Ipaussu

Ipaussu-SP
banner

Bem-vindo a Ipaussu!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ipaussu, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ipaussu.

Informações de Ipaussu

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nas últimas décadas do século XIX começa a história do município de Ipaussu.
Na cidade de Avaré chegam dois mineiros: João Justino, vulgo João dos Santos e João Corra de Miranda. Embrenham-se na mata e aventuram-se na conquista de novas terras. Tinham como trajeto para este lugar os pontos de Piraju e Santa cruz do Rio Pardo. Em seu trajeto, cruzaram o Rio Paranapanema na altura onde hoje situa-se Piraju e, nessa jornada, ao aportarem em Santa Cruz do Rio Pardo à procura da exuberância do rio, foram parar num Coqueiral, o marco zero de Ipaussu. Pegaram o ribeirão e desceram, convindo que todos os ribeirões correm para os rios. Caminhando nessa direção encontraram uma ilha, a qual denominaram de Ilha Grande.
Encontraram como habitantes nessa época os índios Coroados, que permanecem por muitos anos. Retiraram-se somente quando se sentiram incomodados com a aproximação do elemento branco, que foi espichando os seus domínios por todas as terras do Paranapanema. O sistema de tropas era o meio de transporte que ligava que a região e os centros comerciais da época, Lençóis Paulista e Botucatu. O transporte de cargas era feito por tropeiros sobre estradas sofríveis.
A Estrada de Ferro Sorocabana, criada em dois de fevereiro de 1870 na cidade de Sorocaba, foi a primeira via férrea a explorar o interior paulista mais profundamente, desempenhando um papel econômico importante como meio de transporte do café.
O potencial econômico do vale do Paranapanema, garantido pela qualidade de suas terras na exploração de café forçava a vinda da estrada de ferro para a região.
A chegada da Sorocabana no ano de 1908 à Ilha Grande do Paranapanema foi muito importante à prosperidade da vila, e o dinamismo desta experimentou uma nova dinâmica em seu modo de vida.Para se fazer uma idéia da Ipaussu daquela época, basta dizer que na fase inicial contávamos única e tão somente com 4 fazendas. A saber: São Luiz e Santa Hermínia; Santa Augusta e Bela Vista.
A povoação de Ilha Grande foi crescendo aos poucos. De excelente solo para a lavoura, envolta por matas virgens de todo o passo humano, o seu clima revelou-se assaz. Sítio convidativo ao viajante que aqui aportasse.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

20 de Setembro 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agrícola, Indústria Madeireira, Cafeicultores, Indústria de Confecção, Usina de Açúcar e Álcool.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

26,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ipaussu localiza-se às margens do rio Paranapanema, na região fisiográfica da antiga Sorocabana ( EFS ). 

Limites:

Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes e Bernardino de Campos 

Acesso Rodoviário:

SP-270 - Raposo Tavares, Castelo Branco ( com acesso pela SP 255 - Ipaussu - Bauru ). 

Distâncias:

Da Capital:

314 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Lago Municípal 

No lado sudoeste da cidade de Ipaussu, como um espelho de prata, está o seu Lago Municipal,  integrado ao local denominado PARQUE JOSÉ NICOLAU.
Circundado por grande extensão da Rua João dos Santos e tendo do outro lado de suas margens a Av. Dr.Antonio Carlos de Abreu Sodré, onde também está o Ginásio de Esportes Antonio Carlos Mercuri, o local está sempre movimentado. 

Durante o dia, por ali transitam, despreocupadas, pessoas de todas as idades, a maior parte aposentadas ou turistas, que fazem suas caminhadas principalmente de manhã e ao cair das tardes. Não é raro avistar em certas horas do dia a revoada das garças, tingindo de paz o azul do meio dia ou o ouro velho do entardecer. Ao redor das margens, grupo de pescadores retiram das águas peixes de diferentes espécies, tais como: piau, carpa, tambaqui, pacu, curimbatá e lambari.

As ruas de Ipaussu são bastante arborizadas, compondo um clima muito agradável na cidade e apresentando um visual belíssimo servindo, todos os cantos, como verdadeiros cartões postais.
 
Aquário Municípal

Localizado na ilha do lago o Aquário Municipal e a mais nova atração turística do município . Com uma coleção de mais de 40 espécies de peixes de água doce e salgado, e a oportunidade de conhecer alguns tipos exóticos como o Cavalo Marinho e a estrela do mar.  

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1908-1971)
FEPASA (1971-1998)
IPAUSSU (antiga ILHA GRANDE)
Município de Ipaussu, SP
Linha-tronco - km 470,725 (1931)   SP-2106
Inauguração: 05.04.1908
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1960 
 
Histórico da Linha: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A Estação: Aberta em 1908 com o nome de Ilha Grande, recebeu o nome de Ipauçu em 24/01/1916. O edifício que hoje está lá abandonado, depredado e sem cobertura deve ter sido construído nos anos 60, por sua arquitetura. A vila ferroviária, situada no limite norte da cidade, é muito longa, com várias casas do início do século e um grande armazém construído, ou reformado, entre 1925 e 1929. É hoje uma área deteriorada e semi-abando-nada.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAUSSU

E-mail:

Telefones: (14) 3344-9000

Sites: www.ipaussu.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Serviço de Informação ao Turista: Secretária Municipal de Esportes e Turismo
End: Rua Washington Luiz nº 819 - 2º andar
Fone: (14) 3344-9000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório de Registro Civil Pessoas Naturais Anexos: 

Rua Luiz Biagione, 443 - Centro
Ipaussu-SP
Fone: (14) 3344-1487

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.estacoesferroviarias.com.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Ipaussu

resido no municipio de S.B.do Campo desde l959, meu avô Angelo Marostica vulgo Angelo belo éra proprietario das terras a margens da est ferro ambos os lados e onde hoje existe madeireiras e fabrica de portas etc. ATENÇÃO RETIRAR AS INFORMAÇÕES DE CONCURSO PUBLICO..... Vou enviar material filmado ferrovia l99l trem de passageiro materia de 50 anos de casado de meus pais que viveram muitos anos na cidade meu pai MIGUEL COUTINHO SIMÕES foi também proprietario do ponto BAR parada obrigatoria do onibus Empresa Passaro Azuil... que saudades.....
Por: José Coutinho Simoes

adorei de ver a cidade de Ipaussu ela se encontra muito bonita. mudei dessa cidade em 1997, morava no jardim ccocaja e estudava na escola Julio Mastrodomenico e trabalhava no mercado do SR: Nelson, curti muito minha infância. Adoro Ipaussu em breve vou visitar a cidade e parentes que moram ai.
Por: valmir veloso sa silva

EU AMO ESSA CIDADE, pois nasci nela à 54 anos, e foi onde me criei, e vivi com meus pais e irmãos até os 25 anos de idade, data em que precisei sair dai para trabalhar em campinas e formar minha familia. Mas meu sonho é voltar a viver em IPAUSSU, terra que estará sempre dentro do meu coração. Tive uma infancia e uma juventude maravilhosa junto com minhas amigas(os) nessa cidade. Se pudesse voltar no tunel do tempo nunca sairia dai. Parabens IPAUSSU pela bela cidade que tu és e que um dia voltará a ser minha cidade novamente, para viver e morrer.
Por: maria izabel das chagas

gostaria de conheçer essa cidade bjssssssss a todos que morem nesse cidades
Por: roseleila santos

cidade maravilhosa do estado de são paulo,cidade linda eu adoro morar mesta cidade landa A nossa fanfarra faipa é uma das molhores do brasil.Ela tem mais de 50 titulos estaduais e brasileira. O time de futsal tamben é um canpião estadual.
Por: felipy

Adoro essa Cidade pois é a Cidade onde nasci sempre que posso estou ai
Por: Jose Eduardo de Pontes

ipaussu é tudo de bom eu nasci ai hoje eu móro em francisco morato sp mais minha familha móra ai
Por: marcos da silva felicio

amo essa cidade pois nasci aqui e não abro mão de nada que tenho aqui amo dimais!
Por: raquel

IPAUSSU é uma cidade linda ,tranquila nos oferece varias atividades em lazer, tem um camping municipal maravilhoso cheio de verde,com ar puro... Já morei nesta cidade maravilhosa pretendo voltar em breve quero passar tempo com minha familia que ainda mora lá. Atualmente moro em são paulo mas sinto muita da minha querida cidade.........
Por: silmara felicio de melo

ipaussu é uma ciade muito bonita com grande divercidade de lugares para visitar como a estação, a praça, as escola como a Amador Bueno,o lago e a prainha. se tiverem um dia de folga, visite-a
Por: luis fernando roque

nasccido em Ipaussu, onde morei 20 anos, mudando para São Paulo
Por: José Khusala (cuchala)

nasci em Ipaussu,viví aí os melhores dias de minha vida,ainda tenho amigos q moram nesta aconchegante cidade,hj moro em são paulo,mas nao esqueço dos momentos lindo q aí passei,tenho por Ipaussu um carinho mto especial.
Por: Neide

nao conheço esta cidade fiquei curioso pq vendi meu carro para uma pessoa desta cidade e achei interessante o nome dela
Por: valdemir

Nasci em Ipaussu, mas me mudei com dois anos de idade As minhas ferias escolares eu sempre passei em Iapassu....adoro essa cidade...mas muitos anos que nao vou...sinto saudades
Por: marta regina biondo

Nasci em São Paulo, mas fui criado em Ipaussu, onde fiquei até meus 24 anos. Hoje, sou advogado e escritor - aliás, no meu primeiro livro de poemas, "Mapa das nuvens", fiz questão de homenagear minha velha e querida Ipaussu. Tenho muita saudade daí. De vez em quando, vou visitar minha mãe, que ainda mora na cidade (no Bairro do Olaria, ou Vila do Neme) e aproveito para matar um pouco a saudade. Abraços a todos.
Por: Valdeci Ângelo Furini Garcia

Nasci em ipaussu morrei ai ate os meus 1o anos depois me mudei com 14 anos voltei fiquei mais um 3 meses e agora moro na cidade de MAIRINQUE gosto muito de ipaussu tenho uma irma casada q mora IPAUSSU E LINDO AMO ESSE LUGAR SO Ñ MORO AI POR ME ACUSTUMEI AONDE ESTOU
Por: Maria de fatima de camargo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipaussu

Envie seu comentário sobre Ipaussu

banner