniciou a mudança da vila e a construção da matriz de santana onde hoje se encontra. Os sinos da Igrejas foram doados por D.Pedro II com uma contra partida de 2 quilos de ouro doado pelo comerciante Joaquim da Motta em 1874, quando o Alemão Guilerme Loose construiu o campanario.
Por: Alberto Corrêa

adoruhhh de montão essa cidade é muitoooooooo legal.........................................................]
Por: rosimeire dr

Iporanga é mt linda, natureza 100%, vale a pena conhecer as diversas cavernas que tem na região, EU AMO IPORANGA
Por: Raquel, São Paulo

Eu conheço essa cidade maravilhosa, passo todas as viradas d anoo aee !! minha familia paterna são todos dai Um grande beijoo a todos
Por: Willian Chaves

ja estivde, em iporanga, conheço, a localidade, gostaria de dizer que um lugar muito lindo na natureza e esporo em breve poder estar visitaando esta cidade tão linda um abraço a todos de iporanga.
Por: ricardo bove

IPORANGA..O QUE DIZER DO LUGAR QUE PARA MIM O MAIS MARAVILHOSO DE TODOS! MARAVILHAS NATURAIAS,LUGAR ABENÇOADO PELO NOSSO PAI.AGRADEÇO TODOS OS DIAS POR AQUI TER NASCIDO E AQUI VIVER. QUE DEUS ABENÇÔE SEMPRE AMADA IPORANGA!!!!!
Por: ALCIONE DO ROSARIO NULI

Iporanga pra mim é um pedaço do paraíso,o fato de ser difícil de chegar colabora para que só os merecedores a encontrem. Sua beleza bucólicasempre me transporta para mais perto da perfeição,e a simplicidade de seus moradores me faz acreditar que no mundo ainda existe pessoas boas e acolhedoras. Iporanga é linda e está sempre em meus pensamentos e coração.
Por: Cláudia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iporanga
Fundação:
1936
Altitude:
81m
População:
4.837 habitantes
Área:
1.162,7km²
Densidade Demográfica:
4,16hab/km²
CEP:
18330-000

Envie seu comentário sobre Iporanga