Ilha Solteira

Ilha Solteira-SP
banner

Bem-vindo a Ilha Solteira!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Ilha Solteira, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Ilha Solteira. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Ilha Solteira para programar a sua viagem.

A cidade de Ilha Solteira, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 0m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.641 habitantes. A área total de Ilha Solteira é de 661,3km², e sua densidade demográfica é de 34,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ilha Solteira-SP é 15385-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ilha Solteira

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Ilha Solteira foi criado em 30 de dezembro de 1991. Suas mais antigas referências datam de 30 de novembro de 1944, quando se tornou distrito do município de Pereira Barreto com o nome de Bela Floresta. Mais tarde, em 08 de maio de 1989, por meio de uma lei municipal, sua sede foi transferida para o então povoado de Ilha Solteira. 
A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que movimentou um grande contingente de mão-de-obra. Essa região, carente de apoio por parte de centros maiores, precisou desenvolver uma infra-estrutura mínima para a construção de alojamentos e vilas operárias para os trabalhadores. 
Até então, o povoado possuía uma rede urbana precária, ou quase inexistente, porque a ocupação da região foi marcada pela pecuária extensiva, pelos latifúndios, pela baixa densidade populacional e pela grande distância dos centros mais significativos. 


Fundação:
15 de Outubro de 1968

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

15 de Outubro

Gentílico:

Ilhense

População:

25.071 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Araçatuba  

Limites:

Estado Mato Grosso do Sul - Município de Selvíria-O
Município de Rubinéia - NO
Município de Suzanápolis - NE
Município de Pereira Barreto - L
Município de Itapura - S
Município de Andradina - SE  

Acesso Rodoviário:

SP-310 - SP-595  

Distâncias:

Da Capital:

650 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira
 
Situada no Rio Paraná, a UHE Ilha Solteira, a maior da CESP- com 3.230.000 KW de potência final, compôs com a UHE Engº Souza Dias, o Canal de Pereira Barreto e a UHE Três Irmãos, um dos maiores complexos hidroelétricos do mundo: 5.451.500 KW de capacidade instalada final. 

Lago de Ilha Solteira

O reservatório de Ilha Solteira é o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca. Estende-se pelas águas do Rio Paraná e São José dos Dourados. Possui uma área de 1.231Km² com um volume total de 21 bilhões e 166 milhões de m³ de água, o que equivale a 5 ou 6 vezes a Baía de Guanabara, sendo o terceiro maior do país.

Praia Catarina 

Local de lazer destinado às comunidades local e regional. Possui infra-estrutura de acesso pavimentada, completa rede de água e esgoto, energia elétrica, telefone público, equipamentos de lazer com área gramada, lanchonetes, quiosques com churrasqueiras e tomadas de energia elétrica, play-ground e outros como atracadouro para barcos, quadras poliesportivas, estacionamentos para ônibus e carros, sanitários e duchas, equipamentos para pesca e calçadão ao longo de toda a praia. Possibilita ao visitante horas agradáveis em contato íntimo com a natureza com vistas ao maravilhoso Lago de Ilha Solteira. Situa-se à margem esquerda do Rio Paraná, no Lago de Ilha Solteira e distancia-se da cidade aproximadamente 4 Km. 

Reservatório Ilha Solteira

Com o represamento do rio Paraná pela Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, formou - se o terceiro maior reservatório artificial do Brasil, com 21 bilhões e 166 milhões de m3 de água, correspondente a 6 ou 7 vezes o volume de água da Baía da Guanabara.
É o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca, sendo o terceiro maior reservatório artificial do país.
Localização: A montante da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. 

São José dos Dourados

O rio São José dos Dourados nasce no município de Mirassol, desaguando no rio Paraná. Corta o município de Ilha Solteira e hoje está ligado ao rio Tietê pelo Canal de Pereira Barreto que incorporou os 400 Km do tramo norte à Hidrovia Tietê-Paraná. Sua bacia é constituída de aproximadamente 35 afluentes e 25 municípios em toda a sua extensão. Por ser um rio de corredeiras, favorecia a piracema do dourado, peixe que lhe empresta o nome, que entrava através do Paraná, procurando a cabeceira do rio São José dos Dourados para a desova (antes da UHE Ilha Solteira).
Localização: Ao centro do município de Ilha Solteira. Acima da UHE Ilha Solteira com sua desembocadura no Rio Paraná a aproximadamente 4 Km da cidade. 

Rio Paraná

Descrição do atrativo: O Rio Paraná é formado pelo encontro das águas dos rios Grande e Paranaíba, a aproximadamente 60 Km da montante UHE Ilha Solteira.
Possui a maior potência instalada de energia elétrica do Brasil, destacando-se em sua bacia grandes usinas tais como: UHE Ilha Solteira em Ilha Solteira, Eng º Sérgio Motta em Porto Primavera, Engenheiro Souza Dias em Jupiá e UHE Itaipu entre Foz do Iguaçu no Estado do Paraná e Ciudad de Leste no Paraguai.
Forma, com o Rio Tietê, a maior Hidrovia da América do Sul, a Hidrovia Tietê - Paraná, que no futuro unir-se-à à Hidrovia Paraná-Paraguai.
Localização: A oeste da cidade de Ilha Solteira. Seu acesso se faz pela rodovia SP 310 - trecho via Feliciano Salles Cunha e via perimetral. Dista aproximadamente 4 Km da cidade.  

Rio Tietê

Descrição do atrativo: O rio Tietê possui 1.100 Km de extensão. Nasce no municipio de Salesópolis - SP, numa altitude de 1.030m a 22 Km do Oceano Atlântico e desemboca no Rio Paraná no município de Itapura. É um rio histórico que permitiu as Entradas dasBandeiras e Monções e o desenvolvimento da cafeicultura e da industrialização.
Hoje está ligado ao Rio São José dos Dourados pelo canal Pereira Barreto, incorporando os 400 Km do tramo norte da Hidrovia Tietê-Paraná, ligando São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Localização: Deságua no Rio Paraná, ao Sul domunicípio de Ilha Solteira, à aproximadamente 35 Km da cidade.

Parque Zoológico  

O Centro de Conservação da Fauna Silvestre, zoológico, foi construído em 1979, pela administração da CESP, com a finalidade de abrigar melhor alguns animais provenientes do enchimento dos Reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira.
É reconhecido pela comunidade Zoológica nacional, com as quais mantêm intercâmbio, pelos trabalhos de alto nível na preservação, reprodução e criação em cativeiro de espécies como o jacaré-de-papo amarelo, arara canindé, tamanduá-bandeira, bugio vermelho, cervo-do-pantanal, lobo-guará, jaguatirica, cachorro-do-mato-vinagre, entre outros, sendo pioneiros em alguns deles como no caso do aleitamento artificial de cervos do pantanal.
O zoológico serve como núcleo para trabalhos de educação ambiental realizado pela Divisão de Programas Físicos e Bióticos da Diretoria de Meio Ambiente da CESP.
Possui 48 espécies, numa área de 18 há.
O zoológico é um dos lugares mais procurados pelas famílias nos fins de semana e feriados.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival de MPB de Ilha Solteira 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHA SOLTEIRA

E-mail: [email protected] 

Telefones: (18) 3473-6000

Sites: http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

Expresso Itamaraty S/A.

RUA PEDRO AMARAL, 3109 - CENTRO - BOX 6,7
SAO JOSE DO RIO PRETO-SP
Telefone: (17) 2136-6700
Horário de funcionamento Seg. à Sab.04:30 às 21:00/ Dom. Fer.06:00 às 21:00

Site: http://www.expressoitamarati.com.br
 
Horários:
  
Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_845.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS E PROTESTO:
 
Passeio Icaraí, 424 - Bairro: Zona Norte    
Ilha Solteira-SP - CEP: 15385-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (18) 3743-3530 Fax: (18) 3743-5750 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas, Protesto de Títulos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Rafael Cavalcante - lutador de artes marciais mistas. Ele é o atual campeão meio-pesado do Strikeforce.

Gláuber Vian Corrêa - futebolista (zagueiro). Já jogou no "Akratitos" da Grécia e "Pogoń Szczecin" da Polônia.

Rafael Pereira da Silva - futebolista (lateral-direito). Possui cinco títulos, incluindo Copa do Brasil (2007). Jogou no "Messina" da Itália.

Jucimara Evangelista Dantas - basquetebolista profissional, joga no Americana. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Ilha Solteira

S Já visitei varias veses essa cidade linda e maravilhosa, e não esqueço dair um só momento;
Por: Ivanildo PE.

SOU DO PERNAMBUCO Já visitei éssa cidade linda e maravilhoa, e sem comtar das pessoas dair que são D + sinto muita saudades dair...
Por: Ivanildo PE.

amo ilha solteira morro a 200kilometros mas minha maior paixaõé a ilha nasci e passei maior parte da minha infancia na ilha ;ilha é ilha quem conhece ama de coraçaõ abraço
Por: eliseu

se todo sonho de descasar pasar momentos inesqueciveis e ter uma linda e emocionante ferias deve conhecer os encantos de ilha solteira quem vizita se apaixona obrigado ilha por proporcionar momentos inesqueciveis
Por: eliseu

ILha solteira naome sai da lembrança ,morei lá quando tinha 8 ou 9 anos ,hj moro em cacoal rondonia ,quero voltar epoder rever essa cidade tao linda .
Por: kleber aires

EU NASCI E MOREI EM ILHA SOLTEIRA ATÉ OS 7 ANOS.DEPOIS MUDEI PARA A CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG,ONDE MORO HA 15 ANOS,SOU MÃE E TENHO MUITA VONTADE DE LEVAR MEU FILHO PARA CONHECER A CIDADE.POIS É UMA CIDADE LINDA ACOLHEDORA.EU TENHO MUITA SAUDADE DAI.ATÉ BREVE.
Por: kezia luzia dantas

Sempre vou passar ferias em ilha solteira um lugar maravilhoso a prainha as praças da cidades é tudo de bom sem falar da temperatura quente que só da vontade de tomar banho nesse rio maravilhoso
Por: celia sales

Tenho parentes morando ai e estão adorando. Estou louca p conhecer as praias de agua doces.
Por: Eliane Iotte

Definição de Ilha Solteira: O melhor pedaço do paraíso, amo essa cidade
Por: cleuza

conheço ja morei ai, tive o meu primeiro filho na ilha o lugar é maravilhoso para o descanso uma boa pescaria delicia comer peixe pego na hora... eu ; meus irmao emeu padrasto costumavamos pescar muinto.... tempo bom.........
Por: elizabete alves duque

trabalhei na barragem do complexo urubupunga ou seja jupia e ilha solteira no período de julho/1968 a dezembro/1978, nessa ocasião chegamos a morar na vila dos operadores depois em andradina e finalmente em ilha solteira. foi uma maravilha pois eu e minha esposa a qual tambem lecionou pela cesp nas escolas infantis. gostamos demais da cidade a qual deixamos varios amigos. comemos muitos peixes e fizemos muito churrasco por ahi e tivemos a oportunidade de conhecermos varias cidades da região inclusive algumas do mato grosso e goias, atualmente moramos em pindamonhangaba-sp.
Por: gilberto moraes cesar filho

Residi nesta linda cidade e vejo que progrediu,ficou linda.Deixei aí grandes amigos,só me resta saudades.Sempre volto:Clarice.
Por: Clarice Ferreira marinho

vim para ilha solteira com vinte e dois anos com um fillo na barriga e outro nos braços prá criar,na esperança de voltar para Araçatuba com dinheiro para comprar uma casinha,estou aqui até hoje estou com cinquenta e cinco anos minhas filhas cresceram e se formaram engenheiras pela UNESP sempre estudaram nas Escolas do estado,tenho muito orgulho de ILHA SOLTEIRA Parabens pelo seu ANIVERSÁRIO
Por: Elisabete

a 27 anos atraz residi nesta cidade, como tenho saudades desta epoca, sonho andando pelas ruas, sei que ja mudou muito. morei no passeio volta redonda nº 324. gostaria de visitar a cidade.
Por: MARIA DA CONCEIÇÃO

Fui siim....e AMEIII!!!!!!!! Fiquei no meio da ilha mesmo,em uma casinha,tudo muito lindo muita àrvore,e o melhor rodeada de àgua...TUDOO DE BOOM...
Por: Michele

Essa cidade é simplesmente inesquecível. Sua organização e povo receptivo, fazem dela um lugar especial. As noites de calor dão vida aos bares e uma boa conversa com os amigos. Renato.
Por: Renato

Morei em Ilha Solteira na década de 70 e até hoje acho um verdadeiro paraíso.
Por: Pedro

morei ai de 78/83 era feliz e nao sabia bom tempos tempo passa mas as boas recordações ficam felismente
Por: valdir miranda souza

ilha e uma cidade mais linda do interior de s.paulo gostaria de ter uma foto da usina hidreletrica no meu saite se possivel desde de ja vou agradecendo muito obrigado adorei esse lugar maravilhoso
Por: andre

LUGAR MAGNIFICO, SOU DE PRES.PRUDENTE E EM MENOS DE 20 DIAS ESTIVE NESTE PARAISO POR DUAS VEZES, ME ARREPENDO DE NÃO TER CONHECIDO ESTE LUGAR BEM ANTES....PARABENS PELA VOSSA CIDADE E PELAS BELEZAS NATURAIS QUE AI EXISTEM, ESTOU APAIXONADO POR ESTE LUGAR CHAMADO ILHA SOLTEIRA.LINDO MUITO LINDO.
Por: ANTONIO A LAMBERTI

Nunca fui a Iha Solteira mais acho a cidade muito bonita tenho dois amigos que moram em Ilha Solteira vejo fotos da cidade e a admiro.
Por: Ana Carolina de Jesus Lopes

ilha solteira é a melhor cidade que eu já vi na minha vida,falando da cidade da criança tobogâ,balanço... venha conhecer é maravilhosa!!!
Por: danilo theodoro dos santos

Eu acho a cidade muito imteressante e tem uma paisagem muito bonita.
Por: Jéssica Dos Santos Terence

amo essa cidade estou fora dai ja uns 15 anos mais eai q nasci entao minhas raizes estao ai
Por: Ricardo Luiz Alves

linda a cidade, quem mora é meu esposo. Pretendo passar uns dias, mais queria ver mais fotos.inclusive da rua baturité.mas fora isso sua estrutura é bem planejada, a aparencia bem gostosa, eu vou sim conhece-la.
Por: claudia salustiano de moura vasconcelos

vou pasar o fim de ano ai,em ilha soltera,estol curioso para conhecer
Por: alex

Sou moradora de ILHA, ha muito tempo, e ja é a segunda vez q moro aki...o povo é muito hospitaleiro, gentil,gente boa mesmo, temos praias, usinas, baladas, muita festa...só falta vc, vir nos visitar, e com o coração cheio de amor...te garanto, sairá daki... com ele transbordando de amor tbm!!!
Por: Cida Nunes

Tive duas passagens por ilha solteira,de 1972/1974,e de 1977/1980,a cidade ja era linda,mas o que eu mais gostava nela mesmo, a cada final de conjuntos de casa,havia um campo de futebol,foi onde vivi minha infancia e bem vivida. morei nos passeios:fortaleza,Salvador e Juazeiro.
Por: Antonio Carlos de Souza

CIDADE LINDA PRA CARALHO, VOCES DEVEM CONHECER, VENHAM, VOCES VAO ADORAR
Por: JAQUELINE

SOU DE RECIFE E CONHECI ILHA SOLTEIRA ACHEI MARAVILHOSA. A E CIDADE SOSSEGADA UM VERDADEIRO PARAISO.
Por: RENATA PEREIRA DE ANDRADE

tive a oportunidade de ficar em ilha de 1994 a 1995, cidade ospitaleira e de um povo muito amigavel, um forte abraço a todos! espero voltar muito bommm
Por: antonio carlos

É uma cidade,muito linda!!! Muito limpa as ruas tudo adoreiii.
Por: solange

Queria registrar que Ilha Solteira esta em meu coração, tive bons momentos da minha vida ai junto com meu tio Joãozinho que ja não esta entre nos. Amo esta cidade.
Por: João Marcello Rodrigues

Morei em Ilha Solteira em 1979 no passeio Cabo fui muito feliz nesta cidade maravilhosa um dia volto para matar saudade dos amigos que ai deixei um forte abraço a todos
Por: walkiria oliveira maciel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilha Solteira
Fundação:
1993
Altitude:
0m
População:
22.641 habitantes
Área:
661,3km²
Densidade Demográfica:
34,24hab/km²
CEP:
15385-000

Envie seu comentário sobre Ilha Solteira