Ilha Diana

Ilha Diana-SP
banner

Bem-vindo a Ilha Diana!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Ilha Diana, informações atualizadas sobre a cidade Ilha Diana, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Ilha Diana.

Informações de Ilha Diana

 

 

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Vertente Oceânica Sul

Baixada Santista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quase ninguém lembra que o nome do local era Ilha dos Pescadores. Situada no Rio Diana, no caminho de Bertioga para quem sai de Santos e contorna as instalações da Base Aérea na Bocaina, esta ilhota aos poucos incorporou o nome do rio e, de Ilha dos Pescadores no Rio Diana passou a Ilha do Diana e, para simplificar de vez, Ilha Diana. 
Fica perto da área insular de Santos, mas longe o suficiente para raramente aparecer nos mapas e plantas da cidade. Por isso mesmo, quase esquecida, só começou a ser redescoberta, inclusive em termos de potencial turístico, no século XXI. O que, como costuma acontecer, pode significar uma redenção econômica para a comunidade que ali vive, mas ao mesmo tempo também pode significar o fim de uma era na cultura. No local, vivem atualmente 43 famílias em total harmonia, pois seus membros são parentes ou mantêm relações de compadrio. Ninguém precisa trancar portas ou janelas à noite, tampouco sente falta de grande parte das melhorias reivindicadas pelas populações das cidades. A vida que se leva não poderia ser mais simples, e apenas as vitórias do Esporte Clube Diana quebram a rotina do dia-a-dia. 

Significado do Nome

Situada no rio Diana, no caminho de Bertioga para quem sai de Santos e contorna as instalações da Base Aérea de Santos, esta ilhota aos poucos incorporou o nome do rio e, de Ilha dos Pescadores no Rio Diana passou a Ilha do Diana e, para simplificar de vez, Ilha Diana. 

Aniversário da Cidade:

Gentílico:

População:

Aproximadamente 150 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um refúgio tipicamente caiçara, voce encontra Ecoturismo e gastronomia, além das paisagens de morros distantes, ilhotas cobertas por vegetação baixa e um rio, Rio Diana, de águas tranqüilas. Os moradores consideram sua terra um paraíso sem igual. Sendo assim, embarque nessa viagem e seja bem-vindo à Ilha Diana!

Clima:

Tropical úmido 

Temperatura Média:

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

-Apenas de barco. Partindo do atracadouro atrás do prédio da Alfândega, no Centro Histórico de Santos.

-O passeio é feito apenas em grupos, com no mínimo 15 pessoas.

- As reservas podem ser feitas pelos telefones 99741-8690 ou 99757-6725.

Localização:

Região Metropolitana da Baixada Santista.

Localizada entre o canal de Bertioga e o rio que lhe empresta o nome, a Ilha Diana é um pedaço de terra parcialmente isolado do mundo urbano, mesmo estando próxima do maior complexo portuário da América Latina. Fica distante apenas 20 minutos do Centro Histórico de Santos.

Limites:

Norte: Mogi da Cruzes, Biritiba-Mirim e Salesópolis
Sul: Oceano Atlântico e Guarujá
Leste: São Sebastião
Oeste: Santos 

Distâncias:

Da Capital:

108 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Ecoturismo na Estância Diana 

Apresenta criação de búfalos da raça Murrah e desperta admiração pela paisagem rural, bem incomum numa cidade tipicamente praiana. Com 82 hectares de área, a estância fica no vale do Rio Diana, cujo aspecto das águas muda repentinamente de cristalino para escuro, por causa da matéria orgânica em suspensão no trecho da planície. Tem fauna diversificada e várias espécies de vegetação em trilhas não muito longas, ideais para crianças e pessoas idosas.
Área continental de Santos, Rodovia Domênico Rangoni, (antiga Piaçagüera)
Acesso permitido apenas sob monitoramento de firmas credenciadas pela Prefeitura Municipal, para melhor preservação ecológica
Mais informações pelo Disktour: 0800-173887

Viveiro

A comunidade da Ilha ganhou um viveiro de orquídeas, bromélias e canteiros, que integram o projeto paisagístico que resultam um termo de compromisso de preservação, conservação, reposição e restauração ambiental, visando a sustentabilidade e à reducação do impacto ambiental proveniente da instalação do empreendimento da Embraport.

 hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Agosto

  -O lugar tem como padroeiro Bom Jesus de Iguape devido aos primeiros moradores, que vieram da desocupação da Base Aérea, serem naturais de Iguape.

  -1º final de semana do mês - Festa de Bom Jesus de Iguape - As celebrações acontecem tradicionalmente há 50 anos e há dois contam com a participação efetiva da Prefeitura. A comunidade realiza uma procissão seguida de uma grande festa. Os visitantes terão diversão garantida, embalada ao som de dois conjuntos musicais. O Festival da Culinária Caiçara, com direito a tainha na grelha, peixe frito, churrasco e o lambe-lambe (arroz com marisco) é o ponto alto dos festejos.

 -Procissão Marítima - No sábado, a partir das 9 horas, a programação começa com a procissão marítima. Depois, acontecerá o tradicional torneio de futebol, ao meio-dia. Em seguida, tem início o Festival da Culinária Caiçara. Das 20 horas até meia-noite haverá o Baile da Melhor Idade. A programação segue até 6 horas de domingo com o baile de encerramento com muito forró.  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS - ILHA DIANA

E-mail: http://www.santos.sp.gov.br

Telefones: (13) 3319-8000

Sites: www.bertioga.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário:

SAC: (13) 317-2140

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Litorânea Transportes Coletivos Ltda.
 
Pc Andradas, 45 - Santos, 11010-100
 
SAC:
(13) 3219-3649

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

AV. ANCHIETA, 2090/2096 - PARQUE ESTORIAL
BERTIOGA-SP
TELEFONE: (13) 3317-1583 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

(13)3019 5418

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://www.microeducacao.pro.br

-http://ilhadianaresistindo.blogspot.com

-http://www.novomilenio.inf.br

-http://www.juicysantos.com.br (Texto por Marcelino Silva)

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Ilha Diana

Ainda não conheço moro no Guarujá desde que nasci. Sempre tive vontade de conhecer a ilha, mas nunca tive oportunidade quem sabe agora com um pouco mais de idade eu possa ir conhece-lá.
Por: Ednéia Nascimento

Visitei a ilha com um grupo do SESC SÃO PAULO, adorei simplesmente maravilhoso!
Por: DOLORES SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilha Diana

Envie seu comentário sobre Ilha Diana

banner